A revolução dos bichos

A revolução dos bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Tamara177 17/06/2024

Me surpreendeu
Esse livro me surpreendeu de diversas formas.
Confesso eu tinha ele a um ano pegando poeira na estante, e não li pois não sou muito chegada a críticas sociais e afins.
Mas esse livro me prendeu, a leitura é fluida e você se prende a história, não dá vontade de parar de ler.
Terminei em 3 dias, fazia um tempo que eu não lia um livro tão rápido.
Quem puder, leia, pois comparando com a nossa vida, esse livro é igualzinho.

Chiara 17/06/2024

4 pernas, bom! 2, ruim! 4 pernas, bom! 2, melhor!
No final da história, os animais finalmente percebem que seu verdadeiro inimigo é a corrupção do poder político. Ao derrotar o fazendeiro humano, seu dono, eles não derrotaram a realidade do poder político, seu aspecto despótico e opressor. Trocaram apenas um grupo de mandatários por outro idêntico.

Essa ideia é incorporada pelos diferentes personagens que exercem poder em momentos diferentes da novela. A princípio, a corrupção do poder político está incorporada no cruel e preguiçoso Jones (o dono da fazenda, que representa a nobreza parasita).

Quando Jones é derrotado, os novos governantes da fazenda, os porcos, gradualmente passam a incorporar a realidade do poder político. Agora são os porcos que se opõem aos animais, exatamente da mesma maneira que Jones, explorando e oprimindo-os.

Desde o início da novela, a derrota dos animais pelo poder incorporado nos porcos é fortemente prenunciada. Grande parte do drama de A Revolução dos Bichos deriva da questão de saber se e quando os animais reconhecerão que seu verdadeiro antagonista não são os humanos ou os porcos, mas o poder em si.

O clímax acontece na cena final da narrativa, quando os animais veem que os porcos e os seres humanos são exatamente iguais, pois são igualmente corrompidos pelo poder político. Não se trata, portanto, de uma questão de ideologia.

Orwell conclui que a atitude das classes dominantes e seus esforços pela manutenção do poder e de seus privilégios em detrimento das classes mais baixas é a mesma, seja num regime comunista, seja num regime capitalista. O que conta não é a doutrina econômica ou política, mas sim a tendência humana de explorar sua própria espécie.

Com efeito, conforme Thomas Hobbes colocou no seu Leviatã, citando o dramaturgo romano Plauto:

?O Homem é o lobo do homem?.

Clara 16/06/2024

Revolução dos bichos
O livro é bem interessante e pode te ensinar bastante sobre política, inclusive super indicaria para alguém que gosta e estuda política; que definitivamente não é o meu caso, não é um tipo de livro que me interresse, mas como meu vô me recomendou fiz um esforço para ler. Mas a história é realmente boa e didática.

kervsene 16/06/2024

No fim é impossível distinguir os homens dos porcos.
Não sei porque demorei tantos anos para ler esse livro, mas antes tarde do que nunca. Da obra não tenho o que comentar, porque é de fácil entendimento, graças à escrita genial do autor. Nos faz pensar, e no fim sofrer. A obra é uma alusão à união soviética e o governo de Stálin, mas que se aplica à todos os governos e governantes que já pisaram na Terra. Não importa quantas vezes resistirmos, quantas revoluções aconteçam, sempre existirão senhores e escravos. E mesmo que no inicio existam boas intenções, serão envenenadas pelo poder. Nascemos nesse sistema, frequentamos a escola para ficarmos mais burros, trabalhamos para enriquecer os patrões e os patrões para enriquecer o governo. Sonhamos com o dia de descansar, depois de décadas de doença e sofrimento alimentando o sistema, esse que se alimenta da nossa alma.
vzmariz 16/06/2024minha estante
que resenha incrível

° øçÃáRAQUEL¡ ¨Ãâ ° 16/06/2024

Um ótimo livro!!! Comprei na farmácia sem muita expectativa pq tava enjoada do outro que tô lendo, mas é fenomenal. A criação de um ditador e a forma de controle que Napoleon usa na população da fazenda é assustadora (pensar que pessoas vivem nessa realidade é pavoroso) ainda mais quando se trata de um livro de tantos anos atrás. NADA MUDOU!

333saam 16/06/2024

Livro chato apenas! É um clássico mas não entrega nada,muita enrolação com animal,tem coisas que acontecem sem motivos aparentes e o final é meio ruim
vzmariz 16/06/2024minha estante
vc achou ruim pq não entendeu a referência do livro

Camila1856 16/06/2024

Olha, esse livro com um live action seria medonho em algumas partes.

É um livro bom, que faz vc pensar se realmente viesse a acontecer dos animais se revoltarem e quisessem "ser como os humanos". Só lendo pra vcs entenderem. É um livro que foge da minha leitura comum, geralmente leio romance ou algo do gênero. Com certeza irei comprar mais livros do tipo. A próxima leitura será 1984...

Nane Machado 16/06/2024

Excelente história que serve para contextualizar o momento atual. Fácil leitura e compreensão. ??????

Ismael65 15/06/2024

O sistema dos bichos
"Todos os bichos são iguais , mas alguns bichos são mais iguais que outros"

mds esse livro despertou um olhar diferenciado em mim, a crítica social que ele tem, faz com que tudo se encaixe no final, muito doido ler esse livro. saudades do bola de neve.

Fabão 15/06/2024

O espelho da revolução
Desde o início percebi uma semelhança enorme com a revolução russa, no final tive certeza!!

Apesar de Orwell ter sido de esquerda, ele soube fazer uma crítica bem feita sobre a antiga União Soviética de Stálin, ditadora, brutal e sanguinária!!

Penso que serve também para a política em geral no sentido de ?dê poder ao homem, e veja seu verdadeiro caráter?

Um ótimo livro para quem quer entender como de fato funciona a natureza humana no âmbito político em todas as esferas, seja de direita ou esquerda.

Maria Michelin 15/06/2024

Eu amei o livro?
Esse livro é muito bom e interessante, vale muito a pena ler! Ele traz uma visão bem diferente do outro lado do mundo, um lado meio sombrio que você tem que se atentar constantemente, mas de uma forma fantasiosa e leve. Ele faz referências pesadas que só quem sabe sabe. Eu li esse ano (com 13 anos) e recomendo para muitas idades, na minha opinião até as pessoas com mais de 30 anos devem ler, principalmente porque vai entender melhor ainda!

Larinha.Lala 15/06/2024

A Revolução dos Bichos
De primeira impressão, achei tudo MUITO estranho, pelo fato de simplesmente animais (de uma granja, sendo mais específica) terem criado consciência e a capacidade de pensar e ainda falar. Porém, com o tempo, fui ficando cada vez mais envolvida com a história (e horrorizada também, não irei mentir), fui me interessando mais e realmente só fui entender toda a ?metáfora? quando li as notas do autor. Esse cara, sinceramente, foi genial na ideia desse livro, eu recomendo muito! Se ler, leia tudo (tudo mesmo) e desfrute da realidade.