Lições de Francês

Lições de Francês Ellen Sussman

Resenhas - Lições de Francês

Juno.Cruvinel 15/04/2023

Mediano
A história é fluida e o romance fácil de ler, mas os personagens são chatos, superficiais.. não consegui me envolver com nenhum..
Paris é isso mesmo? Tanta traição?
Sei lá, esperava muito mais..
Gabi Rosemberg 15/04/2023minha estante
Tive a mesma sensação que você! Podemos ir até Paris para descobrir. Dois desconhecidos na França

Gabi Rosemberg 02/04/2023

Romance leve e gostoso de ler
Parece uma viagem à Paris. Achei uma delícia de ler as histórias que acontecem nas ruas de Paris, me senti na cidade, passeando com as personagens. Gostei especialmente do estilo de escrita, leve e gostoso de ler.

kaunescau 29/10/2022

As vezes precisamos nos perder para nós encontrarmos...
Comprei esse livro pelo título que me chamou atenção, não sabia nada sobre ele e nunca tinha ouvido/visto nada sobre ele, mesmo assim fiquei muito curiosa quando vi.

A escrita é simples, mas é bonita e poética, gostei da maneira como a autora conduz a história de maneira nenhuma foi ofensiva apesar do conteúdo sensual proposto.

São três professores particulares e temos uma história sobre cada um deles em seu último dia de aula com cada aluno, e a conclusão volta a eles depois. Achei que houve uma visão muito estereotipada tanto dos franceses quanto dos estrangeiros, mas que podemos relevar levando em consideração os acontecimentos.

Me surpreendeu muito, como não conhecia fique com medo de não gostar, mas no fim adorei.

Ray... 23/08/2022

Paris como ela é ???
Esse livro comprei realmente pelo título, não fazia idéia da história e até demorei para começar a ler.
Depois que entendi a dinâmica o livro se tornou fluido e rápido, são três histórias em um livro só. Três professores jovens que se envolvem emocionalmente com os seus alunos de alguma forma, no final de cada história você percebe que elas se conectam com a mesma cena da ponte na gravação do filme.
Nico gosta de Chantal e Chantal de Philippe.
A primeira história é com o Nico, a sua aluna tem uma história bem triste e profunda, ela vivia um romance muito complicado.
A segunda história é com o Philippe, a sua aluna nunca tinha conseguido se encontrar em Paris, mas gostei muito que ela voltou para a cidade dela ficar com a mãe e os filhos, ela tinha se reencontrado e conseguiu lídar com tudo o que estava passando, maternidade, casamento e voltar a se amar.
A última história a da Chantal para mim foi a menos emocionante. Mas o Jeremy tem uma boa relação com a enteada, achei fofinho como ele se tornou um grande pai para vc ela.
O livro tem bastante tensão sexual, achei sexy e melancólico, nem todos tiveram um final feliz, mas todos temos o nosso processo para nós encontrarmos, respeitar o nosso tempo é a maior lição de amor próprio.
Gostei do livro, não foi o meu favorito, mas leria mais uma vez.???

vitoria 26/06/2019

Tinha tudo pra ser ótimo mas não foi
Personagens chatos e forçados, histórias confusas e forçadas

Bonaldi 05/06/2018

É um livro que mostra as dificuldades de algumas pessoas ou famílias em forma de "uma aula" porque cada história é contada entre professores e alunos e é surpreendente como em aulas você aprende muito mais que a matéria, você pode aprender sobre a vida,o professor também aprende coisas e é uma história que prende a gente porque queremos saber como os três amigos vão acabar.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 05/02/2018

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
A história é narrada em terceira pessoa, se passa em Paris, e nos apresenta a três jovens professores que dão aulas particulares de francês. Nico, que gosta de Chantal, que gosta do mulherengo Philippe. Eles se encontram de manhã, antes de partirem para suas aulas marcadas com alunos estadunidenses, e combinam de se encontrar no fim do dia.

Nico vai para sua aula com Josie e a leva para passear pelas ruas da cidade. Josie era professora e faria essa viagem para Paris com o homem com quem tinha um romance proibido há seis meses, mas ele morreu há três semanas. Muitas pessoas julgariam Josie pelo relacionamento secreto que teve, mas se falamos tanto na importância do amor, e se esse amor que ela viveu fosse mesmo o amor verdadeiro de sua vida? Eu prefiro não julgar, assim como não consigo imaginar o tamanho da dor que ela estava vivendo.

“Ela não tem trabalho nem lazer. Saiu do emprego há três semanas. O homem que amava morreu há três semanas.” (página 26)

“Durante seis meses, sua felicidade foi um segredo. Agora sua dor é um segredo. Não teve nenhum direito sobre o seu namorado. E não tem nenhum direito sobre essa dor.” (página 33)

A aula de Philippe é com Riley, que há um ano viveu o sonho de ir morar em Paris. Mas esse sonho está se transformando em um pesadelo já que seu marido a deixa sozinha em casa com os dois filhos pequenos e só pensa em trabalho, se esquecendo que tem suas responsabilidade como pai e companheiro, que vão muito além de colocar dinheiro em casa. Para piorar tudo, Riley, que sempre foi uma mulher inteligente, tem muita dificuldade de aprender o francês, o que dificulta muito o seu dia-a-dia.

A história de Riley nos mostra a realidade da maternidade que é sempre mais pesada para a mulher do que pro homem. Imaginem estar com duas crianças no colo, falar e não ser entendida. A situação, a solidão de Riley são desesperadoras. Novamente, alguns leitores podem julgar alguns comportamentos dela com seu professor, mas eu acredito que se não há mais amor numa relação, se só um se importa, já não há mais relação. Gostei muito da decisão tomada por Riley no final.

“Como é estranho uma pessoa se perder uma cidade, numa família, num casamento. Como é estranho ela nunca ter se sentido solitária quando morou sozinha, durante tantos anos, em Nova York. E, agora, embrulhada no pacote arrumadinho da família nuclear, membro de cada merda de grupo de expatriados que existe em Paris, de cada grupo de mães falantes de inglês, de cada grupo de esposas de expatriados, sente-se como aquela criança largada do lado de fora da escola – depois que todos já foram embora – porque a mãe se esquecera de ir buscá-la.
Será que chamam essa família de nuclear por causa do potencial de explodir?” (página 123)

“Porém não tem nada a dizer, pois não tem palavras para se expressar.
Sua carreira maravilhosa, da qual desistiu três semanas antes do nascimento de Cole – apesar de não se lembrar mais por quê – consistia em redigir comunicados críticos para grandes empresas. Queda de ações? O ECO pego no banheiro masculino com o contínuo? Me dê só um minuto e explicarei como isso é bom para empresa! Mas agora não é capaz de transformar nem a própria vida numa boa história – porque não tem palavras para isso. Je suis perdida." (página 113)

“Chuva. Odeia Paris. Esse é o segredo vergonhoso que carrega dentro de si. Que diabos há de errado com ela? Todo mundo ama essa merda de cidade.” (página 107)

A aula de Chantal é com Jeremy, que está na cidade acompanhando a esposa, uma atriz famosa que está gravando um filme em Paris. Ele e a esposa tem jeitos de ser completamente opostos, e Jeremy muitas vezes se sente incomodado nessa relação.

“É assim que conhecemos uma pessoa, ele conclui. A gente pensa saber muitas coisas sobre alguém até o fragmento de uma informação nova pegar todo esse conhecimento acumulado e o alterar tão completamente que somos obrigados a partir do zero.” (página 193)

“Lições de Francês” estava na minha estante desde 2013, e foi só com a Maratona Literária Desencalhando Livros que eu o li, e até que gostei da leitura. Se você procura um livro onde acompanhará a história dos personagens do início ao fim, não é o que encontrará em “Lições de Francês”. A obra é um recorte de um dia na vida desses personagens. E são justamente os personagens o que há de melhor no livro. Todos eles têm partes interessantes em suas histórias, que com certeza farão o leitor se identificar com um ponto ou outro. Algumas das coisas que mais gostei foram a relação de Jeremy com a enteada, a forma como ele se tornou um bom pai para ela, e as maneiras que Nico tenta encontrar para contar o segredo que guardou por tantos anos, sobre o dia em que esteve desaparecido.

Enfim, se fossem seis livros sobre as histórias dos seis personagens principais de “Lições de Francês”, poderíamos ter seis livros ótimos; mas o que temos são partes da vida dos seis personagens se encontrando num livro só, o que torna a obra uma leitura para passar o tempo e, é claro, conhecer e se encantar um pouco por Paris (ou não).

Eu gosto da capa de “Lições de Francês”, gosto da forma como há uma ilustração sobre um ponto turístico de Paris que vai ser importante no início da história de cada professor com seu aluno. A diagramação é boa, com margens, letras e espaçamento de bom tamanho. As páginas são amareladas, mas infelizmente acho que a qualidade do papel não deve ser muito boa, pois talvez pela umidade (ou pelo sol), meu exemplar ficou cheio de manchas amareladas com o passar dos anos.

Fica a minha recomendação para quem procura uma leitura rápida, com uma escrita fluida, bem ambientada em Paris e com personagens variados e interessantes.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2018/02/resenha-livro-licoes-de-frances-ellen.html

Bia 03/09/2016

Até que ponto seu desejo corresponde à realidade e aquilo que realmente você merece? Não se deixe enganar pela aura romântica de Paris. Mesmo morando nessa cidade, você terá que enfrentar seus monstros e as dificuldades inerentes à todo relacionamento.