O Mágico de Oz

Resenhas - O Mágico de Oz

2009 encontrados | exibindo 196 a 211

Leituras e Reflexões 18/12/2015

Lindo!
Logo na introdução diz que "todo jovem saudável sente um amor instintivo por histórias fantásticas, maravilhosas e manifestamente irreais", então EU SOU UMA JOVEM MUITO SAUDÁVEL! Rsrsrs...
Lembro que tinha lido outras versões na biblioteca pública do Acre, quando era criança e meus pais nos deixavam lá para nos divertir lendo (tempos fantásticos)!
Ganhei este livro de presente da minha gatona (minha mãe) de aniversário e ele foi o penúltimo livro das minhas leituras de 2015. Em breve estarei publicando uma postagem com todos os livros que li, de janeiro a dezembro deste ano, rs...
"'O mágico de Oz', de L. Frank Baum, está para os Estados Unidos assim como 'Alice no país das maravilhas' para a Inglaterra, ou os contos dos irmãos Grimm para a Alemanha", diz a apresentação do livro desta edição.
Destaco 2 passagens para você, logo abaixo:
"Não existe lugar igual à casa da gente."
"A verdadeira coragem consiste em enfrentar o perigo mesmo com medo".

Minimanina 02/01/2016

Incrível
A história do mágico de oz não é exatamente um segredo, todos sabem que a viajem de Dorothy e de seu cachorro totó começa após ser atingida por um ciclone que leva sua casa até a terra de Oz, onde é recebida como heroína após ter matado a Bruxa Má do Leste.
É uma história emocionante, envolvente, que te transporta novamente para a infância, onde aprendemos que tudo o que precisamos está bem perto de nós, só precisamos saber onde procurar.

Continue a ler no meu blog ninaminima.blogspot.com.br

Jessica Loumine 03/01/2016

Um livro imprescindível para as crianças . Me deparei comigo mesma observando o quão bondosos e gentis são os personagens por quem Dorothy e seus amigos encontraram durante a jornada, já que estamos tão acostumados a uma quantidade escassa de gentilezas, principalmente com estranhos. É tão raro encontrar pessoas que se solidarizam por espontânea vontade sem exigir nada em troca.
A inocência e ingenuidade de Dorothy conduz a história de uma maneira totalmente linda, mesmo quando a Bruxa tentou aproveitar dessa inocência, Dorothy não a odiou, nem se revoltou com a vida.
Mas a maior lição de todas, é quando todos retornam a sala de Oz e saem de lá com seus respectivos desejos. Oz não deu um cérebro de verdade ao Espantalho, nem um coração verdadeiro ao Homem de Lata, muito menos coragem ao Leão, pois eles já possuíam todas essas coisas, só não sabiam.
Às vezes lutamos tanto por algo que achamos não possuir e nos iludimos achando que se possuíssemos seríamos mais felizes, quando na verdade, nós já a possuímos. Talvez o que nos falte seja um pouco de incentivo, ou auto-conhecimento, confiança em nós mesmos, confiança no que somos, porque às vezes o que buscamos está mais perto do que imaginamos.

Tracinhas 13/01/2016

por Lídia Rayanne
Quando L. Frank Baum publicou O Mágico de Oz, em 1900, acreditava que a moral já estava tão arraigada na educação das crianças que decidiu escrever uma história fantástica de puro entretenimento. Mal sabia ele que seus personagens tão carismáticos e com desejos tão singulares transmitiriam lições sobre a importância de termos um lugar para chamar de lar,da amizade, de ter um coração bondoso, e de como a coragem se encontra até no mais medroso dos corações.

Um fato desconhecido para a maioria dos leitores brasileiros é que o sucesso de O Mágico de Oz foi tão grande em sua época que este conto de fadas moderno ganhou DEZENAS de sequências ao longo do século, algumas escritas por outros escritores que acrescentaram sua própria visão à história.

Fiquei curiosa sobre essas outras histórias, que foram esquecidas ao longo do tempo. Será que existe a possibilidade de a editora Zahar publicar um box de Oz no futuro? *u* Pelo menos o cânone principal escrito por Baum, vai? *olhinhos do Gato de Botas*

Acho que seria uma ideia maravilhosa, pois, como de costume, a editora caprichou nessa edição de bolso nos mínimos detalhes, da capa à escolha das ilustrações originais.

Deixo então esta indicação para todos aqueles que amam histórias infantis – e para os que acreditam nas valiosas lições que encontramos nelas.

site: http://jatracei.com/post/136786234472/resenha-117-o-m%C3%A1gico-de-oz

PS Amo Leitura 24/01/2016

"O Mágico de Oz conta a história de Dorothy Gale, uma órfã que vivia numa fazenda do Kansas com seus tios e seu cachorro chamado Totó. Num dia habitualmente cinzento, um ciclone acaba por se centralizar bem sobre a casa de Dorothy. Enquanto seus tios conseguem entrar no porão que servia como abrigo para essas tempestades, Dorothy e seu cachorro se atrasam e ficam para trás, sendo levados por muito tempo pelos ares até chegarem na terra de Oz.

Quando ela chega lá, Glinda, que é a Bruxa Boa no Norte, lhe explica que ela matou a Bruxa Malvada do Leste ao aterrissar com sua casa em cima desta. É aí que Dorothy recebe os sapatinhos prateados mágicos desta bruxa. Além disso, Glinda lhe dá um beijo na testa para que ela ficasse segura durante suas aventuras em direção à Cidade das Esmeraldas, que é onde o mágico de Oz vive. E ela precisa encontrar esse todo poderoso mágico para pedir que ele lhe ajude a voltar para o Kansas.

Mas para chegar à Cidade das Esmeraldas, Dorothy tem que seguir por uma estrada de tijolos amarelos na qual ela encontra outras três figuras incríveis: o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde. E esses três personagens se juntam à Dorothy para também encontrar Oz e, cada um, pedir algo para ele: o Espantalho quer um cérebro para pensar como os homens, o Lenhador de Lata um coração para amar e o Leão Covarde quer coragem para ser o destemido Rei dos Animais.

Como todos sabem, O Mágico de Oz é uma literatura infantil, porém cativa qualquer adulto - como foi o meu caso. E isso se deve sobretudo ao caráter do livro, pois muita coisa escrita quer dizer mais do que parece, ou possui vários significados.

Os personagens desse livro são incrivelmente bem construídos, pois se encaixa muito bem ao enredo e à conclusão do livro, e eu não poderia deixar de falar que a Dorothy é uma criança muito, mas muito, determinada e forte psicologicamente falando. E não poderia deixar de dizer que achei muito interessante os amigos de Dorothy - um espantalho, um lenhador de lata e o leão covarde -, porque cada um representa algo: a Inteligência, a Bondade e a Coragem.

Eu confesso que ainda não tinha lido esse livro maravilhoso. Conhecia a história, mas nunca tinha me envolvido. E agora, estou completamente encantada com os personagens!"

Resenha feita no blog PS Amo Leitura.

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2015/10/o-magico-de-oz.html

Saga Literária 28/01/2016

Fantástico
Resenha: O Mágico de Oz, obra famoso, foi adaptada aos cinemas por algumas vezes, uma história fantástica, aventura e amizade estão presentes, com diversas metáforas presentes.

O livro é narrado em terceira pessoa, rico em detalhes, nos traz uma garota como protagonista, conhecida como Dorothy, esta vive com seus tios no Kansas, possui um cachorro chamado Totó, em determinado momento um ciclone atinge a casa em que vivem, e a menina Dorothy não consegue se esconder e fugir à tempo do ciclone.

Ao acordar, ela descobre que foi parar em uma terra que ela não conhecia, denominada de Oz, este é um lugar distinto, muito colorido, muito "vivo", totalmente diferente da terra em que ela vive. Logo ao chegar em Oz, Dorothy acaba "matando" uma bruxa má, sem intenção é claro, como recompensa uma bruxa boa a presenteia com sapatos brilhantes.

Bom, o restante da história acredito que todos sabem, todavia se não souberem, é bom ler, trata-se de um clássico, um livro escrito por volta dos anos de 1900, contada e adaptada através de inúmeras gerações, por meio dos desenhos, filmes e até mesmo literatura.

O livro traz importantes lições para a vida, é nítido que alguns personagens buscam coisas que possuem, todavia só o percebem e se realizam quando alguém os concede. Baum demonstrou criatividade ao escrever essa obra, mesmo que seja um livro voltado para o público infantil, este consegue cativar pessoas de todas as faixas etárias.

A Editora Leya nos traz essa linda edição, com diversos detalhes e ilustrações, a diagramação é simples, todavia colabora em muito na leitura.

www.facebook.com/asagaliteraria

site: www.sagaliteraria.com.br

Zouza 28/01/2016

De uma coisa eu tenho certeza,se minha mãe tivesse lido esse livro para mim quando criança eu não gostaria tanto da história como gosto hoje.Algumas partes são muito assustadoras,rsrsrsrs.

Jota J 31/01/2016

O (não tão fantástico) Mágico de Oz - O Mágico de Oz
Seguindo pela estrada de tijolos amarelos se pode conquistar o mundo! Ao menos foi esse o itinerário traçado por Dorothy, seu cão, Totó, o Lenhador de lata, o Leão covarde e o Espantalho sem cérebro.

Assim que posou na terra mágica, a menina Dorothy mata, sem querer, a Bruxa Má do Leste e “herda” seus sapatos mágicos. Querendo voltar pra casa, ela é aconselhada pela Bruxa Boa do Norte a seguir a estrada de tijolos amarelos até a Cidade Esmeralda. Lá encontraria o grande e poderoso Oz, que lhe levaria de volta pra casa. Mas no meio do caminho… ah, no meio do caminha havia um espantalho, um homem de lata e um leão. Cada qual com seu problema.
Mas seria uma pena se o grande Oz cobrasse para realizar seus desejos. Ou pior, e se Oz não pudesse realizá-los?
Assim, depois de toda a jornada para chegar à Cidade Esmeralda, Dorothy e seus amigos teriam agora de matar a Bruxa Má do Oeste, para que Oz possa conceder o que o grupo deseja, e para que o próprio mágico possa se livrar de toda e qualquer oposição.

O enredo é legal, uma típica fantasia. Tem drama, humor e uma leve pitada de sarcasmo. Não compensa recontá-lo, algo que a maioria de nós já conhece através das versões para cinema, TV ou teatro. O ponto que quero focar aqui é a relação Oz - Dorothy - e a terra mágica.

Meio covarde da parte do mágico em pedir para uma criança, um espantalho, um leão e um homem de lata matarem um bruxa que, segundo dizem, ele próprio não conseguiu derrotar. Oz quer que o trabalho sujo (e perigoso) seja feito, mas não quer sujar suas mãos.
Além disso, quer usar de alguém que, a princípio, não tem nada a ver com o que acontece ali naquela terra (oi, estou só passando, diria Dorothy), para solucionar parte dos problemas políticos do local. Porque sim, o mágico estaria enrascado se uma das bruxas más resolvessem atacar a Cidade das Esmeraldas.
A segunda questão é a relação entre Oz e as criaturas que viviam na terra mágica. As bruxas eram claramente mais fortes que ele, a diferença era a popularidade e o mito que o próprio mágico cria a respeito de sua majestosa figura. A justificativa que o próprio Oz dá é a de que só aceitou lançar mão desse papel para se proteger em meio a uma terra estranha quando seu balão pousou ali. Ou seja, seu poder é conquistado em cima de uma mentira!
Um homem desconhecido, se aproveita de uma situação inusitada para se proclamar senhor de um lugar. Para além de subestimar as quatro bruxas, Oz ainda cria toda uma atmosfera de medo ao redor de seu nome. A sorte dele é que Dorothy e seus amigos são muito mais nobres do que ele próprio. A garota, como uma boa menina, acaba por perdoar o pobre homem - mesmo diante da decepção que foi descobrir que ele não poderia levá-la de volta ao Kansas.

Enfim, uma história que me fez pensar em várias coisas. Vale a pena a leitura.

Lucas 01/02/2016

História infantil que esconde muitas raízes ocultistas...
A história é curta e extremamente objetiva, fazendo jus ao prefacio que dizia que o L. Frank Baum não costuma desperdiçar nenhuma palavra. O texto é indicado para crianças, mas qualquer adulto pode ler e se encantar com a viagem de Dorothy para o mundo de Oz. Confesso que dei risada em vários momentos e achei algumas sacadas geniais, outras nem tanto e pedantes principalmente com os macacos alados. Mas esse é um ponto a se relevar visto que o enredo visa entreter crianças. O personagem mais comovente sem dúvida é o espantalho e sua eterna busca por miolos para sua cabeça de palha.

Naturalmente que, após ler o livro, recomendo fortemente procurar na internet as explicações de ocultismo embutida no Mágico de Oz e como o autor, praticante de teosofia, mascarou nas entrelinhas várias e várias lições gnósticas e místicas. Interessante para quem tem a mente aberta para esses pontos. Concordando ou não com tais posições, é possível notar que a história faz muito mais sentido e traz ainda mais lições de vida, maléficas ou benéficas, após o entendimento dessa questão espiritual da obra e do filme, que ainda hoje desperta muita controvérsia.

Andrea 08/02/2016

Crítica social para crianças
Tido por muitos como uma "versão americanizada" de Alice no país das Maravilhas, O mágico de Oz nos encanta e fascina da mesma forma que a estória de Lewis Carroll, mas, com certeza, cada uma tem as suas singularidades criativas, tendo L. Frank Baum criado um país encantado que sua época precisava, sendo até hoje um grande sucesso que agrada a crianças e a adultos também.
Em toda a minha infância nunca tive um contato assíduo com a história de O mágico de Oz, na verdade, assisti apenas uma vez a metade de um filme com esse título, mas não gostei muito, tinha apenas oito anos e o enredo não me interessou. Ao longo dos anos, ouvi cada vez mais a respeito da obra prima de Baum e, esse ano, após assistir a uma resenha da Tatiana Feltrin, decidi comprar o livro e dar uma chance a ele. No entanto, não li logo que chegou e ele ficou em minhas estante durante muito meses, foi quando, depois de outra resenha, agora do Rubens do Canal Ler Vícia, descobri Wicked e me interessei muito mais pela versão adulta da história do país de Oz do que da original, por isso li o livro de Maguire e este abriu as portas para um verdadeiro interesse em conhecer as aventuras de Dorothy e seus amigos.
A narrativa em terceira pessoa de Baum facilita nossa aproximação com todas as personagens, suas características e suas realizações. Na apresentação, é nos contado que Baum tinha pavor das histórias dos irmãos Grimm e queria criar uma narrativa infantil na qual as crianças não sofressem tanto e tivessem finais tão controversos, por esse motivo, Dorothy passa por algumas poucas desventuras, mas sempre tem uma solução a vista, sempre algo de muito bom, uma ideia no último instante, surge e salva a todos.
É preciso dizer também que esta trata-se de uma história infantil, logo, é fácil compreender as repetições constantes dos desejos das personagens principais em conquistar seus sonhos, sem falar na intenção moralizadora e crítica que mostra toda a ilusão criada pelo Magico e como O leão covarde, O espantalho sem cérebro e O homem de lata sem coração, desde o início da narrativa, já tinham tudo aquilo de que precisavam, mas as convenções sociais não os permitia ver o que estava ali, a olhos nus. Dorothy também é surpreendida ao saber que, durante todo o tempo, tivera em seus pés a única maneira de partir da terra de Oz, tendo, no entanto, que atravessar todo um percurso para finalmente voltar para casa.
Em minha edição (bolso de luxo, da editora Zahar) não há qualquer menção ao momento histórico no qual foi concebida a narrativa de Baum, entretanto, suas críticas a respeito da forma como as pessoas podem facilmente ser enganadas e que, muitas vezes, elas querem isso, acabam por tornar a história de O mágico de Oz atemporal e obrigatória para todos aqueles que amam uma boa história de fantasia que nos traga um olhar crítico acerca da realidade.

site: http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

MinimaNina 14/02/2016

Todo mundo deve ler um dia!
O mágico de oz - L.Frank Baum

Em seu desespero para voltar para casa, Dorothy recebe um beijo da Bruxa Boa do Norte que a aconselha a seguir os tijolos amarelos que levam a cidade de Esmeralda, onde poderá pedir ao grande e terrível Oz para levá-la para casa.

Continue a ler no meu blog ninaminima.blogspot.com.br

Suka - Pensamentos & Opiniões 20/02/2016

Ele conta a história da Dorothy, uma órfã que mora com seus tios e seu cachorro chamado Totó em Kansas, certo dia um ciclone acaba levando a casa e ela e seu cachorro não conseguiram chegar a tempo no porão que servia de abrigo, e foram arrastados até a terra de Oz.
Chegando lá o único objetivo da Dorothy é poder voltar para Kansas e a única pessoa que poderia tirá-la de lá segundo os habitantes seria o grande mágico Oz. E seu percurso até chegar a Oz e poder pedi-lo que a ajudasse a voltar para Kansas é cheio de aventuras. E em meio a essas aventuras ela conhece o Espantalho, o Lenhado de Lata e o Leão Covarde, que irá acompanhá-la, cada um desejando pedir algo a Oz, O Espantalho que um cérebro, o Lenhado de Lata um coração e o Leão Covarde quer ser corajoso.

"Eu sei que você tem muita coragem - respondeu Oz. - Só precisa é de confiança em si mesmo. Não existe criatura viva que não sinta medo se vê diante do perigo. A verdadeira coragem consiste em enfrentar o perigo mesmo com medo, e esse tipo de coragem você tem de sobra."
Mesmo sendo um livro infantil, ele é aquele tipo de livro que também serve para um adulto ler e a interpretação fica a critério de quem ler, a moral da história é que somos mais do que imaginamos ser e que nos subestimamos, mais claro que vai muito além disso, mas como vocês me conhecem nada de adentrar muito para não perder a graça.

site: www.suka-p.blogspot.com

Lin 26/02/2016

Ótimo para crianças
O Mágico de Oz é um conto muito bom para ensinar várias boas lições a adultos e crianças. Com uma leitura simples, o autor retrata as aventuras de Dorothy e seus amigos (o leão, o espantalho e o lenhador de lata), na terra de Oz.
Um dos pontos que mais me chamou a atenção, é a pureza com que a história é contada, até na hora de dar uma lição nos personagens malvados, o autor é bem sutil.
Vale muito a pena ter e ler para os filhos e sobrinhos.

2009 encontrados | exibindo 196 a 211