História do Cinema Japonês

História do Cinema Japonês Maria Roberta Novielli

Resenhas - História do Cinema Japonês

-.-.-.-.-.- 22/06/2009

Ao terminar de ler História do Cinema Japonês, eu fiquei me perguntando como alguém consegue produzir um trabalho com tamanha seriedade e competência, um estudo tão minucioso e tão organizado de um tema de tamanha riqueza e vastidão inimaginados por mim, diga-se de passagem, antes da leitura do livro.
Imagino quão longo e exaustivo deve ter sido o trabalho de pesquisa empreendido pela autora. E valeu a pena, pois o resultado foi surpreendente.
O livro desenvolve a história do cinema japonês mediante a apresentação de seus diversos diretores e escolas, tudo em ordem cronológica, sem deixar de situar os filmes dentro da situação política pela qual o Japão passava.
Todos os filmes tem um breve resumo do enredo (cuidado - o livro é repleto de spoilers!) e, em grande parte, uma análise sucinta dos aspectos sociais, culturais, econômicos ou políticos que influenciaram cada filme.
A obra é dividida em diversos subtítulos que correspondem a variados gêneros cinematográficos japoneses (ou escolas).
Ao final do livro, existe um índice de filmes por diretor, um outro índice por nome de filmes e um glossário com termos japoneses relacionados ao cinema.
Outra coisa muito legal é que são citados mais de 50 escritores cujas obras foram adaptadas para as telas. Yasunari Kawabata, Yukio Mishima, Junichiro Tanizaki e Kenzaburo Oe são alguns dos grande nomes da literatura japonesa que tiveram suas obras transcritas para as telas, mas não são os únicos. Há muitos, muitos outros grandes escritores nipônicos, pouco conhecidos no Ocidente, que História do Cinema Japonês nos permite conhecer.
Sem falar nas notas de rodapé que fazem referência a outras importantes obras estrangeiras que abordam o tema do qual trata o livro.
Enfim, leitura obrigatória (e prazerosa) para quem gosta de cinema.