As misérias do processo penal

As misérias do processo penal Francesco Carnelutti

Resenhas - As misérias do processo penal

Gabriel.Oliveira 16/08/2023

Traz ótimas reflexões, porém se perde na conclusão
Embora o autor exponha de forma muito competente quais são as misérias do processo penal, o desenvolvimento se fundamenta em crenças religiosas e suas conclusão de como "solucionar" o problema com baseado em emoções puramente epistemologicas como "amor" e "fazer caridade" enfraquem seu argumento e afatam-se de questões materiais essenciais para melhor compreensão e resolução deste dilema.

Johann 05/08/2023

Essencial
O único arrependimento que tenho foi de não ter lido essa obra no início da faculdade. Completamente necessário para entender a problemática envolta do processo penal.
De forma clara e simples, Carnelutti desenvolve as problemáticas, ou misérias, que envolvem o processo penal, como a incessante interferência dos jornais no julgamento de casos de maior clamor popular e a ressocialização do preso.
Livro escrito no século passado, mas que se encontra completamente atual.

Isabella.Souza 28/06/2023

Ah o preso..
Muito legal a visão do escritor, que passa a vibe de quem defende o réu. Ele usa de muitas metáforas e seu ponto principal é nós fazer entender que o preso não é melhor e nem pior que nós. Ele é apenas um ser humano que atrás da névoa do crime, tem sentimentos e um passado como todos.

Raian.Almeida 25/02/2023

Excepcional!
Simplesmente maravilhosa a maneira que o autor detalha muitos dos erros e vícios do Processo penal, e há de se notar que ele estava falando do sistema Italiano de 1934. Ao ler podemos fazer vários paralelos com a atual situação do processo penal brasileiro, e algo que adorei na leitura foi ver a desconstrução de que o processo é perfeito, porque não é. Essa é uma leitura obrigatório, e além de ser rápida é muito didática.

Eduardo.Mack 07/01/2023

Básico da democracia e da empatia com a alma humana, infelizmente estamos a séculos de entender o mínimo.

ttorturepoet 27/11/2022

usei para fazer trabalho de direito processual penal, é bem didático e com linguagem facil, um bom material

Lays 16/11/2022

Clássico, necessário ...
O acusado continua a ser acusado por toda a vida. Não é um escândalo também isto? Nada menos que uma confissão da impotência da Justiça. Mas pode a justiça confessar-se impotente? E também, se é tal, não é justa a confissão? Não seria pior se o juiz declarasse a inocência ou a culpa quando não está convicto nem por uma, nem por outra? A sentença se reduziria a uma mentira. (66.p)
Este livro é essencial para um olhar humanizado de todos os operadores do Direito, especificamente, aqueles que dedicam-se ao Direito Penal, eis as misérias de tal processo, eis o problema dos delitos: O Coração.

Ani 09/07/2022

"Se os jornais noticiam frequentemente sobre crimes e processos, não resta dúvida de que é porque as pessoas se interessam por ele. (...) uma espécie de diversão para elas. Tentam fugir do cotidiano da própria vida, ocupando-se com a vida dos outros, e esta nunca é tão interessante como a que se transforma em um drama. O problema é que as pessoas assistem ao processo como se assistissem a um filme, em uma sessão de cinema: agem como se o delito e o Processo Penal não tivessem qualquer relação com pessoas bem com fatos, mas só com personagens, como nos filmes."

Gabriel 07/06/2022

Bem demorado
O livro, em sua história, não é ruim. Porém, por possuir uma linguagem arcaica e jurídica torna-se uma leitura demorada. Não recomendo como um livro para ser lido por prazer, mas recomendo a quem tem interesse pelo direito e pela história.

Letícia Vincenzi 02/10/2021

92 páginas de muita sensibilidade
Obra extremamente necessária que deveria ser obrigatória para qualquer operador jurídico da área penal, que questiona a coisificação do detento e a incivilização fruto do processo penal.
"[...] a penitenciária não é de fato diferente do resto do mundo, tanto, no sentido que também o resto do mundo é uma grande casa de pena. A ideia de dentro estarem somente canalhas e fora somente honestos não é mais que uma ilusão; aliás, ilusão é que um homem possa ser todo canalha ou todo honesto."

Juliano 10/05/2021

Livro essencial para todo acadêmico se direito. Esta obra do mestre Carnelutti resume como o processo penal é algo doloroso para todas as partes, indiferente da declaração de culpa ou inocência ao final do processo. Grande obra, necessária para entender como a liberdade e a não punibilidade por crimes insignificantes são necessárias.

Caio Mater 05/05/2021

As Grandes Misérias do Processo Penal
O livro é uma reflexão necessária... Grandes são as misérias do processo penal, e grande é a sensibilidade do autor.

É preciso, como sempre, olhar para os sujeitos de um delito como realmente são: pessoas, como nós.

Recomendo fortemente a leitura do livro.

Débora Galter 11/03/2021

"Disse o juiz: devo saber o que houve para estabelecer o que será, tendo em vista que, eu tenho nas mãos a balança; a justiça quer que tanto quanto pese seu delito, pese sua pena". (P. 83)

Amengol 05/02/2021

Lições de Carnelutti
É uma das obras mais ocacionadas do Processo Penal. O célebre processualista penal, Francesco Carnelutti, versa nesta obra sobre diversas questões jurídicas, e, consequentemente, processuais, além de destacada crítica ao "modo jurídico de ser", com seus "quês de formalismos e tecnicismos, por vezes, necessários.

Wellfenix 26/01/2021

Leitura obrigatória para qualquer jurista
A obra é de fundamental importância para quem quer que deseje atuar como jurista, o livro retrata as constantes incongruências que ocorrem no processo e em especial o processo penal.
É ainda um manual para qualquer estudante do primeiro semestre do curso de direito, familiarizar-se com a linguagem e cotidiano jurídico.