O Massacre da Serra Elétrica

O Massacre da Serra Elétrica Stefan Jaworzyn

Resenhas - O Massacre da Serra Elétrica

Maísa Andreoli 18/01/2016

"O Massacre da Serra Elétrica" é o primeiro título da coleção "Dissecando", da Editora Darkside (conheça os outros títulos clicando AQUI). A obra demonstra como foram as etapas de produção de um filme de baixo orçamento que modificou as estruturas das produções cinematográficas, mormente em relação ao gênero horror.

Apesar de assinada por Stefan Jaworzyn, a obra é composta, na verdade, de diversos depoimentos dos grandes envolvidos na produção, edição e atuação do filme, dispostos em forma de pequenas introduções dentro dos capítulos, em sequência justaposta.

A edição brasileira inicia-se explicando a tradução errônea do título "The Texas Chain Massacre" no país, que modificou a motosserra por uma serra elétrica, aparelho que necessita de energia elétrica para funcionar. Por força da tradição nacional, os editores da obra optaram por utilizar a expressão serra elétrica no decorrer do livro. O prefácio foi escrito por Gunnar Hansen, primeiro ator a interpretar o temido e insano Leatherface.

O interessante da obra é sua riqueza em material constando informações sobre bastidores, comentários e críticas. O livro foi concluído, originalmente, em 2003, época em que um remake do filme estava em pré-produção. Antônio Timbau e Dalton Caldas, tradutores, produziram os capítulos posteriores sobre a refilmagem, uma prequela lançada em seguida e a nova versão 3D.

site: http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2016/01/dica-de-leitura-o-massacre-da-serra.html

Jhenifer 25/06/2014

O livro foi lançado pela editora DarkSide e é o primeiro livro da Coleção Dissecando, no qual apresenta os bastidores das principais obras dos clássicos do terror.

O Massacre da Serra Elétrica é um filme de terror independente, de baixo orçamento, dirigido por Tobe Hooper em 1974.
Apresentado como se fosse baseado em uma história real, o filme chocou os censores na época, que proibiram a exibição em diversos lugares.

Escrito por Stefan Jaworzyn, que reúne curiosidades e fatos dos bastidores dos filmes que até então, muitos desconhecem.
O que mais me deixou fascinada com o livro, foi a história contada de Ed Gein, o assassino que inspirou a criação de Leatherface (vilão do filme).
Ed Gein criava coleções com diversas partes dos corpos das suas vítimas, e de corpos que ele roubava nos cemitérios. Coleções como: narizes humanos, máscaras feitos com rostos conservados, cabeças com as partes acima das sobrancelhas retiradas com serra, cadeiras revestidas e forradas com pele humana, uma lata de lixo feita de pele humana, uma caixa de sapatos feita com nove vulvas conservadas, uma cabeça humana, dois crânios montados na cabeceira da cama, dentre outras diversas estranhezas.
Ed Gein não só inspirou Leatherface, como também Norman Bates (Psicose), e Hannibal.

O livro reúne depoimentos de atores, diretores, fotógrafos, e todo tipo de profissionais que tiveram algum envolvimento com os filmes.

Livro bem detalhado e maravilhosamente ilustrado.