Of Love and Other Demons

Of Love and Other Demons Gabriel García Márquez

Resenhas - Of Love and Other Demons

Eduarda Graciano do Nascimento 27/09/2013

"He had no room in his heart for anything but Sierva María, and even so it was not large enough to hold her."
A jovem Sierva Maria, a filha única de um marquês, e que possui cabelos de mais de um metro, é tida como possuída após ser mordida por um cachorro raivoso. O bispo convence seu pai a mandá-la para um convento onde esta deverá ser exorcizada.
Sierva não faz nada para contradizer a hipótese de que está possuída, muito pelo contrário, ela provoca as freiras com seus costumes "negros", falando em três línguas africanas - as quais conhece bem pois foi criada com as escravas da família.
É nesse ponto, ao ser encarcerada, que entra em sua vida Cayetano Delaura, jovem padre encarregado do exorcismo da menina que, com a convivência, acaba se apaixonando por ela. E é correspondido.

Docemente triste. É assim que eu descrevo "Do Amor e Outros Demônios".
Somos apresentados, através de uma escrita leve e fluída, à uma garota de 12/13 anos que vive em plena época da Inquisição rodeada por escravos, a quem ela considerava sua verdadeira família. E à toda a pureza de seu amor com um padre de 36 anos. Pode parecer absurdo, mas é algo que passa despercebido durante a leitura (a diferença de idade).
Além de uma linda e triste história de amor proibido temos a exposição de assuntos como o preconceito racial e religioso, a dominação da igreja católica e o medo do desconhecido. E é tudo narrado de forma tão leve. Não tem outra forma de falar, é isso: leve. Os personagens são todos ricos e mesmo que não chegando nem à 200 páginas você se encanta com as peculiaridades de cada um deles. Leitura rica!

Me interessei pelo livro - primeiramente pelo nome - quando li a sinopse do filme baseado nele. Nunca tinha ouvido falar dessa história, e como vocês sabem, eu adoro romances proibidos.
Algo diferente dessa vez é que essa é a primeira resenha de um livro que não tem como idioma original o inglês, e sim foi traduzido. O idioma original é o espanhol e o nome é o equivalente ao inglês e ao português mesmo: Del Amor y Otros Demonios.
Esse livro foi meu primeiro contato com o ganhador do prêmio Nobel de literatura Gabriel García Marquez, e tenham certeza que é o primeiro de muitos!

site: http://riscoserabiscosdaangel.blogspot.com.br/2013/09/resenha-ingles-31-of-love-and-other.html