Cibercultura

Cibercultura André Lemos

Resenhas - Cibercultura

Tauana Mariana 31/03/2011

Pontos importantes
pg. 12 - A internet é um espaço de comunicação surrealista, do qual nada é excluído, nem o bem, nem o mal, nem suas múltiplas definições, nem a discussão que tende a separá-los sem jamais conseguir. A internet encarna a presença da humanidade nela própria, já que todas as culturas, todas as disciplinas, todas as paixões aí se entrelaçam. Já que tudo é possível, ela manifesta a conexão do homem com a sua própria essência, que é a aspiração a liberdade.

pg. 13 - Descobrimos que a realidade é uma criação compartilhada. Estamos todos pensando na mesma rede. Tal é a nossa condição desde sempre, mas o ciberespaço a apresenta diante de nossos olhos com tamanha força que não podemos mais dissimula-lá. É chegado o tempo da responsabilidade.

pg. 15 - A cultura contemporânea, associada as tecnologias digitais, vai criar uma nova relação entre a técnica e a vida social que chamaremos de cibercultura. Hoje podemos dizer que uma verdadeira estética do social cresce sob nossos olhos, alimentada pelas tecnologias do ciberespaço.

pg. 17 - Se na modernidade prevaleceu o imaginário da homogeinização e da racionalidade instrumental, a época atual impoem uma atitude complexa do fenômeno técnico.
As novas tecnologias parecem caminhar para uma forma de onipresença, misturando-se de maneira radical e quase imperceptível ao nosso ambiente cultural através do devir micro e do devir estético.
As novas tecnologias não só estão presentes em todas as atividades práticas contemporâneas, como também tornam-se vetores de experiências estéticas, tanto no sentido de arte, de belo, como no sentido de comunhão, compartilhadas.

pg. 19 - O que vemos nas diversas manifestações da cibercultura é uma apropriação de imagens, de obras através de colagens, de discursos não-lineares, um verdadeiro zapping e hacking daquilo que Guy Debord chamou de sociedade do espetáculo.
A cibercultura , mesmo em sua fase embrionária, ela é uma realidade social planetária.

pg. 26 - O surgimento da cibercultura não é só um fruto de um projeto técnico, mas de uma relação estreita com a sociedade e a cultura contemporânea.
Hoje, compreendemos por tecnologiaos objetivos técnicos, as máquinas e seus respectivos processos de fabricação. Do mesmo modo, utilizamos o termo técnica para abranger áreas tão díspares como a dança, a economia, as atividades esportivas ou mesmo objetos, instrumentos e máquinas.