Não Se Desespere!

Não Se Desespere! Mario Sergio Cortella

Resenhas - Não Se Desespere!

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cristiano.Santos 28/05/2017

Não se desespere!... Nem se deixe impressionar muito por este livro...
Junto com Leandro Karnal e Clóvis de Barros, Mário Sérgio Cortella forma o trio aclamado como os "gurus" da juventude "antenada", nas redes sociais, segundo revista de grande circulação. Este livro, "Não se desespere!", eu li com consciência das idéias defendidas pelo autor em entrevistas, além de análises sobre as suas afirmações, posicionamento político etc. Fiz a leitura para comprovar e, só para começar, o título do livro corresponde ao título de um dos seus breves capítulos, ou seja, não condiz com o que o livro apresenta como um todo; depois, a constante citação elogiosa de Paulo Freire (cujo método não foi capaz de alfabetizar nem sua própria esposa), comprova as análises que tive oportunidade de conhecer (vide link abaixo como exemplo); e, para não alongar muito, seu claro posicionamento ideológico à esquerda, o que o próprio não esconde e, é claro, tende a levar o leitor a ter uma visão desta corrente ideológica que não corresponde à realidade.
Porém, você pode tirar proveito de algumas indagações e provocações, em situações específicas como vida pessoal ou familiar, porém não vai muito além disso.
Não se desespere, nem se deixe impressionar muito.
Recomendo a leitura do link indicado, para melhor esclarecimento.

site: http://www.ceticismopolitico.com/os-truques-de-cortella-karnal-e-barros-podem-ser-neutralizados-com-um-metodo-simples/
Paulo.Eduardo 08/04/2018minha estante
realmente é um livro fraco em termos de conteúdo, li e tambem não achei graça

Cristiano.Santos 23/05/2018minha estante
De fato, Paulo Eduardo. Esse é um dos tipos de livros mais voltados para vender que ajudar a compreender algum assunto. Lendo o livro de Olavo de Carvalho - "O imbecil coletivo", fica claro que Mário Sérgio Cortella faz parte do grupo de intelectuais referidos ali. Intelectuais mais na aparência, pois efetivamente são mais repetidores de frases, chavões ou máximas de grandes sábios com um pouco mais de habilidade do que a média. Não muito mais que isso.

Esperava um pouco mais.
antes de comprar o livro eu já tinha visto vários videos dele o cara é muito bom, e como muitos fico fascinado em aprender mais sobre filosofia, porem achei o livro dele superficial , no sentido de que ele não aprofunda o assunto as vezes parece um livro de auto ajuda, nada contra mas sei la, não gostei!

Léia Viana 18/06/2013

Para todos os momentos da vida
Comecei a leitura certa de que ficaria entretida com a visão de mundo de Cortella, mas sempre que leio ou assisto alguma palestra, entrevista desse escritor, fico fascinada com o rico conhecimento e com a facilidade de se comunicar que ele tem. Além disso, Cortella instrui de maneira agradável, reflexiva e objetiva temas que nos rodeiam o tempo todo.

“Não se Desespere!” é uma leitura prazerosa é uma quebra de paradigma em vários conceitos incutidos dentro da gente.

“Cautela com gente que não tem dúvidas! Gente assim não inova, não avança, não cria; só repete e redunda. Claro que não podemos ser alguém que só tem dúvidas, pois se assim for qualquer ação e intervenção fica impossibilitada; no entanto, não ter algumas delas em alguns momentos é sinal de tolice e reducionismo mental.”

Leitura recomendada!

Ícone 14/08/2013

[3º RESENHA] Não Se Desespere! - Mario Sergio Cortella
TUDO ISSO num "simples" livro de Autoajuda.

Bom, primeiramente falando, sempre tive um certo preconceito sobre livros de autoajuda, até porquê meu primeiro livro (Que não terminei) foi um livro de autoajuda. No entanto, depois de conhecer tais palestras do Professor Cortella, me interessei demais pelas suas obras. E tenho certeza absoluta, que, "Não se desespere" não será a ultima dele lida.

A princípio, logo na capa do livros vemos do que ele irá basicamente falar - Provocações Filosóficas - porém, são realmente provocações, achei impressionante o "poder" que o livro tem de nos fazer refletir, e o modo de como Cortella descreve cada reflexão, explica detalhadamente o valor de cada palavra, e a cada linha, capítulo que passa ficamos mais apreensivos para o próximo tópico.

O livro fala de diversos assuntos que são representados em capítulos com pouco mais de 4 páginas cada. Os capítulos vão desde "As contas que são de nossas contas" até "Duvidar é preciso", "Religião não é coisa de gente tonta"

Como em um livro desse gênero, não tenho muita história em si pra contar. vou deixar algumas frases, que talvez possam interessar a vocês

- Mas, entendida a ética com os princípios e valores de nossa conduta, isso nos coloca um problema.
Não existe ninguém, em sã consciência, que não tenha ética.

- Como dito antes, polis, em grego, gerou a palavra "política", "cidade" que significa "sociedade". E "civitate", em latim, é "cidade" também. Portanto, dizer que alguém é "cidadão" ou é "político" significa apenas a escolha de um idioma.

- Religião não é coisa de gente tonta, religião é coisa de gente. É que tem gente que é tonta, e gente que não é.

Entre outras...

Só fazendo mais um adendo, que talvez sirva de estímulo. O Professor Cortella, alem de ser um dos homens mais inteligentes do Brasil, segundo Paulo Freire - Patrono da Educação - é simplesmente fantástico.

Vivi 18/01/2014

A leitura deste livro é muito prazerosa com informações filosóficas desde os filósofos gregos até os filósofos da atualidade, inclusive esse honrado escritor nos oferece uma cultura geral e uma nova visão do mundo e da vida.

Gustavo 31/01/2014

O autor é magnífico, gosto muito dos seus textos e discursos. Já li o "Qual a sua Obra" e aproveitei melhor a leitura. Creio que o "Não se Desespere" não tenha se encaixado tão bem. Os ensinamentos, claro, são válidos. Porém, parte da leitura ficou densa, com palavras complexas e senti um pouco de nó na cabeça. Poucos foram os "A-ha moments"

Yohan 12/05/2014

Dia-a-dia
Cortella em apenas 140 páginas nos mostra tudo o que já passou em nossa vida e em nossos pensamentos, além disso a cada capítulo ele expõe seus conhecimentos de uma maneira prática e simples para com que possamos entender suas ideias.
Por ser filósofo, seus textos costumam ser mais para o lado das divagações no qual é necessário em alguns momentos ter conhecimento de algumas passagens históricas, entretanto Cortella apresenta suas divagações seguidas com um leve resumo da passagem histórica do que ele está tratando no momento.

Lidia Santana 03/12/2015

"Muitos imaginam que a paz seria a ausência de qualquer tipo de pressão, e não é. A paz é justamente a condição de impedirmos qualquer forma de segregação ou de apequenamento da vida e também da nossa condição de felicidade."

Cortella é demais!!

@lidcomisso 14/09/2016

Impressões
Gosto muito do que o Cortella escreve, mas os textos escolhidos para este livro são, por vezes, repetitivos, e isso tornou a leitura cansativa. Ainda assim, fiz várias marcações de bons trechos. Descobri que prefiro os livros dele de temática única. "Cautela com gente que não tem dúvidas! Gente assim não inova, não avança, não cria; só repete e redunda."

site: https://www.instagram.com/lidicirilo/

Esperava um pouco mais.