Garota exemplar Gillian Flynn

Resenhas - Garota Exemplar

AliJu 05/04/2024

Se a Amy não tem fãs, eu não existo mais
Este livro é para compensar todos os que eu li com maridos ruins, faltou foi Amy na vida de todos eles! Kkkkk

Apesar de já saber do plot, a história continuou ótima! E por isso senta que lá vem resenha IMENSA! ??

O deleite em ver toda a criatividade da Amy e o Nick previsível e patético cair feito um patinho em tudo como ela planejou.
No fim não importa o quanto errada ela esteja, nós torcemos por ela! A culpa é minha se ela é a personagem mais carismática?
Nick sofre é pouco ainda, e explico melhor mais abaixo em um trecho sinalizado com spoilers.

Passei a achar o filme ainda melhor, considerando o cast perfeito. A Rosamund é uma diva perfeita, e o banana do Ben enfim, digamos que nasceu para este personagem.
Recomendo o livro e o filme a todos!

Eu gostei das pequenas nuances dos EUA sem patriotismo, falando sobre pessoas em muita pobreza e miséria, saindo da ilusão de país aonde todos são ricos. Cidades como a que eles vivem existem aos montes, busquem o documentário Flint Town na Netflix e vejam um exemplo real.

Temos também critica ao sensacionalismo midiático, à capitalização de tragédias, ao julgamento público (que pode até levar a tragédias), em como as pessoas estão tão lascadas em suas vidas que desejam muito achar alguém pior que elas para se sentir bem.
Esse alguém era o Nick, que ainda sendo o alvo de tudo isso nem ele conseguiu se importar consigo mesmo para agir menos como um babaca. Se ele não liga não seremos nós a ligar, né?

O livro te prende a querer ver ele cada vez mais enrolado nessa teia, a saber aonde esse mistério vai levar. O quê o Nick realmente fez? O quê ele esconde? É muito interessante, intrigante e vai te levar a sentir coisas que talvez você não devesse sentir, mas e daí? ?

?? A partir daqui tem spoiler ??

O Nick desde o começo só quis a Amy como um acessório interessante, ele nunca quis um relacionamento com reais responsabilidades e companheirismo. Amy representou uma mulher bonita, legal, compreensiva, financeiramente estável, e de bônus famosa a ponto dele poder se gabar. Quando as coisas mudaram ele só não caiu fora porque é um covarde, característica dele confirmada em diversos momentos da história.
O padrão se repete até no futuro, no momento em que as coisas apertam ele se desinteressa da Andy sem pensar 2x. Porque para ele as mulheres são descartáveis.
Ele tenta muito fingir ser um bom homem, não ser como o seu pai, mas qualquer mulher que não aja de acordo com suas vontades, ele liga o modo full pistola redpill do xwitter.
Isso vai desde a esposa, pela vizinha, pela detetive, e até mesmo a própria irmã que ele alega ser a pessoa mais especial da vida dele.
Irmã essa que é a personificação de uma pick me girl com força. Que genes horríveis os desses pais para gerar esses gêmeos kkkkkk
E isso tudo vem na parte que o próprio chato é o narrador, portanto seria o momento de criarmos uma conexão com ele, talvez o entender mais, justificar seus erros sentindo empatia. Mas não! Ele é péssimo, não tem solução.

A Amy tem um padrão também, ela é descrita como uma psicopata. E muito se fala dos psicopatas assassinos, criminosos, cruéis, etc, e vemos menos sobre psicopatas "funcionais", aqueles que eu e você podemos conhecer um sem saber, pode ser um vizinho, um amigo, um parente, um colega de trabalho, e talvez por circunstâncias da vida ninguém nunca saberá. Mas basta uma oportunidade, uma necessidade...
Ela não tem pena de mentir, manipular, ou o que for para obter o resultado desejado, ela não ama o Nick, ela não volta para ele por amor, é tudo uma conveniência, ela gosta de ter ele como um rato de laboratório. Ela é como o Sid de Toy Story 1, e o Nick é apenas um brinquedo.
No fim ele é burro e fraco, mas também há resignação nele, será que ele gostaria mesmo de largar dela? Como ele mesmo assume depois de tudo, ninguém é como a Amy.

Eles se completam nessa espiral tóxica, ninguém ali presta, exceto o gato. E vocês podem me falar "Ah e o bebê também!", mas não vamos ser inocentes, amigos... Esse herdeiro deles será no mínimo o bebê de Rosemary, e coitado de quem cruzar o caminho desse ser humano kkkkkk
stephany :) 05/04/2024minha estante
Amy lenda
Nick lêndea.

e sua resenha ficou ótima

AliJu 05/04/2024minha estante
Obrigada Ste! ? Amy é rainha demais, né?! Inclusive você arrasando no calhamaço do George RR Martin ??

stephany :) 05/04/2024minha estante
Sim, ela é uma diva! sei que é meio imoral mas a Amy é uma das minhas personagens preferidas da vida KKKKKK, só o monólogo da "cool girl" já é um acontecimento. E amg sou fã demais da escrita do Martin, nem parece que tô lendo um calhamaço.

Amarga.romana 05/04/2024minha estante
O Nick e o Ben nasceram um pro outro kkkkkk?

AliJu 05/04/2024minha estante
@Amarga.romana, amada, ninguém vai me fazer acreditar que eles não são exatamente iguais em personalidade. Eu vou levar essa certeza até o fim dos meus dias kkkkkk

Morango.Azedo 05/04/2024minha estante
Eita que me empolgou muito pra ler esse!!!!

Nandinhalmendes 05/04/2024minha estante
Mulher suas resenhas são mttt boas! Dá vontade de ler os livros de verdade

AliJu 05/04/2024minha estante
Leia @Morando.Azedo, vou querer ver suas impressões dele também! ??

AliJu 05/04/2024minha estante
Obrigada de coração amiga @Nandinha27, fico muito feliz com seu feedback sobre as resenhas e espero que goste das recomendações de leituras que pegar aqui comigo ?

sthe.may 05/04/2024minha estante
Miga que resenha maravilhosa! ???
Ainda bem que foi cinco estrelas, em comparação com aquela outra leitura que você leu forçada KKKK

Gabrielle.n 05/04/2024minha estante
preciso ler esseeee

Mycaelle 06/04/2024minha estante
Gillian Flynn é diva demais. ?

Letícia1043 06/04/2024minha estante
Finalmente saiu a mais esperada das resenhas ??

Popsro 06/04/2024minha estante
A Amy é uma psicopata ???, e fiquei com dúvidas com relação a paternidade do bebê, não lembro bem o tempo que se passou, mas acho que não é do Nick

AliJu 06/04/2024minha estante
Obrigada querida @sthe.may, espero que você goste deste aqui também ??
E acho que vou ler alguns não tão divertidos por agora ????? kkkkk

AliJu 06/04/2024minha estante
Leia sim, amiga @Gabrielle.n! ?

AliJu 06/04/2024minha estante
Estou com algumas atrasadas, amiga @Leticia1043, mas acho que essa por ser uma recomendação bem positiva pode passar na frente ?

AliJu 06/04/2024minha estante
É dele, amiga @Popsro, ela não dá ponto sem nó e nem mesmo vai dar chance dele escapar. Ela fez inseminação do que eles tinham. Uma mulher de muito controle do seu ciclo kkkkk Mas suspender a descrença é necessário às vezes mesmo ?

Duda.bae 06/04/2024minha estante
Esse eu vi a adaptação e me arrependi de ter assistido antes de ler por causa do plot, mas ainda vou ler qualquer hora. Ótima resenha aliás, Ali! ?

marianaa 06/04/2024minha estante
q resenha incrivel

Carol 07/04/2024minha estante
Amiga eu sou simplesmente fã de toda resenha sua ????????

Beatriz2029 07/04/2024minha estante
Eu li esse livro logo quando foi lançado, bem antes do filme, como foi tudo uma surpresa inicial, posso dizer que esse livro me surpreendeu demais, Amy é realmente uma ?vilã? carismática e que ganha nossos corações. Infelizmente eu não tenho mais o livro porque dez anos se passaram kkkkk Mas pretendo reler após sua resenha!

AliJu 07/04/2024minha estante
É,o plot faz muita diferença @Duda.bae, mas a leitura é ótima ainda assim. É um filme que já assisti várias vezes e farei releitura um dia, o que é bem raro para mim kkkkk Obrigada pela feedback da resenha, amore! ?

AliJu 07/04/2024minha estante
Carol, amiga, sua linda! ? Adoro você por aqui! Obrigada por comentar e eu sou sua fã também!!

AliJu 07/04/2024minha estante
Obrigada, amiga @marianaa, de coração! ?

AliJu 07/04/2024minha estante
Pois é, @Beatriz2029, a gente não tem tanta protagonista feminina do perfil da Amy como temos masculino. E a Gillian errou tão pouco comparado ao que o livro entrega que não consegui tirar nem meia estrela kkkkkk E comoo não é recente pode sair em promo um dia ou até em segunda mão você pode encontrar ??

Maria Eduarda 13/05/2024minha estante
fé nas malucaa

Carolyne21 04/04/2024

Bizarro
Realmente mexe com a nossa cabeça, você fica o tempo todo tentando escolher um lado, uma versão. Já tinha assistido o filme diversas vezes, e mesmo assim, eu ficava do lado da Amy do diário (claro que por pura ignorância, pois já sabia das verdades). A mente daquela maluca era genial, no livro mostra como ela funcionava de uma maneira bem mais a fundo que no filme, os pensamentos mais narcisistas possíveis.
Demorei mais tempo que esperava para terminar, por gostar do filme pensei que ia devorar essa história, mas os capítulos do Nick me davam tanta raiva.
Que a Amy era psicótica é inegável, só que o Nick era muito um babaca machista e por algum motivo isso ainda me irritava mais do que a loucura dela. Porém, confesso que fiquei com bastante dó dele no final.

Nali13 02/04/2024

Melhor que o filme
Literalmente ele e bem melhor que o filme,não sei por ele ter uma perspectiva mais ampla dos pensamentos da Amy e do Nick mas o livro e mto melhor.
A única coisa negativa e que o início e o meio do livro, a autora entrega muito ,mas quando chega lá pro filme ele se torna um pouco massante (pelo menos pra mim)

Mas ainda sim 5 estrelas , e ou favoritar pq e mto bom.
AliJu 02/04/2024minha estante
Foi uma adaptação muito boa e raramente rola de adaptarem bem, mas os detalhes que o livro são muito muito bons!!!

Nali13 02/04/2024minha estante
Final***

Carline 01/04/2024

Alucinante
Simplesmente uma loucura so, eu amo livros com essa vibe de loucura e surtos, vale muito a pena a leitura

Beatriz 01/04/2024

Se errou, foi tentando acertar.
Amy, umas sessões de terapia teriam ajudado muito sua vida, além de nunca ter conhecido essa espécie de mal gerada de ser humano chamada Nick Dunne

Anna.Marciano 31/03/2024

Genial
Me senti burra do início ao fim do livro.
O final é muito bom, na minha opinião, e os personagens bem construidos.
O que mais fiz foi rir dos absurdos que tem no livro, ele mostra características de um casamento de forma extremamente sádica.
Indicaria esse livro para todo mundo com mais de 18 anos, muito bom.

Kinha 31/03/2024

Não adianta eu nunca vou aceitar esse final.
O Nick é tão insuportável e encostado que você passa o livro todo querendo que ele seja preso sendo culpado ou inocente kkkkkk

Amy uma santa por aguentar um cara tão encostado

Daniely 31/03/2024

A leitura foi um tanto entediante para mim, porém acredito que essa sensação possa ter sido influenciada pelo fato de eu ter assistido ao filme antes de ler o livro. O filme é excelente e pode ter elevado demais as expectativas para a leitura. Contudo, admito que a trama bem elaborada e os personagens complexos são méritos inquestionáveis do livro.

luvinha 30/03/2024

Cherno e Byl, o casal radioativo
É uma boa leitura. Começa meio chata, mas simplesmente porque a Amy do diário é uma CHATA e o Nick da vida real é um ser humano INSUPORTÁVEL e não por culpa da escrita da Flynn, que é impecável, tão impecável que passa exatamente o que essas pessoas fictícias passariam se eu as conhecesse pessoalmente (desgosto).
Quando a história dá a virada principal, fica muito, infinitamente melhor e mais fluida. Mais instigante. O que faz sentido, acredito que seja esse o intuito da construção do enredo dessa maneira.
Não achei perfeito, mas gostei bastante.

26/03/2024

Garota exemplar
O enredo se inicia apresentando um casal, Amy e Nick, e o desaparecimento dessa linda esposa no dia do aniversário de cinco anos de casamento.
Com todas as pistas indicando a ocorrência de um sequestro. Um marido que busca ajuda da polícia, porém, é tratado como principal suspeito. O diário se Amy, encontrado a partir das investigações policiais revelando uma história bem diferente da que Nick conta.
E vamos nos dando conta de como mentiras podem construir e destruir relacionamentos. Um thriller intrigante sobre a formação de uma família nuclear.
Uma mulher extremamente inteligente!
Quotes:
"O amor é a infinita mutabilidade do mundo; mentiras, ódio, até mesmo assassinato, tudo está atrelado a ele; é o inevitável desabrochar de seus opostos, uma magnífica rosa com um leve cheiro de sangue. - Tony Kushner, The ilusion."
"Casamento significa concessões e trabalho duro, e depois mais trabalho duro e comunicações e concessões. E depois trabalho. Abandone toda esperança, aquele que aqui entrar."

Julia3920 25/03/2024

Garota exemplar
TUDO O QUE ELA FEZ DE RUIM FOI POR UM MOTIVO ÓTIMO, não tem como julgarmos essa protagonista pois ela está apenas SOBREVIVENDO, ela é muito manipuladora, bom é (o que eu pessoalmente gostei muito kkk). Enfim, o livro é BILHANTE e merece todo o amor do mundo. Terminei o livro ainda não gostando do Nick, mas ok, amei a narrativa e o enredo da história. Se me perguntassem se a leitura vale a pena a resposta sempre irá ser: VALE MUITO A PENA!, como dito, apenas leiam!.

ThaAs216 23/03/2024

"Maluca" psicótica.
Só não dou CINCO estrelas pq achei o filme bem mais interessante, não que não tenha semelhança com o livro pq tem sim, mas achei a leitura cansativa demais, maçante e parecia não ter fim. Finalmente acabei ufa!
E vou falar, por um momento acreditei na Amy do diário kkk fiquei com raiva de Nick...
Mas no final ela realmente é a pi***ha psicótica.