Iracema / Ubirajara

Iracema / Ubirajara José de Alencar

Resenhas - Iracema / Ubirajara

Frank 05/07/2020

Iracema.
Livro de leitura difícil. José de Alencar floreia demais as frases e muitas vezes é preciso parar a leitura pra buscar no dicionário. Leitura obrigatória no ensino médio, tentei ler agora, mais de 10 anos depois, pra ver se gostava.
O autor tentar criar a lenda do surgimento do Ceará e da miscigenação das raças.
Provavelmente é de sua escrita que surgiram os mais comuns estereótipos que temos da raça indígena de antes da colonização. Guerras constantes, orgulho de guerreiro, oferecimento das mulheres como hospitalidade. O guerreiro branco como sendo o mais forte.

Ubirajara
Outra lenda com os mesmos aspectos, tem mais ação que Iracema. Conta a lenda do guerreiro que uniu e se tornou chefe de duas nações. Nessa história ainda não houve contato com o homem branco.

Coisa que não entendo é a facilidade das mulheres de trair a família e a própria nação por conta de sua paixão pelo guerreiro mais forte de outra tribo. Caramba. Se alguém matasse meu irmão eu sentiria ódio, não amor pelo assassimo.