Alma?

Alma? Gail Carriger

Resenhas - Alma?

Carvalho14 03/08/2023

Gostei
Gostei bastante da leitura apesar de o começo ser um pouco confuso e arrastado. Mas depois que passa a primeira parte, o livro engrena.

Amei o Conall.

Linne 29/10/2021

Uma Junção de Orgulho e Preconceito com o sobrenatural ?
O Protetorado da Sombrinha é uma série bem divertida e gostosa de ler.  A introdução de uma sociedade que sabe da existência do sobrenatural aliado ao desenvolvimento científico foi bem interessante. Os personagens são sarcásticos, principalmente nossa querida Alexa. As discussões dela com o Lorde Maccon e as interações com os excêntricos Lorde Akeldama e a Ivy são as mais engraçadas possíveis.

Para quem pensa que era impossível revitalizar histórias de lobisomens, vampiros e fantasmas, só afirmo que a Gail Carriger conseguiu esse feito. Não esperava nada de novo desse livro e me surpreendeu bastante.

Nati 08/06/2019

"A vampire, like a lady, never reveals his true age."
Uma delícinha de livro e nada do que eu estava esperando, porém uma grata surpresa. Me diverti horrores com esse livro e fiquei absolutamente viciada na história. Alexia é uma protagonista ótima - determinada, sarcástica e prática, o tipo que pessoa que desafia as convenções porém não está nem aí para isso. O livro mistura um steampunk com romance de época com paranormal e o resultado é muito legal e original. Gostei como foi abordado as lendas dos vampiros, lobisomens e fantasmas aqui, com regras conhecidas mas um twist único em certos aspectos e o aparecimento de um 'novo' tipo de criatura, que trouxe um equilíbrio e uma dinâmica mais interessante pra essa trama mais batida do paranormal.

O romance é daquele tipo cão e gato gostosinho, sem exagerar (até por que nossa protagonista não é de se deixar levar assim), e até as cenas mais pesadas no romance são divertidas e debocham um pouco do romance de época clichê, o que torna tudo ainda melhor. O ritmo é fluído, tive um pouco de dificuldade inicialmente pelos capítulos grandes, mas quando imergi na trama, só parei quando terminei tudo. Não é cheio de plot twists surpreendentes e o plot principal em si não é deveras inovador, mas não consegui me incomodar com isso.

Adorei o quanto todos os personagens, até aqueles de menor importância, são carismáticos e trazem algum elemento divertido para a história, de modo que é impossível não sentir algo, seja gostar ou desgostar, por algum deles. O livro em si se 'auto-resolve', mas deixa aquele gostinho de quero mais e algumas perguntas abertas para aqueles que querem continuar acompanhando a Alexia e seu grupo. Terminei com uma sensação ótima essa leitura, e já querendo pegar o próximo livro, o que é sempre uma coisa boa para uma série.

m.keury 31/12/2020

É um livro prazeroso. Fato! A escrita da autora é maravilhosa, a realidade criada e apresentada ao leitor de uma maneira lógica e compreensível. É o tipo de fantasia incrível, pois une o impossível com o racional. A sociedade londrina, as máquinas em ascensão e uma protagonista um tanto problemática é uma receita bem preparada por Gail.

03/05/2014

Boas risadas
Que leitura gostosa!!! Tenho certeza que vou reler.

Uma trama envolvente e bem-humorada com personagens fantásticos.
Precisa dizer mais?

O estilo Jane Austen é notável... e ainda traz um algo a mais.

Super recomendado!!!

Daocalia 13/11/2020

Simplesmente divertido
Gente sério, esse livro esta na minha lista a taaanto tempo, e eu simplesmente enrolando! A história é uma delicia, super divertida, a Alexia é simplesmente a personagem mais fora da caixinha que já vi kkkkk mocinha espirituosa kkkk aaaa todo o enredo é maravilhoso, entrou para a lista de favoritos !!
E o que mais gostei, é que o livro acaba com brecha para continuação porem não fica obrigatória a leitura !! Super recomendo !

Carol Amaro 06/06/2021

Registro de impressões - O Protetorado da Sombrinha
Como nunca ouvi falar dessa série?
Que mistura deliciosa de gêneros! Me senti lendo as coisas que mais gosto em Tessa Dare, Richelle Mead e Rick Riordan. kkk Amei!
A história é uma fantasia urbana steampunk com estrutura de romance de época que me fez rir muito. Adorei o casal, os personagens secundários e toda a loucura envolvendo um mundo onde humanos convivem (e sabem disso) com vampiros, lobisomens e fantasmas.
Alexia é uma mocinha inteligente e corajosa, adorei ela. Lorde Maccon é o conde atraente, cobiçado e ainda por cima lobisomen e escocês! hahaha Química garantida.
O primeiro livro é bem redondinho, com final que conclui bem a história, mas deixa portas abertas pros próximos livros.
Já quero saber mais desse mundo louco, dos mistérios ainda não desvendados, e claro, de como Alexia vai agir em sua nova posição.

Liliane 28/03/2021

Quer um livro divertido? Uma comédia romantica com lobisomens, fantasmas, vampiros e preternaturais? Aqui tem!

Tem solteirona italiana com pavio curto e sem papas na língua, tem uma Londres Vitoriana, tem lobisomem brutamontes que depois se apaixona (amo!). Tem dirigíveis, sombrinhas, bastante ação e Steampunk também.

Steampunk é um subgênero da ficção científica. Tratam-se de obras ambientadas no passado, no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real (ou em um universo com características similares), mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época - como, por exemplo, computadores de madeira e aviões movidos a vapor.

Leitura leve e que rendeu boas risadas, com uma trama bem construída e personagens muito bons, incluindo um vampiro afetado e uma amiga com um gosto muito duvidoso para chapéus. ? Só leiam. Esta disponível no Kindle Unlimited.

Vivis 23/01/2022

Alma? Tudo o que eu precisava para reler este começo de ano!
?Ninguém em sã consciência descreveria a Srta. Tarabotti como uma covarde. Quando ameaçada, ela revidava prontamente. Talvez por ser preternatural ou por sua péssima tendência à teimosia. A moça prosseguiu com determinação, como quem fala com uma criança malcriada.?

O Protetorado da Sombrinha é formado pelos livros: Alma?; Metamorfose?; Inocência?; Coração? e Eternidade.

Hoje a resenha é de Alma?

Alexia Tarabotti, é a nossa protagonista e nos guia por uma leitura divertida, cheia de aventuras, romance e quiproquós em meio a chás da tarde e passeios ao luar.
Vejam bem, ela é uma solteirona de 26 anos, que vive em uma Londres Steampunk, cuja vida social, se divide tanto em chás da tarde perfeitamente educadas, como festas glamorosas em companhias de vampiros, lobisomens, fantasmas, e bem, pessoas normais e pessoas como Alexia.

?A Srta. Tarabotti costumava manter sua condição de não ter alma em segredo, até mesmo para a própria família. Contudo, não era uma morta-viva, e sim um ser humano, que respirava e simplesmente? carecia de algo.?

Isso mesmo que vocês leram, temos um mundo sobrenatural perfeitamente mesclado a sociedade humana vitoriana, no universo do Protetorado, as criaturas sobrenaturais existem, e são membros da sociedade, tendo que seguir não somente as regras de etiqueta humana (ordenada pela Rainha Vitoria!), como as próprias regras de cada matilha, colmeia, etc.

?Os sobrenaturais, fossem eles vampiros, lobisomens ou fantasmas, só existiam em virtude da superabundância de almas, um excedente que se recusava a morrer.?

E nossa mocinha tem uma certa fama na sociedade, vejamos, nem toda essa fama é justa afinal, ela sofre muito preconceito, por ser filha de um italiano, por ter uma beleza herdade dessa descendência, pela língua não somente afiada mas por ser inteligente, preferir livros a pessoas, e por não ter se casado ainda. Afinal, ela não tem alma, e isso a torna muito mais exigente! O que a coloca como a típica mocinha dos livros de época, determinada, a frente de seu tempo, levemente teimosa, nem ai para as convenções da época (apesar de tentar com afinco, não ser um escândalo...)

E ela estava levando sua vida social como sempre, indo a festas que sua mãe a ordena a ir, mas se escondendo na biblioteca do lugar, até que do nada ela é atacada por um vampiro, como ela não é uma mocinha que desmaia à toa, ela simplesmente não espera a morte e nem um príncipe encantado e com sua sombrinha inseparável ela salva a si mesma! Obviamente tem mais a se contar dessa cena, mas leiam...

É claro que isso faz surgir em seu caminho Lorde Maccon (Lobisomem alfa da matilha de Londres, membro do DAS [Departamento de Arquivos Sobrenaturais] e por acaso, alguém que não suporta Alexia, e esse sentimento é aparentemente mutuo, já eu vivem para trocar farpas e discutirem sempre que se esbarram!)

?A jovem concluiu, naquele exato momento, que Lorde Maccon possuía dois modos de operação: irritado e excitado. Perguntou a si mesma com qual deles preferiria lidar no dia a dia.?

Essa investigação é tudo o que Alexia menos queria em sua vida, mas digamos que ela lida muito bem com ela!

Temos de tudo nessa trama, suspense, aventuras, ação, cenas apimentadas e hilárias, e obviamente um romance.

Eu adorei esse livro.

E adorei a escrita da Gail!

Resenha completa no Blog:

Olgashion 25/01/2022

Que livro delicinha, gente! Fala sobre sobrenaturais tais como vampiros, lobisomens, preternaturais na Inglaterra vitoriana inseridos na sociedade de forma tão natural! Tem ação pra quem gosta, romance, tudo na pitada certa

Joy 13/01/2022

Vampiros, lobisomens e sombrinhas.
Meu gênero favorito de todos os tempos é fantasia urbana, vou deixar essa informação aqui.
Quando eu vi que além de ser fantasia urbana, Alma? se passa no século XIX eu fiquei imediatamente interessada.
E acho que por isso minhas expectativas estavam altíssimas, pois me peguei não gostando tanto assim.
Mas mais chocada ainda eu estou por não saber dizer exatamente o motivo.
Amei a Alexia, o Lorde Maccon, o universo que autora criou, preternaturais e coisa e tal, mas não fui fisgada.
E estou extremamente chateada. Não foi uma leitura ruim, e até terminei rápido, mas não fiquei empolgada com a trajetória da protagonista.
Acho que a escrita da autora não me cativou, ou algo assim.
Teve coisas que me incomodaram também, como por exemplo a cor da Alexia, que até agora eu não sei qual é. Ela é italiana e tem pele escura (?), ou pelo menos mais escura que o aceitável pela sociedade britânica (???) mas é descrita de forma bem ruim, ora ela é morena ora bronzeada ora cor de oliva ora cor de café ora pele dourada, que raios??? Sem falar que na capa ela é branca??? Sei lá, não gostei.
Sou curiosa e quero saber que rumo a vida da Alexia vai tomar, mas não por agora.

Laís Anulino 03/08/2018

Nunca saia de casa sem sua sombrinha
Uma mistura de romance de época com fantasia sobrenatural. Já imaginou se vampiros, lobisomens e humanos pudessem viver em harmonia? Agora imagina isso em plena sociedade vitoriana, com todos aqueles bailes e regras de etiqueta!

Alexia Tarabotti nasceu sem alma, o que significa que ela é uma preternatural e tem o dom de anular os poderes de seres sobrenaturais através do toque, mas são poucas as pessoas que sabem disso, para sua própria segurança.
Mesmo com seu poder, ela não deixa de frequentar os eventos da alta sociedade e nem de se meter em confusão, com sua sombrinha do lado, ela está pronta para enfrentar qualquer coisa. O que acaba com os nervos de Lorde Maccon, um lobisomem que trabalha em uma organização para manter os sobrenaturais em ordem, e que sempre que vai resolver algum problema, encontra Alexia envolvida nele. O Lorde sem dúvidas, não entende porque uma solteirona como ela não vai em busca de encontrar um marido e deixa de se meter em seu trabalho.
Então, de uma hora para outra, vampiros começam a desaparecer, e Alexia é a principal suspeita, o que é algo bem ruim, ainda mais para uma dama com a classe dela. Agora ela precisa descobrir os verdadeiros culpados e sair dessa saia justa, mas não vai ser fácil, ainda mais tendo que lidar com o temperamento e a falta de modos de Lorde Maccon.

Uma fantasia sensacional, com ação e diálogos hilários. Só me pergunto, por que não li esse livro antes?

Alexia me conquistou com seu senso de humor e com a mania de tirar todos do sério com suas respostas astutas que estão sempre na ponta da língua. E Lorde Maccon (como resistir a esse lobisomem?) que irá dar muito trabalho para a nossa protagonista (ou seria o contrário?). Sem falar que o final foi incrível! Amei demais essa leitura.

site: https://www.instagram.com/p/BlnyIgJH7Cb/?taken-by=livrosdalais
Mariana @amarilendo 17/08/2018minha estante
Ahh amei que você leu também e eu te achei aqui du nadaa hahahaha Sou a Mari do IG @geek.women

Fanny 23/09/2018minha estante
undefined

Laís Anulino 08/10/2018minha estante
kkkkkkkkkk Obrigada, Mari!!
Eu só vi seu comentário agora, o skoob me trollando. ><
Que bom que vc me achou haha \o/

Lu 10/07/2013

Alma? foi o primeiro livro do gênero steampunk que li. Eu tinha uma ideia do que esperar, mas as minhas expectativas não estavam altas, o que tornou a leitura desse livro ainda mais agradável do que eu esperava.

O começo do livro me deixou um pouco confusa e foi um pouco arrastado, mas a partir da página cem a história ficou tão intrigante que eu não podia parar de ler. A autora nos leva para a época vitoriana onde vampiros e lobisomens fazem parte da sociedade, e eles têm regras de etiquetas que os tornam tão diferentes de todos os semelhantes deles nos livros que já li. Então quando você começar esse livro esqueça tudo o que você já leu sobre esses seres, pois aqui só os nomes são iguais.

A personagem principal desse livro, Alexia, é incrível, ela é uma solteirona que não tem alma, ela é uma prenatural, que significa que se ela tocar em uma criatura sobrenatural ela se torna humana durante o toque, e o fato de ela não ter alma faz com que ela não meça suas palavras e seja no mínimo muito divertida. Os personagens secundários, mais especificamente, Lorde Maccon e Lorde Akeldama, são muito característicos, tem personalidades diferenciadas e que também cativam o leitor.

E a escrita desse livro é fascinante, às vezes um pouco difícil, mas a autora faz comparações muito inteligentes, descreve muito bem, é atenta aos mínimos detalhes e deixa o leitor extasiado. A trama não possui furos e é possível perceber que a autora tem um interesse pela época vitoriana e pesquisou muito para escrever esse livro.

O livro também conta com um romance, mas ele está longe de ser o foco principal do livro, mas está lá na medida certa, sem ser meloso demais ou frio demais, e nos mostra uma Alexia bem a frente do seu tempo, que é decida até mesmo em sua vida amorosa e se recusa a seguir ordens dos outros.

Mal posso esperar para ler a continuação e ver como a autora vai conduzir a história da Alexia e se você já se interessou pelo gênero acho que é um ótimo livro para começar.

site: http://www.lendoaoluar.com/2013/05/resenha-alma.html

Karini.Couto 30/03/2018

Alma? é um Steampunk para lá de fantástico! Amei conhecer Alexia Tarabotti e todo seu sarcasmo, humor inteligente e sua obsessão por se meter onde não foi chamada! rs

Alexia é uma solteirona convicta e fora dos padrões. Ela nasceu sem alma, com uma estrutura nada delicada, como ela mesma diz: "com partes avantajadas e grandes"; com sangue italiano e uma personalidade forte, mesmo com todo "jeito" possível para uma moça de estirpe, ela não mede esforços para expor o que pensa e se meter em encrencas, chamando a atenção do DAS e de todo o grupo sobrenatural de Londres! Ela é preternatural, ou seja, através de seu toque consegue anular os efeitos sobrenaturais de outras espécie, funcionando como um antídoto momentâneo para os lobos, vampiros e afins. Em Londres os seres sobrenaturais vivem em comum acordo com as pessoas normais, porém em dado momento percebe-se que estão desaparecendo seres sobrenaturais e logo mais tarde descobre-se um grupo disposto a descobrir e estudar tais seres para que supostamente possam manter a população não sobrenatural a salvo dos "monstros" que andam a solta!

Lorde Maccon é o lobo alfa e também responsável pelo DAS, que cuida da ordem da população em questão. Lorde Maccon é simplesmente temperamental como diz na sinopse e muito atraente, seus encontros com Alexia rendem boas discussões e mesmo acostumado a ser o tal, Lorde Maccon se vê perdidamente louco pela preternatural, em todos os sentidos! É interessante ver esse romance evoluir, pois Alexia, apesar de ser uma moça de família, fica intrigada com a fisiologia de Lorde Maccon (a tá!) e explora as percepções dos beijos, e toques sempre que possível! rsrs
É engraçado e inquietante ver esse casal nos seus encontros e desencontros.. Alexia possui maneiras a frente de sua sociedade o que acaba chamando ainda mais a atenção de Lorde Maccon!

Outros personagens também abrilhantam a história como o professor Lyall, que é o segundo no comando de Lorde Maccon, um homem astuto e que sempre acrescenta algo. Ele é observador e sagaz em suas colocações e percepções. Lorde Alkedama, é um vampiro antigo e que sempre está por dentro dos babados da sociedade. Um homem culto e educado, grande amigo de nossa protagonista e também com um humor ímpar!

Ler Alma? foi pra lá de divertido e instigante, o que só me deixou ainda mais curiosa pela continuação, já lançada aqui no Brasil pela Editora Valentina; que diga-se de passagem fez um ótimo trabalho nessa publicação!

Para quem não sabe já são três livros lançados aqui no Brasil pela Valentina e podem ficar tranquilos que temos a palavra da Editora que teremos todos os demais livros da série!

Que venha Metamorfose! Ansiosa!

Maria 22/09/2021

No geral, é um bom livro. É engraçado e o casal é fofo, fiquei confusa em algumas partes mas acho que isso é até normal em livros de fantasia. Um ponto negativo é que os capítulos são exaustivamente longos, então a leitura fica um pouco cansativa. Não pretendo ler os próximos livros da série agora, mas talvez no futuro.