História do Amor no Brasil

História do Amor no Brasil Mary del Priore

Resenhas - A História do Amor no Brasil

Cássia 21/03/2010

Mais do que o sentimento amor, Mary del Priore também trata dos vários aspectos diretamente relacionados a ele como a sexualidade, o casamento, o namoro, os papéis do homem e da mulher na mise-en-scène social.

Embora o livro não trata nenhuma revelação bombástica sobre o passado das relações amorosas(claro, para quem não faltou às aulas de história), é um trabalho de grande riqueza documental e que permite um olhar sistemático sobre a evolução das práticas amorosas no Brasil.

No final, dá até pra se concluir algo: embora muita coisa tenha mudado na concepção que hoje temos sobre o amor, o sexo e tudo o mais, essas mudanças são supervalorizadas discursivamente. E, como sempre, continuamos insatisfeitos. Se antes pelas interdições sexuais, hoje pela "ditadura do orgasmo" que sufoca os indivíduos.

Rhayssa 30/03/2010minha estante
Como sempre a tia escrevendo bem! *-*

Estou ansiosa para lê-lo! Aliás, pretendo ler em breve ^^

Gabriel.Henrique 02/02/2023

Mary Del Priori segue sendo uma historiadora maravilhosa e incrível, sua escrita viciante e cativante é um diferencial a parte. Tudo o que ela produz é de alto nível.

Raissa 28/01/2024

Extremamente necessário!
Temos aqui uma obra com o intuito de mostrar a história do amor no nosso país, desde os tempos antigos até o início do século XXI, através de diversas pesquisas em jornais, cartas, relatórios, poemas e outros registros sobre o romantismo "inicial" e o contemporâneo. Diferente da minha leitura anterior (onde o assunto é tratado de forma mais resumida), aqui o tema não é apenas jogado na nossa cara, mas também é justificado com os fatos presentes em cada época. Em resumo, vamos ver como o casamento saiu de um simples contrato social (sem nenhum envolvimento amoroso) ao que conhecemos hoje em dia (com base na ordem: conhecer, namorar, noivar e casar). Super recomendo!!!

Volnei 24/05/2015

História do amor no Brasil
Será que a amor era diferente no século passado? Quais costumes permanecem e quais se modificaram ou deixaram de existir?. Estas e muitas outras questões serão esclarecidas pela autora com muita competência, percorrendo 450 anos de idéias, praticas e modos amorosos no Brasil

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Pipoco 06/01/2017

Prepotência já no título
O título já demonstra muita prepotência ao apresentar a obra como A "história do amor no Brasil." Longe disso, o que encontrei foi um texto raso, superficial, daqueles que a gente até lê quando tá fazendo uma viagem em um metrô lotado para casa sem que isso prejudique a leitura: é tão, mas tão simplista, que chamar de leitura acadêmica não seria apenas um engodo, mas um insulto aos verdadeiros intelectuais.
Por outro lado, embora a autora não se refira à obra como simplesmente um romance ou uma leitura mais didática acerca de pesquisas realizadas, ainda assim temos um livro no qual fica aquela sensação no final: "por favor, alguém pode me devolver as horas que perdi??""
Elenai 18/02/2018minha estante
Reparei que vc sente um asco profundo pela autora. Vc pode indicar obras históricas de historiadores brasileiros que tenham um trabalho acadêmico superior? Fiquei curiosa.

Biblioteca Álvaro Guerra 15/01/2019

O que é o amor? Sentimento imutável ao longo da História ou manifestação vinculada ao seu tempo? As pessoas namoram e se beijam hoje da mesma forma que faziam durante o período colonial? A historiadora Mary Del Priore - autora de 'História das mulheres' e 'História das crianças' - responde a essas questões percorrendo, com competência e leveza, 450 anos de idéias, práticas e modos amorosos no Brasil. Da rígida família patriarcal até a 'desordem amorosa' propiciada pela pílula e pela revolução feminista, do amor-paixão ao amor que leva ao casamento, do flerte à paquera, a autora aborda séculos de vida amorosa no Brasil. Ricamente ilustrado, 'História do amor no Brasil' é dirigido a mulheres e homens que querem entender - e viver - o afeto mais cantado da História.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8572443045

Barbara Martins 22/05/2023

O amor no passado
Mais um livro da Mary de Priore, mais uma viagem no Brasil do passado e toda vez que acompanho essa autora numa obra como essa eu me sinto realizada. Este livro é uma imersão no passado sob a perspectiva romântica, com citações de livros, revistas, poemas e músicas. A escrita flui muito bem e mesmo com tanta coisa pra fazer eu só desejava ler esse livro.