A Revolução Dos Bichos

A Revolução Dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Wiltonnn 01/09/2024

Excelente obra!
"Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros."
Essa frase icônica resume a obra, que retrata a realidade atual em forma de fábula. O livro é de fácil compreensão, e mantém o leitor preso do início ao fim. Uma excelente opção de leitura.

Gi Barrios 01/09/2024

Estou pasma. Orwell trouxe em apenas cem páginas muito mais do que uma história de animais em uma fazenda. Ele traz uma baita analogia para a questão do socialismo. Foi muito interessante que enquanto você lê o livro, você vai identificando e relacionando a pessoas do passado soviético e características desse período. Querendo ou não, a história apresenta um tema atemporal, universal, principalmente no final, sobre a desigualdade, manipulação dos fatos.

Gabrielly 01/09/2024

Será esse a solução?
Em algum momento você já repensou no modo com que trata os animais ? Com certeza eles já. Será que uma revolução seria a solução?
Nesse livro os animais, cansados dos maus tratos que são submetidos decidiram se rebelar contra o dono da granja, mas de alguma forma a situação acaba saindo do controle dos líderes e então tudo acaba de uma forma muito hipócrita.
O significado que isso nos traz é significante, e curiosidade para saber como essa situação se dá é intrigante para o leitor, porém no meio do livro a história fica bem monótona e repetitiva, e é por isso que sua nota foi tão baixa.

icaruzfallz 01/09/2024

Uma critica ao mito do socialismo soviético muito bem escrita e fácil de entender o raciocínio do autor.

galaxnity 01/09/2024

Aquilo que você odeia está em você
O livro utiliza animais de uma fazenda para representar uma alegoria da Revolução Russa de 1917 e a ascensão do totalitarismo na União Soviética, especialmente sob o regime de Joseph Stalin.
Os porcos começam a se corromper pelo poder. Napoleão, representando Stalin, toma o controle total, eliminando Bola de Neve, que representa Trotsky, e começa a exercer um regime opressor e autoritário, muito semelhante ao dos humanos que antes condenavam.
O lema "Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros" sintetiza a hipocrisia e a corrupção do novo regime. O livro mostra como o poder absoluto pode corromper absolutamente. Os porcos, inicialmente revolucionários que lutavam pela igualdade, tornam-se exatamente como os opressores que eles derrubaram.
É uma linguagem fácil de se entender, conforme os capitulos vão se passando você fica ainda mais reflexivo sobre o livro, começa a criar um pensamento critico sobre as ideologias politicas etc.
Recomendo, pois acredito que seja uma leitura essencial para entender as dinâmicas de poder e a natureza humana.

Leonardo1436 31/08/2024

Revolução dos Bichos
Livro publicado em 1945, conta história daqueles que renunciaram a liberdade em troca de promessas de segurança e acabaram sem uma nem outra. Uma lição que transcende o momento em que foi escrita. É uma sátira ao Brasil atual.

ashl. 31/08/2024

Esse livro contém muitas distorções e apresenta uma visão da União Soviética influenciada por países capitalistas, que frequentemente inventam absurdos. No entanto, o livro não é de todo ruim apenas por isso. Ele também é arrastado, a leitura é chata, cansativa, e parece que não chega a lugar nenhum.
Espero que, se alguém realmente quiser entender como foi o governo na União Soviética e o socialismo, ao menos não procure essas informações em uma história de bichinhos. Embora alguns digam que esse livro é uma 'Bíblia' anticomunista, ele basicamente sugere que o trabalhador é burro e facilmente influenciável.
"George Orwell era um socialista", essa afirmação é completamente duvidosa, o livro demonstra o seu desprezo pelos trabalhadores.

svicvsousa 30/08/2024

A Revolução dos Bichos
- não faz o meu estilo de leitura, li só pela escola, mas é um livro bom pra quem gosta de livros desse tipo

"Já era impossivel distinguir quem era homem, quem era porco"

k1shye 30/08/2024

EU SIMPLESMENTE NAO CONSIGO ACREDITAR NO QUE FIZERAM COM A GRANJA. meu deus passei o livro inteiro morrendo de odio serio napoleao maldito porcos malditos cachorros malditos humanos malditos burguesia maldita . sansao merecia mto mais, todos eles mereciam. queria mtooo saber oq aconteceu de vdd com o bola de neve

haruurane 30/08/2024

Simplesmente horrível. a escrita é bem simplista e de fácil leitura, mas a história é chata e monótona, não vai ou leva a lugar algum.
é uma crítica mal feita somada a um planejamento quase que nulo; e ao tentar fazer recortes históricos, faz uma representação até que aceitável dos líderes soviéticos (lenin como major, trotsky como bola de neve e stalin como napoleão) entretanto, no restante conseguiu errar até em coisas básicas e óbvias.
desfecho fraco.

elizandra 30/08/2024

O mousse virou piada george orwell (parte 02)
Se eu tivesse lido a revolução dos bichos primeiro, provavelmente não teria terminado 1984
a história basicamente repete as mesmas ideias nos dois livros, de maneira cansativa e subestimando a inteligência do leitor
cheio de tentativas de críticas mal construídas e mal desenvolvidas, com a profundidade de um pires
quer criticar o sistema ou quem é oprimido por ele?
parece um emaranhado de visão privilegiada disfarçada de crítica social, grita "esse socialismo é ruim, mas a culpa é do povo burro, analfabeto e facilmente manipulável" e acaba por reclamar de coisas que acontecem essencialmente no capitalismo
então, no fim das contas, em que ponto o livro quer chegar?
a crítica poderia ter sido resumida em um conto, ele tenta desenvolver uma ideia, mas não consegue falar muito mais do que a visão limitada que ele tem de toda situação, ou do ponto que quer chegar
a história (com H maiúsculo) é tão ciclica, que o final do livro tem o mesmo pânico negacionista que a gente vê nos dias de hoje, talvez essa seja a única coisa que o livro acerta, visualizando um impacto futuro, dada a época de publicação
só que não com o objetivo que o autor queria, sendo justamente o contrário
quis criticar governos totalitários mas claramente foi parcial
uns lugares tá liberado, mas aquela forma ali específica, naquele local específico, incomoda
então, será que acertou mesmo?

Renan716 29/08/2024

Fábula para liberal
A Revolução dos Bichos conta, de forma superficial, como foram os eventos da Revolução Soviética na Rússia.

Em grande resumo, segundo o autor, o povo é burro, Trotsky era daora, e Stalin era um desgraçado. É uma boa leitura para quem não tem muito contexto sobre a obra e seu autor.

Lolô 29/08/2024

Magnífico!
Apesar de que se você parar pra pensar pode ser uma leve esquizofrenia pelo fato dos animais falarem e tals, é um livro MUITO bom. Provavelmente foi um dos melhores "clássicos" que eu já li, muito bem desenvolvido e com uma crítica social pica!

nsimo 29/08/2024

As distopias do Orwell são sempre uma boa ideia
George Orwell é um dos meus autores favoritos, e pelo visto não é atoa. Reler esse livro foi uma experiência incrível, um pouco diferente da primeira, mas não menos impressionante.

As analogias à Revolução Russa, as críticas sociais e a distopia são incríveis. A forma como os porcos vão cada vez mais se parecendo com quem, inicialmente, eram seus inimigos, fazendo com os animais "menos iguais que os outros" o que os humanos faziam com eles... É genial.

Acho importante destacar que Orwell não crítica o socialismo (até porque ele era socialista). O que ele crítica foi a distorção do socialismo para oprimir e subjugar as pessoas, como Napoleão e Garganta fazem com os animais no livro.

Enfim, leitura necessária ?

Paixao 29/08/2024

Confesso que li o livro só porque as pessoas comentaram que era bom, e durante a leitura achei "normal".
A leitura em si é legal, e o nome do livro já diz claramente sobre o que o livro fala.
Mas que final foi esse?? Muito bom, e a leitura me fez refletir muito sobre o mundo. Indico bastante.
Não foi perfeito, porque em alguns momentos achei meio chatinho hahaha