O Massacre da Serra Elétrica

O Massacre da Serra Elétrica Stefan Jaworzyn

Resenhas - O Massacre da Serra Elétrica

Jhenifer 25/06/2014

O livro foi lançado pela editora DarkSide e é o primeiro livro da Coleção Dissecando, no qual apresenta os bastidores das principais obras dos clássicos do terror.

O Massacre da Serra Elétrica é um filme de terror independente, de baixo orçamento, dirigido por Tobe Hooper em 1974.
Apresentado como se fosse baseado em uma história real, o filme chocou os censores na época, que proibiram a exibição em diversos lugares.

Escrito por Stefan Jaworzyn, que reúne curiosidades e fatos dos bastidores dos filmes que até então, muitos desconhecem.
O que mais me deixou fascinada com o livro, foi a história contada de Ed Gein, o assassino que inspirou a criação de Leatherface (vilão do filme).
Ed Gein criava coleções com diversas partes dos corpos das suas vítimas, e de corpos que ele roubava nos cemitérios. Coleções como: narizes humanos, máscaras feitos com rostos conservados, cabeças com as partes acima das sobrancelhas retiradas com serra, cadeiras revestidas e forradas com pele humana, uma lata de lixo feita de pele humana, uma caixa de sapatos feita com nove vulvas conservadas, uma cabeça humana, dois crânios montados na cabeceira da cama, dentre outras diversas estranhezas.
Ed Gein não só inspirou Leatherface, como também Norman Bates (Psicose), e Hannibal.

O livro reúne depoimentos de atores, diretores, fotógrafos, e todo tipo de profissionais que tiveram algum envolvimento com os filmes.

Livro bem detalhado e maravilhosamente ilustrado.

Fabricio~Raito 01/10/2013

Destroçando a série, com estilo.
Inicialmente, deixo registrado que é a primeira vez que farei uma resenha de um livro-documentário, e a princípio, a idéia soa com certa dificuldade. O Massacre da Serra Elétrica - Arquivos Sangrentos é um compendium de entrevistas, informações, documentos e fotos sobre todos os filmes da série Serra Elétrica, um belo trabalho da editora DarkSide.
Stefan Jaworzyn reuniu em 320 páginas um emaranhado de curiosidades e fatos que muitos desconhecem, inseridos no universo criado lá em 1974 por Tobe Hooper, com o primeiro filme da série, filme este que é considerado clássico e pioneiro do gênero de slash-movies. Apesar do filme não trabalhar explicitamente com a serra (o próprio título insinua uma derradeira matança banhada a litros de sangue), The Texas Chainsaw Massacre passou por várias complicações no que se refere à censura e exibições no cinema. Tudo no filme é muito implícito, a atmosfera de tensão e suspense, somado à agonia que Leatherface (o psicótico assassino com problemas mentais e máscara de pele humana) exibe com a serra nas suas mãos. A frase nos créditos iniciais que levava o espectador crer que era uma história real, conciliado à forma que o filme foi filmado, no viés cinema-verité (que deixava tudo muito real, parecido com um documentário) fez dele um dos filmes mais aterrorizantes e controverso já criado. E o mais curioso: o filme quase não saiu do projeto, foi filmado com um orçamento vergonhoso e em condições tão precárias que os atores viviam passando mal durante as gravações. Provavelmente, tudo isto fomentou a impressão de que o filme realmente fosse verdade.
Ler os Arquivos Sangrentos te deixa a par de como um filme é realizado: bastidores, pré-produção, as gravações, termos, burocracias de contrato com produtoras e distribuidoras, formação do casting, fotografia, da edição e da venda dos direitos autorais. É um livro rico em informações técnicas, que situa o leitor no mundo cinematográfico, por trás daquilo que costumamos ter contato: o filme em si.
As fotos, pôsters, comentários dos atores enriquecem mais ainda a leitura, transportando o leitor para o set de filmagens. Eu, fã declarado da série, percebi os Arquivos Sangrentos como uma jóia rara, um trabalho árduo de Stefan Jaworzyn de reunir tantas informações importantes e interessantes, para os fãs mais viciados no gênero. A leitura te permite comparar o mercado cinematográfico ao longo do tempo, de 1974 até 2013, quando o último filme da série saiu nos cinemas. As críticas e documentos de conselhos de alguns estados proibindo a exibição do filme, muitas vezes injustas ou inúteis, ajudaram a tornar a lenda que O Massacre da Serra Elétrica é hoje, e o será enquanto houver gerações que buscam o verdadeiro terror.
Jonatha.Carvalho 27/03/2021minha estante
O livro é fantástico!