A Revolução Dos Bichos

A Revolução Dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

PAmella.Darling 26/05/2024

Nada mais importa quando se está no poder
Orwell descreve ?Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros.?

No decorrer da história nós percebemos que sempre foi a ganância pelo poder e pelo controle. Os porcos seriam os representantes que escolhemos, às vezes nem é de nossa escolha, mas da maioria. O restante da granja é o povo, a maior parte desinformada que aceita todas as ordens em prol do coletivo e se esquecem de cobrar seus benefícios afinal a revolução aconteceu para trazer ?igualdade e qualidade de vida para todos os animais?. Mas o que percebemos é o cenário contrário a ideia propagada anteriormente, e mesmo assim já estão tão acostumados com as péssimas condições que preferem ficar na zona de conforto afinal nem lembram se antes era melhor ou pior. Só lembram o que os líderes quiserem que lembrem?

Karla.Kassiane 25/05/2024

A Fazenda dos Animais
Nunca pensei que ficaria com raiva de um porco?
George Orwell traz nessa obra uma sátira, comparando a história de animais que se rebelam contra o dono da propriedade em busca da sua liberdade, com a história do comunismo na Rússia da primeira metade do século XX.
O grupo de animais é liderado pelos porcos, considerados os dotados de maior inteligência, e comparados pelo próprio autor como Bola-de-Neve à Trotsky e Napoleão à Stálin.
Durante a história fica nítida a intenção do autor em denunciar a falta de ?camaradagem? dos líderes do movimento, onde só os outros animais trabalham duro e só os porcos engordam.
A edição da Companhia das Letras de 2007 tem um apêndice com um posfácio por Christofer Hitchens, e o que seria o prefácio original do autor para a primeira edição em 1945.

?TODOS OS BICHOS SÃO IGUAIS, MAS
ALGUNS SÃO MAIS IGUAIS QUE OUTROS?

Rayy Marques 25/05/2024

Intrigante
Confesso que estava interessada nesse livro à bastante tempo. A experiência dessa leitura foi peculiar, tanto pela própria leitura quanto pelo memomento lido. Mesmo não agradando todos os públicos, não podemos negar que é um livro inteligente mediante as referências e a analogia da própria escrita.

O autor foi bastante ousado para época, o que gerou impactos que reverbam até os dias de hoje. Recomendo essa leitura para reflecção sobre o reflexo de poder da nossa sociedade e também para entender sobre o cenário histórico da época em que ele foi escrito. Outro fato, é que essa obra é um exelente repertório sociocultural e é um clássico rápido e fácil de ser lido e que nos desperta um olhar crítico visando a sociedade como um todo.

Madu.lendo 25/05/2024

Todos os animais são iguais, mas alguns mais do que outros.
"As tentativas de resistência são vencidas por uma combinação complexa na qual se acionam: a persuasão, a falsificação, o apagamento da memória, intimidação e a repressão."

JAlia372 25/05/2024

A Revolução dos Bichos é mais um livro que encanta escrito por George Orwell. Representado por animais que agem como humanos, retrata com veracidade o processo falho de instauração do socialismo/totalitarismo na Rússia.

Primeiramente é observada a figura do velho Major, que poderia representar Marx ou Lênin, adeptos da instauração do socialismo, que visava a instalação de uma sociedade justa e igualitária para todos os animais. Estes derrubariam os humanos e instaurariam um poder dos bichos. A partir desse processo, seria instaurado um ideal em que não fosse necessária a luta entre as classes, e sim sua união, de modo que todas as riquezas produzidas fossem utilizadas para o bem próprio de todos os que as conquistaram.

Após a morte do velho, o ideal revolucionário permanece presente na mente dos animais, liderados por duas figuram importantíssimas relacionadas ao processo revolucionário russo que tomam partida. Os porcos, por serem mais inteligentes tomam a frente de tudo. Bola de neve ou Trotsky, que possui mais ideais e objetivos; e Napoleão ou Stálin, que é o líder autoritário e opressor, que tendo como objetivo impor a todos suas leis e regras, copia diversos ideias de Bola de neve; e assim como na realidade,vence o rival pelas promessa falsas e tentadoras.

Com o passar do tempo, e o poder de Napoleão, o livro prova a deturpação e modificação dos ideias igualitários, assim como o socialismo na Rússia. Inicialmente todos eram iguais, mas como foi alterado em um dos mandamentos regidos na Granja dos Bichos, "uns mais iguais que outros". Além disso, todos os ideias instaurados pós revolução são alterados a favor dos ideias de uma minoria, que seria beneficiada.

Também é representada a manipulação social dos porcos perante aos outros bichos, que eram obrigados a acreditar em ideais falsos e que apenas favoreciam os porcos. Isso ocorria pelo fato dos animais não terem conhecimento da realidade dos fatos, aceitando a tudo o que era impostos, crendo que eram as melhores condições. Além disso, caso fossem contrários aos ideias impostos seriam executados sem possibilidade de remissão. Isso tudo era baseado na modificação das leis, de modo que os animais não tinham algo com que basear seus conhecimentos prévios, acreditando certamente naquilo o qual os porcos determinavam autoritariamente.

Mesmo assim, conclui-se ser um livro que não busca vangloriar o sistema capitalista, mas sim mostrar como o próprio ser humano, incapaz de produzir ou fazer algo que não para o seu próprio benefício. Além disso, retrata que por mais que inicialmente os conceitos sejam realmente justos e diferenciados, a presença de um líder em torno do poder gera a sua obsessão por mais e mais, tornando a sociedade casa vez mais desigual. Dessa maneira, no fim torna-se impossível diferenciar os porcos dos humanos, que na realidade, expressa a impossibilidade da diferenciação do sistema socialista do capitalista.

Clara464 25/05/2024

Muito interessante!
Ao decorrer da história você vai percebendo como o livro retrata exatamente como os humanos construíram a sociedade.
A revolução, a sede de poder, o conflito de interesses, o capitalismo.
Confesso não ser muito fã desse estilo de livro e leitura, porém, confesso ter gostado bastante de como a história evoluiu, com suas críticas bem escondidas à sociedade atual.

Raphaella.Saintclair 25/05/2024

Maravilhoso, e eu resolvi pegar a revolução dos bichos para reler ,e na 1° vez que eu li não tinha gostado muito, mas agora nessa releitura eu amei ,consegui compreender muito mais coisa.

LAtus2 25/05/2024

Camaradas....
Algumas coisas do livro são inconsistentes, a historia é boa, porém, não é uma das melhores, é um conto otimo para começar a ler por ser uma fábula mas á alguns tópicos sensiveis.

Michelle Lopes 24/05/2024

Crítica a regimes ditatoriais
O livro é uma fábula, que teve como objetivo criticar regimes ditatoriais, apresentando a história dos animais que fizeram uma revolução e tomaram o poder da fazenda, expulsando os humanos. A partir daí, a história de desenrola levando a uma crítica ao regime instalado.

É um livro muito pequeno e fácil de ler, mas leva a reflexões interessantes sobre a busca pelo poder como motor de uma sociedade organizada.

heebiejeebies 24/05/2024

A primeira coisa que tenho a falar desse livro é como deixaram Orwell publicar isso, porque a crítica ao socialismo é muito forte e a menção a figuras representantes do comunismo é muito óbvia. A história em si é criativa, boa e de certa forma rápida. É um livro bom para abrir a mente sobre a questão socialista e o final é uma ÓTIMA reflexão sobre a posição dos políticos na sociedade e a hipocrisia nesse meio

Mari56_ 24/05/2024

A Revolução
Quando eu vi comentários sobre esse livro já esperava que a história seguisse o rumo que teve, porém não esperava a essência do livro ser boa, eu já comecei a ler outro livro do autor e me interessei pela escrita mas, somente esse que cheguei a finalizar e realmente foi uma ótima leitura.

Evellyn449 24/05/2024

Fiquei sem palavras com essa perfeição,o livro retrata exatamente como o ser humano é e sobre a influência do capitalismo e da ganância.
Angel's Roses 24/05/2024minha estante
Kkkkkkk boa e a história sempre se repete.

Christian141 24/05/2024minha estante
pra quem gostou de 1984, você diria que esse livro vai na mesma " pegada " ?

Evellyn449 24/05/2024minha estante
Eu ainda não li esse livro, mas, pelo que eu ouvir falar sobre "1984" eu acho que seria mais ou menos, mas,eu recomendo muito "a revolução dos bichos"

Christian141 24/05/2024minha estante
obrigado pela recomendação, com certeza lerei em um futuro próximo.

Amanda3913 24/05/2024

"Todos os bichos são iguais, mas
Alguns bichos são mais iguais que os outros"

Vou colocar só isso de resenha pq isso representa o livro