Ouvir nas entrelinhas

Ouvir nas entrelinhas Cecilia Bajour

Resenhas - Ouvir nas Entrelinhas

matheuso 02/05/2024

O modo em que a autora apresenta as pesquisas realizadas é muito satisfatório e enriquecidor. Gostaria que fosse um pouco maior pois fiquei com muita vontade de ler mais sobre.

Daniele Freitas Pacheco 20/02/2024

Ótimo livro para quem deseja refletir um pouco sobre mediação de leitura na escola. A autora aborda temas relevantes de maneira informal, mas não rasa.

Manu 06/02/2024

"Falar dos textos é voltar a lê-los."
"Até que alguém ou algum livro volte a nos sacudir."

Muito bom livro!!!
Fala sobre a importância da escuta nas práticas de leitura e como o docente deve fazer a escolha dos livros lidos.

Albeli 23/08/2023

É interessante a forma como a prática da escuta é abordada dentro do livro. Muitas vezes pensamos que ler envolve apenas sentar e passar algumas páginas, no entanto vai muito além de decodificar símbolos. Quando lemos também colocamos nossas próprias impressões naquela história. Falar sobre um livro ou escutar o que cada um sente ao ler algo é muito importante e se torna uma ação terapêutica. ?Ouvir nas entrelinhas ? me fez perceber a importância do discurso do leitor que começa depois da leitura.

Ramalho 09/06/2021

O livro fala acerca tanto da escolha da leitura a ser feito quanto ao falar acerca da literatura. Isso é falado de maneira direta e com dedicação pela Cecilia Bajour e com isso muitos ensinamentos são mostrados no campo da leitura.
Não deixei de lembrar sobre Lacan quando diz sobre a linguagem e o mundo real, logo que quando escolhemos uma leitura e falamos dela numa roda ou para alguem, este livro ganha outros significados a partir da linguagem e da construção mental feita pelo significado dele.
Para Lacan a palavra apresenta seu significante e seu significado, o significante é a forma e o significado é o ato gerado ao ouvir essa palavra. O significado é psicológico, ele é a construção do termo, enquanto o significante nunca muda. Isso pode, a grosso modo, ser retratado na literatura, quando falamos acerca de um livro como significante e como significado que seria o ato de leitura de um livro.
Achei o livro com uma proposta boa, mas sem muito aprofundamento, é uma leitura gostosa, mas achei um pouco "sem sentido", logo que é um tema pouco lido, quem quer ler isso, vai para algum livro erudito, e esse cumpre mais um papel introdutório no mundo da teoria da leitura de um texto. No mais, por ser rápido, não me cansei.

Meena 04/05/2021

Ouvir tbm é ler
Jurava que esse livro era maior e fiquei meio decepcionada quando chegou e era quase uma edição de bolso. E infelizmente, outro problema foi as últimas páginas que não colaram direito.
Mas gente, sério, o jeito que a Cecilia mostra pesquisas de vários professores e a sua própria visão e ideias é maravilhoso.

Cynthia Lia 14/01/2021

Ouvir nas entrelinhas
Fiquei com vontade de marcar o livro todo, praticamente (me contive rs).
Fala sobre a importância da leitura escolarizada x literária (por prazer).
Traz a questão dos mediadores de leitura e algumas dificuldades encontradas no processo de elegir e indicar leituras.
E trata, especialmente, sobre o processo de escolha de um livro e as interferências realizadas pelos leitores como forma de ampliar o olhar e possíveis trocas.

Elani Araújo 01/01/2021

Repetitivo no começo mas depois melhora
Muito interessante a passagem sobre os silêncios da leitura. Porém o texto por se tratar de relatos de experiência sobre formação de mediadores, acaba sendo repetitivo em especial no começo. Porém vai melhorando e traz temas interessantes, apesar de mostrar uma certa ambiguidade a cerca da leitura escolarizada e leitura livre. Tipo, ela defende a liberdade do aluno escolher sua leitura ao tempo que defende que a biblioteca não esqueça que deve está escolarizada. Não faz sentido liberdade com cartas marcadas.