Teoria do Conto

Teoria do Conto Nádia Battela Gotlib

Resenhas - Teoria do Conto

Laura3437 18/01/2024

Esse livro me explicou o que de fato é o conto. Gênero que sempre me foi apresentado pelo seu tamanho e não pela sua individualidade,que se deve a necessidade do ser humano de contar histórias. Autores e obras sãos citados com o fim de permitir que o leitor compreenda a dimensão do conto.

yas 30/10/2023

Li por conta da faculdade, mas gostei. achei a leitura bem interessante e não sabia que tinha tanta coisa assim sobre esse gênero literário

The guy on the train 21/10/2023

TEORIA DO CONTO - NADIA BATTELA GOTLIB
O livro é breve e fluído, passando pelas definições, origens e características do gênero conto. Gosto como a autora revisita vários teóricos do conto na sua tentativa de esclarecer o gênero em sua própria pesquisa.

Jess 08/07/2023

Foi um livro muito necessário para o meu trabalho em Estudos Literários, no qual apresentei um conto do Poe.

Fernanda.Prates 12/04/2023

Teoria literária, por que tão complexa? Kakakakakaka livro muito interessante para discutir mais os limites e características desse gênero tão abrangente e pouco discutido.

Charleees 28/03/2023

TEORIA DO CONTO | Nádia Battella Gotlib

Ao lado dos romances das novelas afinal, o que é o conto? Como determinar sua especificidade enquanto gênero literário?

Essas são apenas duas das muitas perguntas que a autora Nádia convida o leitor a debater com base nas contribuições de teóricos e grandes contistas como #VladmirPropp #EdgarAllanPoe #AntonTchekhov #JulioCortazar e o nosso célebre #MachadoDeAssis.
Nádia traz ainda exemplos de contos como #Amor de #ClariceLispector para tratar de um tema, às vezes tão presente em alguns tipos de contos, a epifania, como acontece muito nos escritos de #JamesJoyce também mencionado pela autora aqui.

Além dessas informações ela percorre também o curso histórico do conto, suas origens ainda quando transmissão oral até sua afirmação como gênero literário. O conto é uma janela da vida cotidiana e por meio dele flagramos a sua época.

O livro com uma linguagem simples, serve não somente para estudiosos da língua, como curiosos (como eu), que querem aprender mais sobre esse gênero que fez parte da vida literária de Clarice, minha autora favorita. Estudar a história do conto, suas especificidades, entender sua lógica é ter uma nova noção ao ler um conto por aí. Sem dúvida mais que uma leitura, esse foi um grande estudo que tive.

A audácia do contista é sempre sua condição necessária: o artista que não se atreve a perturbar com giros ininteligíveis o seu leitor, deve mudar de ofício. Horacio Quiroga

* Resenha editada em Junho 2019

Naiara136 31/12/2022

Por ser um livro teórico, ele é mais maçante e exige mais atenção durante sua leitura. Porém é um livro muito bom para quem está estudando gêneros literários, sobretudo contos, pois ele é bem informativo acerca das características desse gênero.

Tati 10/03/2022

Conto é indefinível
Eu não gostei muito deste livro. Ela trouxe inúmeras teorias defendidas por outros autores. Ao meu ver ficou enrolando, enrolando para no final chegar e falar que não tem como definir exatamente o que é um conto.
Eu até concordo, visto que como gênero da literatura é híbrido e não tem uma especificidade exata de elementos que o compõe.
Contudo, me deixou mais confusa do que conhecedora do assunto. ???

Mandark 28/01/2022

Para entender um gênero...
Leitura obrigatória de uma disciplina da faculdade. Surpreendentemente gostoso de ler, principalmente os trechos referentes ao trabalho do Poe como contista e também como teórico do gênero. Destaque para uma análise do conto "A Missa do Galo" do Machado.

Michele Soares 05/10/2021

Sobre perguntas, não sobre respostas
O livro organiza uma espécie de história das teorias do conto, desde os teóricos que pensaram o conto pré-moderno até os escritores-críticos do conto moderno e contemporâneo. Bastante Propp, bastante Poe, bastante Cortázar ? inclusive fiquei doida pra ler os textos dele sobre teoria do conto, as imagens que ele mobiliza são de uma força e de uma sensibilidade sensacionais ? um tanto de Tchekhov.

No final, é um texto bastante polifônico, pouco da pra entrever da voz da autora nessa discussão toda. A Nadia é uma grande especialista em Clarice e só dá pra ouvir a voz dela mesmo em alguns momentos, às vezes nos casos escolhidos pra debater X teoria, como a discussão da epifania em Clarice. Outras vezes quando ela apresenta uma teoria do conto para desmontá-la com perguntas (todas pertinentes), mas sem oferecer nenhuma resposta provisória que aborde melhor o problema. O final parece bastante conciliador de tudo, ela faz um estudo de caso do conto "Missa do Galo", do Machado, e a conclusão é exatamente que "cada conto é um conto". Enfim, a proposta do livro é conferir esse panorama mesmo, por vezes debatendo e tensionando as teorias, vendo até onde elas dão pé. É uma porta de entrada pras investigações próprias sobre o gênero.

Vanessa Sousa 20/07/2021

Se interessa por contos? Leia este livro.
"Teoria do Conto" foi minha primeira leitura completa acerca do meu gênero favorito. Já havia lido outros textos, de forma isolada e especificamente direcionada, mas este livro sinceramente foi uma introdução MARAVILHOSA ao estudo do conto de uma perspectiva mais formal, estrutural e Teórica. Nádia Batella Gotlib simplesmente mudou minha vida com este livro. Recomendo DEMAIS.

A leitura, apesar de curta, é bem densa. Não é uma leitura para se fazer numa sentada, pelo contrário. Sugiro uma leitura mais dedicada e cadenciada do que rápida. Já sei que tal dia vou fazer a releitura.