Não Se Desespere!

Não Se Desespere! Mario Sergio Cortella

Resenhas - Não Se Desespere!

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Léia Viana 18/06/2013

Para todos os momentos da vida
Comecei a leitura certa de que ficaria entretida com a visão de mundo de Cortella, mas sempre que leio ou assisto alguma palestra, entrevista desse escritor, fico fascinada com o rico conhecimento e com a facilidade de se comunicar que ele tem. Além disso, Cortella instrui de maneira agradável, reflexiva e objetiva temas que nos rodeiam o tempo todo.

“Não se Desespere!” é uma leitura prazerosa é uma quebra de paradigma em vários conceitos incutidos dentro da gente.

“Cautela com gente que não tem dúvidas! Gente assim não inova, não avança, não cria; só repete e redunda. Claro que não podemos ser alguém que só tem dúvidas, pois se assim for qualquer ação e intervenção fica impossibilitada; no entanto, não ter algumas delas em alguns momentos é sinal de tolice e reducionismo mental.”

Leitura recomendada!

Marcia.Santos 29/08/2022

Provocações
Sim é assim que vejo este e tantos outros títulos do autor. São crônicas que leva o leitor a reflexão das coisa mais simples da vida. Amei!

Luiza.Oliveira 07/04/2020

Leve, às vezes óbvio, mas relevante.

Jhoanny Kelly 28/01/2022

Não se desespere! Provoque-se!
O conteúdo apresentado no livro faz jus à proposta do título - "Provocações filosóficas".

Mário Sérgio Cortella, com sua eloquência e sabedoria, instiga o leitor a refletir sobre temas transversais do cotidiano, a fim de estimular a compreensão para que haja a construção de uma realidade social pautada nos direitos e nas responsabilidades relacionadas com a vida pessoal e coletiva. Firmando assim, o princípio da participação política do indivíduo em seu meio social.

São 144 páginas, divididas em capítulos curtos, o que proporciona uma leitura rápida e agradável. Porém, em alguns momentos, o autor faz uso de vocábulos rebuscados e até arcaicos, isso trava um pouco o fluxo da leitura, mas não impede o entendimento. Nos mais, é um livro interessante, que traz muitas referências de músicas, autores e repertórios culturais que engrandecem a experiência de lê-lo.

Política, cidadania, ética, família, violência, educação, religião são alguns dos temas abordados, de forma muito breve, é verdade, mas como foi sugerido no título, são apenas "provocações".

É uma ótima leitura para aqueles que querem sair da rotina por meio de uma leitura rápida e instigante.

Recomendo!

(Leitura concluída em 28/01/2022, às 00:42)

Adri.RMonteiro 16/11/2022

Apesar do nome NÃO SE DESESPERE, pelo menos para mim o texto não trouxe nada que tocasse meu coração. Tratou de vários temas de forma superficial. Apesar da leitura fluir, não é dos melhores livros. Foi o primeiro do Cortella que li.

Celsin 15/12/2020

Somos e sublimaremos!
Grande Cortella! Uma honra ler uma obra desse educador/filósofo. Pra quem curte filosofia e questionamentos da vida com embasamento nos acontecimentos históricos da sociedade, esse livro é foda! Agregou muito conhecimento e abriu um leque gigante para o futuro, na minha opinião!

Cristiano.Santos 28/05/2017

Não se desespere!... Nem se deixe impressionar muito por este livro...
Junto com Leandro Karnal e Clóvis de Barros, Mário Sérgio Cortella forma o trio aclamado como os "gurus" da juventude "antenada", nas redes sociais, segundo revista de grande circulação. Este livro, "Não se desespere!", eu li com consciência das idéias defendidas pelo autor em entrevistas, além de análises sobre as suas afirmações, posicionamento político etc. Fiz a leitura para comprovar e, só para começar, o título do livro corresponde ao título de um dos seus breves capítulos, ou seja, não condiz com o que o livro apresenta como um todo; depois, a constante citação elogiosa de Paulo Freire (cujo método não foi capaz de alfabetizar nem sua própria esposa), comprova as análises que tive oportunidade de conhecer (vide link abaixo como exemplo); e, para não alongar muito, seu claro posicionamento ideológico à esquerda, o que o próprio não esconde e, é claro, tende a levar o leitor a ter uma visão desta corrente ideológica que não corresponde à realidade.
Porém, você pode tirar proveito de algumas indagações e provocações, em situações específicas como vida pessoal ou familiar, porém não vai muito além disso.
Não se desespere, nem se deixe impressionar muito.
Recomendo a leitura do link indicado, para melhor esclarecimento.

site: http://www.ceticismopolitico.com/os-truques-de-cortella-karnal-e-barros-podem-ser-neutralizados-com-um-metodo-simples/
Paulo.Eduardo 08/04/2018minha estante
realmente é um livro fraco em termos de conteúdo, li e tambem não achei graça

Cristiano.Santos 23/05/2018minha estante
De fato, Paulo Eduardo. Esse é um dos tipos de livros mais voltados para vender que ajudar a compreender algum assunto. Lendo o livro de Olavo de Carvalho - "O imbecil coletivo", fica claro que Mário Sérgio Cortella faz parte do grupo de intelectuais referidos ali. Intelectuais mais na aparência, pois efetivamente são mais repetidores de frases, chavões ou máximas de grandes sábios com um pouco mais de habilidade do que a média. Não muito mais que isso.

linedslima 15/11/2020

É uma leitura que te faz ficar questionando muitas coisas e refletindo sobre o que ele disse

Thiago C Luz 22/05/2022

Um livro cheio de provocações filosóficas interessantes que devem ser aplicadas em nosso dia a dia. A leitura é enriquecida com a experiência de vida do autor, o qual de forma bem humorada explora assuntos interessantes que fazem parte de nosso cotidiano.

jones 20/09/2016

Esperava um pouco mais.
antes de comprar o livro eu já tinha visto vários videos dele o cara é muito bom, e como muitos fico fascinado em aprender mais sobre filosofia, porem achei o livro dele superficial , no sentido de que ele não aprofunda o assunto as vezes parece um livro de auto ajuda, nada contra mas sei la, não gostei!
Rayssa =) 30/01/2017minha estante
Senti exatamente a mesma coisa!

day 14/12/2022

Como sempre muito bom
??O importante não é chegar e nem partir, é a tra-vessia!? Entre a chegada e a partida, meu tempo, a tra-vessia; meu tempo como a caminhada, o jeito de ca-minhar, o trajeto, como convivo com quem comigo caminha, a bagagem e o lugar no qual quero chegar. Minha vida, meu tempo, ou seja, a medida que usa-mos para calcular quanto e quando a vida pulsa. Eu me vou, meu tempo acaba, mas o tempo não acaba, pois a Vida continua.?
Como em todos os livros Cortella ,usa uma linguagem simples e direta .
Sabedoria para entender as adversidades da vida é mesmo assim sabemos que não estamos sozinhos em nossos conflitos e vitórias .

LetíVariani 16/11/2021

A cada livro dele que leio fico mais impressionada com suas reflexões, eu recomendo demais a leitura desse livro pra quem quer pensar sobre a vida de uma forma diferente, de uma forma menos automática e óbvia.

É uma daquelas leituras necessárias.

ajsjad 20/09/2021

Esperava mais do Cortella
Não posso dizer que foi uma perda de tempo. Apesar do título, o livro não é bem de auto-ajuda. Na verdade, em cada capítulo, discorre-se sobre algum assunto banal ou cotidiano, mas sem nenhum aprofundamento. O repertório só é proveitoso para um público bem mais leigo

Filipe 04/05/2020

Um livro para iniciantes
O livro, como o próprio nome sugere, procura instigar o leitor a começar a pensar sobre vários assuntos do dia a dia. Em cada capítulo o autor introduz um assunto diferente e o trata de forma bem superficial, deixando para o leitor que se interessar pelo assunto ir buscar mais informações em outras fontes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5