Discurso Sobre a Servidão Voluntária

Discurso Sobre a Servidão Voluntária Etienne de La Boétie

Resenhas - Discurso Sobre a Servidão Voluntária

milli.g 02/03/2022

Uma leitura rápida.
O autor crítica o povo por não tomar sua liberdade de volta, que o tirano tomou.
Entendi os pontos dele com relação, principalmente, as pessoas que já nasceram escravas e acabam não sentindo a necessidade de lutar pela liberdade por nunca terem a conhecido.
Porém, não concordo com a posição dele e a maneira como apresenta que é simplesmente querer possuir a liberdade que se terá ela, são muitos fatores abrangentes que envolvem a "capacidade" de conquista-lá novamente.
Outro ponto que entendi, é que realmente esses tiranos acabam manipulando o povo e usando de sua ignorância os fazendo esquecerem com coisas simples o mal feito a eles pelo senhor(tirano).

Isoldinha 28/02/2022

"Aprendamos portanto, enquanto ainda há tempo[...]"
"[...]Aprendamos a fazer o bem."

Um livro que todo mundo deve e pode ler, se quiser entender mais sobre a tirania das pessoas que estão no poder.

Mariana Lourenço 28/10/2021

interessante
É uma obra muito interessante e que me fez refletir bastante a respeito da liberdade. É bem desconcertante o fato de um livro escrito a muitos anos atrás apresentar pontos que podem ser identificados em nossa sociedade atual.

E um aspecto que chamou muito a minha atenção é a analogia dos animais selvagens para com a liberdade. Os quais estão conscientes do prazer atribuído a ela, então se tornam menos suscetíveis à submissão, lutando assim até o último momento para poderem mantê-la e não se conformando com sua perda.

Evandro.Parussolo 29/08/2021

Mais atual impossível
Por ter sido escrito a muito tempo atrás fiquei surpreso como não mudou nada, as pessoas não mudaram, elas se adaptaram a vida que lhes foi imposta mais a essência não mudou, triste isso.

Nick 05/05/2021

É bom mas....
É um livro até que fácil de ler, porém muito repetitivo. Confesso que só terminei de ler por causa do trabalho da faculdade.
Bem atual, fatos importantes.