O Mágico de Oz

Skottie Young

Resenhas - O Mágico de Oz

1955 encontrados | exibindo 1 a 16

Craotchky 02/02/2024

Somewhere Over the Rainbow
Publicado em 1900 por Frank Baum, O mágico de Oz foi uma tentativa do autor (como o próprio atesta na Introdução) de escrever um conto de fadas moderno, que se afastasse do peso, às vezes sombrio, dos consagrados contos de fada dos irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen. Segundo Baum, "os incidentes medonhos e sinistros imaginados por seus autores para indicar a moral assustadora de cada história" é dispensável, uma vez que ele considerava que, agora lá em sua época, a educação formal moderna já incluía ensinamentos morais. Assim, seu objetivo em O mágico de Oz é trazer apenas a parte divertida e fantástica, eliminando o grotesco e abrindo mão de um caráter disciplinador.

Nas próprias palavras de Baum:
"Com essa ideia em mente, a história de O mágico de Oz foi escrita apenas para o prazer das crianças de hoje. Pretende ser um conto de fadas modernizado, em que a admiração e a alegria se conservam e os sofrimentos e pesadelos são deixados de fora."

No entanto, O mágico de Oz é uma história infantil que possui ao menos uma dupla camada. Ainda que o autor não tenha dado grande profundidade no texto de maneira explícita, enquanto pessoa adulta não é difícil perceber que a história de Dorothy e seus companheiros traça um caminho de autoconhecimento. Todos eles vão até Oz querendo algo que julgam não possuir. Porém, ao final, após o Mágico de Oz se revelar uma farsa, vemos que todos eles no fundo já carregavam dentro de si aquilo que tanto almejavam. Neste sentido, a jornada que empreendem se mostra como um processo de aprendizagem e autodescoberta necessário para que cada um conseguisse tornar ato a potência imanente que já tinham.

O fato de Oz ser uma farsa, um impostor, também pode ser explorada de uma forma interessante. Há quem diga que ele representa a falsidade da figura de Deus. O mágico de Oz faz todo o seu povo crer que ele é um grande mágico todo poderoso. Todos acreditam piamente que o mágico é tudo o que dizem que ele é, e que ele pode tudo, como dar coragem, coração e cérebro para nossos personagens. Além disso, assim como se diz de Deus (embora haja problemas neste ponto), Oz nunca pode ser visto por ninguém; mesmo os mais próximos dele confessam nunca terem visto sua verdadeira aparência. Nota-se também que todos os personagens vão até o Mágico de Oz para lhe pedir alguma benesse.

De outra parte Oz é conhecido como O Grande e Terrível. A história não parece sugerir explicitamente o que justifica o atributo de "terrível" dado a ele. Porém pensando na ideia do Deus cristão, tão visceral sobretudo no antigo testamento, sabemos por elementos da cultura, que seus fieis devem temê-lo, isto é, devem ser tementes a Deus, ainda que a expressão possa ser passível de ter outros sentidos. Outros pontos que se prestam a aproximar Oz de uma representação de Deus é que, no Capítulo intitulado Os macacos alados, ficamos sabendo que Oz veio do céu. Curiosamente, quando Dorothy e seus amigos estão deixando o País das porcelanas para trás, o Leão covarde quebra uma Igreja... Esse fato parece estar no livro a troca de nada, aparentemente quase como capricho do autor, ou então como algum simbolismo velado.

Tudo isso se soma ao fato de que o autor foi membro da Sociedade Teosófica, uma organização que, segundo o Wikipédia, tem como um dos seus objetivos "Encorajar o estudo da Religião comparada, Filosofia e Ciência". O lema da organização é "Não há religião superior à Verdade".

Claro, aqui abordei uma interpretação que particularmente achei interessante. Entretanto, tantas outras chaves de leitura existem para o livro. Um delas, por exemplo, é trazida pelo Prefácio. Nele o autor (do Prefácio) demonstra vários elementos que levam na direção de que o livro pode se tratar de uma grande alegoria do contexto político americano da época. Realmente, parece haver uma pluralidade de pontos de contato entre a história do livro e os eventos americanos reais... Tantos que parece forçado qualquer alegação de simples coincidências.
AndrAa58 02/02/2024minha estante
Resenha primorosa, Filipe. ????

Craotchky 02/02/2024minha estante
Obrigado Andrea. Acho que você gostou até mais que eu!

AndrAa58 02/02/2024minha estante
??? gostei mesmo. Se pudesse, eu começaria a ler nesse momento. E a culpa disso é toda sua ??

Craotchky 02/02/2024minha estante
É o maior elogio esse!

JULIANA_PFRANCO 05/02/2024minha estante
Olhaaa, gostei! Adorei a sinalização à respeito de comparar a ?onipresença? Divina ao mágico de oz.
Estou precisando de um descanso literário, ler algo mais leve; as última leituras não foram fáceis. E uma das opções dentre as que tenho em mãos é Mágico de Oz. Estou na caminho?

Craotchky 05/02/2024minha estante
Olhe para o chão, Ju. O caminho aos seus pés é feito de tijolinhos amarelo? Brincadeira. Por curiosidade, quais são as demais opções?

JULIANA_PFRANCO 05/02/2024minha estante
Olhe na pasta ?tenho?. E me dê sua opinião! ??

Craotchky 05/02/2024minha estante
Vendo os títulos que estão ali (incríveis) e considerando sobretudo seu desejo por algo mais leve, acho mesmo que Oz é uma boa pedida.

JULIANA_PFRANCO 05/02/2024minha estante
Pensei nele ou no Mogli. Espero que este último não me decepcione pois comprei pela beleza da edição ? (acontece ?)
Os meus desejados têm títulos melhores. Algum que tenha lido? Juro desgrudar de vc após essa próxima indicação! ?

Craotchky 05/02/2024minha estante
Não me incomoda alguém grudar em mim. O que mais procuro por aqui é interação e participação.
Títulos melhores do que aqueles que estão ali no "tenho"? Será possível?
Bem, vi aqui e pelo seu critério de leveza, ainda indicaria Oz.

Thay262 16/02/2024minha estante
Você, com suas resenhas e destaques de trechos, vai me levar a falência. Esse livro esta na minha lista de compras faz tempo, mas nunca dei tanto crédito pra ele. Leio sua resenha a já tenho que me segurar pra não por no top 1 pras comprar do proximo mes, hahahaha. Tú és um perigo pro meu bolso, além de que deixou minhas expectativas lá em cima, oqu também é um perigo. Mas suas resenhas são excelentes; Isso sem dúvida!

Craotchky 16/02/2024minha estante
Muitíssimo obrigado pelos elogios tão legais quanto esses, Thay. No texto nem elogiei tanto assim o livro, ao ponto de poder gerar expectativas, apenas destaquei pontos que se destacaram para mim. Compre e leia por sua conta e risco!

Carolina.Gomes 17/02/2024minha estante
Esse livro n me tocou.

Craotchky 18/02/2024minha estante
No sentido emocional, também não me tocou, Carolina. Apenas me cutucou levemente no âmbito intelectual por assim dizer.

Regis 25/09/2022

Acredite em si mesmo...
O Mágico de Oz é uma história Infantojuvenil incrível e fascinante, que nos envolve e quando vemos estamos em Oz, ao lado dos personagens.

Fiz essa leitura quando era pequena e revisitar Oz ao lado de Dorothy, Totó, o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde foi uma viagem fádica de volta à infância.

Li e também ouvi alguns trechos em audiobook, a narração foi perfeita e me ajudou a vivenciar essa história de uma forma totalmente nova e nostálgica ao mesmo tempo.
Relendo os livros da infância, percebo o quanto essas histórias me marcaram e permanecem claras em minha mente.

O companheirismo durante o trajeto e a descoberta de que o que buscavam esteva dentro deles o tempo todo sempre me cativou e fez dessa história uma das mais especiais para mim e eu adorei revisitá-la

?Acredite em si mesmo, suas qualidades estão dentro de você?.

Recomendo.
Caio 25/09/2022minha estante
A edição exclusiva da Tag desse livro é maravilhosa!

DANILÃO1505 25/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Regis 26/09/2022minha estante
Li nessa da Zahar Caio, a tradução também é ótima. ?

Regis 26/09/2022minha estante
Obrigada Danilo. ?

Isabella 27/10/2022minha estante
O livro é legal, porém achei o final muito desinteressante, sem
graça.

Mariana 10/01/2023minha estante
Eu simplesmente amei esse livro

Regis 10/01/2023minha estante
Acho ele perfeito, Mariana. ?

ðªClube cookiesðª 13/05/2023minha estante
Li exatamente esse, maravilhos, igual o nome: o MARAVILHOSO mágico de Oz

Regis 13/05/2023minha estante
Com certeza é maravilhoso, Julia. ?

Luiza3302 05/09/2010

Comparando o livro e o filme!!!
“The Wizard of Oz” (1939) de Victor Fleming é simplesmente o meu filme favorito! Eu estava super ansiosa para ler o texto integral da obra que o gerou. Procurei bastante para ter certeza que eu estava adquirindo um exemplar que tivesse a história original. Eu imaginava que sendo o filme tão bom, o livro seria melhor ainda... pois teria mais detalhes!

Acabei me deparando com uma história diferente em MUITOS aspectos.

Eu achei a versão literária MUITO violenta para uma história infantil... com trechos como esses: "rasguem em pedaços", "separou o corpo da cabeça, matando-o instantaneamente", "torceu-lhe o pescoço até matá-lo" etc. Outro exemplo é explicação de como “o Homem” se tornou “de Lata”... É estranho (e completamente compreensível) que não tenham feito nenhuma referência a essa parte no filme. Fiquei chocada! ://

O Campo de Papoulas não tem nada haver com a magia da Bruxa má do Oeste...
Esta aparece somente depois da metade do livro e só então descobre que a Dorothy está com o sapato! Dá pra acreditar?!

Achei a forma que o Mágico usou no livro para satisfazer os desejos dos 4 muito sem graça, achei a forma que o Leão se tornou Rei muito sem graça... e pior: A Bruxa boa impôs uma CONDIÇÃO para ajudar a Dorothy! Onde já se viu isso?!
Pra fechar com chave de ouro (mais irônica, impossível) o livro termina sem nos deixar na dúvida se o Mundo de OZ realmente existe ou se foi só um sonho.

Partes boas:
- É engraçado ler que eles se preocupam em comer, beber água, se lavar... é raro ver isso tão explicito em um livro.
- No caminho aparecem obstáculos e personagens novos (que não estão no filme).... Só para dar um exemplo: Uma cegonha!!!

A beleza e a magia do filme me conquistaram de primeira!
Pensei que aconteceria o mesmo com o livro, mas me enganei.
Até a mensagem de amizade e da importância do lar no livro deixa a desejar...

De qualquer forma, essa é a verdadeira história de "O Mágico de OZ": Sem sapatos de rubi e sem “Não há melhor lugar do que a nossa casa”!
Lari 01/02/2011minha estante
Pois é!os sapatos foram chocantes pra mim também!eu gosto tanto dos sapatinhos vermelhos que brilham!!
Mas a condição da bruxa boa era pra ajudar eles na verdade!hehe eu tbm fiquei tipo "como assim, uma condição??"
E as coisas violentas também achei meio "wooo" para crianças!
E eu tenho medo até hoje da bruxa do Oeste, apesar de no livro ela ser muito dependente!É aquela caracterização dos filmes que me dá arrepios!

Taryne 08/05/2011minha estante
Pode ser a verdadeira história, mas o filme cativa BEM mais! É meu filme favorito também *.*

Nelson 11/06/2014minha estante
Que violência?! Rsrsrs... Talvez seja a asneira politicamente correta de hoje em dia. Glinda só pediu o Gorro de Ouro para auxiliar os amigos de Dorothy a voltar para onde queriam. E sim, está bem claro que não era só um sonho.

Débora 01/12/2014minha estante
Você fala de um jeito como se o livro tivesse sido escrito depois do filme e que as "mudanças feitas no livro" são absurdas. Mas eu li o livro primeiro e não gostei nem um pouco do filme. E o livro me cativou muito e me passou muitas mensagens positivas! E a condição da Bruxa boa foi que a Dorothy lhe entregasse o gorro de ouro, e isso só para que a própria Bruxa pudesse usar os poderes dos macacos alados para ajudar o Leão, o Espantalho e depois libertar os macacos! Acho que faltou um pouco de interpretação da sua parte... Talvez se você tivesse lido o livro antes teria uma opinião diferente, pois é como dizem: o livro é sempre melhor que o filme, muito mais profundo e com muito mais detalhes.

Diandra 05/03/2016minha estante
Concordo com Nelson e Débora. Falta uma melhor interpretação aí. Glinda iria ajudar os três amigos de Dorothy e libertar os macacos da escravidão. Melhor atitude, impossível.

Babi159 09/11/2021minha estante
O filme deve ser de outro mundo, então. Eu nunca vi o filme, mas achei o livro encantador.

anoca 31/12/2020

favoritado ???
Minha mãe me disse que esse livro era muito fofo e adivinha!

Esse livro eh considerado um clássico, pois foi escrito a muito tempo e eh conhecido mundialmente por causa de adaptações pro cinema, séries e até de base para outros livros.

Eu amei esse história pq envolve fantasia, ficção, aventura e vários mundos a serem desbravados. Juntou tudo que eu mais amo em um livro só.

Eu sempre amei a história e achei que não iria fluir muito a leitura por já saber o tema, mas não tem nada a ver. Eu pensei que sabia como terminava mas me iludi completamente.

Essa história fluiu muito e eh muito fácil de ler.
Eu indico pra todas as idades, mesmo sendo um livro infantil.

Enfim maravilhoso
Duda 31/12/2020minha estante
eu amo suas resenhas jesusssss

Duda 31/12/2020minha estante
acabeu de perceber que eu falo isso em toda resenha sua

Duda 31/12/2020minha estante
e eh real genuíno eu amo suas resenhas

anoca 31/12/2020minha estante
OWNT

Sam 09/12/2021

Desde criança eu já conhecia a história Mágico de Oz mas apenas uma versão animada que eu tinha em DVD e quando vi essa edição da editora darkside simplesmente me veio a vontade de conhecer realmente como era a história nos livros e aconteceu que simplesmente "é totalmente diferente" kkkk. Apesar de 85% da história ser diferente de como eu conhecia meu amor por essa obra só aumentou.

Apesar de ser uma obra infantil engana-se quem pensa que é uma história boba que não irá trazer aprendizado algum para o leitor seja criança ou adulto. a verdade é que a história de dorothy nós ensina coisas que seriam bem mais difícieis de se aprender de qualquer outra forma ???
Rammy 09/12/2021minha estante
Ahhh, estou doida pra ler esse livro. Li há muitos anos quando ainda era criança. E, eram aqueles livros bem fininhos que contavam a história bem resumida. Esse livro possui desenhos dos personagens? Figuras...

Rammy 09/12/2021minha estante
Por que não foi uma leitura cinco estrelas? Fiquei curiosa rs

Sam 11/12/2021minha estante
Se você quer um livro com desenhos essa é a escolha perfeita kkkk praticamente toda página tem alguma arte

Sam 11/12/2021minha estante
Não dei 5 estrelas pq em algumas passagens o livro parece meio apressado, passa por algumas cenas sem dar detalhes do cenário e etc, e oque seria uma cena incrível acaba na metade de uma página ?

Kalinka 29/01/2020minha estante
Já eu fico super animada ao descobrir as verdadeiras estórias infantis que só conhecemos pelos filmes e desenhos. Já leu aa versões reais dos Grimm?

Maria 30/01/2020minha estante
quero ler!!

Danielle 30/01/2020minha estante
Ainda não li os Grimm. Mas quero ler!

Danielle 30/01/2020minha estante
Nas férias, Du-daaa!

eu_sou_fake 15/04/2021

Uma história sobre amizade
Gostei muito do livro. Por diversas vezes me senti completamente mergulhado nesse universo imaginário de Oz.
Achei interessante o título do livro levar o nome do personagem mais tosco de toda a história (risos).
Eu nunca havia lido/ouvido esse livro apesar de já conhecer a história. Mas isso não impediu de que eu me emocionasse e que meu coração acelerasse nos momentos de desespero vividos por personagens tão fáceis de amar.
Renatinha 15/04/2021minha estante
Eu amoooo

Laiz.Rodrigues @viajenestemundo 15/04/2021minha estante
Tudooh

sacerda :) 15/04/2021minha estante
ele tá muitooo dos audiobooks

Natalie Lagedo 26/11/2016

O Mágico de Oz é uma história que rende centenas de interpretações. Da primeira vez que li fiquei encantada com a descrição do lugar, com Dorothy acompanhada pelo espantalho, o homem de lata, o leão covarde e o cachorrinho Totó. Depois descobri que este livro é objeto das mais variadas teorias da conspiração, assim como o filme baseado nele e datado do início do século passado. Não costumo dar crédito a esse tipo de especulação, mas as menções me fizeram ficar curiosa sobre a experiência de uma releitura.

Na introdução, o autor diz que os contos infantis clássicos precisavam de renovação de enredo e personagens diferentes, bem como ter finalidade apenas de entretenimento para as crianças. Acho que este último tópico ele não conseguiu alcançar, pois O Mágico de Oz possui caráter educativo sim.

Após o ciclone atingir a pequena casa de Dorothy no Kansas e o vento levá-la até a Terra de Oz, situações variadas ocorrem e ela e seus companheiros são testados a todo momento. O espantalho buscava um cérebro, e utilizou inteligência por todo o caminho para livrá-los das enrascadas; o homem de lata ansiava por um coração, e era o mais sensível do grupo; o leão queria coragem, e os defendeu inúmeras vezes. Depois de descobrir a farsa que era Oz, perceberam que tudo aquilo que desejavam sempre os teve consigo. É uma alegoria belíssima para mostrar aos pequenos que muitas das coisas que desejamos estão perto, basta mudar de perspectiva. Só a menina tinha um problema a ser realmente resolvido, pois não conseguira voltar para casa. A solução foi usar algo que esteve com ela desde o início: os sapatinhos de prata que se tornaram seus depois que derrotou uma poderosa bruxa.

A mentira de Oz sobre seu poder alerta para as aparências enganosas. Quantas vezes vemos o esplêndido palco da vida alheia e não pensamos no quão bagunçado são os bastidores? Lapidar as qualidades que possuímos para vivermos melhor. Foi essa a moral que a história deixou pra mim.
@fabio_entre.livros 26/11/2016minha estante
Chega a ser engraçado que, na Terra de Oz, tudo é mágico, exceto o famigerado Mágico!

Natalie Lagedo 26/11/2016minha estante
Exatamente. O que uma propaganda bem feita não faz!

vsc bibliotecária 26/11/2016minha estante
Gostei mais da adaptação do cinema do que do livro :O

raonypimentel 28/07/2016

Encantador
O primeiro livro da série – que hoje somam seus 40 volumes, escritos por autores diversos – traz as aventuras de Dorothy pela Terra de Oz, após um ciclone devastador leva-la até lá, acompanhada de seu fiel amigo Totó.
Chegando em “Oz”, Dorothy é recebida pelos Munchkins com muito carinho pelos moradores locais, pelo fato de sua casa ter caído em cima da Bruxa Má do Leste, matando-a. Dorothy, espantada com o que havia feito, explica aos moradores que não pretendia matar bruxa nenhuma, e que precisava retornar para Kansas.
Instruída a ir até a Cidade das Esmeraldas para falar com o Grande Mágico Oz – o único que teria poder suficiente para enviá-la de volta à sua casa -, Dorothy segue caminho e acaba se juntando a três personagens pra lá de especiais: Um Leão muito covarde, um Espantalho incapaz de pensar sobre qualquer coisa e um Lenhador feito de Lata.
O que torna os personagens dessa história extremamente engraçados e cativantes são suas características bastante peculiares: O Espantalho desejava um cérebro para poder pensar; o Leão almejava ser um animal muito corajoso; e o Lenhador gostaria, mais do que qualquer outro homem, ter um coração.
E assim os personagens seguem se aventurando pela Terra encantada de Oz, à procura do grande mágico que pudesse atender-lhes tais desejos.
A leitura desta obra flui com uma rapidez incrível! Cada capítulo apresenta uma quantidade encantadora de criaturas e personagens especiais que variam de uma maneira espetacular, sempre fazendo alguma referência à fauna que conhecemos.
A trama é repleta de reviravoltas e com isso o leitor mergulha sem receios neste universo encantador, ao mesmo tempo em que consegue refletir sobre situações vividas na sociedade. Recomendo!
Ivana 28/07/2016minha estante
Excelente resenha, vou adicionar a minha lista ;D

Shaykovisky 20/09/2016minha estante
Primeiro Livro da série? 40 Volumes? OMG! É sério?

raonypimentel 21/09/2016minha estante
são vários livros, mas eu só li o primeiro

nayana6 05/03/2019

Definitivamente um clássico para todas as idades
O Mágico de Oz é uma história sobre como nossas escolhas e a nossa vida pode afetar as pessoas ao nosso redor. É uma história sobre amizade, sobre empatia e principalmente sobre perseverança. Sobre como, ironicamente, muitas vezes nos encontramos em busca de coisas que, na verdade, já temos. Já somos, e não conseguimos enxergar. É uma história sobre amigos que cuidam um do outro e se ajudam da forma mais genuína e bonita. Uma história sobre sempre poder tentar e se superar nos desafios que surgem, mesmo com as inseguranças. Sobre acreditar em si mesmo e em quem você ama.

Foi meu primeiro contato com a história do Mágico de Oz, que me surpreendeu com suas mensagens e ensinamentos. É um livro que emociona e preenche de esperança.

''Porque um cérebro não faz ninguém feliz, e a felicidade é a melhor coisa do mundo.''
''A experiência é a unica coisa que traz conhecimento.''
''A verdadeira coragem consiste em enfrentar o perigo mesmo com medo.''
Ana Roncon 05/03/2019minha estante
Aff já quero ler s2

nayana6 07/03/2019minha estante
leia miga PLEASE

Ana Roncon 09/03/2019minha estante
Buscarei por meios indevidos

Araujo20 02/09/2020

Não há lugar como o nosso lar
O Magico de Oz conta a história da doce Dorothy, que ao se ver longe de casa passa por diversas provações e aventuras tentando voltar. E todos esses percalços são enfrentados ao lado de seus amigos - também feitos pelo caminho - Espantalho, Homem de Lata e Leão.

Um livro escrito em 1900 e com intenção de "apenas" entreter o leitor (sem tentar passar qualquer tipo de ensinamento ou "moral" - como fica bem claro na introdução escrita pelo autor), transformou-se em um clássico, ficando muito conhecido pelas adaptações cinematográficas.

Eu mesma conhecia a história por ter assistido ao filme, à animação e a uma paródia feita pelos "Trapalhões", mas a leitura foi fascinante. Concluí em três dias, mas pode ser lido em um, pois é uma leitura gostosa e fluida, que te prende. Leitura que fiz com um sorriso o tempo todo. Embora em muitos momentos Baum execute uma escrita simples e infantil na minha opinião cada uma dessas características é que faz de O Magico de Oz um livro único.

Lerei para os meus filhos, quando tiver a oportunidade. Foi promovido a um dos meus livros preferidos.

Leiam!
Mandark 08/09/2020minha estante
Eh um livro incrível, né? Violento e mágico... O melhor da literatura infantil sem frescuras, rs

Araujo20 09/09/2020minha estante
Ameiiiii. Já registrei como um dos meus favoritos.

Mandark 11/09/2020minha estante
Que bom! ;)

Dani Carrara 21/04/2021

Uma fofura. Gostaria de ter lido mais nova... Uma aventura mágica! Única coisa se ruim é q achei o livro meio apressado do meio para o final, de resto é lindo! ?
Wardson 22/04/2021minha estante
Quero muito comprar essa edição tbm.

Dani Carrara 22/04/2021minha estante
É linda. As gravuras são sensacionais ?

Wardson 23/04/2021minha estante
Quero muito ?

Elyoliveira 27/12/2021

Esperava mais..
Acho que criei muita expectativa pra essa leitura, achei que seria como O Labirinto do Fauno foi pra mim "uma viagem de aprendizado que deixa uma marca no coração e na mente".
Por fim, fui lendo e lendo e lendo e vi que não seria nada disso, teve algumas falas que da pra levar para a vida, mas o enredo não é la aquelas coisas ? Sei que muito vão me odiar por essa resenha rs, mas é minha opinião ????
Li o significado da história, o que o autor quis passar para o leitor.. mas não achei que conseguiu deixar claro seu objetivo.
Razoável ???
carbononh 14/01/2022minha estante
Aí, eu tô lendo agora e tô me sentindo um monstro pq tô achando mt besta e chato KKKKKKK

Elyoliveira 14/01/2022minha estante
Kkkkkkkkkk senti o mesmo.
No fim da leitura tive que pesquisar qual mensagem o autor quis passar ? e fiquei achando mais chato ainda porque achei que nao teve nadaaaaaa haver com aquilo ?

Alana Anillo 14/01/2022minha estante
eu tava me achando muito do contra por estar odiando a leitura desse clássico kkkkkk mas ainda bem que não sou só eu

Lucas 01/10/2016

Fraco
Sinceramente é uma história muita fraca.O livro da um impressão que vai cativar com seus personagens porém a história é um pouco confusa e as vezes muito boba.
Foi isso que essa pequena história me passou.
Lua 25/09/2017minha estante
null

Lucas 27/09/2017minha estante
Sinceramente esta foi a minha impressão do livro.

Lua 10/12/2017minha estante
undefined