A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

laioow 28/04/2024

Me surpreendeu
Eu li este livro sem muitas expectativas. Não tinha ouvido falar muito dele. Mas olha... valeu a pena.

O livro traz uma mensagem importantíssima que muitos se recusam a sequer ler por algum viés ideológico.

Recomendo demais a leitura. O final me deixou olhando pro nada e pensando em tudo que havia lido. Demorei um pouco para absorver.

As metáforas que o livro traz (e são muitas) são relativamente fáceis de entender se você tiver uma mínima bagagem histórica.

GabS 28/04/2024

PERFEITO
Confesso que eu tinha um certo preconceito que rondava esse livro, ele estava na minha lista faziam 3 anos e eu só tive oportunidade de lê-lo por agora. E posso afirmar, Que experiência Extraordinária que esse livro trás.
Ele é um perfeito retrato da sociedade atual. " Se Napoleon disse então deve ser verdade ", somos feitos pela cegueira que nos cerca que acreditamos em tudo que é dito !
Perfeito livro, leitura sensacional.

vinizambianco 27/04/2024

[Sobre animais, opressão e tirania]

Há um tempo eu queria ler alguma coisa do George Orwell, mas sempre tive receio dele ser um Saramago da vida, autor que tentei ler dois livros mas acabei largando por não gostar da maneira que os livros eram escritos/editados, mas assumo que A Revolução dos Bichos me trouxe a vontade de ler mais coisas do autor.

A Revolução, conta a história de uma fazenda que, em um ato de rebelião, os animais se voltam contra os humanos e decidem tomar tudo para eles, e logo após tal golpe dar resultado, os porcos assumem o poder e a fábula começa a ganhar vida.

O maior ponto positivo do livro é como o autor consegue criar uma história de fácil compreensão, mas que fale sobre tanta coisa ao mesmo tempo, Orwell usa os animais, os lugares e as ações como alegorias para todo dia de interpretação, desde um pequeno passo de um personagem consegue ser compreendido. O único contraponto é o final, que me deixou bem triste em razão de ser bastante real.

Em suma, o livro além de ser uma leitura fácil e rápida, consegue passar a mensagem que quer, nós humanos seres racionais, precisamos ter cuidado quando fazemos parte de uma sociedade hierárquica dominada por ditadores, visto que uma vez que assumamos o poder a história se repete e o carrossel nunca para de girar. Um livro a ser lido, relido e debatido.

André Ricardo 27/04/2024

Analogia
Leitura que nos remete a pensamento crítico de como estamos inseridos na nossa sociedade com seus diversos personagens animais análogos ao políticos.

Gabrielle717 27/04/2024

REVOLUÇÃO RUSSA
Nós lemos esse livro para o clube do livro da escola. Ele conta a história da revolução russa, porém com um ponto de vista um pouco diferente, representado por animais. Eu super recomendo pra quem gosta de adquirir conhecimento, e pra quem quer ter raiva de porcos. Eu nunca tive tanta raiva de um porco quanto eu tive lendo esse livro.

lorenz1 26/04/2024

Ainda triste pelo cavalo :(
O livro de um modo geral é bom. Só não é meu estilo de leitura, o que me deixou um pouco entediada no inicio. Mas depois quando as coisas começam a desandar, fica interessante, principalmente se você captar a mensagem de critica ao governo por trás da revolta dos animais.

millybookss 26/04/2024

UM GÊNIOO
Que Orwell é um gênio nós já sabemos. Mas a crítica por trás desse livro... as alegorias... sensacional. Quem lê disposto a ver as entrelinhas por trás de cada diálogo, capítulo e acontecimento , entende o que orwell quis dizer e passar com esse livro. NÃO é um livro infantil. Ainda custo dizer que poucos adultos lerão e entenderão o livro de fato. QUATRO PATAS BOM DUAS PATAS MELHOR. Boa leitura companheiros.

Lora Pontes 26/04/2024

Pequeno, mas de conteúdo gigante
A leitura foi bem mais fácil e fluida do que eu imaginava. Gostei muito, principalmente por todas as analogias que tornam o livro ainda atual e necessário. Cada frase, extremamente bem pensada e capaz de serem encaixadas em vários contextos diferentes, é de uma inteligência enorme!!

Renan652 26/04/2024

O livro em sí fala sobre política, eu comecei a ler pensando que era entendiante, porém quando eu terminei fiquei surpreso, o livro tem explicação clara e fala sobre uma fazenda dominadas por animais, e o livro continua na mesma temática, ao decorrer do livro ele mostra traições, mortes, plot Twist e etc.. Para quem gosta de política eu recomendo esse livro

Malu Flório 25/04/2024

?Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros.?

Escrito 1943 e eternamente atual (apesar dar críticas extremamente específicas à URSS e as políticas da época).

Obra-prima!

Cida 25/04/2024

"Pensei em denunciar o mito soviético numa história que fosse fácil de compreender por qualquer pessoa e fácil de traduzir para outras línguas." Esse trecho do posfácio resume bem a ideia