Tudo de bom vai acontecer

Tudo de bom vai acontecer Sefi Atta

Resenhas - Tudo de bom vai acontecer

valmir 29/03/2024

Tudo de bom
" Desde o início, eu acreditava em tudo que me diziam sobre bom comportamento, até as mentiras deslavadas, embora tivesse meus próprios critérios ".

Acompanhamos Enitan, desde sua infância, até a fase adulta.
As amizades, os problemas políticos do país, o machismo, as tradições, família, relacionamentos...
Fluiu muito bem a história, gostei, um ótimo livro.

Carla1468 23/03/2024

Tudo de bom vai acontecer
A história desenvolve-se em três marcos cronológicos: 1971,1985 e 1995. Apresenta Enitan, em suas fases de vida(infância, adolescência e adulta) e sua amizade com Sheri, sua vizinha de infância, além de suas relações familiares,na faculdade, com o marido e no trabalho. Tem como pano de fundo a autoridade militar na Nigéria na década de 70 e 80, e apresentando um movimento contra a corrupção e a repressão às mulheres.

O enredo conta com temas como: violência, gênero, matrizes tradicionais africanas, religião, classes sociais, ditaduras militares e civis. Com enfoque na mulher e tudo entorno de como a sociedade apresenta e espera da mesma em seus valores,atitudes e formas de pensar.

Esse é um livro sobre relacionar-se consigo, com o outro... Sobre afastar-se,aproximar-se, sobre compreender a humanidade de cada um... Sobre ter esperança em meio as dificuldades da vida,desejando que algo que bom vai acontecer.

Boa leitura!!?

Korvus 10/03/2024

Teu Suor lhe Batizava
Se trata de outro retrato da realidade injusta no continente africano (especificamente em Lagos, Nigéria), durante a trajetória de vida da personagem Enitan Taiwo, uma mulher que presencia diversas tragédias e situações banais no próprio país por conta de um tradicionalismo opressor e um governo desorganizado repleto de golpes. Minha interpretação pode ser simplória, porém a principal lição que o livro parece expressar é a de se pôr no lugar do outro e avaliar a vida por outros pontos de vista.

Nina Souza 06/02/2024

Um livro intrigante [7/193 países - Nigéria]
É na cidade mais populosa da Nigéria que as jornadas de Enitan e Sheri se entrelaçam. As duas se conhecem ainda crianças e consolidam uma amizade proibida por terem classes e estruturas familiares completamente diferentes, em um contexto extremamente conturbado marcado por guerras, crises políticas, sociais e separatistas que assolavam o país.

Além de todo o contexto histórico, social e político, Enitan e Sheri ainda precisavam se moldar aos dramas familiares, tradições culturais e submissões femininas conforme cresciam e desenvolviam suas jornadas individuais, proporcionando ao leitor um panorama interessantíssimo sobre o papel social da mulher na Nigéria.

É um livro que ecoa a resiliência e a força feminina num ambiente em que ser mulher já é sinônimo de ser condicionada à repressão, estupros coletivos, poligamias, censura, racismo e demais camadas de violências físicas e simbólicas herdadas e enraizadas nas estruturas sociais.

A autora apresenta uma Nigéria sem floreios, com todas as suas complexidades e altos e baixos. No entanto, ela também oferece uma Nigéria rica em culturas, ancestralidades, diferenças, diversidade e pluralidade que expande o olhar do leitor e foge do estereótipo e limitações de miséria e pobreza.

“Tudo de bom vai acontecer” é uma trama que proporciona o enfoque feminino em diversas facetas como lealdade, maternidade, valores e pluralidades em diferentes momentos históricos em que o confronto entre a tradição e as suas contradições se fazem presentes em cada virada de página.

site: instagram.com/cartografialiteraria

P. Barata 29/01/2024

Crescimento da figura feminina
Acompanhar o densevolvimento de uma mulher (Enitan), pelo que vicenciou e sofreu por estar presente em alguns momentos é o que ganha a obra. As características culturais dessa narrativa nigeriana engrandecem o livro. Boa leitura!

Dai Michaelsen 20/01/2024

Mediano
A ideia da livro é maravilhosa, poderia ter sido uma ótima história sobre sororidade mas sinto que faltou algo, acabou ficando raso mas a ambientação e plano de fundo na Nigéria ficou excelente.

Lucas.Yoshi 19/01/2024

Pra primeira leitura do ano foi um acerto em cheio, a história é MT boa, bem desenvolvida e leitura fluída. Do início ao fim nos comovemos com a Enitan e tudo q ela passa, desde presenciar um estupro da melhor amiga Sheri, Traição nos relacionamentos, Pai ser preso e Mãe morrer antes de ganhar a filha e outras dezenas de coisas. Apenas o fim do livro me frustrou, por ser mt direto e acabar com ela dançado na Rua de felicidade e MAIS NADA, o pai dela foi solto e ela se separou do Marido e pronto (lógico q dei uma resumida do q foi o Final, mas de importante só isso).

déb 14/12/2023

Esse livro é rico em coisas que eu gosto muito de ler: contexto histórico, muita cultura, política, fala sobre família, acompanha o crescimento da protagonista, cotidiano, fala sobre sua luta contra uma sociedade machista, fala sobre mulheres, e tantos outros pontos, mas eu simplesmente não consegui me conectar com a protagonista em 85% do livro, acho que a escrita da autora me incomodou de uma forma que não sei explicar e isso me deixou frustada. Sabe quando você tinha certeza que ia amar um livro e não amou? É como se a culpa fosse minha, não do livro kkkkk me senti assim.

Talita 02/09/2023

Quentinho
Esse livro está dentro do que eu mais gosto de ler: uma história que acompanha o crescimento de uma mulher, Enitan, e a forma como seu crescimento se entrelaçou com o de sua amiga, Sheri. É daqueles livros que entram tanto nas personagens que você esquece que são fictícios. Mas também é daqueles que te fazem lembrar que não somos lineares e que não devemos nos cobrar de ser: um amor não é pra sempre, empregos medianos fazem parte, podemos mudar nossas prioridades ao longo da vida, o sofrimento (as vezes) é uma constante. Daqueles livros gostosos, que a história não se esquece. Amei! ??

Vitu.. 10/08/2023

Diferentes pontos
Um livro interessante, que narra a vida da infância até a fase adulta, da Enitan, uma mulher nigeriana, se desenvolve em períodos complicados da cidade de Laos e da Nigéria em um todo. E que desenvolve amizades, laços, formas de falar e de pensar muito forte, e que mesmo, tendo oportunidades e estudos, enfrenta problemas apenas por viver numa cultura que a mulher é subserviente aos homens, e tenta aos poucos tornar sua vida melhor, em meio a situações familiares e não familiares que a acometem desde da sua infância. Um livro diferente dos que já li, faz a gente sair da bolha de narrativas ocidentais, e mostra também um pouco da cultura, religiosidade e dos problemas que são acometidos na Nigéria..muito bom, recomendo..

lipelimma 28/06/2023

⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

BeatrizViana0 23/06/2023

Indecifrável!
Eu acredito que certos livros temos o momento de ler. E este foi um deles. Não entendi a real intenção da história. Vou reler, com calma e editarei a resenha.

Lí­lian 15/06/2023

Perfeito
Q livro! Amei mto a leitura dele. Uma mulher q por conta de um regime repensa suas ações na sociedade. Tem de tudo nesse livro, fala de política, misoginia, fervor religioso, maternidade, patriarcado, guerra e mto mais dentro da perspectiva dessa mulher Enitan. Um livro nigeriano, e acontece em Lagos, Nigéria. Escrita maravilhosa e uma delícia de ler.
Indico mto mto e mto. Sair da estática para ação.

Marcello Ramalho 21/05/2023

Interessante conhecer outra cultura. A escrita é simples e direta. Peca um pouco pela falta de objetividade. A trama é simples, mas vale pela lição e ponto de vista da autora

Viferoli 10/05/2023

Como é bom ler livro bom
A escrita foi o que mais me encantou, é simples e direta, sem enrolação. E o mais importante é que me fez sentir diferentes emoções que mexiam por dentro. Livro recomendado para conhecer a realidade.