A Conspiração Gnóstica

A Conspiração Gnóstica Robson Pereira Rocha

Resenhas - A Conspiração Gnóstica

Aventura de aprender 31/12/2018

O livro é excelente, mas não há nenhum suspense ou mistério para quem conhece a Bíblia. É totalmente baseado em fatos reais e há poucos personagens fictícios. Foram inventados alguns nomes, mas as situações são históricas.

O apóstolo João passa o tempo se lembrando de tudo o que viveram com Cristo e os demais apóstolos e discípulos porque pensa que não há mais nada para fazer na Obra de Deus.

Entretanto, se depara com a heresia gnóstica que estava ameaçando a Igreja. Entre tantas outras características, essa heresia buscava desassociar a humanidade e a divindade de Jesus. Por isso, ele decide contar a história da ressurreição de Lázaro para mostrar que Jesus é Deus e homem na mesma essência e substância, sendo pessoas diferentes.

O que achei mais interessante no livro é como as heresias tropeçam em seus próprios pressupostos. A forma específica de gnosticismo relatada na história é a que acredita apenas na espiritualidade de Jesus e não na Sua humanidade. Entretanto, o gnóstico que contende com João busca mostrar que Jesus não se importa com o sofrimento dos outros, o que seria algo perfeitamente “humano” e não “divino”.

“Senti uma profunda pena por esse pobre homem. Olhando bem para ele, bem dentro de seus olhos, reconheci a mesma arrogância que tantas vezes vi nos fariseus que volta e meia vinham testar a Jesus. A mesma certeza cega de que eles, e somente eles, os predestinados, os escolhidos os superiores, conheciam os mistérios ocultos. Silvano era um homem alto, forte e orgulhoso de sua cidadania romana, cujo olhar sorrateiro e fala mansa e dissimulada não conseguiam esconder sua desmedida ambição em liderar a Igreja, pois acreditava ser o mais qualificado e capaz dentre todos para exercer o ministério. Por isso, sempre teve dificuldade para entender e aceitar a Maravilhosa Graça de Deus, sua extensão a todos, principalmente aos pobres e desprezados desse mundo”.

É fascinante pensar também que o mesmo João que pensava não fazer mais nada na Obra de Deus, além do quarto Evangelho ainda escreveu mais três epistolas e o livro de Apocalipse.

Outro ponto que merece atenção é que apesar de apenas seitas declaradas como as Testemunhas de Jeová e o espiritismo tenham credos totalmente gnósticos, muitas vezes em nossas vidas e igrejas estamos vivendo com esses pressupostos sem nos darmos conta disso. Exemplos:

1 – Considerar que é dever da Igreja se preocupar apenas com o material e terreno ao invés do espiritual, ou vice versa (preocupar com o espiritual e negligenciar o material).
2 – Considerar que o Novo Testamento é mais importante do que o Antigo
3 – Desassociar a imagem de Deus entre os testamentos
4 – Pensar que o cristianismo é privilégio de apenas algumas pessoas e que Deus não quer alcançar a todos
5 – Pensar que aqueles que têm mais conhecimento e estudo são cristãos superiores aos demais
6 – Acreditar que Deus não quer dar as mesmas oportunidades para todos
7 – Pensar que certos escritores das escrituras tem mais importância do que os outros
8 – Acreditar que Deus não opera mais da mesma forma como operou no passado

Apesar de que muitos que seguem ideias como essas, são realmente cristãos genuínos, é interessante observar o quanto o gnosticismo ainda tem um pouco de influência em nosso meio. Entretanto, pensar dessa forma não é suficiente para anular o cristianismo porque eles não negam a divindade e/ou a humanidade de Cristo que se encarnou, morreu e ressuscitou para nos salvar. Esse é um resumo do chamado “Credo de Atanásio” que á a Fé real que todos devemos professar:

“A fé católica consiste em adorar um só Deus em três Pessoas e três Pessoas em um só Deus; sem confundir as Pessoas nem separar a substância; porque uma só é a Pessoa do Pai, outra a do Filho, outra a do Espírito Santo. Mas uma só é a divindade do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, igual à glória e coeterna a majestade; Qual como é o Pai, tal é o Filho, tal é o Espírito Santo.”

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/46176609-outros-livros-lidos-em-2017

Paulo 27/01/2018

A Conspiração Gnóstica
João foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Segundo a Bíblia Sagrada, ele era o seguidor mais próximo e íntimo de Jesus, pois, de todos os seus adeptos ele foi o único que testemunhou a crucificação de seu Mestre e foi aos cuidados dele que Cristo confiou sua mãe.

João escreveu um dos quatro evangelhos, três cartas e o ultimo livro da Bíblia, o Apocalipse. Segundo testemunhos muito antigos, por volta do ano 61 D.C o missionário foi incentivado pelos presbíteros da igreja a escrever as boas novas de nosso Senhor Jesus (A palavra evangelho quer dizer boas novas) para combater uma seita herética que crescia dentro da igreja de Éfeso (cidade Greco-romana da antiguidade, fica na costa ocidental da Ásia Menor, em uma área litorânea da atual Turquia) que negava a divindade de Cristo.

O grupo defendia que Jesus não era Deus, e que quem morreu na cruz foi o homem Jesus e não Deus Jesus (Os Gnósticos criam que a matéria é má e somente o espírito é bom. Segundo eles nossos corpos são inúteis e serve somente como vasos para nossos espíritos que são eternos. O alvo de todo homem é buscar um conhecimento especial (gnoses) que o elevará a perfeição) pensamento este combatido pela igreja, pois, os Cristãos acreditam que Jesus é 100% Deus e ao mesmo tempo é 100% Homem, quebrando este argumento.

Através de uma história fictícia o autor brasileiro Robson Rocha, conjectura de forma brilhante os passos que o apóstolo João enfrentou para escrever o quarto evangelho que compõe a Bíblia. O livro traz uma pesquisa muito bem feita e reflexões esclarecedoras e profundas sobre a ressurreição de Lázaro.

O único ponto que não tanto gostei tanto nesta narrativa foi à construção de alguns personagens, pois, em alguns momentos tive a impressão que eles estão ali simplesmente para o autor explicar algum conceito ou nos ensinar alguma lição (talvez isto não seja ruim, para mim foi, porque gosto do desenvolvimento de personagens), contudo não é nada que comprometa toda a leitura.

Em suma adorei a história, em vários momentos tive a impressão de que era mesmo o próprio apóstolo João narrando os fatos. Foi uma leitura breve, simples e bem edificante.
Resenhas Cristãs 27/01/2018minha estante
Hey mano! Que resenha bacaninha, heim! Gostei muito! Eu sempre quis ler esse livro e nunca tinha nenhum amigo de confiança que o tivesse lido. Foi bom ter lido uma resenha sua. :) ler que o autor falhou em descrever os personagens não é uma surpresa para mim. Isso é típico de escritor brasileiro. Mas ainda assim vou dar uma chance a esse livrinho no futuro. Valeu!

Edy Marques 27/01/2018minha estante
Muito massa mano. Parabéns pela resenha, fiquei curioso e com vontade de ler.

Paulo 27/01/2018minha estante
Obrigado pessoal :-)

Cássio Costa 28/01/2018minha estante
Que livro interessante, vou ler também. Parabéns pela resenha Paulo.

Mary 13/03/2014

Recomendado para todos aqueles que amam a verdade e a pureza das Sagradas Escrituras.
O livro é narrado em 1ª pessoa pelo apóstolo João, quando este já está com a idade bastante avançada – porém, antes de ser exilado na Ilha de Patmos. Já velho, e tendo trabalhado arduamente para o seu Senhor, João parece querer apenas um pouco de sossego, enquanto aguarda a hora da sua partida - ele é o último dos doze que ainda está vivo.
Mas João acaba se deparando com uma nova e perigosa heresia no meio dos cristãos, e que fará com que ele comece a perceber que a sua labuta aqui na terra ainda está bem longe do fim. Essa heresia se chama gnosticismo, que dentre outras ‘filosofias’, ensina que a salvação se dá somente por meio do “conhecimento”, que Jesus não veio em carne, que era apenas um “espírito evoluído”, que não é o Filho de Deus e que não ressuscitou. João utiliza a história da ressurreição de Lázaro (milagre que ele teve o privilégio de ver com os próprios olhos) como ferramenta para combater a heresia gnóstica que ameaça a igreja de Éfeso.
“A conspiração gnóstica” é um livro agradabilíssimo de ler, especialmente indicado para àquelas horas mais tranquilas - e até mesmo para aqueles momentos de comunhão íntima com Deus, pois apesar de ser uma ficção, sua narrativa tem um toque de literatura devocional – e é impossível ler essa obra sem sentir a presença do Mestre.
Ao término do livro, parece que realmente lemos uma narração feita pelo discípulo amado, pois o autor consegue reproduzir, com bastante êxito, algumas características da escrita do apóstolo João.

“A Conspiração Gnóstica levará você a “mergulhar em uma jornada rica e inesquecível que mostra os momentos que antecederam a criação do Evangelho de João e os motivos que o levaram a escrevê-lo”. (trecho extraído da orelha do livro citado).
Robson 29/12/2014minha estante
Prezada Mary,
fiquei muito feliz de ver que a leitura de meu livro cumpriu seu objetivo em sua vida: trazer um pouco de conhecimento da palavra de Deus e estimular a comunhão com o Senhor. Não tenho a menor ideia de quantas pessoas já o leram, mas mesmo que só você tenha sido tocada por ele, todo o esforço de escrevê-lo e publicá-lo terá valido à pena.
Um abraço e fique na paz.