Echo Park Michael Connelly

Konshal 08/05/2022

Intuição Policial
MÚSICA PARA ACOMPANHAR A LEITURA:
Echo Park, de Ten Fé

Harry Bosch é um detetive experiente da polícia de Los Angeles com bastante idas e vindas na instituição. O retorno da aposentadoria é um desses exemplos. Um assassinato sem resolução há 13 anos é outro.

O caso de Marie Gesto é uma grande frustração para ele. Mesmo após tanto tempo, Bosch volta sua atenção a esses arquivos na esperança de ter algum insight que o permitisse encontrar o culpado. Ter o contato dos pais de Gesto salvo no celular era outro indício do seu envolvimento com esse crime em particular.

Uma eleição municipal, no entanto, faz com que mais pessoas na polícia se interessassem pelo caso, mas não exatamente por sua resolução. E o envolvimento muito grande de Bosch com ele torna-se um grande empecilho nesse uso político do caso.

Echo Park, de Michael Connelly, traz como protagonista o personagem que inspirou a série Bosch do Prime Video (até aqui com sete temporadas). O texto do livro traz a forma clássica do gênero policial: textos e diálogos diretos, concisos, objetivos. Pouca coisa além do caso de Gesto em si e sua influência (para o bem e para o mal) na vida de Bosch é acrescentado à história. As únicas exceções correspondem às relações profissionais e pessoas do próprio Harry Bosch: na primeira categoria entram Jerry Edgar (antigo) e Kiz Rider (atual) parceiros de Bosch na polícia; a agente do FBI, Rachel Wailing, surge com uma relação amorosa ainda não resolvida com ele.

Alguns apuros e complicações ocorrem após o caso de Gesto ser oficialmente reaberto por tais questões políticas e cabe a Bosch se esforçar para que o assassinato de Marie Gesto seja esclarecido, de fato, após tanto tempo. E toda essa batalha será travada apenas para confirmar a intuição que Harry Bosch carregou consigo desde o início.

Rafael 22/10/2010

Me fez querer ler outros livros de connely
Nunca havia lido um livro de Michael Connelly. Comprei essse por estar em super promoção numa livraria local.

A história ocorre em 2006, 13 anos após o desaparecimento de Marie Gesto, caso este que o detetive Harry Bosch não conseguiu concluir.
A prisão de um maníaco que afirma saber onde está o corpo de Marie Gesto, muda totalmente o curso das investigações do caso (ainda aberto).
A narrativa possui uma trama política envolvente e de fácil leitura. Além disso, a vida pessoal do detetive entremeia diversos pontos do romance devido sua ligação íntima com o caso e seu relacionamento com suas parceiras.

O fato de nunca ter lido nenhum romance do autor não foi um problema.
O livro é ótimo, cheio de reviravoltas, assim como todo bom thriller policial
Allex 22/06/2014minha estante
Leia dívida de sangue, é o melhor dele

Cissa 08/11/2010

Diversão garantida

Histórias policiais parecem ser todas mais ou menos iguais. São previsíveis, seguem o mesmo ritmo e a nossa expectativa é quase sempre a mesma: o assassino preso e o bem e a justiça vencendo.

O que torna uma trama melhor que a outra é a forma como é contada, é o estilo do autor e aqui Michael Connelly, que é sempre um ótimo contador de histórias, tece muito bem sua trama.

Echo Park é uma história ágil, bem construída, mostrando o lado humano do detetive Bosch e sua incrível capacidade de dedução e coragem apesar de ser um policial mais velho que a média.

Sendo uma história bem enredada a leitura não é cansativa, e me levou a usar minha capacidade de dedução e análise que é o que me faz gostar muito de histórias policiais e suspense.

Quem quiser entretenimento, pensar e deduzir para encontrar a verdadeira razão que levou aos crimes, tem aqui uma ótima oportunidade.

Não sei como ainda não fizeram um filme, pois com um bom roteiro e os atores certos seria mais um sucesso de Hollywood.

Pena que os livros de Michael Connelly sempre são um dos mais caros das livrarias, capacidade e sucesso têm seu preço. Mas vale a pena.

Vi 13/01/2022

Echo Park
Um bom thriller policial. O detetive Harry Bosch investiga o assassinato de Marie Gesto que aconteceu há mais de 13 anos.
Mas durante todos esse anos nunca conseguiu solucionar o crime. E começa a ter uma reviravolta quando um outro caso pode está relacionado a esse!
Esse livro estava na minha estante por mais ou menos 2 anos, uma vez cheguei a começar a ler mas não passei das 20 páginas. E por acaso a biblioteca em que frequento está fechada nesse mês, a única solução seria ler algum livro da minha estante!!! Gostei bastante do desenvolvimento da historia, só acho que não seria necessário 469 páginas, se a história fosse resumida em 300 páginas já estaria ótimo. Mas é um bom livro, já quero ler outros do Connelly.
Lucas. 23/01/2022minha estante
Excelente resenha... Muito obrigado por ter me avisado??

Vi 23/01/2022minha estante
Obrigada... Eu que agradeço???

claudioschamis 05/02/2009

Uma ótima trama policial que vai fazer você não querer parar de ler. Li em 3 dias. Mais uma aventura do detetive Harry Bosch de tirar o fôlego. Muita ação e um ritmo alucinante dão ao livro um toque especial e o tempero certo que um bom livro policial deve ter. A investigação no livro além de muito bem armada levam o leitor a esperar qualquer desfecho para a história.

Tiego1 22/04/2013

Gostei mesmo!
Não sou muito fã de obras policiais que giram em torno de crimes cabeludos misteriosíssimos que só se resolvem no fim. Achei este livro naquelas gôndolas de supermercado e resolvi comprar porque julguei ser interessante pela capa (não façam isso, crianças) e também porque estava barato (não tá fácil a vida né). Comprei ano passado pra começar a ler quando saísse de férias, no fim de março.

De férias, comecei e devorei o livro todo em alguns dias, seja pelo enredo dinâmico, pelas reviravoltas que a história tem, ou pelo detalhamento apenas de fatos relevantes que prendem a atenção, ao contrário de outros livros que perdem-se ao detalhar coisas que não são tão importantes.

Harry Bosch é apaixonado pela sua profissão, e entendo a sua determinação em elucidar o crime, que o atormentou durante tanto tempo, mesmo aposentado. Referente a Rachel, não li nenhum outro livro do autor, mas percebi que tem um rolo aí que vem de tempos e que continua depois. Mas a história deles em Echo Park flui sem dificuldades de compreensão do leitor.

O final não é aquela surpresa enorme, mas me convenceu por ter sido bem amarrado, sem atropelos ou delongas. Comparações com Agatha Christie são inevitáveis, mas achei uma linguagem bem diferente entre os dois. Gostei bastante do livro, conseguiu me prender e fiquei empolgado em ler outros. :)

Nessa Gagliardi 05/10/2009

Connelly definitivamente me fisgou. Sua narrativa rápida me conquistou logo nas primeiras páginas.
Para quem gosta de um bom policial, pode mergulhar de cabeça. Entrou pro topo dos escritores preferidos deste tipo de literatura. Show!

Flavio Assunção 15/09/2016

"Echo Park" é o décimo segundo livro em que Michael Connelly apresenta seu personagem Harry Bosch, cuja característica principal é a forma como entra de coração nos casos em que acompanha no setor de Abertos/Não Resolvidos do Departamento de Polícia de Los Angeles. Devido a toda essa paixão, ele acaba muitas vezes sendo impulsivo, rebelde e transgredindo algumas regras, tudo pelo bem maior, que a resolução de um crime.

Dito isto, em Echo Park, Bosch recebe com surpresa que um assassino em série vai confessar ter matado Marie Gesto, caso que ele tenta há 13 anos solucionar, mas sem sucesso. Juntamente da garota, pretende assumir a autoria de mais outros crimes que até então também estavam em aberto. A partir disso, inicia-se uma trama repleta de reviravoltas, que mostra o detetive mais uma vez tentando driblar uma série de histórias obscuras para desvendar toda a verdade por trás.

"Echo Park" tem uma narrativa ágil e coesa. Pode ser que em alguns momentos haja certa forçação de barra, mas nada preocupante. Alguns furos podem ser encontrados, mas são bem pequenos e sem grande impacto na história principal. Achei que a personalidade do assassino confesso pudesse ser mais aprofundada, mas quem poderia fazer isso era Jeffery Deaver e não Connelly, que preferiu realmente focar nas injustiças que Bosch sofre e em sua obsessão pelo caso de Marie Gesto.

Já li outros livros do autor, mas os que mais me agradam são aqueles em que Harry Bosch é o investigador, justamente por essa sua personalidade única, que se mostra difícil, mas extremamente honesta, sempre em busca da verdade, sem se importar com hierarquias, questões políticas e burocracia. De fato, o personagem é um show a parte nos livros em que atua.
Renata 16/09/2016minha estante
Me parece interessante

otxjunior 04/06/2020minha estante
qdo eu li este achei inspirado por o

otxjunior 04/06/2020minha estante
por o silencio dos inocentes, de thomas harris.

Lorena329 24/02/2023

Bosch, o detetive de alma atormentada, amante do bom jazz
O começo do livro foi envolvente, a luta do detetive Harry Bosch para resolver o caso Marie Gesto a qualquer custo o levou a diversas investigações, suspeitas e teorias falhas consecutivas. A busca por uma resposta fidedigna apesar dos fatos apresentados como fim de caso foi o que realmente moveu a história. Esperava mais da resolução do caso e da história como um todo, apesar disso, a escrita e as teorias apresentadas ao longo da narrativa envolve o leitor facilmente em torno do desenrolar da história. Um bom livro de investigação policial!

Araggorn 13/10/2011

Echo Park
Michael Connelly está inspiradíssimo nesta história com o detetive Harry Bosch.
Um dos melhores livros com o famoso detetive Harry Bosch!
Após voltar da aposentadoria, Harry Bosch jamais se esqueceu do caso que até hoje o atormenta. O desaparecimento da jovem Marie Gesto.
Harry está mais impetuoso e obscecado do que nunca e não vai medir esforços até resolver este caso que está em aberto há 13 anos, mas o destino parece agarrar Bosch pelo pescoço quando policiais de patrulha num jogo dos Dodgers param uma van em Echo park e ganham um serial Killer de presente. Só que esse assassino em acordo com a promotoria tem algo que interessa muito ao detetive. Uma Pista sobre Marie Gesto. O que Harry não sabe é que há coisas demais em jogo que talvez ele não possa controlar e sua vida pode estar perto do fim.

Absolutamente envolvente! Corra e compre o seu!
Márcia Naur 15/12/2013minha estante
Estou lendo meu amigo, adoro ler seus comentários.
Bjks

Tay.albuquerq 03/01/2021

Esse livro fez eu perceber o quanto eu gostava de livros sobre investigações criminais e mistério. E possivelmente eu até teria uma carreira como detetive

San... 12/12/2011

Muito bom!!! Uma trama policial excelente, onde os desdobramentos nos surpreendem até o final, que é bastante inesperado. Leitura prazerosa, não repetitva.Um daqueles livros onde o leitor tenta decifrar o desfecho mais à base de palpites do que pelos fatos narrados. Ainda que as pistas todas não auxiliem nossa perspicácia, o final se mostrará bastante coerente e não desapontador. Recomendo.

Filino 25/01/2021

Bom romance policial
"Echo Park" tem um ritmo alucinante. O enredo, como toda boa história policial, tem algumas surpresas e reviravoltas. Harry Bosch encarna aquela (clássica) figura de detetive meio que encerrando a carreira, um pouco descuidado no lado pessoal, mas comprometido na solução do caso que o atormenta durante vários anos.

Luiz Miranda 01/06/2017

Michael Connelly é um porto seguro
O livro é bom? Sim. Bem escrito? Com certeza. Connelly é experiente e sabe segurar o leitor. O livro tem intrigas, reviravoltas e ação (mais psicológica e investigativa). Não traz nada de novo pra quem é acostumado com o gênero, mas é um trabalho sólido, bem amarrado.

Tem aquela dose de absurdo aceitável, nada totalmente impossível ou ilógico. Inclusive a última das reviravoltas coloca a história nos trilhos e corta as pontas soltas. De repente poderia ter umas 50 páginas a menos, mas tudo bem, Connelly é um carpinteiro cuidadoso e merece o sucesso que tem.
Jeff Ettore 17/09/2017minha estante
Que boa resenha, hein!?
Me convenceu a ler de primeira.

Luiz Miranda 17/09/2017minha estante
Obrigado. Espero que goste do livro.

Gabriela 20/02/2012

Echo Park - Michael Connelly
O livro faz parte da série do personagem Harry Bosch e é o 12°, porém não senti falta dos livros anteriores ao ler este. Portanto, acho que o que os livros têm em comum mesmo é o detetive Harry Bosch, mas os casos que ele resolve não devem ser conectados. Talvez para quem leu os livros anteriores, fique mais clara a relação entre Bosch e Rachel e também saiba o motivo dele ter se aposentado e depois resolvido voltar à ativa, só que nada disso atrapalha o entendimento do livro. Aliás, pela minha rápida pesquisa, parece que não foram lançados todos os livros da série no Brasil (corrijam-me se estiver errada).

Bem, a história de "Echo Park" gira em torno do caso de Marie Gesto, que foi assassinada 13 anos atrás e a polícia nunca descobriu o autor do crime. Embora Bosch voltasse a pegar o caso de tempos em tempos, nunca conseguia nada de concreto que incriminasse alguém. Até que um assassino, capturado a pouco tempo e prestes a ir a julgamento, faz um acordo para confessar quem foram todas as suas vítimas e em troca escapar da pena de morte. Uma dessas vítimas seria Marie Gesto. Além disso, havia na documentação do caso uma pista que poderia levar ao assassino logo na época do crime, mas que não foi investigada por Bosch e seu parceiro.

Com tudo isso, Harry Bosch passa a questionar suas próprias habilidades, mas nosso destemido detetive também deseja descobrir o que mais há por trás desse acordo entre o assassino e a promotoria. O resto da estória vocês vão ter que descobrir sozinhos, mas já adianto que o final do livro não desaponta, há reviravoltas antes do desfecho do caso, fazendo de "Echo Park" um livro policial perfeito para quem gosta do gênero policial.

Ingrid Santos 10/09/2012minha estante
Concordo ;)

Eu não li outros livros com o Bosch, exatamente por ainda não ter em português, mas não estou sentindo falta! Eu li O Poeta, do mesmo autor, e por isso estou mais familiarizada com a Rachel!

Estou gostando da historia! É bem escrita ;)