Education: Free and Compulsory

Education: Free and Compulsory Murray N. Rothbard

Resenhas - Educação: Livre e Obrigatória

Douglas211 15/12/2023

Educação: Livre e Obrigatória - Contexto Historico

Inicialmente a gente não pode esperar muita coisa pois é um "livro" de 64 páginas apenas, creio eu que era mais um artigo do que um livro em si. No entanto, possui muita informação interessante e útil sobre os fatos históricos do surgimento e obrigatoriedade da educação pelo mundo (mais especificamente europa e EUA).

Caso você não conheca o autor Murray Rothbard, saiba que ele é um dos principais autores do libertarianismo, então obviamente é esperando que ele defenda esses ideais.

Sendo escrito em 1972, não podemos esperar que ele esteja de acordo com os moldes atuais, no entanto isso não impede em nada de tirar proveito sobre o tema. Porém o que realmente deixou a desejar foi a falta de uma "solução", mas para isso o autor Milton Friedman tem um capítulo no livro "Livre para escolher" de 1980 que para mim serviu quase como um complemento.

O livro é de fácil compreensão e possui bastante fundamento nas informações e claro, uma grande crítica ao modelo de Estado que temos hoje em dia. A grande crítica a essa educação obrigatória e como é tudo nivelado "por baixo", fica evidente em outras obras como "emburrecimento programado" e demais livros que destrincham e mostram a realidade da educação não só nos EUA, mas como pelo ocidente no geral.

Para quem recomendo: Para o público que busca aprender um pouco mais sobre o surgimento da educação e o porque ela se tornou obrigatória, e que também busca se questionar se realmente esse modelo é o melhor que temos hoje em dia. No entanto, saiba que é mais uma obra complementar, visto que é de 1972 e de lá pra cá já se passaram mais de 50 anos.

Maurício 21/01/2023

Contexto Histórico
Bom, precisamos considerar que trata-se de um livro de 1972, a qual as coisas ainda estavam bem arcaicas, mas ainda é uma leitura importante para entendermos como originou-se a obrigatoriedade da educação na Europa e Estados Unidos.
O livro possui diversas referências e notas de rodapé o que ajuda muito no desenvolvimento de um trabalho, o debate proposto pelo autor é muito relevante ainda nos dias atuais, mesmo que ainda algumas ideias sejam ultrapassadas, claro que considerando o lançamento do mesmo. Recomendo uma leitura atenta pois da para extrair muitas reflexões sobre a nossa própria educação no Brasil em paralelo.

Marcos.Custodio 21/12/2022

Eu acho que o autor aponta problemas no sistema educacional que são palpáveis em qualquer realidade. É verdade que a educação nivela todos para baixo e é engessada. Mas, segundo o autor, ele acredita que a melhor forma é confiar aos pais a educação das crianças ou instrututores. Fiquei pensando na realidade brasileira, que boa parte dos pais não tem capacidade pra instruir ninguém, tampouco dinheiro para pagar uma instrução privada. E se não houvesse escola pública financiada pelo governo? Como as pessoas mais pobres seriam instruídas? Entendo que a crítica dele seja mais em relação à obrigatoriedade do ensino, mas...
talvez não seja culpa do autor o livro ser breve e superficial, so depois que comprei vi q eram 64 pags. Mas fica a sensação dele ter apontado problemas, mas não levantado soluções, e apenas passeado rapidamente, sem desenvolver muita coisa
Douglas211 15/12/2023minha estante
Marcos, acredito que se você procurar no livro do "Livre para escolher" do Milton Friedman, essa resposta fique mais clara para você. Além dele trazer um pouco do contexto historico e um breve resumo do "Educação livre e obriatória", ele cita os casos como o sistema de Voucher e afins como solução.

Concordo plenamente contigo, como o livro possui poucas páginas, acaba ficando muito simplista.

Amanda M 02/12/2022

Como criar sua massa de manobra
Basicamente, esse livro mostra como diversos governos, principalmente os totalitários, usaram a escola para criar uma sociedade aos moldes de seus interesses. Me surpreendeu ter partido de Lutero a iniciativa da educação ser compulsória, mas depois fez todo sentido ele ter instigado essa ideia, afinal, o objetivo era tornar o protestantismo a única religião e ele tentou fazer isso por meio das escolarização obrigatória. Depois do sucesso de Lutero na Alemanha, esses governos se basearam na mesma ideia pra usar as escolas como meio de controle social. Esse marketing todo em cima da igualdade e a educação diminui a desigualdade foi sempre um motivo bonitinho pra, na verdade, criar um ciclo de manipulação e criação de um verdadeiro gado, como chamamos hoje em dia. Eu não acho que o homeschooling seja o salvador da pátria, mas, com certeza, é uma alternativa super válida. As escolas precisam sim passar por uma reforma e ajudar a criar realmente cabeças pensantes e não papagaios. O livro traz uma ótima reflexão, a leitura é curta e vale a pena.

Thiago 19/11/2022

Por uma educação livre e anti estatista
Neste ensaio, Rothbard brevemente descreve como se deu a transformação das escolas e ensinos privados para o modelo democrático igualitarista estatista.
Além disso, traz as desvantagens desse modelo de ensino público compulsório e seus resultados.

mary701 12/11/2022

Tem muita coisa que você é obrigada a ler ao longo da vida e essa leitura foi apenas isso pra mim.
As ideias do autor são um tanto quanto polêmicas, ele acredita em coisas que é fácil negar, discordar e apresentar outras ideias que comprovam o porquê disso.
Não é de todo ruim, tem pontos no livro que salvam e a obra foi bem escrita apesar de tudo ? isso por ser uma leitura fácil e rápida, não pode não cometer erros.
Não daria para usar isso para entender o sistema de ensino no Brasil por exemplo, pois ela foca em métodos, práticas e conceitos que são aplicados no exterior e mesmo que se ache que daria certo no Brasil, a realidade é bem diferente aqui e isso também deveria ser uma coisa para levar em consideração. ? pelo menos se você ficar batendo o pé dizendo que aqui funciona exatamente do mesmo jeito quando claramente não é.
Não recomendaria ela e com certeza não leria de novo.
Douglas211 15/12/2023minha estante
Mais por curiosidade Mary, o que te levou a ler esse livro? Acabei comprando e també machei simplista demais, esperava muito mais.

Danilo435 28/05/2022

Compreensão porque os estudantes saem burros da escola
Na vida umas das primeiras vez que me vi completamente não letrado "burro" foi ao sair do ensino médio e fazer uma prova na faculdade Mackenzie o resultado era obvio "reprovado"

Ao entrar em um cursinho pré-vestibular me deparei com uma gama gigante de conhecimento que nunca havia aprendido e com isso um esforço gigante para aprender tudo o que não havia aprendido.

Conselho para todos que estão no último ano do ensino médio, por favor, faça um cursinho pré-vestibular não perca mais nenhum ano da sua vida sem ter aprendido a aprender.

Este livro simplesmente me mostrou o motivo de infelizmente ter tido esse resultado ao sair do ensino médio.

Eu diria que é uma leitura obrigatória para todos os país e futuros país.

site: https://www.instagram.com/p/CeGrE09LXkZ/

Rutinha100czs 20/09/2021

Um análise a respeito da obrigatoriedade do ensino em vários continentes e países através dos séculos.

Cris 15/08/2021

Educação: livre e obrigatória
Nesse livrinho pequenininho Rothbard trás alguns questionamentos que são absolutamente necessários. Questiona por que a educação é obrigatória, por que não são os pais que devem educar seus filhos, por que os pais são tidos como incapazes de fazê-lo, mas o Estado seria o melhor detentor dessa capacidade? A resposta ele apresenta nos capítulos seguintes em que nos conta um pouquinho sobre a história da escolarização obrigatória na Europa e nos EUA. E tudo acaba fazendo sentido.
Um livro interessante que nos faz refletir e questionar o que é melhor para os nossos filhos, já que até o momento (graças a Deus) eles ainda podem viver com seus pais e devem ser eles que devem decidir sobre sua educação, não o Estado.

?(?) a ?educação moderna? tem abandonado as funções escolares de instrução formal em favor de moldar toda a personalidade, tanto para forçar a igualdade do aprendizado ao nível dos menos educáveis, quanto para usurpar, o quanto possível, o papel educacional do lar e de outras influências. Como ninguém vai aceitar a definitiva ?comunização? estatal das crianças, mesmo na Rússia comunista, é óbvio que o controle estatal deve ser alcançado mais silenciosa e sutilmente.?

Henrique 19/04/2021

Leitura obrigatória
No livro, a ideia de que a educação é a formadora do próprio Governo é destrinchada e mostra o porquê a educação é péssima e não evolui.

@PinkLemonade 14/04/2021

Tese interessante
Há uma tese interessante a ser checada aqui.
Rothbard consegue destrinchar até os argumentos utilitarios dos educadores.
O autor, como sempre, traz muita bibliografia para comprovar seu ponto.
Acho que a leitura vale a pena nem que seja para se familiarizar com o histórico da educação compulsória.
Recomendo leitura.

marta.caregnato 04/02/2021

Educação: gratuita e compulsória
O livro apresenta a história da escolarização compulsória, desde o seu surgimento. Além de mostrar a importância de o Estado não interferir na esfera educacional.

Ao longo da história, desde o início do controle do Estado na educação, a escolarização tem destruído o pensamento independente, substituindo o ensino formal pelo inculcamento da obediência cega ao Estado e ao "grupo". Impondo uma uniformidade e nivelamento por baixo, reprimindo o crescimento individual.

Vale ressaltar que uma tradução mais adequada para o título do livro seria "educação: gratuita e compulsória".

Letícia 22/01/2021

Obrigue uma pessoa a concordar em ser escrava
Esse pequeno livro nos trará conceitos de educação e uma breve história da educação livre e obrigatória. Apesar de não trazer meios pedagógicos para ensinar, traz importantes conceitos sobre a importância de uma educação livre e individualizada, e os perigos de ela ser estatizada. Em síntese, quando estados começaram a fazer o alistamento militar obrigatório da população civil, viram a necessidade de educar as crianças para que “estivessem preparadas para o serviço militar”, e com isso eu digo obediência plena aos mandatários. O melhor soldado é aquele que não questiona ordens.
Mesmo em sociedades não tão militarizadas, como o Brasil, a educação obrigatória se mostrou uma poderosa arma nas mãos do estado. Veja, as crianças devem permanecer, obrigatoriamente e sob pena de perda de guarda para os pais, em uma instituição de ensino dos 4 aos 17 anos. Justamente o momento em que uma pessoa é como uma esponja, que suga informações e desenvolve seu raciocínio lógico. Se os estados a usarão como arma ideológica ou com o fim exclusivo de incapacitar a mente humana, não importa, o fim é o mesmo, obediência cega.
Você pode escolher uma escola privada, se tiver condições, mas elas darão as matérias que o estado as obrigará a ensinar, com livros aprovados pelo MEC, por professores formados nas academias e para passar em vestibulares oferecidos, novamente, por uma cartilha específica. Então eles podem ensinar que a neve é preta e ninguém discordará. E quem discordar será chicoteado pelos outros que acreditam, realmente, que a neve deve ser preta porque os intelectuais – do estado, mesmo que não intencionalmente – dizem que sim.
***
Então eu parei para refletir sobre minha própria vida escolar, na qual passei boa parte do tempo entediada. Eu queria muito resolver problemas matemáticos mais complexos, mas era impedida de tentar. Eu não tinha informações o suficiente e os professores por muito tempo se recusavam a ensinar algo “daquele nível”. Ao mesmo tempo, tinha insuportáveis aulas de língua portuguesa. Veja, eu amo literatura, sou relativamente boa em interpretação e aprendi a gostar de escrever, mas aquelas aulas eram insuportáveis. Apesar disso tudo, poderia ter sido pior. Tive um professor de matemática que acreditava que eu estava acima da média, uma professora de literatura que estava disposta a discutir qualquer assunto e corrigir qualquer redação, e um professor de geografia que questionava o islã, o socialismo e o progressismo. Apesar do nojo que virou a educação moderna, sou grata pela escola que tive.
Adilton C. 19/09/2022minha estante
Interessante avaliação, Letícia!

Josiane PADIAR Zoch 14/01/2021

O livro trata-se de uma monografia do autor Murray N. Rothbard.
Ele questiona o fato do Estado utilizar-se da educação obrigatória, isso no mundo todo, como meio de controle das pessoas.
Para ele educação é um privilégio e não um direito. E no decorrer da nossa história percebemos que os países nacionalistas ganhavam as guerras, daí surgiu a ideia de educar as crianças nesse sentido.
O que vemos com essa educação obrigatória em nosso país, por exemplo, é que crianças acima da média não consegue desenvolver seus potenciais, crianças abaixo da média são negligenciadas e os alunos médios não são incentivados.

Júlio 03/11/2020

Um manifesto libertário contra a educação obrigatória, compulsiva e progressiva

Na minha visão, Rothbard apresenta neste livro três núcleos de pensamentos que formam um espetacular manifesto libertário da educação, sendo eles:

(1) uma análise de como se deu a educação compulsória e obrigatória estatal, mostrando suas raízes históricas na reforma protestante de Lutero, com influências posteriores e mais fortes vindas de Calvino a favor da imposição de suas doutrinas religiosas a força contra o povo.
(2) uma lente apontando para as várias deficiências e pecados deste mesmo sistema, explicando a ineficiência do modelo educacional estatal ao forçar uniformidade entre alunos, não respeitar suas individualidades, limitar seus escopos de pensamento e estudos através do controle do que é ensinado, e etc.
(3) argumentando a favor da educação livre, privada e não abusiva ao mostrar a agressão estatal intrínseca que a educação obrigatória é, e como a mesma é usada para a manipulação, controle e agressão intelectual aos cidadãos.

Em suma, essa é uma explicação simplificada do que o livro passa, e ainda que seja um livro breve, o considero um dos melhores e mais importantes trabalhos de Rothbard por trazer a tona todos esses problemas alarmantes e ao mesmo tempo tão negligenciados da educação. É certamente uma leitura recomendada a qualquer um que se sinta insatisfeito e decepcionado com o sistema educacional atual, seja você libertário ou não.