Contos Populares do Brasil

Contos Populares do Brasil Sílvio Romero

Resenhas - Folclore Brasileiro

Rebeca Dccv 12/05/2020

Como o titulo do livro já diz, nele se encontra uma seleção de contos que fazer parte de outras culturas que, mescladas umas nas outras, deram inicio a nossa.
No inicio do livro o autor no ambienta sobre a origem da nossa poesia, nos mostra como a cultura europeia (mais especificamente a portuguesa), a indígena e a africana se integram e misturam originando muitos de nossos costumes.
Livros como esse são importantes para nos lembram o que no passado fomos e o motivo muitos costumes existirem. Em alguns momentos reconheci contos que escutei na infância ou de outro lugar só que modificado.
É uma leitura um pouco cansativa em alguns momentos por ter muitos detalhes similares e ate repetidos como a cor dos vestidos ou os passos que determinada pessoa deve seguir.
Ainda assim vale a pena ler.

BeatrizViana0 12/07/2018

Bom!
Livro bom, mas os contos são repetitivos, só mudando; as vezes; o cenário. Não gostei muito.

Bruno Gordiano 03/11/2017

Buscando conhecer o Brasil
Por ser um dos primeiros compilados da história oral feita no Brasil, até que não é ruim. Mas acho que houve algumas histórias repetitivas, o que cansou um pouco a leitura. Mas acho super válido o que o Silvio Romero fez.

Sanoli 09/01/2017

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2017/01/contos-populares-do-brasil.html

Tati 21/12/2010

Uma viagem pelo tempo
O que contavam os avós de 1885?

No livro muitas vezes assustador de Silvio Romero temos um contato com um Brasil ainda bem português, com limites entre as culturas européia, negra e índia ligeiramente mais definidos - e as duas últimas, mais puras.

Uma viagem pelo tempo e pelos costumes brasileiros, muitos perdidos (e muitos que já foram tarde). Contos como João e Maria e Cinderela, de origem européia, com personagens e finais bem diferentes; contos cujos personagens-animais revelam como a astúcia era um dos bens mais preciosos do homem.

"Entrou por uma porta, saiu pela outra, manda el-rei nosso senhor que nos conte outra".

nathily joy 20/07/2009

Regional e interessante
Li este livro quando era criança.Importante não só para uma introdução à leitura, mas para valorizar as belezas do Brasil, já que desde cedo as crianças são muitíssimo influenciadas pela cultura estrangeira.