Teardrop

Teardrop Lauren Kate

Resenhas - Teardrop

Robson 07/11/2013

As expectativas estavam altas, a ansiedade estava me matando.
Quando somos fãs de uma determinada autora, é isso que acontece. Contamos os meses, as semanas, os dias, as horas e os minutos, para que finalmente o novo livro dela seja lançado. Essa autora é Lauren Kate, que após finalizar a saga “Fallen” de maneira digna, nos prometeu uma aventura inovadora e cheia de emoções. Mas meus caros, vocês devem ter percebido que minha ansiedade já havia passado do nível máximo permitido para um fã, não? Pois é, por esse “simples” motivo a decepção também foi enorme.

Lauren já havia me decepcionado uma vez em sua saga anterior, mas a autora acabou superando isso nos outros livros e por isso acabei botando fé de que com “Teardrop” seria diferente, que teríamos algo realmente bom e inovador. Mas mantenha a calma, no final de tudo, não tive somente decepções, mas também algumas surpresas que fizeram com que eu ainda espere algo bom das sequências do livro.

“Conhecimento é poder; poder corrompe. Corrupção leva à vergonha e ruina. Ignorância pode não ser algo legal, mas pode ser melhor do que uma vida de vergonhas. Você concorda?”

“Teardrop” tinha tudo para dar certo, uma abertura digna de aplausos, mas por vezes a leitura se tornou entediante, sem conteúdo algum. A escrita da Lauren continua divina, colocando sentimentos, narrando e descrevendo muito bem os cenários, mas desta vez seu erro foi não ter narrado realmente uma história. Tudo parecia muito vago, como se não houvesse um ponto a ser atingido, como se fosse só rotinas de uma garota que mal sabia como viver sua própria vida.

A narrativa de “Teardrop” continua sendo a padrão de Lauren, em terceira pessoa. Esse foi outro erro gravíssimo da autora, por mais que ela tenha uma narrativa altamente abrangente em mãos, Lauren acaba focando tudo no ponto de vista da Eureka, o que acaba amarrando muito o desenvolvimento do livro. Alguns dos personagens criados para essa nova série apresentam uma grande importância para o plot, mas acabam não tendo seus povs explorados e, consequentemente, a história acaba ficando monótona e repleta de passagens desnecessárias.

“A ultima coisa que esperamos que os outros façam é a ultima coisa que eles fazem antes que nós aprendamos que não podemos confiar neles.”

Se tem um aspecto que Lauren decidiu melhorar, esse aspecto é a presença de uma protagonista forte e sem frescuras e manias desnecessárias. Eureka se revelou muito superior à Luce, nada de melancolia, nada de paixonite melada e o melhor: determinação. Eu realmente gostei de Eureka, ela me surpreendeu bastante nesse quesito. Além disso, acabei me apaixonando por Ander de uma maneira totalmente profunda. O personagem realmente me convenceu a acreditar que suas intenções eram genuínas.

Vocês devem ter percebido que Lauren demorou quase o livro inteiro para demonstrar ao que veio, não é? Pois é, foi somente nos capítulos finais que compreendi do que se tratava e que as coisas finalmente começaram a acontecer. Eu estava quase sem esperanças de que saísse algo proveitoso do livro, mas nos quarenta e cinco minutos do segundo tempo, a senhorita Kate resolveu fazer algo de bom. Isso acabou me deixando totalmente ansioso para a continuação, pois o que Lauren me apresentou foi algo novo para mim.

“Seus olhos são como o oceano, ela queria dizer. Seus lábios cor de coral. Sua pele detém um poder capaz de fazer o ponteiro de uma bussola saltar.”

O final de Lauren foi fantástico, apesar de um pouco corrido. Ela acabou jogando tudo na nossa cara de uma única vez, mas isso acabou me satisfazendo e agora estou ansioso ao extremo para ler a continuação. O cliffhanger deixa um espaço muito bom para que ela desenvolva o segundo livro melhor do que foi com este primeiro e é isso que eu espero que ela faça. A mitologia que a Lauren me apresentou nestes últimos capítulos foi muito inovadora, algo que eu nunca tinha lido por aí, mas mesmo assim não deixo de estar MUITO decepcionado pelas inúmeras falhas cometidas pela autora.

O próximo volume provavelmente se chamará “Waterfall” ou, em tradução livre, “Cachoeira”. Esse título ainda não é oficial, mas tem uma ligação muito forte com o que foi passado no final do livro.

Falando em títulos, o título “Teardrop” (que foi traduzido erroneamente para “Lagrima” aqui no Brasil), tem uma forte ligação com a mitologia criada por Lauren e esse significado acaba se perdendo no título brasileiro.

Agora só espero que a revisão da galera seja boa, pois a escrita de Lauren em inglês é algo memorável e o livro tem vários quotes que quero guardar para a vida toda.

Agora vamos ao que interessa Robs. Vale a pena ler?

Leitores, se você não é fã de “Fallen” e não é fã da autora, nem se arrisque, pois sua decepção vai ser dez vezes maior que a minha. Mas caso você seja fã da autora, vale a pena sim.

site: http://www.perdidoempalavras.com/2013/11/resenha-teardrop.html
Mateus108 02/01/2015minha estante
Bom que a continuação supere o primeiro volume. Estava esperando tanto para ler e como você falou acabei me decepcionando. Mas agora que comecei, irei até o último livro por mais tédioso que possa ficar. Quem sabe o próximo capítulo revele algo que mude meu pensamento em relação a saga.
Obrigado por compartilhar sua opinião.
Att. MATEUS. :)

Sarah | @only_a_snowflake 16/01/2015minha estante
Por quê "Teardrop" foi traduzido errado? A tradução realmente significa lágrima, ué...

koala 2.0 03/07/2021minha estante
Comecei a ler,era pra ser tão chato assim?

Mateus108 03/07/2021minha estante
Piora no segundo volume kkkkkk

eduardazanin 16/01/2024minha estante
obrigadaaaa por isso. achei o livro em um sebo e resolvi comprar sem ver antes a avaliação aqui. eu tava confusa quanto se tinha gostado ou não, mas você transferiu todos os meus pensamentos em palavras. é total isso aí que vc disse!

Ana Valentina 05/04/2014

Resenha: Teardrop
Me apaixonei pela capa à primeira vista, ela tem tudo a ver com a história do livro. A diagramação também está de parabéns; as páginas amareladas, as letras e o espaçamento de bom tamanho facilita muito a leitura :)

Após perder a mãe num acidente de carro desastroso e escapar misteriosamente, Eureka — uma garota de 17 anos — se sente culpada por ser a única a sobreviver. Ela perde totalmente a vontade de viver e a maior prova disso é a tentativa de suicídio; Eureka também se afasta de todas as pessoas, menos de seus dois melhores amigos Cat e Brooks e seus meios-irmãos gêmeos de quatro anos; e até mesmo o seu pai e a madrasta não conseguem perfurar a bolha que ela impôs ao redor.

“[...] Um peso nos ossos cuja origem precisava identificar a cada manhã quando o despertador do telefone tocava. Vergonha por ter sobrevivido e Diana não. Fúria por algo tão absurdo ter levado sua mãe.” – pag 29

Rhoda, a madrasta, é uma mulher totalmente controladora que não consegue entender a enteada e a única coisa que a deixa confortável é empurrar a menina em vários psicólogos, aliás, ela tem certeza que isso é a única solução para o problema.

“Ela sofria todo dia, o tempo todo, com cada átomo de seu corpo.” – pag 30

Apesar de tudo, Eureka vai levando sua vida, monótona e depressiva — ela ainda tem muitos pensamentos suicidas —, até que um incidente bobo promete mudar sua vida completamente.

Aconteceu quando ela saiu atrasada de uma consulta psicológica e ia apressada para a escola, para deixar ou não a equipe de cross-country — ela ainda não havida se decidido —, foi quando parou num PARE que aconteceu: Um garoto numa picape bate na sua traseira e seu carro sofre grandes danos.

“— Ora, seu freio funciona muito bem. — Eureka não conseguiu se conter. — Que bom que o esquilo escapou com o rabo intacto.” – pag 49

Após o acidente, Ander — o garoto super gato e misterioso —, começa aparecer e desaparecer da vida de Eureka misteriosamente e sem nenhuma previsão, o que a deixa encabulada e interessada; ao mesmo tempo Eureka recebe uma herança bizarra da sua mãe: Um livro escrito em uma linguagem desconhecida, um medalhão velho e uma arca com uma pedra envolta em gaze, com uma carta nada esclarecedora.

“Tudo parecia frágil, como se tudo que ela amasse pudesse ser levado pelas águas.” – pag 115

Coisas muito estranhas começam a acontecer e Eureka terá que ampliar sua mente para conseguir entender todos os mistérios que a rondam… Enquanto tenta lidar com a depressão, e entender todos esses acontecimentos bizarros, Eureka terá que se agarrar à promessa que fez à mãe muitos anos atrás: De nunca desmoronar, independentemente do que aconteça.

“— Deixe que os mortos descansem — disse Landry. — Concentre-se no mundo de seus vivos. ” – pag 148

Neste primeiro volume, Kate dedicou à ambientação da trama; que se passa no estado de Louisiana (EUA) e traz muitos aspectos regionalistas, que ficou muito bom por sinal, mas em alguns momentos suas descrições me deixaram entediada e até mesmo um tiquinho confusa. Lauren também soube trabalhar de forma magistral com os personagens, que tem personalidades fortes e marcantes e já podemos contar com um triângulo amoroso fatal para o segundo volume.

“No silêncio que se seguiu, Ander falou:
— Se eu te deixar em paz, você vai morrer.” – pag 179

Lauren é demais!! Essa série promete superar Fallen de muitas maneiras, com ritmo muito mais intenso e com ações de tirar o fôlego, além de não ser o tipo de história ‘água com açúcar’ que muitos por aí não gostam. Além disso, amei a criatividade dela de usar a mitologia de Atlântida para compor o livro, tenho certeza que esse tempero a mais será muito bem trabalhado na sequência da obra.

“[...] Ela vivia num hematoma em que tudo doía o tempo todo, uma dor exacerbando a outra.” – pag 200

O lado ruim de Lágrima, que provavelmente alguns não irão gostar, é que os segredos começam a se desenvolver lá pro final do livro, deixando pouco tempo para as ações acontecerem; o que deixa o começo bem tranquilo e o fim super agitado e emocionante, apostando em cheio no próximo volume.

“[...] O amor era uma pista de dança, onde todos que você perdia deixavam uma marca.” – pag 260

“— Você precisa sobreviver porque eu não conseguiria viver num mundo sem você.” – pag 299

site: http://garotasdejales.wordpress.com/

Julia2332 28/09/2022

Aí gente, é só ruim
Eu amo a deusa Lauren Kate, mas esse livrinho é ruim. Meio agua com açúcar, confuso, a fantasia é mal construída, tão chinfrim perto da série Fallen que é minha favorita da autora.

Tainá 10/03/2023

Uma lágrima para a pele do Mundo Desperto se estilhaçar.
Eureka é uma garota depressiva e de temperamento forte que não aceita o fato de ter sobrevivido ao acidente que acabou matando sua mãe.
O que ela não imagina é que nada foi um acidente e sim um assassinato arquitetado por seres com o objetivo único de mata-la e que a morte da mãe foi apenas efeito colateral de algo muito maior.
Após um momento marcante e traumático com a mãe na infância, Eureka nunca mais chorou.
E ela está prestes a descobrir o peso que suas lágrimas têm na transformação do mundo de uma forma nunca vista antes.
Um livro incrível com um enredo muito bem elaborado e surpreendente.

Alessandra 20/01/2014

Matando a saudades
Depois de perder a mãe em um acidente , e passar a morar com o pai e a madrasta Eureka Boudreaux se sente deslocada e tem pensamentos suicidas , e a cada dia que passa se torna mais difícil cumprir a promessa que fez a mãe , Que é a de nunca , jamais chorar .
As únicas coisas que sobraram , que ainda tem importância para Eureka , é Seu melhor amigo Brook e a herança de sua mãe : Um Broche , Uma carta , uma pedra , e um livro muito antigo que ninguém consegue ler . O Livro conta a historia de uma garota que teve seu coração partido e que se afogou em lagrimas. Mas Eureka está perto de descobrir que não é uma simples historia , e que sua vida tem lados Obscuros que ela nunca imaginou .

O primeiro livro dessa nova trilogia da Lauren Kate , conta a historia da Eureka Boudreaux , uma garota de 17 anos que a pouco tempo perdeu a mãe em um estranho acidente de carro , e desde então foi viver com o pai e a madrasta ,que a Obriga a ir em vários terapeutas , e que é super perfeccionista .
O Livro começa relatando como ocorreu o acidente que matou a Diana (Mãe da Eureka) e porque a Eureka conseguiu sair viva do desastre.
Bem no começo , percebemos que a Eureka está bem abalada com o Falecimento da mãe , mas mesmo assim tenta cumprir a estranha promessa que fez a mãe , a de nunca chorar. mas depois que o Ander entra na vida dela ,fica difícil de cumprir a promessa. ele diz coisas meio que "Perturbadoras" sobre ela mesma , que são difíceis de acreditar , mas no decorrer da historia , nós junto com a protagonista descobrimos que a vida dela, é muito mais escura e complicada do que ela imaginava.

A Lauren criou uma protagonista com muita personalidade , forte , decidida , petulante , mas que ao mesmo tempo é muito fria , não expressa muitos sentimentos , se importa com poucas coisas . Mas que cativa bastante . eu percebi uma pitada da personalidade forte do Cam (Fallen) nela , e eu adorei esse fato .

O Ander é ao mesmo tempo fofo e perturbador ,Misterioso , e ele tem um charme sem igual , é quase impossível não gostar dele.

o Brooks é muito engraçado ,é ironico ,e ele tem um cuidado , uma atenção com a Eureka que torna ele tão fofo.

eu gostei tanto do Ander e do Brooks que ainda não decidi o meu team ( Isso nunca me aconteceu) só no segundo livro vou ter o meu favorito entre os dois.
os outros personagens são bem construídos , tem uma personalidade bem própria .

A historia tem um ótimo ritmo de leitura , A Lauren mais um vez conseguiu criar uma ótima historia , com personagens bem construídos e totalmente cativantes e um Mistério que te prende do começo ao fim do Livro.
Estou esperando ansiosa pela continuação.

thata___ 11/12/2023

É...
Acho que fui com muita expectativa nesse livro, meio chatinho e demora a mostrar a ação, enrola até chegar ao que podemos adivinhar o desfecho.

Luiza 02/09/2016

Não esperava ser tão bom

Bia 04/08/2018

Fallen é melhor
Esperava mais da história, me esforcei bastante a continuar a leitura, pois eu estava quase largando pela metade.
Muito enrolado, só começa a acontecer algo depois da metade, o resto é só pra encher de página msm, além dos erros de português q não era um ou outro, mas vários!
Enfim, li Fallen, msm não gostando tanto por achar mto meloso, consegui ler mais rápido e fácil do q Teardrop.
Porém, a mitologia criada pela autora é mto boa, só poderia ter encurtado a história pela metade q seria algo mais prazeroso de ler.

Nath 02/09/2020

Tearline
Olha... pra quem gosta da série fallen, segue o mesmo estilo. Eu particularmente achei graça a história, mas como gosto de fantasia foi tranquilo de ler.
A história é um pouco previsível assim como a maioria do estilo.
Eureka tem um melhor amigo, um cara estranho que ela se apaixona. Um triângulo amoroso, uma melhor amiga, um grupo de doidos assassinos e Atlantis. O resto você lê e descobre.

Jazz 24/09/2020

Teardrop
?Teardrop - Lauren Kate?
?P.336
?10/10

Em Teardrop (Lágrima) é apresentada a história de Eureka, uma garota que após perder a mãe em um misterioso acidente, nota sua vida tomando um rumo completamente diferente. Eureka havia feito uma promessa a mãe, a de nunca mais chorar. No entanto, após conhecer Ander isso se torna cada vez mais difícil. Logo, Eureka descobre uma estranha lenda que envolve toda sua família e seu passado, levando à saber se ela conseguirá superar os fantasmas de seu passado e conseguir assumir sua posição na história.
O livro começa a ficar interessante de fato a partir do momento que Eureka recebe os três artefatos de sua falecida mãe, esses que possuem poderes relacionados ao vento e à água. Eureka é a peça principal da lenda que trata sobre a volta de Atlântida, suas lágrimas trariam a volta do continente e do seu povo que ainda vive, mesmo que à sombra da sociedade. O livro é sobre a superação e a evolução da personagem, e como sempre a minha amada Lauren Kate conseguiu fazer a tão querida ligação entre leitor e personagem, tornando a leitura cada vez mais interessante.

jowinchester 06/05/2021

Nhe
Esperava mais. Achei o livro bem chatinho. O início me fez ter a sensação de que iria amar o livro, mas acabei me decepcionando

batataboss 07/10/2023

Desculpa Lauren
Li esse livro há tanto tempo e só lembrei de marcar agora, não é o tipo de história que da vontade reler. Li porquê era fã de Fallen e sou apx pelo gênero mas ficou muito confuso (?), leiam apenas se estiverem de bom humor.

Angel 25/12/2013

Eureka... Reka, Reka, Reka.
Sério, o nome da personagem é mesmo Eureka. A primeira coisa que me veio a cabeça foi Arquimedes correndo pelado para contar a seu rei sua descoberta.
Como eu li o livro em português, era de ser esperar alguns errinhos de tradução, mas o livro tem muitos, como pro exemplo a primeira frase da página 107: "Brooks não conseguiu dizer não falou. O pai que não tinha nenhum problema, e Rhoda estava em alguma reunião." Neste caso, além do erro de pontuação, as palavras estão em ordem desconexa o que é estranho. Será que demitiram os revisadores de tradução?
O livro começa com a narração do acidente de carro que matou Diana (a mãe da protagonista). Depois disso, a vida da menina vira um tormento, levando-a tentar até suicídio. Lauren Kate faz nesse livro o mesmo que fez com Fallen, deixa todas a revelações importantes para as últimas 100 páginas. Mas no caso de Teardrop, é tudo muito bem explicado (ou quase). Seria spoiler dizer o que acontece nesse final, mas eu admito que ele é surpreendente, não ao ponto de ter aquela expresão "MINHANOSSASENHORASOCORRO", mas é um bom final.
Um ponto em que o livro me decepciona um pouco é o "triangulo amoroso" que na verdade não é um triangulo. Quando finalmente o que eu acho que seja o casal principal da seu "primeiro beijo oficial e por vontade própria" é como se eles se amassem desde sempre, sendo que até duas horas atrás a protagonista achava que o garoto era um preseguidor psicopata.
A mitologia que a autora construiu é o ponto forte do livro, porque eu pelo menos, não tinha visto algo parecido, ao não ser é lógico, no mito citado no livro.
A personagem central do livro, na minha opinião não é a Eureka, e sim sua falecida mãe. Depois que a garota recebeu a "herança" que a mãe deixou, tudo no livro começou a rodar em volta disso, e todos os personagens (praticamente) sabiam mais dos objetos que a própria protagonista.
Eureka está longe de ser a personagem que eu esperava. Para quem leu Fallen e esperava alguém parecida com a Luce, desista. Eureka é uma psicopata, loira e católica praticante. Diferentemente de Luce, que tinha todos os sentimentos "a flor da pele", Eureka é um cubo de gelo com pernas, graças ao que a mãe disse na única vez que a filha derrubou uma lágrima: "Nunca, jamais volte a chorar."