Doctor Sleep

Doctor Sleep Stephen King
Stephen King

Resenhas - Doctor Sleep

Diego Sette 16/08/2015

O maior dom é a maior maldição
Há muito tempo fomos introduzidos ao pequeno Danny Torrance que era chamado carinhosamente de velhinho por seus pais, o professor de inglês Jack e a delicada Wendy. Descobrimos que ele tinha um dom, que ele possuía habilidades psíquicas e sensitivas. Segundo Hallorann, Danny era iluminado (Shinning). Até então o pequeno garoto não tinha noção de metade das suas capacidades, e do quão grandes elas eram, mas um hotel cheio de passados trágicos e com uma enorme energia negativa acumulada mudaria isso. Seu maior dom viria a se tornar seu maior pesadelo. Aquele pequeno garoto cresceu e aos demônios que se mostravam reais se somaram a seus próprios demônios. Quem pode dizer que a maioria dos demônios particulares de Dan Torrance não tiveram suas raízes nos demônios do mundo afora? Mas também é inegável que uma parcela considerável veio do interior.

Em Dr. Sleep, continuação direta do clássico The Shinning, somos rapidamente introduzidos às consequências que os acontecimentos do Hotel Overlook deixaram na vida dos 3 sobreviventes. Os três deixaram o Overlook para trás, mas será que o Overlook os deixou também? Será que o Overlook deixou a todos eles? Passamos pelos caminhos do pequeno Danny e o vemos seguir, agora adulto, como Dan. A nova história de Daniel não é sobre o Overlook, não é sobre seus pais e não é sobre Dick Hallorann, mas todos esses elementos influenciam no que irá se desenrolar. Seja minimamente ou de forma mais acentuada. Não se pode dizer que é impossível entender Dr. Sleep sem ter lido The Shinning antes, mas referencias serão perdidas e não se terá tanta noção de que o Dan de hoje é fruto de todo o terror que o Danny passou. E não só do terror... Eu sugiro a leitura de The Shinning antes de se ler Dr. Sleep, afinal é um clássico. E mais, se uma grande quantidade de fãs queria saber o que aconteceu com Danny Torrance depois de The Shinning porque percorrer o caminho oposto?

Todos os elementos clássicos da escrita do grande King estão no livro, principalmente sua capacidade de te fazer amar e odiar personagens e de te fazer sentir o que os personagens sentem. Isso, a meu ver, torna os livros dele tão próximos do leitor quanto é possível. Mas um fator me chamou demais a atenção, acho que é o primeiro livro dele que me fez sentir pena e piedade de alguns vilões. Não de todos, claro. Alguns são de todo malignos sim, mas alguns parecem perdidos no meio de tudo. Parecem ter sido arrastados para dentro daquilo sem muita escolha. Ainda sobre os vilões, é importante frisar uma grande analogia que o livro traz. Os vilões do livro são um grupo, conforme já deu para perceber, e eles praticam atos cruéis. Mas até que ponto eles são diferentes da sociedade humana atual? Também não cometemos atos cruéis semelhantes que são vistos por todas as sociedades como ‘normais’? Paro a analogia por aqui, com medo de introduzir grandes spoilers, mas sugiro que os leitores deixem esse gatilho acionado ao ler. Não será muito difícil entender o laço que nos liga ao grupo de vilões.

Apesar de tudo isso, é claro que as obras são criadas em torno de seus protagonistas e que é muito mais normal se identificar com eles. E isso é verdade também em Dr. Sleep. Aliás, é esse o elo que normalmente King utiliza para transmitir o terror das páginas diretamente para a mente do leitor. Somos introduzidos à novos personagens que cruzam o caminho de Dan e pode-se dizer que ele não é o único protagonista. Conhecemos e vemos crescer, em outra cidade, Abra Rafaella Stone. Todo mundo sempre quis saber o que aconteceu com Daniel Torrance, mas Abra me respondeu uma dúvida que eu tinha há muito tempo: o que teria acontecido com Carrie White se ela tivesse nascido em uma família amorosa? Claro que são personagens distintas, e que talvez isso tenha ocorrido apenas à mim, mas várias vezes me lembrei de Carrie enquanto acompanhava a história de Abra.

Lembrei de Carrie em outros pontos da história também, é muito fácil considerar acontecimentos prováveis ao se saber que as histórias de Stephen King se passam todas no mesmo espectro de universos. Mas para descrever tais considerações seriam necessários spoilers de mais de um livro, incluindo deste.

Histórias diferentes e com circunstancias diferentes são contadas neste livro e em seu antecessor, apesar de vários elementos costurando ambas. De uma criança inocente até alguém que usa seu dom para ajudar pessoas a cruzarem o limiar entre o nosso mundo e o mundo que vem com o sono eterno, Dan Torrance avança muito. Mas avança sem noção de que um longo caminho ainda existe pela frente. No fim, ambos os livros, com todas as suas diferenças, tem um ponto fundamental em comum: não existem vantagens sem desvantagens. O maior dom também vem a ser a maior maldição.

Denise Pereira 30/07/2014

Ontem terminei de ler Doctor Sleep, uma continuação de The Shining (O Iluminado). O livro lançado no ano passado no mês de setembro tem 4.6 estrelas na Amazon. E eu acho justo. É uma boa narrativa, e a história está muito bem construída. Não dá o medo que O Iluminado dá, mas ainda assim, é uma boa história de terror.

Ela se passa num futuro onde Danny Torrance, filho de Jack Torrance, é um adulto, com os mesmo problemas com bebidas que o pai. E ele usa do álcool para inibir seus poderes na adolescencia e isso continuaou até a vida adulta... Até o fundo do poço...E ele vai parar em New Hampshire, em uma cidade pequena, onde ele virá enfermeiro em um asilo. E entra no AA.

Depois de um tempo, ele começa a se comunicar com uma menina chama Abra. E ele se envolve na vida dela, ela uma criança com o dom, sendo perseguida por um grupo de vampiros que vivem pela América em RV's, sequestrando crianças torturando e matando para se alimentar do que eles chamam de "Steam". E ele tentando ajuda-lá, protege-lá.

Eu recomendo a leitura, para àqueles que gostam de King, ele amadureceu muito, é um outro escritor. Vale a pena.

Tatiane Buendía Mantovani 23/05/2014

Este livro é continuação de O Iluminado, que o autor lançou em 1977.
Em O Iluminado, um alcoólatra em recuperação é contratado para ser zelador do Overlook, um hotel famoso que é fechado no período de inverno, quando fica isolado do mundo por conta da neve. Temos então três pessoas – Jack Torrance, o escritor alcoólatra, sua esposa Wendy, e seu filho Danny, um garoto de seis anos de idade que tem um dom (a luz interior a qual se refere o título do livro) – basicamente o garotinho vê gente morta. O tempo todo... e cara, o Overlook Hotel tem um bocado de gente morta entre suas paredes. Embora seja um livro de terror estilo “fantasmas e assombrações”, em minha opinião, o grande ponto de O Iluminado é o modo como a atmosfera do Hotel influencia a personalidade (já enfraquecida pela abstinência de álcool) de Jack Torrance, tornando-o um monstro contra sua própria família.

35 anos depois, o autor lança uma continuação... Em Dr. Sleep, Danny Torrance, o garotinho do livro anterior cresceu. E vemos que cresceu, infelizmente, com muito do pai: Danny também se torna um alcoólatra. Ainda possui o dom da luz interior que tinha quando criança – e que tanto lhe rendeu terrores naquela malfadada temporada no Overlook e descobre ainda na adolescência, que o álcool consegue abrandá-lo a um ponto de entorpecimento. Passa a levar uma vida desregrada e extremamente solitária, até que um acontecimento – o que ele chama de fundo do poço – o faz querer mudar, deixar de beber. Então acompanhamos a sua luta contra o vício, com reuniões do AA, enraizamento em uma nova cidade, onde se abre para uma amizade, a realização de um trabalho braçal e simples e a importância da disciplina e da força de vontade como força motriz da vida.
Trabalhando como técnico de enfermagem em uma casa de repouso, ele descobre que, talvez por conta de seu “dom”, tem outra habilidade: a de ajudar os moribundos a partirem para o além, facilitando a travessia, a passagem da vida para a morte. Daí o Dr. Sleep do título. (sleep = sono = sono +/- como morte). Nesta casa de repouso, ele conhece Azreel, o gato, que também tem a estranha habilidade de prever quem está para morrer. Quando o gato para ao lado da cama de algum velhinho, até a outra manhã ele não chega vivo.
Para mim, Danny Torrance merecia um futuro melhor. Com sua solidão, seu eterno sentimento de culpa e tantos fantasmas pendurados em seu pescoço, o homem sofre muito livro afora.
Paralelamente à estória do Danny-adulto, conhecemos Abra Stone, uma garotinha que nasce com o mesmo dom que o Danny-garoto tinha, só que multiplicado por zilhões. Nas palavras do autor: se “Danny Torrance era uma lanterna, Abra Stone era um farol”. Além disto, conhecemos um clã de vilões deliciosamente malignos: O Verdadeiro Nó, um grupo de vampiros de almas que atravessa os EUA disfarçados de viajantes normais com seus trailers, vans e motorhomes, em busca de crianças iluminadas. É a luz destas crianças que os alimenta, que os une, que os mantém vivos. Abra Stone, com seu poder “farolzístico” logo se torna um alvo. E de alguma forma, o caminho de Danny se cruza com o dela, e ele resolve ajudá-la. Tanto a entender e domar seu poder, quanto a derrotar o mal encarnado que o Verdadeiro Nó é.

Embora seja uma continuação, Dr. Sleep é muito mais abrangente, com muito mais elementos, personagens e ambientação que O Iluminado. Por outro lado, não tem o tom claustrofóbico e intimista que o confinamento transmitia no primeiro. Talvez isto frustre alguns dos fãs mais ferrenhos. Existem elos suficientes entre as estórias para justificar o rótulo de continuação, só que... embora Danny seja o Danny que o Overlook queria devorar a qualquer custo, a estrela desta estória são Abra Stone e Rosie, the Hat (a vilã).
Como eu tenho um carinho muito grande pelas personagens do primeiro livro, a sensação que me ficou foi de reencontrar um parente querido que acabou dando certo na vida, mas depois de sofrer muito, muito, muito.
É meio agridoce.
Para fãs.
Tatiane Buendía Mantovani 15/11/2014minha estante
Daí que, como tinha lido Doctor Sleep antes de Nosferatu, do Joe Hill, a menção à Charlie Manx tinha me passado totalmente despercebida!!!
Tem coisas que só uma releitura faz pela gente

felipe watanabe 08/11/2019

Escrita - 5
Final - 3

giovana 23/08/2020

muito interessante
no geral ele é muito bom. tem uma construções de frase que me deixaram extremamente incomodadas e a personagem da andi também incomoda. mas de resto, muito bom. o clímax é incrível. gosto como ele trabalha o incontrolável ?animal? que todos temos dentro. e eu acho a ideia de pessoas iluminadas muito plausível. ele escreve de um jeito que te deixa pensando muito, porque são pequenas coisas. sei lá. é isso ai.

Maitê 07/02/2017

continuação inutil
Reli O Iluminado recentemente para poder ler essa continuação e não sei dizer se lembrar de tudo o que eu gostei do primeiro livro influenciou ou não a minha leitura. Fato é que tudo o que tem de melhor em O Iluminado não é encontrado em Doutor Sono, a angústia, o medo, a sensação de que algo ruim vai acontecer e até o misterioso poder do Danny criam uma atmosfera que torna o livro incrível. Mas apesar de que é interessante descobri o que aconteceu com o Danny, que agora é Dan, não há mais nada no livro que me atraísse. O vilão principal, o True Knot, era ridículo, a nova criança Abra, é irritante e pretensiosa, nada do que o pequeno Danny era. Enfim, o livro se perdeu e acabou por destruir um pouco o original.

Amanda 29/09/2015

Doutor Sono
Essa resenha pode conter spoilers de O iluminado.

Mais de 30 anos após o sucesso de O iluminado, Stephen King resolve nos dar a resposta do questionamento que todos fazem após ler seu livro: O que aconteceu com o menino?

Danny Torrence não teve uma vida fácil após os acontecimentos no Hotel Overlook. Sua mãe ficou gravemente ferida e não pode trabalhar por anos, enquanto eles viviam do seguro pela morte de seu pai. Em sua adolescência Dan acabou descobrindo algo que o ajudaria a controlar o seu dom: a bebida.

Tal pai tal filho, pois o menino seguiu os passos do progenitor e tornou-se um bêbado de primeira classe - até que ele atingiu o fundo do poço. Devo dizer que Stephen usou a mesma fórmula de O iluminado nesta continuação - o livro é enorme, e uma boa parte foi para construir o caráter do personagem, Dan, mas desta vez eu achei a leitura bem menos enfadonha, provavelmente porque vemos todas as peripécias pelas quais ele passa, e não estamos presos dentro de um hotel mal assombrado com apenas três personagens.

Dan bebe para suprimir os seus dons de iluminado e por um tempo ele acha que está dando certo, até que o seu 'rádio na cabeça' começa a captar transmissões de uma garota de uma cidade próxima. Nós vemos o passar dos anos, enquanto Dan tenta mudar sua vida e Abra cresce e torna-se ciente de o que ela é... E o que acaba deixando ambos em perigo. Abra é iluminada, e muito mais do que Dan era quando criança e agora como adulto, ela é extremamente especial, o que deixa seus pais e pediatra aflitos, principalmente quando um grupo com más intenções descobre o quão especial ela é, e tornam seu principal objetivo matá-la.

Neste livro vemos quase exatamente o que aconteceu em O iluminado. Nele, Dick Hallorann conheceu uma criança muito mais iluminada do que ele, e tentou protegê-lo daquilo que queria machucá-lo, o Hotel Overlook. Em Doutor Sono, Dan é aquele que deve proteger Abra, daqueles que se denominam 'O verdadeiro Nó' (The True Knot).

Este livro tem muito mais acontecimentos e aventuras do que o terror psicológico que há no primeiro, mas ainda vale a pena ler para aqueles que querem ver como Dan conseguiu lidar com os terríveis acontecimentos de sua infância.

site: http://escritoseestorias.blogspot.com.br/2015/09/resenha-108-doutor-sono-mes-do-autor.html

tori 08/09/2022

absolutamente incrível
Ao mesmo tempo que tem a pegada de O iluminado, é completamente diferente. Stephen fala nos agradecimento que ele é uma pessoa diferente de quando escreveu o primeiro livro, e acho que isso é bem notório durante a leitura. Doutor sono tem uma pegada de aventura e ação, não tem tanto suspense quanto O iluminado, acho que isso deixa bem interessante e encoraja a gente a continuar lendo.
Ver a evolução do Dan para superar a bebida e o quanto ele lutou para isso é incrível, assim como também é acompanhar o crescimento da Abra e a garota forte que ela se torna na adolescência.
Com certeza entrou na minha lista de livros favoritos

San... 05/08/2014

Para o meu gosto, o receio do autor se confirma: não teve a excelência de "O iluminado", mas serviu perfeitamente para nos mostrar por onde anda o pequeno Danny Torrance (protagonista de O Iluminado), quase 30 anos depois. Vale dizer que o pequeno Doc agora é doctor Sleep.
Talvez pelo fato de O Iluminado, lançado em 1976, ter ganho os cinemas sob a direção de Stanley Kubricke e por Jack Nicholson ter interpretado, magistralmente, Jack Torrance, pai do pequeno Danny, sua continuação, ou seja, este livro, me pareceu menos grandioso ou talvez isso se deva ao fato de Danny ser ainda uma criança tão pequena no primeiro volume.
De qualquer forma, é Stephen King o bastante para valer a leitura sem se decepcionar. Só não atingiu, para mim, o mesmo brilhantismo de O iluminado.

CLEUSA 03/07/2014

King acertou de novo!!!
"Alguns autores parecem melhorar com o tempo. Stephen King é um destes. Dr. Sleep é uma "senhora" história. Interessante da 1ª a última página. Tão fluente que o leitor não consegue parar de ler. E é possível acompanhar o enredo mesmo que você não tenha lido "O iluminado". Mas quem leu acaba satisfeito em saber o destino de Daniel Torrance, sua mãe, Dick e alguns dos aterrorizantes "fantasmas" do hotel assombrado. Além de introduzir novos personagens de maneira magistral(Abra, seus pais, DJ, o AA, Rose, o Corvo e outros não menos interessantes). Acredito que quem é fã do gênero não ficará decepcionado.
Eu não fiquei.