The Fellowship of the Ring

The Fellowship of the Ring J. R. R. Tolkien

Resenhas - The Fellowship of the Ring

Lucas Burgos 22/07/2021

Um livro essencial para leitores de fantasia
Senhor dos anéis é uma introdução para um novo universo bem detalhado e uma história muito interessante. Confesso que a leitura é difícil, principalmente em inglês, mas é esse linguajar e essa complexidade em detalhes é o que me cativa a ler a trilogia.

David 02/07/2021

Uma leitura interessante, mas arrastada
É a primeira vez que leio esse livro e admito que, apesar de gostar do universo Tolkien em si em razão dos filmes, que assisti há muito anos, achei a leitura bastante arrastada.

Tolkien foca demais na descrição minuciosa de cada cena, lugar e objeto. São páginas e páginas de descrição sem que a história avance. Se por um lado isso torna o mundo mais rico e palpável, por outro torna a leitura muitas vezes maçante porque nem todos os aspectos relatados são necessariamente relevantes para a história.

Há de se reconhecer o trabalho fantástico do autor, que se esforça para criar um universo, uma mitologia, idiomas, poemas e cenários bem descritos. Trata-se de um mundo muito interessante e que dá vontade conhecer. Essa criação de mundo de Tolkien é extraordinária, mas puramente como livro de fantasia, para o meu gosto, é falho pelas razões mencionadas. Para mim, falta um equilíbrio entre descrição e avanço do enredo.

Apesar de ter essa opinião, acho uma leitura muito válida e recomendada a qualquer fã de alta fantasia, sobretudo para aqueles que, como eu, tem algum interesse nesse universo de Tolkien.

G@by 16/05/2021

My Precious
Uma das minhas séries favoritas de fantasia e eu notei que apesar de ter os três livros físicos em inglês eu só li eles em português e há muito tempo atrás. Por isso decidi ler a trilogia no seu idioma original esse ano. Além disso, tendo lido os livros da série "Pandava" da Roshani Chokshi com suas milhões de referências a "The Lord of Rings" esse ano, eu fiquei com muita vontade de reler os livros.
Como fazia muitoooo tempo desde que li "A Sociedade do Anel", sério muito tempo mesmo, se não me engano eu ainda estava no ensino médio quando li a série, tinham muitas partes (principalmente as que foram cortadas do filme, que eu devo confessar que assisto sempre que tá passando na tv) que eu não lembrava. E é por isso, meu povo, que devemos reler os livros que amamos, sério, tinha partes que eu li agora e pensei, eu realmente já tinha lido isso, porque eu não lembrava de nada do que estava acontecendo.
Continuo dizendo que o maior herói dessa série é o Sam, e ninguém me convence do contrário. Eu lembrei porque eu passei a gostar do Boromir depois de ler o livro, porque sinceramente, não consigo gostar do Boromir do filme. Continuo amando o Aragorn, o Merry e o Pippin, eles são demais, o Aragorn é perfeito no papel de adulto responsável e o Merry e o Pippin são os melhores personagens. Também gosto bastante do Legolas e do Gimli, mas prefiro as versões deles dos filmes (tenho que dizer que fiquei super decepcionada quando descobri que o Orlando Bloom não era loiro e o cabelo do Legolas era peruca).
Foi maravilhoso reler esse livro agora em inglês e lembrar porque eu amo essa série e porque o Tolkien é o cara quando o assunto é fantasia. Não tinha como dar outra nota que não cinco estrelas e também não tinha como não favoritar. Acho que todos os fãs de fantasia deveriam ler "O Senhor dos Anéis" pelo menos uma vez, mas eu sei que não é para todo mundo.

Andre 02/05/2021

Eu preciso ler mais clássicos, eu tenho uma tendência em não gostar muito de livros antigos e famosos mas o Senhor dos Anéis com certeza atravessa o tempo.
Adorei, parece que foi escrito ontem. Tem umas partes meio entediantes, principalmente as que são cheias de descrições do ambiente, mas vale muito a pena.

Rony 09/04/2021

Obra com vastas possibilidades de reflexão
Já havia lido a obra de Tolkien, uma tradução que achei na biblioteca do Sesc em minha cidade, aos doze ou treze anos e achei incrível. De certa forma isso se deve a minha fascinação em fantasia. Mas uma releitura com minhas novas experiências e aprendizados, junto com a leitura no idioma original, trouxeram outras reflexões da obra além dos elfos, hobbits, anões, outros seres e a mitologia (que é um ponto cativante para mim). Reflexões sobre as situações que enfrentamos não para buscar prescrições apenas, mas sim para entendê-las no que são e assim poder agir de acordo com nossa vontade livre após conhecer melhor o objeto. Também sobre o tempo e as marcas que ele deixa em nós, seja pela sua rapidez ou pela morosidade em alguns elementos (sob a nossa perspectiva). Além de que a obra suscita questionamentos sobre qual o conceito de amizade e a demonstração de algumas visões dentro do universo da história. Isso me fez ter ainda mais gosto pela obra, conquanto entenda suas limitações e equívocos relacionados ao contexto sociocultural e histórico na qual a obra e o autor estão inseridos.

Arlotto 26/01/2021

Um começo cativante para a trilogia.
Uma aventura divertida do início ao fim baseada em um mundo criado por Tolkien cheio de detalhes, eu recomendo este livro para qualquer pessoa que esteja pensando em lê-lo.

mfnpr 05/10/2020

Divertido e inteligente
Não é a toa que a série de livros "O Senhor dos Anéis" tem tantos fãs. Apesar do volume de páginas, o livro tem uma narrativa fluída, muito rica em detalhes e com uma essência pouco diferente das narrativas dos filmes baseados nessas obras.

O enredo é bem construído, sem dizer o quão impressionante é o fato do autor ter criado uma língua própria dos elfos e os mapas que mostram ao leitor como é A Terra Média.

Fiz a leitura do livro em inglês e devo dizer que não tive grandes dificuldades. Encontrei muitas palavras novas, mas nada que eu não pudesse inferir o significado a partir do contexto.

Uma boa escolha pra se distrair (e aprimorar o inglês).

DryBooks 31/08/2020

Eu não fui feita pra fantasia clássica
É aquela coisa ne?
Eu não posso dizer que o livro e ruim pq é claro q não é.
Foi interessante ver as classicas raças de fantasia em sua forma original, e os personagens são divertidissimos de acompanhar.
Mas pra quem ta acostumado com o ritmo rapido da literatura moderna, foi uma adaptação desagradavel.
Eu ainda vou ler os próximos, mas não imadiatamente kkkk

Victor 22/07/2020

Fantástico!
O livro é inglês, então a leitura é um pouco difícil no começo, principalmente porque o autor usa muitas palavras fora do vocabulário comum do dia a dia. Mas isso, com o tempo, e após uma ou duas consultas no dicionário, se dribla.

A história, não obstante, é fantástica e cheia de detalhes. É de causar inveja a qualquer escritor o quão complexo é tudo aqui, tão incrível. Às vezes se tem a impressão que Tolkien descreve demais as coisas, mas ao mesmo tempo que se pensa isso se percebe que a leitura flui, mesmo para quem não é um falante nativo de inglês, o que é muito interessante. Os personagens são cativantes e intrigantes, sem dúvidas.

Bom, como todos conhecem no geral essa história, vale dizer que essa edição é em inglês britânico.

wallace 07/07/2020

A Sociedade do Anel
A história é maravilhosa, prende o leitor durante todo o livro. No meu caso, gostei mais do meio pro final que o começo deste livro. O inglês apresentado tem um vocabulário um pouco mais tradicional, o que rende muitas consultas ao dicionário. Havia termos em que nem mesmo consegui encontrar o significado.
O autor descreve muito o ambiente e contextualiza a história em momentos oportunos de maneira bem encaixada. Fico pensando em quantas horas esse ser humano não passou pensando e escrevendo a terra média em suas várias histórias (as musicas, as línguas, os mapas)
Em resumo, é um ótimo livro para quem curte o gênero de fantasia ou até mesmo para quem ñ curte.

Alineígena Alien 11/03/2020

O Senhor dos Anéis é sensacional. Nem tenho o que falar sobre o livro.

Daniel.Nascimento 11/02/2020

Mais um concluído! Fantástico. Vale muito essa leitura, mas por enquanto chega de inglês, às vezes chega a doer minha cabeça, apesar de que conseguir ler e entender um livro em outro idioma seja muito gratificante. Como os demais, esse também está muito bem elaborado.

isa.dantas 05/05/2016

Clássico da fantasia e ficção, o primeiro volume da trilogia é uma leitura agradável, com muitas descrições de cenários da Terra Média. Apesar de ser escrito em um inglês antigo e polido, a leitura não se torna cansativa ou extremamente difícil.

Artur José 03/01/2015

Uma obra fantástica
Este livro é um dos clássicos da literatura mundial, principalmente para os países de língua inglesa. É o primeiro livro que li, e fiquei muito feliz com o resultado. O britânico em suas páginas, e expressões que hoje não são muito utilizadas como já foram mostram também o contexto em que a obra foi escrita. A leitura deste livro também flui bem, por mais que seja conhecida como "cansativa", os livros são bem elaborados.
Uma dica pra quem quer ler é se desprender um pouco do filme, pois vocês verão cenas extras, diálogos extras, personagens que foram cortados, uma ou outra alteração nos diálogos, e uma forma mais detalhada.

Magus 13/12/2013

Um dos melhores livros que já li> quem sabe um dos maiores já escritos ?
Disseram-me que o livro era entediante e demasiado descritivo, o que vejo como um erro,talvez, na tradução, pois no original Tolkien consegue ser objetivo, fluente, totalmente surpreendente e viciante, e ao mesmo tempo com uma linguagem que é tanto inovadora quanto épica e arcaica.
Uma fantástica jornada pelo universo fictício mais bem construído na literatura.
Fantástico e altamente recomendável para todas as pessoas.