O Hobbit

Resenhas - The Hobbit

2067 encontrados | exibindo 166 a 181

Hector Zanini 15/12/2021

Indescritível
Como sempre, J.R.R Tolkien e suas obras envolventes nunca deixam a desejar. As aventuras que Bilbo Baggins vivencia no decorrer da história deixam qualquer leitor intrigado e cada vez mais curioso pelo próximo capítulo. Um calafrio aqui e outro ali, o leitor é conduzido por tamanha emoção que o faz não querer terminar o livro.

Desde criança, muito fã das obras audiovisuais da saga O Senhor dos Anéis, não pude imaginar que o Hobbit poderia me encantar de tal forma.

Fiz a leitura com audiobook em inglês, então a trilha sonora e as vozes de cada personagem fez com que a história fosse mais emocionante e fácil de visualizar do que de costume.
Ana 15/12/2021minha estante
Show! É uma das minhas leituras de 2022 :)

Bia 08/07/2021

O Hobbit
Amei esse livro! Primeiro contato com o Tolkien e mirei certo. Já falo que recomendo a todos.

Pensa num personagem bem construído, esse é o Hobbit. O que me deixou mais impressionada foi como o Tolkien conseguiu abordar tantos assuntos relevantes em um livro destinado a jovens.

Temas como amizade, coragem e determinação são muito bem tratados.

Fique passada com a escrita do Tolkien, como ele soube descrever bem o mundo, ilustrar e como tudo se conectou, nada passa em branco. Amei!
Roberta 08/07/2021minha estante
Adorei sua resenha

brudeamorim 11/08/2020

Muito bom!
Infelizmente, eu não possuía o costume ou interesse em ler fantasias quando criança/adolescente.
Mesmo assim, tive o prazer de finalizar em 2020 o precursor desse gênero tão incrível (antes tarde do que nunca).
Há uma atmosfera muito diferente nesse livro...não só no clima construído na história, mas no universo inteiro que compõe o Hobbit.

Para começar: quão doido e mágico é pensar que Tolkien estava corrigindo provas dos seus alunos em frente à sua lareira e utilizou um espacinho em branco de um papel para escrever a frase que seria o início de um mundo inteiramente novo e completo, formado por montanhas, vilarejos, povoados, cavernas, florestas, e permeado de Hobbits, Golluns, magos, aranhas gigantes, goblins.

Esse é um livro escrito para crianças, e não há nenhum demérito nisso. Conforme ia avançando na leitura, formei a convicção de que eu lerei essa história para os meus filhos quando eu for mãe. Eu creio que toda e qualquer pessoa deveria ler O Hobbit. Há experiências de leitura que só são alcançadas em alguns gêneros literários. E este é um ótimo livro para introduzir leitores à fantasia.

Além de tudo isso, um dos fatos curiosos que contribuiu para me atrair a essa leitura foi saber que Tolkien não só conheceu C.S Lewis, como também eram amigos. Gente...Lewis leu a primeira cópia do manuscrito dessa história e deu seus pitacos. Eu fico em êxtase em pensar que esses dois autores tenham vivido na mesma época, se conhecido, feito amizade e influenciado um no trabalho do outro.
Enfim, fiquei completamente envolvida e encantada com esse livro.
Só tenho mais uma coisa para dizer: SIM, agora eu vou ler O Senhor dos Anéis!!!!!!!!! #ANSIOSA
Victor Portela 12/08/2020minha estante
Perfeito!???

Pri 25/02/2022

Fantástico
Minha primeira experiência com as narrativas de Tolkien, e eu gostei da história, apesar de não fazer muito meu estilo. Achei super bem construída, com todo o enredo contendo as criaturinhas: elfos, anões, dragões etc.
Como é um livro que antecede a trilogia do Senhor dos Anéis, considero uma boa alternativa para quem queira ter um vislumbre de como funciona o mundo e tudo mais, a partir do Hobbit.
Breno 25/02/2022minha estante
sabe mt ??

Sarinha 22/04/2022

Sempre ouvi falar das obras do aclamado J. R. R. Tolkien, mas nunca dei muita atenção, até ler O Hobbit.
O livro me prendeu desde o início com todas as conversas, os personagens brincalhões e amigos. A forma como o livro é narrado, me faz pensar que não sou eu quem está lendo, mas sim o próprio autor (é uma sensação muito boa).
Amei todas as aventuras e aprendizados que a história passa e já estou ansiosa para ler todos os outros livros de Tolkien.
Messias.Sousa 23/04/2022minha estante
Se disser que não se tornou a fantasia número 1, mentiu ?

Vitor 17/06/2022

Hamburgão do Herói
A jornada do herói é tipo um hambúrguer, todo mundo gosta de hambúrgueres. Uns são mais saborosos, outros nem tanto, mas no final você sabe do que é feito um hambúrguer.

Agora, O Hobbit, é um X-Tudo. Mas não é um X-Tudo porcão, que só tacaram um monte de coisa e esperam que você não dê por falta de algo. O Hobbit é um X-Tudo saboroso, bem feito, delicioso do começo ao fim. Mesmo não deixando de ser um bom e velho hambúrguer, ele te surpreende com o cuidado que foi colocado em cada ingrediente, para, no fim, formar algo que é mais que a soma das partes. Um Hamburgão que, de tão bom, não parece hambúrguer.
Alysson_alexandr3 17/06/2022minha estante
Melhor analogia.

Luiza 07/06/2022

Amei
Simplesmente perfeito !Muito diferente do filme é quando digo " muito" quero dizer Muitoooo .Não sei como foram capaz de mudar tanto a obra original.Mas o livro super vale a pena ,muito boa a leitura !Já está na minha lista o Senhor do Aneis !
Gabi 07/06/2022minha estante
se você gostou do Hobbit vai amar O Senhor dos Anéis! ?

Leticia.Alves 10/04/2022

Uma aventura super leve e divertida...
Foi uma história super leve e divertida, foi bem fluida a leitura, gostei bastante.
Ansiosa pra começar a trilogia do Senhor dos anéis, mas antes vou dar uma olhada na adaptação dos filmes que se basearam nesse livro.
Matheus 10/04/2022minha estante
Tolkien como sempre trazendo o que há de melhor pra literatura :)))

Aninha Queiroz 25/06/2022

O Hobbit: Uma experiência literária
"O Hobbit" é o tipo de livro que demonstra, de maneira forte e verdadeira, a magia da literatura. Fui apresentada a uma cativante aventura protagonizada pelo hobbit Bilbo Bolseiro (o qual peguei muita afeição?) e nela adentrei mais e mais na Terra Média (ambientação do livro) e nas relações e identidades dos povos que lá vivem. Confesso que essa história evocou em mim uma vontade uma tanto quanto inusitada, a vontade de a ler em voz alta. Tão forte foi minha conexão e encantamento com esse mundo criado pelo Tolkien que o dejeso de compartilhar-o gritava em mim (se um dia tiver filhos, farei questão de os apresentar essa história).

Bem, agora levarei alguns pontos, completamente pessoais, positivos e "negativos". A começar pelos positivos, gostaria de enfatizar o artifício da quebra da quarta parede por parte do narrador, que por vezes instiga o leitor a continuar a trama ou fornece informações importantes sobre a Terra Média e seus habitantes. Isso fornece uma fluidez muito boa à leitura e também um certo tom de intimidade com o narrador e a história.

O único ponto que interferiu na minha ótima experiência com o livro foi a grande quantidade de descrição e detalhamento acerca de todos elementos temáticos do enredo. Entendo a proposta narrativa do Tolkien, e grande parte dos momentos compreendi a quantidade de especificações, porém isso acaba por deixar a leitura por vezes amarrada.

Para finalizar gostaria de indicar fortemente a leitura deste livro, principalmente para iniciação no mundo literário, porque a experiência que ele proporciona é única. Pessoalmente, minhas passagens favoritas foram as aventuras na floresta de Trevamata e a Guerra dos Cinco Exércitos.
Thay262 17/08/2022minha estante
Amei sua resenha!!! Boa demais!!!

Thay262 16/09/2022minha estante
Atenção pra Spoilers galera. Não sei porque o Skoob não esconde também os comentários que estão marcados como *spoiler (pois deviam).

Vou explicar oque eu entendi depois de ler os livros (faz tempo e tenho que reler, mas eu entendi assim:)
Então, as árvores genealógicas dos hobbits são extensas e eles as adoram. Bilbo NÃO é só um Bolseiro (ele era também um Túk, lembra?), as famílias são ramificadas, todas são.

Então o negócio é assim, Bilbo detestava principalmente os seus parentes distantes os chamados "Sacola-Bolseiros". Otto Sacola-Bolseiro é um primo distante de Bilbo. Só isso.
É tipo aqueles parentes nossos interesseiros que surgem do além dizendo: meu deus, você não lembra de mim? Segurei você no colo! Ou nossos sobrinhos de 3º grau estudavam juntos. Ou nossa, somos primos em 10º grau, você não lembra de mim?

Enquanto isso Frodo é filho de Drogo Bolseiro (um primo de segundo grau de Bilbo) e Prímula Brandybuck. Agora preste atenção:
A mãe de Bilbo, chamava-se Beladona Túk e tinha duas irmãs (não lembro os nomes), sendo uma delas avó de Frodo. Ou seja, Frodo tem sangue Túk, Bolseiro e Brandybuck (mano esses hobbits são complicados kkk).
E também lembro que o avô Bolseiro de Bilbo e o bisavô de Frodo eram irmãos (da onde Drogo Bolseiro -pai de Frodo - deve ter origem).

Ou seja:
Bilbo e Frodo são primos, com uma geração de diferença, mas são primos tanto pelo lado materno quanto paterno. AFF, eu sei, esses hobbits são complicados. Por isso nos livros Tolkien fala que os hobbits são fascinados por suas árvores genealógicas, mas pra qualquer outra pessoa isso TUDO é muito ENTEDIANTE. Entende? Kkkk

Os hobbits tem árvores genealógicas complexas, extensas e "misturadas". As vezes eu acho que são todos parentes, mas em "graus" diferentes. Kkk é beeem complicado entender as origens familiares de cada Hobbit!!

E eles levam o nome de família e origem muito a sério. Mas no caso, Bilbo não detestava TODA a sua família (ele teria que detestar todos os Hobbits, quase kkkk, inviável).
Oque acontece é: Ele tem uma antipatia com os Sacola-Bolseiros (porque esses querem sua casa já que Bilbo é rico e bem de vida), mas isso não significa que ele odeie TODOS os seus parentes.

Bilbo gosta muito de Frodo (o tem como seu primo favorito, praticamente), por isso Bilbo o "adotou" quando Frodo ficou órfão, e ainda era uma justificativa pra ele "ter um herdeiro, e não ter que deixar tudo para parentes que ele detestasse mais". Kkkk

Acho que os hobbits iriam ser a maior comédia em "casos de família", a quantidade de fofoca e briguinhas ia ser surreal kkkk

Amanda 15/11/2022

Minha primeira experiência com o universo e a escrita do Tolkien. Eu gostei muito do livro, os personagens são muito cativantes e é divertido acompanhar as aventuras de Bilbo. Mas é uma leitura que eu precisei de tempo pra concluir, não conseguia ler mais que 50 páginas por dia, achei denso. Mas no geral gostei muito e já estou ansiosa pra iniciar o senhor dos anéis!
Jane.FAlix 15/11/2022minha estante
Minha experiência foi mais ou menos assim tbm

Lolô 30/09/2022

Melhor leitura do ano
Finalmente cheguei no melhor livro do ano. Meu noivo me incentivou muito a ler e já no prefácio e primeiro capítulo consegui entender porque o Tolkien é um dos maiores nomes da ficção. A narrativa é bem detalhista, mas é uma forma de escrita muito particular, diferente de todas que já vi. Precisamos considerar que o livro foi publicado em 1937 e a gente não tinha recursos visuais pra apresentar personagens de fantasia igual temos hoje. Mais do que isso, entender que muito da ficção que conhecemos atualmente é por conta da influência de autores como ele. Consegui ver muito de Game of Thrones, Harry Potter e As Crônicas de Nárnia durante a leitura. Os capítulos são bem longos, de 20 a 30 páginas, e o livro não tem nenhuma personagem feminina, o que me incomodou um pouco, mas a construção de personagem foi a melhor que eu já li. Bilbo Bolseiro se tornou um dos meus personagens favoritos dos últimos tempos. Além disso, essa versão linda da Harper Collins traz ilustrações criadas pelo próprio Tolkien, que dão um brilho a mais para a experiência de leitura. Sei que não é pra todos os gostos, mas é a leitura ideal pra quem ama fantasia ou pra quem quer começar a ler. Tolkien foi um gênio e quem discorda ou nunca leu ou tá errado.
PS: o capítulo 5 foi um dos melhores que já li. Fico pensando o que se passava na cabeça daquele homem. Céus, como pode alguém ser tão criativo?
PS2: não vou começar Senhor dos Anéis logo de cara porque ouvi que é uma leitura bem mais densa, mas coloquei na minha lista. Quem sabe um dia?
Jhog 30/09/2022minha estante
Leia esse primeiro, depois parta pra Senhor dos Anéis que cronologicamente vem depois.

Fã número 1 da Cidade alerta 21/11/2022minha estante
Que resenha linda, amiga??

lizmr_rm 25/09/2022

Livro e filme
Antes de ler O Hobbit, eu assisti o filme. O que mais me surpreende é o tanto que inventaram no filme, adicionaram coisas que não existem no livro, sendo que poderiam ter utilizado melhor todos os detalhes do livro, que é extremamente rico. Estou ansiosa para ler O Senhor dos Anéis e me imagino lendo O Hobbit para meus filhos na hora de dormir.
Laura 25/09/2022minha estante
É fácil de entender?

krnsc 19/02/2022

Numa toca no chão vivia um Hobbit
O Hobbit, um livro de uma aventura marcante de Bilbo e seus amigos. De leitura fácil o livro que de início não parece passar de apenas uma história infantil, mas aos poucos prende o leitor e deixa com um gostinho de quero mais. Me deixou com muita vontade de ler O Senhor dos Anéis para saber mais sobre o ?precioso?. Recomendo muuuito esse livro!!
James Potter kinnie 19/02/2022minha estante
Esse livro é tão perfeitinho???

2067 encontrados | exibindo 166 a 181