Psiquiatria Forense

Psiquiatria Forense Marcelo Caixeta...

Resenhas - Psiquiatria Forense

Hannah Monise 28/10/2014

A Mente Humana no Estudo Social e Psiquiátrico

Eu me interesso bastante pelo tema forense. Afinal de contas, meu sonho desde criança/adolescente sempre foi trabalhar na polícia. Claro, tendo mudanças aqui e ali, mas mantendo este sonho guardado.

Comecei a ler este livro, assim como outras revistas sobre o assunto anteriormente, no interesse de estudar a mente humana, mais para conhecimento que para estudo profissional, pois não é a minha área.

Psicologia Forense, de Marcelo Caixeta e Fernando César Oliveira Costa, profissionais da área, é escrito não apenas para quem está no estudo do assunto, mas para pessoas que se interessam. Portanto, este não é um livro didático ou com muitas palavras técnicas, mas facilmente entendível e de leitura rápida.

Com estudos de casos reais e pacientes atendidos pelos próprios autores, entendemos um pouco mais sobre a psicologia e psiquiatria que interferem no comportamento humano. Temas como assassinatos em série, fratricídio, infanticídio, homossexualismo, sadismo, canibalismo e crimes sexuais.

Entendemos, no decorrer da leitura, o quão importante é a estrutura familiar para crianças e adolescentes em desenvolvimento. Vemos o quanto os ambientes social e familiar influenciam no comportamento de qualquer pessoa, de qualquer sexo ou classe social.

Também lemos sobre casos famosos brasileiros, como da Suzane von Richthofen, o Maníaco do Parque, e outros não tão famosos, assim como internacionais. Casos que merecem e muito serem analisados, para podermos entender mais a fundo o ser humano, e o quanto eles dependem e pedem carinho, amor e compreensão. Claro, não deixando de achá-los errados pelos erros que cometeram, mas tentando entender o que os levaram a tamanha crueldade.

Os casos não são analisados apenas pelo lado social, mas também pelo lado psiquiátrico, onde muitos têm doenças cerebrais, e que por tais motivos sentem menos emoções e são desprovidos de empatia.

Este foi um livro do qual não me arrependo de ter lido e que me fez interessar ainda mais pela mente do ser humano. Para quem gosta de temas como esse, vale muito a pena se envolver nesta leitura!