Contos de fadas sangrentos

Contos de fadas sangrentos Rosana Rios

Resenhas - Contos de fadas sangrentos

Dani.Consul 08/11/2023

Conto de fadas sangrentos
O livro é simplesmente perfeito, são contos curtos e te prendem do começo ao fim. O livro pende tando que pode ser lido em um dia, cada conto brinca com as emoções do leitor, um brinca com a raiva, o outro com a alegria, mas sempre focando na tristeza dos contos.
Os detalhes das páginas no meio dos contos é lindo e explica em uma só gravura o conto lido e cada conto tem seu toque especial que prende o leitor a querer saber o que acontece.
Esse livro foi a melhor recomendação desse ano, amei ter lido e super recomendo??

dodao 14/04/2023

Nostálgico demais <3
Fazia muito tempo que não lia um livro de contos, me lembrou muito de quando eu era criança e lia livros assim, adorei de verdade! Admito que me assustei com algumas histórias porque eu não esperava ser tão "explícito", de certa forma, mas acredito que seja exatamente isso que deixa as histórias mais interessantes. Fora todo o lado místico e mágico que as histórias tem, envolvendo fadas, encantamentos, reinos mágicos, príncipes e princesas! A autora também coloca no final do livro, explicações das inspirações que teve pra cada conto.

Lucy 02/11/2022

Sangue, ossos e canibalismo
Li o livro para os alunos do ensino fundamental II, 7, 8 e 9 anos. Eles gostaram bastante e apesar de ter estes elementos do título, há ressurreição, prisão dos assassinos e sempre acaba com um final esperado.
Cheios de simbolismos que podem ser tratados e analisados com os alunos, se tratados de maneira divertida, crítica e com oerfil crítico, eles se envolvem sempre, em sua maioria.
Recomendo grandemente e se tiver dúvidas leia antes e prepare a leitura com as pontuações simbólicas.

Ana Flávia Klippel 24/04/2022

Mais que contos
São contos que mexem com a gente, nos tiram da zona de conforto de que contos são infantis. Trazendo a essência deles que contos vêem para alertar, encantar, assustar e ensinar de forma contagiante. Seja por medo ou diversão.

O conto ?Sob o Junípero? foi um conto que me deu frio na barriga e me cativou até o fim.

Kymhy 05/04/2018

Contos de fadas sangrentos - Rosana Rios
Entrando na onda de recontar os famosos contos de fadas, encontre a sua mais nova versão: extremamente sangrenta, macabra e violenta, com manchas de vermelho espalhadas por todos os lados e com personagens sanguinários.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-contos-de-fadas-sangrentos-rosana-rios/

Samantha 04/05/2014

Todos nós conhecemos os contos de fadas da Chapeuzinho Vermelho, A Bela e a Fera, Cinderela, João e Maria, etc... Essas histórias são contadas de geração a geração, mas também existem outras histórias, tão antigas quanto essas, mas um tanto... Sangrentas. Elas já foram esquecidas pela maioria, por medo de achar que seus filhos ficariam mais "violentos" se as escutasse, mas assim como os contos de fadas mais populares, essas histórias passam mensagens muito importantes e valem a pena serem lidas!

Pensando nisso, a escritora Rosana Rios criou este livro, reunindo e reescrevendo cinco contos sangrentos que a maioria das pessoas (eu estou inclusa) não conhecem.

O Noivo Ladrão fala de uma jovem que ficou noiva de um ladrão que mata mulheres para comer. O Estranho Pássaro é a história de um feiticeiro que sequestra crianças. O Filho Perdido é sobre um cozinheiro que fingiu matar o filho da rainha por ganância. O Pássaro de Fogo mostra a busca de um príncipe por um pássaro que vai fazer seu pai mais feliz. Sob o Junípero é a história de uma madrasta malvada que matou o enteado por maldade.

O meu conto preferido foi "O Filho Perdido", essa é a maior história do livro e a mais detalhada, é incrível como o jovem príncipe é teimoso e como isso o meteu em muitas enrascadas, aposto que ele aprendeu umas boas lições!

A diagramação está lindaaaa, amei a capa, as folhas são mais durinhas, um capricho de livro. Em todo começo de história tem uma ilustração e no meio também, a gente para e fica olhando o desenho por no mínimo 1 minuto, é tipo hipnose.

No final do livro há uma página só para bibliografias, dá para ver que a autora pesquisou bastante, todas as versões destas histórias! "Contos de Fadas Sangrentos" é um livro para gente que adora contos de fadas com uma pitadinha de sangue.

site: Mais resenhas em: http://sopramenores.blogspot.com.br/

Kel Costa 22/06/2013

Não tenho o costume de ler contos, acho que não consigo me prender muito nas histórias curtas, mas quando vi Contos de Fadas Sangrentos, o lado puxado para o terror me chamou atenção e acabei pegando para ler. Foi definitivamente uma grata surpresa. O livro é uma releitura de contos muito antigos que — de acordo com a explicação super interessante da Rosana — não costumavam ter autoria, mas que foram sendo recontados ao longo do tempo por escritores famosos como os irmãos Grimm ou Hans Christian Andersen.

O livro já ganhou pontos comigo nessas primeiras páginas, na apresentação da autora, que deu uma pequena aula sobre a origem dos contos de fadas. Eles nascem sombrios, macabros, aterrorizantes, mas a “recontagem” (oi, Disney!) que passam ao longo dos anos acaba por tirar-lhes essa essência. Portanto, Rosana Rios buscou por contos que não são tão conhecidos e que ainda possuem esse tom obscuro.

Contos de Fadas Sangrentos reúne 5 contos de enredos bem distintos, mas demasiadamente macabros e cheios de sangue e membros decepados (isso não se pode dizer que falta no livro rsrs). Gostei muito da elaboração dos textos, que ficaram bastante sucintos, com diálogos rápidos e práticos. Foi uma leitura prazerosa que não senti passar.

Ainda há ilustrações muito bem elaboradas que acompanham os contos e dão um gostinho a mais ao leitor. Passei longos minutos observando cada uma delas e reparando em todos os detalhes que ia encontrando, mesclados entre as ilustrações e as histórias.

Recomendo para os que curtem contos literários e também para aqueles que como eu, não costumam ter muito contato com esse tipo de literatura. Achei muito divertido e ainda tive uma aulinha cultural bem interessante!

>> Link da resenha: http://www.itcultura.com.br/2013/05/contos-de-fadas-sangrentos-rosana-rios/

Vivi 26/05/2013

Este livro é uma ótima opção para quem quer conhecer alguns contos de fadas não tão fofinhos como estamos acostumados a ver por aí.

Rosana Rios já inicia dando um show com a apresentação do livro aos leitores. Falando sobre a importância das versões originais dos contos de fadas, que são tenebrosos em sua essência, que foi deturpada com o passar dos anos.

São ao todo cinco contos escolhidos pela autora para compor a obra. E por mais antigos que esses contos possam ser, nos trazem reflexões de temas atuais. Como sempre costumo fazer com resenhas de livros de contos, não vou estragar a surpresa de quem porventura vier a adquirir o livro, então não falarei de nenhum conto específico.

A leitura dos contos é super rápida, a linguagem é simples e a arte gráfica é outro show a parte! A editora caprichou em todos os detalhes, todos os contos tem ilustrações de página dupla, o que aproxima ainda mais o leitor do clima do livro. O livro conta também com informações interessantes sobre cada conto no final do livro, bem como uma lista bibliográfica e de sites que a autora utilizou em sua pesquisa. Vale a pena conferir!

Livro super recomendado para quem curte contos clássicos!

Bjokas!!!

Resenha: http://migre.me/eJRAe

Fimbrethil Call 18/04/2013

Contos de terror
Na verdade, que conto de fada não é um conto de terror? Com essa história de politicamente correto, a pior contribuição dos americanos pra história da humanidade, os contos de fada viraram contos bonitinhos pras crianças se sentirem bem, quando na verdade esses contos não são só pra crianças. Esse livro é ótimo por mostrar os contos originais, sem medo de mostrar coisas politicamente icorretas. Só espero que a Rosana Rios lance outros livros de contos de fadas contando a história verdadeira.

@APassional 19/03/2013

Contos de fadas sangrentos * Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
Contos de Fadas Sangrentos é a 130ª obra publicada da autora brasileira Rosana Rios, que comemora em 2013 seus 25 anos de carreira na área de literatura para jovens e crianças.

Na apresentação do livro, a autora nos fala sobre a importância de entrarmos em contato com as versões originais dos contos de fadas, em suas formas mais primitivas e escabrosas, que abordam assuntos eternos como perda, morte, amizade, amor, tristeza e alegria.

"Quem lê ou ouve os clássicos, com todos os detalhes tenebrosos, tem melhor estrutura para lidar com as carências e a violência do mundo."

Nesta obra, há cinco contos escolhidos pela autora, sendo eles:

O Noivo Ladrão
O Estranho Pássaro
O Filho Perdido
O Pássaro de Fogo
Sob o Junípero

Nos dois primeiros contos, O Noivo Ladrão e O Estranho Pássaro, vemos homens que atraem donzelas para armadilhas, utilizando-se de mentiras ou disfarces, aproveitando-se de sua ganância ou generosidade, onde no final, a esperteza predominará. Em O Filho Perdido, observamos como em nome do amor uma injustiça foi cometida e como através do amor, a verdade finalmente vem à tona. O Pássaro de Fogo é o maior dos contos e também onde ocorrem o maior número de confusões, geradas por cobiça, teimosia e trapaças. O último conto, Sob o Junípero, foi o que eu achei mais cruel, já que a vilã praticou o que chamamos hoje de "assassinato por motivo torpe, com recurso que dificultou a defesa da vítima", "incriminação de menor inocente" e antropofagia.

São temas universais e super atuais, concordam?

Facas, cepo, machado, muito sangue derramado...
Mas em todo Conto de Fadas sempre há aprendizado ;)

Eu não poderia deixar de elogiar o projeto gráfico, que é maravilhoso. Na capa, as letras e a moldura da foto foram impressas em camada metálica prateada (Hot-Stamp) contrastando com o preto fosco e o sangue que pinga do bico do abutre, em verniz vermelho. As páginas são feitas com aquele papel "mais grossinho" e as ilustrações assinadas por Jean-Claude R. Alphen dão o toque especial à obra. Há uma grande ilustração de duas páginas para cada conto, e um pequeno detalhe de cada ilustração acompanha o título dos contos. No final do livro, há um breve relato da autora sobre a origem de cada conto, além da bibliografia e lista de sites utilizados durante a pesquisa e a biografia da autora e do ilustrador.

Devorei o livro numa tarde chuvosa de domingo, foi uma delícia, não conhecia as histórias apresentadas e curti bastante a experiência. Parabéns à autora pela ideia do projeto e cuidado na seleção e transcrição dos contos, ao ilustrador pelo original trabalho e à Farol Literário pela linda edição.

Livro recomendado, não importa a sua idade =D

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 19/03/2013: