O século das luzes

O século das luzes Alejo Carpentier

Resenhas - O Século das Luzes

Deghety 18/12/2020

O Século das Luzes
O Século das Luzes é um misto de biografia de Victor Hughes, personagem histórico da revolução francesa, e três jovens (burgueses) órfãos. Com destaque para Sofia e Esteban.
Essa ligação entre o revolucionário e os jovens me foi um pouco estranha, devida a influência adulta sobre adolescentes.
O primeiro quarto da obra é meio entediante, já que narra, basicamente, a vida burguesa e fútil dos jovens. Mesmo após a chegada de Victor.
Aí, do nada, o autor te põe em meio a revolução francesa, aí toda a historicidade, psicologia e sociologia jorram no livro.
Porém, a ideia revolucionária aqui, segue a máxima do oprimido que deseja ser o opressor, com a ressalva de que essa máxima se dá aos líderes, o povo só vê o chicote trocar de mão.

"Tudo que a Revolução Francesa fez na América foi legalizar uma Grande Fuga fr Negros que não cessa desde o século XVI. Os negros não esperaram por vocês para se proclamarem livres um número incalculável de vezes "

Faço menção a essa descrição para exemplificar o que disse anteriormente. Porque a falsa ideia de liberdade do povo, em especial ao negro, é revogação com o governo sob o poder dos, até então, revolucionários.

"Sinto muito. Mas sou um político. E se restabelecer a escravidão é uma necessidade política, devo me dobrar a essa necessidade" - Victor Hughes.

Algo bastante interessante no livro, também, além da historicidade, é a ilusão e desilusão dos personagens Sofia e Esteban, que, como todo deslumbrado com um movimento teoricamente colossal, enfrentam quando vêem a revolução de dentro.
Enfim, livro muito bom mesmo.
Desconhecia o autor e fiquei impressionado com a escrita, lirismo de fácil absorção, e cronologia tempo/espaço muito interessante.

Peterson Boll 18/08/2011

Eu que já há algum tempo comecei a aprestar atenção aos diversos elogios que fazem à obra do Carpentier, resolvi por fim, começar a conhecer seus livros. E como é bom ver que as opiniões se justificam.

Grande livro, repleto de detalhes históricos mesclados com ficção, em uma narrativa tanto descricional quanto poética.

Muito Bom!