O Mágico de Oz

O Mágico de Oz L. Frank Baum
Paulo Mendes Campos
Skottie Young




Resenhas - O Mágico de Oz


2002 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


CG! 31/05/2024

O coração do tolo
“E você, meu amigo galvanizado, você quer um coração. Você não sabe o quão sortudo és por não ter um.”

Escrito em 1900 e adaptado para o cinema em 1939, com pretensões de uma proposta infantil, O Mágico de Oz foi muito além disso. Suscitou a curiosidade literária em uma escrita que atravessou o século; provocou o cinema em um clássico marcante com Judy Garland, e que no campo da música ainda gera discussões sobre sua curiosa sincronia com o álbum The Dark Side of the Moon.

Em uma narrativa de simplicidade infantil, mas longe de ser ingênua, a menina Dorothy é levada do interior do Kansas a uma jornada de fantasia que em algum ponto lembra as digressões de Alice (Lewis Caroll), mas que guarda a particularidade de fazer todo o sentido às crianças adultas.

A jornada é conduzida por ela e seu três raros amigos na busca daquele que teria o poder de suprir os defeitos que faziam cada um deles serem quem são; uma força poderosa de um homem oculto em um lugar não muito distante. O mágico que poderia dar um coração ao homem-de-lata, fazer do leão um ser corajoso, e dar o poder de reflexão ao espantalho.

Alinhando a necessidade da bravura, da inteligência e da capacidade de sentir, Dorothy é a guia que aos poucos vai compreendendo seu papel na construção de cada um deles, em um caminhar de sentido que aos poucos afasta O Mágico de Oz de ser apenas um livro infantil.

Ao final, aquilo que se cria como o máximo da capacidade que pudesse resolver os problemas de todos eles não passa de um vazio. A longa jornada construída sob os fundamentos de uma percepção de pura esperança não era mais do que isso: uma esperança.

Mas nem isso - essa falta de verdade - acaba por significar que aquela crença não deveria ser tomada como verdadeira durante o caminho. A estrada das pedras amarelas era – e deveria – ser assim composta, a partir de uma mentira, para que só então pudesse Dorothy perceber que não há lugar como o seu lar. Talvez a ensinar, na fábula, que alguns pontos de vista somente se revelam depois de atravessado todo o caminho pedregoso. Simples, porém conclusivo e real. Um livro infantil para crianças adultas.

“- Ainda assim - disse o Espantalho -, quero um cérebro em vez de um coração; porque um tolo não saberia o que fazer com um coração se tivesse um.
- Fico com o coração - respondeu o Homem de Lata. - Porque cérebro não faz ninguém feliz, e a felicidade é a melhor coisa do mundo.”
comentários(0)comente



Adelson 30/05/2024

Até que para um livro infantil ele é bem violento.
Mesmo assim é uma aventura gostosa que Dorothy passa com seus amigos e o cãozinho Totó. Seguindo pela estrada de Tijolos amarelos atrás do Grande Oz e além.
comentários(0)comente



gabriel2752 29/05/2024

Pra mim, tem tudo o que um livro infantil tem de ter: personagens cativantes, acontecimentos mirabolantes, narração divertida e muita bobagem encantadora de ler. Um clássico maravilhoso e uma delícia de ler! Interessante ver os personagens buscando algo que já estava neles. Amo tanto meus 4 amigos????
comentários(0)comente



Mariana 27/05/2024

Livro infantil
Mágico de Oz comcerteza não seria minha primeiro opção de livro, mas como foi um trabalho de escola, eu tive que ler.
Achei a estória legal, mas por ele ser um livro infantojuvenil, não é algo que eu releria.
É um livro muito criativo é com personagens divertidos, mas pra mim não foi um livro fácil de ler, já que fiquei entediada a maior parte do tempo.
comentários(0)comente



Ana Andrade 27/05/2024

Cérebro ou coração? Amor ou razão?
Afinal, o que é mais importante: o cérebro ou o coração? O amor ou a razão?
"Com certeza vc tem bastante coragem. Você só precisa de confiança em si mesmo. Não existe nenhum ser vivo que não tenha medo quando enfrenta o perigo. A verdadeira coragem é enfrentar o perigo mesmo tendo medo, e esse tipo de coragem você tem" - O Mágico de Oz
Maravilhoso!! Leiam
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raquel | @booksecafe 26/05/2024

Gosto de infância
Às vezes tudo o que precisamos é viajar para um universo onde o mal é vencido facilmente e o final sempre é feliz.
comentários(0)comente



Marciainvitti 26/05/2024

Um clássico que vale a pena ler
Acho que tinha lido esse livro quando criança, então tinha uma vaga lembrança, mas a história é tão leve e interessante que é válido reler! Um clássico é um clássico, né gente!?
comentários(0)comente



Tayna170 25/05/2024

A Colorida Terra de Oz
Uma história doce, de leitura leve, divertida e criativa, trás lições e ensinamentos profundos em cada capítulo, com Dorothy o autor demonstra o que é patriotismo de verdade. E cada personagem, agrega muito para a história, fazendo críticas e reflexões sobre aquilo que desejamos cegamente e que não vemos sobre nós mesmos. Com certeza um livro para se ler em todas as etapas da vida, um dia o lerei para meus filhos.
comentários(0)comente



isa.geffer 25/05/2024

Mágico
Bom, acho que entrou no meu top5 de livros favoritos. É uma história tão sutil e cheia de detalhes.

É um livro que gostaria de passar aos meus filhos futuramente, pois é um livro que passa muitas mensagens de maneira bem sutil.

Nota:5/5
comentários(0)comente



gi 23/05/2024

Eu amo ler livro leve assim. AMO MUITO LIVROS DE CRIANÇAS
e agora descobri que existem 14 LIVROS DE MÁGICO DE OZ vou ler tudo to muito feliz
comentários(0)comente



Alana... 20/05/2024

O mágico de Oz
É um livro fofinho, com muito companheirismo, amizades boas e dificuldades que nunca os separam! Mas achei o meio entediante em alguns momentos.
comentários(0)comente



Nicole Pazzini 20/05/2024

Um clássico que vale a leitura! :)
A história de Dorothy e Totó é mundialmente conhecida, principalmente em decorrência da adaptação cinematrográfica do ano 1939, mas acredito que ler o livro sempre é melhor e realmente, foi, embora eu adore o filme. É muito fácil adentrar na narrativa, o livro é de uma escrita muito coloquial e fluida. As 'lições' ocorrem em diversas passagens e não apenas no final, como pode-se presumir erroneamente. O filme trata muito sobre amizade, perseverança e coragem. Dorothy quer muito voltar para casa, mas ao mesmo tempo, quer que todos seus amigos feitos neste mundo, tenham seus desejos igualmente realizados, assim como ela.

Por fim, é conhecido que o Espantalho deseja um cérebro, o Homem de Lata anseia por um coração e o Leão busca coragem. No final, percebemos que muitas dessas qualidades já estão dentro de nós, esperando apenas que prestemos atenção para descobri-las. Vale a pena a leitura!
comentários(0)comente



antonicoo 19/05/2024

A Terra de Oz: o mundo que te permite sonhar e realizar
Fantástico. Um clássico da literatura. Desde que foi escrito, em 1900, o Mágico de Oz além de aflorar a imaginação e explorar a criatividade também nos leva a acreditar em nossos sonhos. A necessidade de todos os personagens (voltar para o Kansas, ter um cérebro, ter um coração e ser corajoso) leva eles a ter motivação e ir atrás de seus sonhos. Perfeito. Leitura muito cativante e motivadora ????
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



2002 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |