A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Rayhan Chamoun 06/05/2024

Quando o porco e o homem são os mesmos...
É a primeira vez que leio George Orwell, e escolhi começar por "A Revolução dos Bichos" justamente por conta do tamanho da obra. Contudo, surpreendi-me ao perceber que fiquei mais tempo pensando sobre o livro do que efetivamente o lendo, e isso é um excelente sinal para mim.

A história criada pelo autor não é o ponto forte, na verdade, a história não é demasiadamente complexa ou interessante do ponto de vista de estrutura por um motivo: acessibilidade. A escolha de construir a narrativa através de um fábula torna o livro extremamente acessível do ponto de vista de quem o lê.

Contudo, essa simplicidade funciona em detrimento das inúmeras discussões políticas que a obra apresenta. O mais interessante é perceber que, mesmo pós tantos anos, "A Revolução dos Bichos" consegue nos impactar de tal modo que percebemos o quão atemporal a crítica apresentada continua sendo.

Recomendo demais, principalmente para as pessoas que querem ingressar nos livros intelectuais, visto que este em específico abordas muitos temas de estudo interessante, e a linguagem é extremamente agradável. Digno de um clássico!

site: instagram/rayhan_chamoun

Caliope 06/05/2024

Entendo que essa foi a intenção do autor, porém trazer uma temática como essa de forma tão raza não me agradou muito.
Contudo, gosto das diversas interpretações que podemos fazer a partir deste texto, como o fato de que "todos os animais sao iguais, porém alguns são mais iguais que outros".
É uma crítica ao sistema ditatorial de poder, mas que calha muito bem ao descrever o próprio capitalismo, no qual prega uma noção de liberdade e escolhas, mas que no fim, só são permitidas aos que detém os meios de produção, e não aos trabalhadores.

Ketllen5 06/05/2024

Porcos ou gênios ?
Nunca vi porquinhos tão inteligentes como esses , praticamente os donos da revolução dos bichos , mas deu pra ver que foi uma crítica bem construtiva sobre a política como a maioria dos livros do George Orwell.

MissCaixeta 06/05/2024

A revolução dos bichos apresenta a ideia orwelliana de que a maneira mais simples de olhar as coisas pode ser também a mais honesta e a mais precisa. Mas, à medida que se dá a sujeição gradual dos animais, a traição de suas esperanças e a tomada de sua comunidade, o livro mostra que a visão simples pode se revelar totalmente ineficaz.

Tenshin0 06/05/2024

Crítica social boa, já o livro, não
"A revolução dos bichos" conta a história de um porco que conta a outros que deviam se revoltar contra os humanos, e foi ele quem deu início a tudo. Aí, os bichos bolam um plano para pegar a fazenda dos humanos e ficar para eles.

Não gostei desse livro, principalmente pela falta de diálogos, uma vez ou outra tinha diálogo e era tudo contado em narração praticamente e achei muito cansativo e também não gosto muito de clássicos, então esse não deu certo.
Belladovalle 06/05/2024minha estante
Nunca li, mas já odiei

kauanrjo 06/05/2024

"As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez, mas já era impossível distinguir quem era homem, quem era porco."

clarinhadntas 06/05/2024

"Quatro pernas bom, duas pernas ruim"
Atemporal. Devia ser leitura obrigatória.
Me surpreendi, nunca passou pela minha cabeça ler esse, me parecia muito chato, tipico aqueles livros que a escola passa e ninguém gosta, mas esse eu amei.
Leitura fácil, história muito boa e envolvente, passei muito estresse com alguns personagens e suas ações, traz muitas críticas e temas que merecem ser debatidos (talvez eu não tenha pegado todos) como: ganancia, autoritarismo, "analfabetismo" e outros.
A história pode ser interpretada de várias formas, desde uma leitura infantil até um livro cheio de críticas nas entrelinhas(ou bem explícitas).
A obra conta a jornada de um grupo de animais que decidem se rebelar contras seus donos, e ao decorrer da história, acompanhamos como no título, a revolução dos bichos acontecendo na granja que eles vivem.
Não sou muito dos clássicos, mas esse é bem legal! Recomendo.

Ananda168 05/05/2024

Duas pernas ruim, quatro pernas bom.
" E assim, a custa das cantorias, dos desfiles, das estatísticas de Garganta, do estrondo da espingarda, do cocoricó do garnisé e do drapejar da bandeira, conseguiam esquecer que estavam de barriga vazia, pelo menos a maior parte do tempo."

Pdener77 05/05/2024

Muito atual
Facilmente trazido a nossa realidade atual aqui no Brasil, quem detém o conhecimento o usa para tirar proveito dos demais, a nossa classe política por exemplo,privilegiada, explora, maltrata e engana o povo, enquanto se esbanja em privilégios a custo da miséria de muitos.

Aleff Coelho 05/05/2024

"As criaturas do lado de fora olharam de porco para homem, mas já era impossível saber qual era qual."

Amanda 04/05/2024

Revolução dos bichos
"...já era impossível, àquela altura, dizer quem era quem."

Gosto da forma direta que Orwel conta essa história. É uma leitura fácil.
Revolução dos bichos fala sobre o autoritarismo, e o quanto isso prejudica os outros animais, fazendo com que eles não tenham noção de tudo que acontece na cara deles.
O Analfabetismo é um dos pontos que nitidamente dificulta a vida da maioria dos animais, pois tudo era "ensinado" de acordo com o que os porcos (que "tinham" o poder) queriam.
O que fica evidente também é a falta de lembrança de um passado recente, que agonia de ler o passado sendo "mudado" no presente para algo falso e mentiroso, é triste a falta de memória dos animais, sendo todos enganados facilmente.

Gostei bastante dessa edição, pois tem alguns comentários antes e depois da história, sendo eles do próprio autor e do André (tradução).

Karinna.Zarro 04/05/2024

Nada mais atual, ou melhor, atemporal. As boas intenções sobrepostas pela ganância e ambição. É triste.

Letícia 04/05/2024

Me arrependi de não ter lido antes!
Com uma escrita simples e história apresentada em forma de fábula, George Orwell nos coloca para refletir a respeito da ganância humana e como o poder pode subir cabeça até mesmo dos que inicialmente aparentam ter uma boa intenção.
A construção dos personagens é muito boa, mesmo sendo bem curtinho. Você consegue ver a crescente de forma gradual e bem encaixada nas situações.
Gostaria muito que as pessoas lessem sem ficar colocando ideais políticos e sem fazer comparativos com questões dos dias atuais. Assim é possível que você aproveite a leitura de uma forma bem mais clara.
Recomendo fortemente a leitura, não irá se arrepender!
Apenas 04/05/2024minha estante
Muito bom, né?

Mica.0 04/05/2024minha estante
eu abandonei esse mais ou menos na metade.. vou voltar a ler

MonirA.Vieira 04/05/2024minha estante
Esse livro e incrível!

Apenas 04/05/2024minha estante
É um livro daqueles que pode ser lido como uma fábula ou como uma alegoria fazendo críticas profundas dentro de um contexto histórico