A Charada do Sol e da Chuva

A Charada do Sol e da Chuva Luiz Galdino

Resenhas - A Charada do Sol e da Chuva

Ana 02/12/2023

Legalzinho.
É um livro ok, com belas ilustrações, um enredo com realismo fantástico que poderia ter sido melhor explorado, e peca pelas crianças de 10 a 12 anos agindo como adultos independentes e precoces na história. E que pais são esses que largam os filhos soltos correndo perigo e falando com estranhos por aí, com tanta naturalidade???? Ok. Apenas ok. Suspensão da descrença né. Mas é legalzinho até.

Marília 07/07/2023

Pra distrair um pouco e me lembrar da infância e de quando aprendi a gostar de ler.
Como sempre uma boa história que encaixa direitinho todas as pistas do mistério no final.

il8luffy 01/06/2023

Legalzinho
Eu já li muitos livros da coleção vagalume, mas não lembro se já li desse autor. Gostei muito da proposta e achei legal o jeito que ele escreve, mas a resolução em si da história achei bem fraquinha. Em geral é um livro legalzinha de ler, sem muitas tensões, só algumas aqui e ali.

Os personagens não foram tão cativantes assim, nem o núcleo principal, nem os ajudantes. Não sei, não vi muito de personalidade deles, achei meio vazio. Mas como eu disse, é uma leitura legal

Jezinha 09/04/2023

Uma boa volta ao passado
Li muitos livros da séria Vagalume quando era adolescente e ler esse livro agora me trouxe boas lembranças.
A história é leve, divertida, bem estilo sessão da tarde e dá para ler em 1 dia.
Gostei bastante.

Ivy.1 18/01/2023

A Charada do Sol e da Chuva
Leitura fácil e envolvente, com acontecimentos rápidos e bom desenvolvimento. É ótimo para passar o tempo, trazendo uma sensação reconfortante com gostinho de infância.

"? Obrigado por nos receber, professor. Sabemos que é uma pessoa ocupada demais, para perder o seu tempo com crianças...
? Ocupado, eu? Na minha idade, a gente está sempre disponível, os outros é que não querem dispor de nós."

"Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia."

"... in the bottom of the sea.
... sea, sea, sea"

mariane. 26/04/2022

Li ele com meu 13 anos se não me engano, fiquei muito interessada na capa e minha mãe acabou comprando, resultado, terminei em 5 dias e agora repassei pra frente pq acredito q coisas boas devem ser passadas para frente.

Yuka 10/10/2021

Cacá e Pedro fazem uma viagem com a família de suas amigas Rita e Milena. O destino era a praia. Mas quando vão para seus quartos, os meninos descobrem um fantasma no banheiro onde este diz saber onde está um tesouro escondido e que se os 4 amigos desvendassem a charada, encontrariam o tesouro. Andando pela cidade os amigos descobrem informações misteriosas envolvendo possíveis pessoas que saberiam do tesouro. Muito suspense para os amigos desvendarem.
Leitura simples e deliciosa. Com certeza foi com esse tipo de leitura que me apaixonei por livros na adolescência.

Helaina 01/07/2021

Pensem em um livro fofo e ao mesmo tempo com um bom mistério.
Essa é uma daquelas histórias escritas para crianças, mas com potencial para encantar também adultos em busca de uma leitura interessante, porém simples.

Esse livro tem de tudo. Mistério, aventura, humor e até romance, mas tudo bem suave já que o livro é para o público infantil sem, no entanto, deixar de ser uma boa leitura. Com personagens verossímeis somos convidados a acompanhar as crianças na busca ao tesouro enquanto aproveitam os dias de férias.

“Nós tínhamos diferenças, mas somos pessoas inteligentes - retribuiu o doutor Tomaso. - E pessoas inteligentes acabam se entendendo.”

Paraty, RJ é o cenário e como eu já conheço a cidade fiquei ansiosa para acompanhar a caça ao tesouro. A escrita do autor me fez sentir lá novamente. Nem preciso dizer que quero muito voltar à Paraty e revisitar os lugares.

“Aqui em Paraty existem dois tipos de pessoas: as pessoas que não acreditam em fantasmas, e, por isso não pensam no tesouro, e aquelas que acreditam, mas não tem coragem de encarar o fantasma e ouvir o que ele tem a dizer.”

“Você está dizendo que as pessoas pagam para ver fantasmas? - Reagiu Cacá como se ouvisse o maior absurdo. / - Pagam. / - Ainda bem que o nosso já vem incluído na diária - suspirou o amigo.”

Eu recomendo esse livro a todas as crianças que curtem um mistério com um fantasma nada assustador e aos mais grandinhos que gostam de um mistério interessante escrito de forma leve e direta. É mais um sucesso da coleção vaga lume tão conhecida por nós.

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2015/10/resenha-charada-do-sol-e-da-chuva.html

Mari 30/05/2021

Rita, Cacá, Milena e Pedro viajam até Parati com intenção de aproveitarem seus dias de férias na praia, porém na pousada em que se hospedaram, conhecem um fantasma português, que lhe conta sobre um tesouro escondido, mas para encontra-lo é preciso descifrar uma charada. As crianças se lançam no desafio de encontrar o tesouro e ajudar o fantasma Manoel Maria.

Ardito 07/05/2018

Envolvente
Um livro pequeno e infantil, mas com uma historia envolvente e muito bem descrita.

JARDEL 26/04/2017

A CHARADA DO SOL E DA CHUVA
Uma família viaja para Bahia, para passar as férias, a história começa com um trio de amigos; que vão desvendar mistérios

Erikson Ribeiro 04/01/2017

Legal
Novamente a Coleção Vagalume nos surpreende.
Esse livro traz uma história de mistérios e aventura de quatro crianças em Parati. A escrito é bem tranquila e suave, leitura muito rápida, mas que te prende a história. O título do livro que é o tema do mistério é muito interessante e foi muito bem construida

Paula Maria 28/03/2016

Mistérios em Paraty
Não sei se fiquei mais feliz por descobrir que o autor Luiz Galdino tem mais livros publicados na coleção Vaga-Lume, ou por saber que ele é natural de Caçapava (SP), cidade aqui do Vale do Paraíba, vizinha da minha. Rs! Ou seja, agora que acabei de ler este já tenho na lista "Pega Ladrão", "O Brinquedo Misterioso", "Segura Peão" e "A Vida Secreta de Jonas".

Bom, "A Charada do Sol e da Chuva" foi lançado originalmente em 1998. Trata-se de uma história de mistério cheio de aventura e uma pitadinha de romance. O cenário da trama é Paraty (RJ), onde Rita e Milena vão com os pais e os amigos Cacá e Pedro passar férias.

Por lá descobrem uma lenda da cidade que dizia que a pousada em que estavam hospedados é assombrada. E, claro, ao longo dos dias, são as crianças que vão dar de cara com o fantasma, o pirata português Manuel Maria.

No entanto, descobrem que Manuel não quer o mal de ninguém, quer apenas o seu tesouro de volta para que possa descansar em paz. E onde está esse tesouro? A resposta está em uma charada: na casa onde o caminho do sol se encontra com o caminho da chuva.

E é aí que começa a caçada ao tesouro... Mas, será que os outros habitantes da cidade, de olho no tal tesouro há tempos, permitirão que os pequenos coloquem as mãos nele?

Crítica

Os capítulos são narrados em terceira pessoa mas sob o ponto de vista do que acontece com a criançada. Achei o livro envolvente, aliás, como a maioria dos livros de mistério. Por ser curtinho, não tem blábláblá, as coisas seguem acontecendo sem enrolação.

Talvez quem conheça Paraty e saiba um pouco de história consiga adivinhar onde o tesouro está. Não foi o meu caso. Mas eu imaginei que ele teria o valor daquele que foi encontrado. Ah, já ia me esquecendo! A edição ilustrada é bem bacana! :)

Vale a leitura! (Paula Maria Prado)

z..... 26/12/2015

A obra é ambientada em Parati e, em linhas gerais, mostra um grupo de garotos na busca de um tesouro ao conhecerem uma lenda local e seu protagonista - o melodramático fantasma portuga Manuel Maria. A busca é encabeçada pela determinação e ousadia de Rita e Cacá, em episódios de inocente curiosidade juvenil e com uma singela mensagem de valores.
Acredito que o autor poderia ter explorado melhor a localidade, apresentando algo mais da geografia, cultura, história ou peculiaridades, que certamente realçariam mais a aventura em tons informativos e instigantes da curiosidade.
Não tem grandes surpresas e, por essa simplicidade, sob medida para jovens leitores.