A fazenda dos animais

A fazenda dos animais George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Juju 20/09/2024

"o poder não é um meio, é um fim"
Análogo à Revolução Russa, o livro "a Revolução dos Bichos", de George Orwell, ilustra perfeitamente e de forma lúdica como eram os ideias soviéticos da época. Qualquer um que conhecesse a história saberia identificar as referências, entretanto, George Orwell construiu uma crítica tão genial que pode ser tido como uma história infantil.

Deixo aqui o breve resumo do meu olhar quanto ao livro: O poder não é um meio, é um fim! Os animais tomaram a Granja do Sr. Jones, e os porcos, respeitados, tomaram o controle com a promessa de que não haveria mais sofrimento ou humanos no comando, e no final, temos a percepção dos bichos de que não havia como identificar quem eram humanos, quem eram porcos. Isso só escracha a perspectiva de que não há alguém que tome o controle de uma sociedade e não sucumba ao poder, e de que, por trás de toda promessa de "igualdade" e "não opressão", existem na verdade instrumentos que maquiam a verdadeira face da natureza humana. Não há quem tome o "poder" em forma de "revolução" queira o queira deixar ou não sucumbe a ele, e só não enxerga isso quem não quer. Dito isso, classifico o livro como uma excelente leitura, mais um clássico impecável de George Orwell!

Rayzaa 20/09/2024

Das Democracias nascem as Ditaduras
Simplesmente genial e direito.
contado em forma de fabula, George faz uma suuuper critica ao governo de Stálin na época da União Soviética.
todavia, fiquei abismada com as semelhanças do acontece aqui mesmo no Brasil: somos um país riquíssimo de tudo que é necessário pra sobreviver, e vivemos às minguas.
exportamos a preços baixos e consumimos à preços exorbitantes. trabalhamos arduamente pra enriquecer os governantes, enquanto nós, o povo, padecemos.

?Noutras palavras, a defesa da democracia envolve a destruição de qualquer independência de pensamento.?

?A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir.?
Thaise.taylors 20/09/2024minha estante
Livro maravilhoso

Jordana Borges 20/09/2024minha estante
é genial, amei quando li

Emilia.Reis 20/09/2024minha estante
A gente se lasca para que outros países possam usufruir do melhor ?

GomesJr 20/09/2024

Tão atual quanto
Creio que és um livro muito essencial para quem quer entender um pouco de política ou até mesmo estudar sobre a mesma. Os elementos usados podem ser usados em todos os cenários políticos possíveis, ainda mais em épocas de Fake news e manipulação de resultados.

IsiLeal 20/09/2024

Retrato da sociedade ao longo dos anos. Mas, li muito tarde...
Já beirando os 30 anos, inventei de finalmente ler este clássico que muitos leem na pré-adolescência e pasmem, fiz uma leitura preguiçosa. Me obriguei a ler meia página todos os dias para conseguir finalizar a leitura.

Mas, é possível tirar boas lições deste livro. Indico para pré-adolescente que estão criando seu senso critico de sociedade e política de liderança. O livro todo é uma forte critica as relações sociais, importância da educação, alienação da mentira dita várias vezes até se tornar uma verdade, e ainda a devoção descabida a péssimos lideres que possuem um ótimo discurso aliado a um exímio porta-voz. Muitos falam sobre o ódio a Napoleão durante a leitura, mas a minha indignação foi totalmente dedicada ao porco Garganta que distorcia as atrocidades de Napoleão enganando os demais "camaradas". Coitados!

Renzo Goldoni 20/09/2024

Muito bom o livro ilustrado. Deu pra passar muito bem a mensagem. Manteve o impacto do livro todo escrito e ainda incorporou o recurso das ilustrações, que são muito boas.

Grazielle.Bonfim 20/09/2024

Abandonei
Abandonei, não porque o livro é ruim... veja bem... é que me encontrou em uma fase de leituras que esse livro não foi compatível para me prender. Mas com certeza quero retomar ele um dia.

Bibliotecário de Alexandria 19/09/2024

A Revolução dos Bichos, de George Orwell, é uma obra fascinante que combina crítica social com uma narrativa simples, quase como as fábulas que eu lia na minha infância. A história se passa em uma fazenda onde os animais, cansados de serem explorados pelos humanos, decidem se revoltar e assumir o controle do lugar. A trama é muito envolvente e, apesar da simplicidade, carrega profundas reflexões sobre poder, corrupção e igualdade.

O livro é curto, mas denso em significado, fazendo com que cada página nos deixe pensando sobre a natureza das revoluções e como as intenções mais nobres podem ser distorcidas. Ele desperta memórias das histórias infantis, com animais falantes e lições morais, mas também tem uma carga emocional e política que surpreende.

Gostei muito da leitura, pois ela nos faz refletir sobre a realidade, mesmo usando uma linguagem acessível e uma narrativa envolvente. Porém, confesso que esperava um final mais revolucionário, algo que realmente trouxesse uma mudança impactante para os personagens. Ainda assim, A Revolução dos Bichos é uma obra que vale muito a pena ler. É uma história que se mantém atual e que vai te fazer questionar como o poder pode corromper, não importa quem esteja no comando.

Joaz 19/09/2024

Com raiva dos porcos
Todo momento uma emoção para ver o que ira acontecer e com raiva completamente dos porcos após a morte de Major, tudo manipulação e mentiras e ainda se aproveitando dos outros, mas isso é igual ao mundo real dos humanos, percebi isso desde que o porco ficou no lugar de Major que se aproveitou dos outros na fazenda e por final começou a fazer a mesma coisa que abominou.

Thais 19/09/2024

Uau
Essa leitura me deixou tão reflexiva que é até difícil fazer uma resenha.
Loucura ver como a utopia inicial dos animais se transforma em uma ditadura cruel... enfim, perigos do poder absoluto...
Thaise.taylors 20/09/2024minha estante
Simmm! Amo esse livro

Andrezza.kuribayashi 19/09/2024

Perfeito! George Orwell tem uma escrita clara, muito fácil de entender, e apesar de abordar um assunto complexo, consegue fazer isso de forma simples, mostrando que sempre os que estão acima querem manter a ignorância e alienação dos demais, vemos isso até hoje na religião e política, e como o Garganta é a personificação da Fake News do Monopólio Mediatico e do Sensacionalismo, e o Napoleão é aquilo né! O oprimido se tornou opressor, durante a leitura fiquei incrédula revoltada e indignada, e aquele fianal? Caramba! Nunca vou me esquecer daquelas últimas palavras finais? necessário! Não é toa que ele tá em todas as listas de clássicos pra ler.

_ingriidmartins 19/09/2024

Bom.
George Orwell na minha opinião era muito mais que um escritor, era um viajante do tempo que usava seu poder para tentar nos alertar e abrir nossos olhos enquanto havia tempo.
Todas as histórias dele deveriam se tornar obrigatórias desde que o ser humano torna-se apto a ler. É impressionante como anos atrás ele já conseguia compreender o que o sistema se tornaria e as consequências que nos causaria.
Apesar de esse livro ser muito bom, eu tenho uma preferência maior pelo "1984", outra obra do autor.

Marina516 18/09/2024

Leitura extremamente essencial.
Gostei bastante e indico super para quem quer ler um livro mais crítico.

reb 18/09/2024

Crítica ao comunismo?
Li alguns comentários acerca desse livro que diziam que ele é uma crítica ao comunismo, mas, no meu ponto de vista, ele acaba sendo uma crítica ao próprio capitalismo, visto que os porcos (líderes da fazenda), ao fim do livro voltam a adotar as práticas do capitalismo.