Trilhas Sonoras

Trilhas Sonoras Guilherme de Martino

Resenhas - Trilhas Sonoras

Marcos Mateus 29/09/2022

Breve até demais
De uma maneira sucinta o autor vai apresentando diversos compositores de trilha sonora, suas obras e uma brevíssima biografia sobre a vida do autor, ele peça muito em nós mostrar porque esse compositor é importante, poderia retratar melhor, entretanto tem algumas informações bacanas e é um bom livro para ter em mãos nomes importantes de compositores, apesar de retratar alguns compositores de filmes de terror eu ainda sim senti falta de Maia valorização nessa área, principalmente por não ter falado do John Carpenter.
Bom, em meus destaques quero apresentar os compositores que acho mais interessante e que foram abordados nesse livro: Alfred Newman que compos o tema da Fox e a maravilhosa música de amor "love is a many splendored thing" que mais tarde foi usada no divertisisimo musical grease s2, outro fato interessante foi a influencia que o compositor austríaco Erich Wolfgang Korngold teve na composição de Star Wars ( do John Williams), o magnífico Max Steiner q entre muitas obras tiro o chapéu para a composição do filme E O Vento Levou, Casa Blanca ( cujo o tema serviu de inspiração para a vinheta da Warner Bros) e o icônico tema a summer place que é a musificação ( q vem de personificação kkkk ) do cinema antigo, outro compositor interessante foi Bernard Hermann um nova iorquino que compos para o filme Vertigo ( cujo o estilo de desequilíbrio Psíquico acabou influenciando John Carpenter em Halloween), Cidadão Kane, Taxi Driver, Cortina Rasgada e para Psicose, felizmente para uns e infelizmente para outros Hermann optou por trabalhar no cinema europeu devido a problemas de pressão e substituições que teve com empresários do cinema a respeito de suas trilhas, voltando posteriormente para o cinema americano aonde trabalhou com Scorcese , Larry Cohen etc. Mario Nascimbene q foi criativo ao usar o som de máquina de escrever na trilha sonora do filme Roma as Onze horas e isso culminou na criação do incrível concert for four tywriter. Nino rota o compositor responsável pela elaboração da esplêndida e dramática tema de Romeu e Julieta ( de Franco Zefireli ) e de O Poderoso Chefao, Vitor Young, o americano que compos a divertida trilha para de volta ao mundo em oitenta dias ( filme de 1956), Alex North que compos a inesquecível Unchained Melodie para o filme Fuga desesperada e que mais tarde foi imortalizada nas vozes de Righterous Brothers e inserida na trilha de Ghosh do outro lado da vida o interessante que diferente da maioria dos compositores esse teve um início precário trabalhando a noite de telégrafo para pagar seus estudos até conseguir uma bolsa na Julliard School. O Ennio Marricone, compositor italiano referência em filmes de faroeste, compos pelas trilhas entre elas destaca-se Três homens e um conflito, Por um Punhado de dólares, A Missão, Malena, Novo Cinema Paradiso e uma incrível surpresa que tive ao saber que ele trabalhou com O Chico Buarque no qual produziram o álbum Per Un Pugno de Samba.Tambem temos de destacar François Lai cujo obras destaque a do filme Love Story e também nas trilhas de Viver por Viver, Um Homem e uma Mulher, Emanuel II e Bilits. O compositor Henry Mancini que em seus maiores feitos tão Moon River ( do filme Bonequinha de Luxo), tema da Pantera cor de Rosa e Caminho Para Dois. Jerry Goldsmith compositor da assustadora e sombria trilha do clássico filme de terror a Profecia, Poltergeist e também do filme Planeta dos Macacos. Michel Legrand que compos para lindíssimo musical Os Guarda Chuvas do Amor, o dramático houve uma vez no verão e para o esplendoso filme Yentil protagonizado pela Barbra Streisand. Um dos meus favoritos ( se não o favorito) John Williams que é responsável por uma série de preciosidades sonoras, começou uma parceria em 1974 com o diretor Steven Spielberg no filme Louca Escapada, consagrou - se no filme Tubarão (1975), Star Wars (1977) é E.T ( de 1982), compositor dos primeiros filmes da saga Harry Potter ( incluindo o tema principal fammosissimo ), compos para os filmes de Jurrasik Park (1972), são vastas as obras dele também vale destaque a incrível melodia do filme lista de Schindler que traduz com primor a dramaticamente, angústia e sofrimento vividos pelas vítimas do nazismo, além disso vale mensal a composição que ele fez para Superman ( 1978), Esqueceram de mim ( 1970) e Memórias de uma Gueixa. Marvin Hamlisch que estudou na Juliard school e compos a trilha de um dos filmes mais lindos que já vi " The Way We were " e adaptou orquestralmente a música para piano The Entertainer ( para o filme Golpe de Mestre ) curioso fato é que ele não teve muita relevância nem sucesso após isso, chegou a ganhar vários Oscar em uma só noite por esses trabalhos, mas não teve mais notoriedade no universo do cinema e trilha sonora. Vangelis grande compositor das magníficas Carruagens de Fogo e A Conquista do Paraíso, James horner considerado para uns herdeiros da " escola de John Williams " e para outros um fazedor de cliches foi compositores de uma série de filmes no qual quero citar Lendas da Paixão, Coração Valente, Titanic, Troia e Avatar. O autor Guilherme de Martino traz uma série de compositores do cinema dos mais antigos aos moderno, e incrível ver como o jazz tem tanta influência para vários compositores, apenas citei os que mais me tocam de alguma forma, claro que essa concepção muda de pessoa pata pessoa então recomendo que leiam o livro caso queiram um breve resumo de diversos compositores para filmes, mas não espera grande aprofundamento ou críticas, pois são informações bem rasas parecida com do site Wikipedia, porém não deixa de ser informações interessantes um começo a esse incrível universo.
Guilherme.Martino 15/05/2023minha estante
oi Marcos, obrigado pelo comentário. Esse projeto era pra ficar simples mesmo, como um guia básico. E mesmo assim acho que ficou com um preço meio alto! A edição anterior (2008, EDUEL) havia ficado muito grande e muito cara (250 compositores e mais de 500 obras destacadas!).
Legal que vc curte as trilhas de horror! Aproveito para convida-lo a visitar www.blackphillip.com.br
Abs
Guilherme