O Hobbit

Resenhas - The Hobbit

2024 encontrados | exibindo 1 a 16

Kauê 29/03/2024

Bomba né gente
Não tenho palavras pra falar de tão ruim que é gente não entendi nada do início ao fim muito bomba aff nunca mais leio livro escrito a muito tempo atrás
vc ja viu os filmes?

Thenikstar 29/03/2024minha estante

Sophia 29/03/2024minha estante
Amo esse livro?

Ju.leiituras 29/03/2024minha estante
Ah que triste...sou apaixonada por esse livro é toda a serie?

julinha20 29/03/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKK adoro os filmes mas nem fudendo q eu ficaria lendo um bando de hobbit cantando

Tah_marques 29/03/2024minha estante
Eu gostei quando li, só achei que se prolongou mais do que deveria.

Kauê 29/03/2024minha estante
Ainda não vi os filmes quero ver se assisto agora

Letteles 29/03/2024minha estante
Livros escritos muito tempo atrás são bons kkkk esse pode ser exceção

__blucas 29/03/2024minha estante
tipo o filme em si dos hobbits acho q é mais gostosinho de ver do q os livros, tem umas coisas q sao chatinhas demais de ficar acompanhando por escrito

__blucas 29/03/2024minha estante
pq tb esse livro em si foi escrito para crianças

Kauê 29/03/2024minha estante
Vou ver se nesse final assisto o filme pra ver se gosto dele ou não mas ainda quero ler a trilogia do senhor dos anéis (acho que e esse o nome) li esse só pra poder ler ela mesmo

Sophia 29/03/2024minha estante
Eu AMO com todas as forças senhor dos anéis, assisti o hobbit primeiro e depois sda, espero que vc goste

Gaab 29/03/2024minha estante
Se não entendeu o infato juvenil sugiro que nem leia senhor dos aneis

Neto154 29/03/2024minha estante
Só uns desqueridos aqui querendo ser fiscal de literatura. Sinceramente, espero que se explodam e que morram com essa fiscalização enfiada no uc.

polonorte 30/03/2024minha estante
JURO

Camila Felicio 25/09/2023

Encantador e favoritado
Numa toca no chão vivia um hobbit.....
Sempre fui fã do universo de Tolkien, li o Hobbit com 12 anos e não me lembrava de naaaaada!!!! Assisti todos os filmes do Peter Jackson, inclusive confesso que amei a heresia que foi a trilogia de O Hobbit, faz de conta que é um universo paralelo em que Legolas (que nem aparece em O Hobbit) é abandonado por uma elfa doida que prefere o Kili!
Voltando a leitura, EU AMEI, DEVOREI as páginas, ri horrores do Bilbo e do Bombur e seus cochilos! Amooo o humor de Gandalf e voltei a me apaixonar por elfos, sou apaixonada pelo Rei dos Elfos da Floresta, amo o honra de Thranduil (assim como me apaixono na saga de Senhor dos Anéis por Elrond e Galadriel.... bom momento para voltar aos livros que por questão de falta de tempo abandonei no primeiro volume...)
Chorei por dentro com a morte do Rei sob a Montanha, e o detestei quase o livro todo!
Suuuuuuper indicado para todas as idades, uma ótima diversão com direito a risadas e reflexões, uma construção de mundo que nuuuuunca voltou a ocorrer dentro das sagas de fantasia, afinal gosto de Harry Potter mas Tolkien é Tolkien....
AlineLucia 25/09/2023minha estante
Ainda não li os livros, mas já assisti aos filmes da saga duas vezes e sou apaixonada por eles! Quanto ao Kili, vamos combinar que não é qualquer anão, mas sim o Aidan Turner!! E ainda que eu ache o Orlando Bloom super sexy de elfo, acho que dá uma briga boa entre os dois, difícil de escolher! Hehehe!!

Camila Felicio 25/09/2023minha estante
Eu achava tanto os dois anões sobrinhos do Thorin uns xuxuzinhos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas tenho fraco por elfos, eu sou alucinada pelo Thranduil kkkkkkkkkkk Quase todo mundo que leu Hobbit odeia o filme jkkk eu não consigo odiar aquilo kkkkkkkkkk Queria ver a frase de efeito do Smaug quando ele sai para meter o louco mas é diferente kkk ótima também

AlineLucia 25/09/2023minha estante
Hahahaha e eu achando que era a única doida que achava um elfo sexy!!

Fabio 25/09/2023minha estante
Concordo, Camila... Tolkien é Tolkien!
Parabéns pela resenha, e sobre a nota eu já esperava!!!?

Camila Felicio 25/09/2023minha estante
KKKKKKKImaginaaa Aline kkkkk São as criaturas mais sexys da Terra Média kkkk além de tudo são sábios

Camila Felicio 25/09/2023minha estante
Obrigadaaa Fábioo!!! Livraçoooooo, contém tudo na dose certinhaaa!! Vou ler a trilogia e tou esperando esta mini prime day porque quero ler os Filhos de Húrin kkkk tem cara de ser ótimo!!! Ler Hobbit só aumentou minha wishlist kkk SOS

Fabio 26/09/2023minha estante
KKkkk as listas só que aumentam! kkk
Camila, eu não sei se você já leu o Silmarillion, mas se não, vou dar uma dica, leia antes de ler os Filhos de Hurin, porque essa historia esta inclusa dentro do livro (Silmarillion) de forma mais sucinta, porém o importante mesmo é a origem da terra média, Elfos, Anões e Homens, que vão direcionar você para os contos que foram lançados posteriormente, mas que também estão inclusos no Silmarillion , como "O filhos de Húrim", "A queda de Númenor", "A queda de Gondolin" entre tantos outros

Camila Felicio 26/09/2023minha estante
Vouuu comprar!!! o bom é que a Harper sempre entra em promo kkkkkkkk Eu tava de olho no box a história da terra média, é besteira investir neles??

Fabio 26/09/2023minha estante
Camila, antes, eu tenho que te dizer que, depois do Hobbit, o melhor caminho é ler o Senhor dos Anéis, ai já estará ambientada na terra média, podendo entrar no chamado "Legendarium", que são as obras mitológicas da Terra Média. E a obra mais importante e que inaugura o Legendárium, é o Silmarillion. Lá você verá toda a historia desde a criação de Arda (a terra), e de todas as criaturas e toda historia dos povos até chegar no Senhor dos Anéis. Bom, agora dito isso, todas as demais obras do autor dentro de Legendariu, tratam das mesmas historias dentro do Silmarillion, algumas mais resumidas, outras bem mais incrementadas ou simplesmente, outras versões das mesmas histórias. Então fora aqueles que eu citei no comentário anterior, entraram no legendarium, "A História da Terra Média", que são complementos do mundo, geografia, natureza, anotações do autor, outros contos, e o aprofundamento de historias dentro das histórias do Silmarillion, então não vale investir nos livors que citou, sem ler o Senhor dos Anéis, Silmarillion e Contos Inacabados.
Desculpe se o comentário ficou extenso e confuso.... kkkkkkkk

Camila Felicio 26/09/2023minha estante
Pode dar dicas Fábio!! Agradeço supeeeer porque sou super leeeiga na parte literária kkkkkkkk mas sou alucinada pelos filmes kkkkk Vou colocar a Sociedade do Anel como uma das próximas leituras e pegar os outros volumes nas próximas promos kkkkkkk Ainda bem que tu avisou porque ia me enfiar em Os filhos de Húrin jjkkkkk sobre a ed, é verdade que em Silmarillion a da Harper tá com uma tradução problemática?

Thay262 26/09/2023minha estante
Entendo perfeitamente, quando criança li O Hobbit e não gostei tanto (eu não gostava de fantasia e também não curti Nárnia e Harry Potter). Só quando vi os filmes do Hobbit e gostei que dei uma nova chance pra fantasia e aí sim, consegui gostar bem mais e mergulhar nisso. Então sou fã dos livros de Tolkien e também dos filmes do Jackson (heresia que se sabe, eu quero é mais ser feliz, esses livros e filmes é só entretenimento, me estressar pra quê? Finjo que são versões diferentes da msm lenda kkkk fora que se fosse idêntico não teria graça "perder tempo lendo"). Eu acho os elfos lindos, mas sou in love pelos Hobbits msm, Bilbo, Frodo, Pippin, Sam e Merry! Kkkk acho os elfos muito "metidos a besta" kkkk e além de bonitos são inteligentes, kkkkk
Quanto aos livros o @fabio tem razão. Leia O Senhor dos Anéis (SdA) ou O Silmarillion, depois leia Contos Inacabados! Se você lê esses e ao terminar ainda tiver vontade de ler mais coisa de Tolkien daí vc mete a louca e compra os outros livros. Mas sem principalmente ler SdA e Silmarillion, não faz sentido ler outros não.

Fabio 26/09/2023minha estante
É um prazer poder ajudar, Camila, ainda mais se for pra falar de livros, se for sobre o Tolkien então, aí ficou perfeito kkkk
Olha, sobre as edições, se puder e conseguir encontrar, compre as da Martins Fontes, porque as da Harper Collins estão cheias de problemas, e muitas gafes quanto a termos e a nomes tolkinianos.
Infelizmente, a Martins Fontes só publicou o Hobbit, o Senhor dos Anéis, Silmarillion, e Contos Inacabados, e os demais só dá H.C. Brasil.

Camila Felicio 27/09/2023minha estante
Eu pensei que apenas o Silmarillion era problemático Fábio kkkkkk lembro de uma booktuber que adoro comentar o assunto, vou ainda reler Hobbit na Martins Fontes kkkkkkkkkkk Eu não sabia dos problemas com
nomes e termos kkkk Pensei apenas que a escrita estava muuuuito puxada mesmo e com problemas de tradução!! Vou seguir tua dica

Camila Felicio 27/09/2023minha estante
Obrigadaaaaa Thay!!! Vouuu fazer isso kkkkkkk Ixiiiiiii eu mete o louco kkkkk Gosto de Hobbit filme, aliás lembro que não tinha curtido tanto Senhor dos Anéis porque vi muito jovem kkkk graças à Hobbit revi Senhor dos Anéis, me apaixoneeeei totaaaal e fui dar bola para ler fantasia, porque fora Harry Potter eu nunca tinha lido nada kkkkkkk apenas hobbit há 3 mil anos atrás e nem me acordava kkkkk Quero entrar no mundo literário do Tolkien, é uma promessa que tenho comigo kkkk Obgdaaaaaaa pela dica viu??

amêndoa 24/12/2021minha estante
vc já leu senhor dos anéis??

Ellen 24/12/2021minha estante
A batalha com as aranhas é minha parte favorita no livro!!

Marcos 24/12/2021minha estante
Amanda ainda não li, mas estou pensando em pegar pra ler agora em janeiro! Você já leu ?

Marcos 24/12/2021minha estante
Essa parte é muito boa Ellen! É a virada de chave para o Bilbo mitar. Tem a conversa com o Smaug também que é muito boaaaa

Bruna 25/12/2021minha estante
Estava esperando sua resenha? já vou colocar esse livro como meta é 2022!!!!!

Marcos 25/12/2021minha estante
Boaaa Bruna ???????????? eu já vou colocar o senhor dos anéis. Bora ler essa trilogia também?

Bruna 26/12/2021minha estante
Boraaaaa ????

Marcos 26/12/2021minha estante
Aí sim ??????

isisfy 26/12/2021minha estante
Espero que goste de Senhor dos Anéis. Já li faz tanto tempo que merece uma releitura.

amêndoa 26/12/2021minha estante
queria mto ler, mas não sei por onde começar? hahaha não sei a ordem certa pra ler os livro dele

Marcos 27/12/2021minha estante
Estou muito ansioso para começar o Senhor do Anéis Isis, tenta fazer uma releitura, uma obra assim vale muito a pena ler novamente ????????

Marcos 27/12/2021minha estante
Amanda, parece que o mais habitual é começar pelo Hobbit, depois a trilogia senhor dos anéis (a sociedade do anel é o primeiro)

Thai 29/12/2021minha estante
Muito boa a resenha, deu vontade de ler ?

Marcos 29/12/2021minha estante
Obrigado Thaisa ? é uma ótima leitura, se você resolver ler vou aguardar sua resenha ????????

Aline MSS 09/08/2022

MARAVILHOSO! Leitura obrigatória e viciante!
Amei demais! Sabia q não iria me arrepender de esperar pra ler antes de assistir aos filmes. A história é magnífica e eu até agora não me perdôo por demorar tanto pra ler.?

É difícil resenhar a obra de Tolkien! Não é uma obra, é uma experiência, é algo arrebatador e qq explicação não será suficiente pra fazer jus ao brilhantismo disso.

Assisti aos filmes dos Senhor dos Anéis qdo era adolescente, por isso ler a obra acabou desbloqueando várias memórias de uma época e de lugares q não vivo mais. Só quem viveu a época do lançamento dos filmes sabe como era algo tão comentado e esperado, foi um marco no cinema e na tv.

Oq tem no livro:
- Aventura perigosa e emocionante;
- personagens arrebatadores;
- descrições e diálogos na medida e sem mtas enrolação;
- lições pra levar p/ vida;
- identificação com o protagonista se vc é taurino, Hahaha?.

Esse é o típico livro q TODAS AS PESSOAS deveriam ler. A aventura em si já vale o tempo gasto, mas são os personagens q te fazem virar fã de Tolkien. ? Não tem como não amar isso aqui.
[Voz do Casimiiro] Isso aqui esquece, né? Você está falando da ELITE!

Tenho a edição da Harper Collins e vale cada centavo gasto! ??
DANILÃO1505 09/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Aline MSS 10/08/2022minha estante
Danilo?

Pedro 10/08/2022minha estante
Alguém aqui deveria trabalhar vendendo livros...kkkkkk
Excelente resenha, Aline. ???

Aline MSS 10/08/2022minha estante
Vlw, Pedro! Particularmente prefiro ganhar livros do q vendê-los, hahaha ?.

Roberta 10/08/2022minha estante
Adorei a resenha também!

Núbia Cortinhas 11/08/2022minha estante
Arrasouuuu! ?? ?? ??

Aline MSS 11/08/2022minha estante
Obg meninas! Podem se jogar! ??

Alex 11/08/2022minha estante
Particularmente prefiro a edição da Martins Fontes, mas fora isso, Tolkien é sempre Tolkien.

Aline MSS 11/08/2022minha estante
Alex, eu gostei tanto q pretendo comprar uma edição ilustrada. Vi a da Martins Fontes e vc tem razão, parece ser melhor msm. Comprei a da Harper por conta da coleção.?

Alex 12/08/2022minha estante
Acho que dá Harper é mais rica. Com ilustrações etc. Mas a tradução da harpers é críticada. Eu não gostei de alguns termos que eles optaram.

Aline MSS 13/08/2022minha estante
Tbm percebi isso e super entendi as críticas dos fãs pelas pesquisas q fiz depois, vc tem razão! ?

Miguel.Moreira 01/02/2023minha estante
Viva Tolkien!!!!

Fosoxi 17/11/2022

? ? ??????
Hobbit sempre foi um livro que eu tinha curiosidade de ler, depois de anos finalmente foi possível. O livro em si é muito bom, é a mistura perfeita de comédia e tensão, os versos das músicas colocados durante a história fazem você se sentir próximo dos personagens. Ademais, as imagens presentes no livro dos lugares onde o Bilbo passou durante a jornada tornam a leitura mais gostosa e contagiante, você olha para elas e consegue imaginar toda a situação e o cenário.

Entretanto, algumas coisas me incomodaram depois da conclusão da leitura... algumas partes de muita importância da história acabaram não tendo tanto destaque assim, como por exemplo, as mortes de personagens cruciais para o enredo, mortes tão rápidas e sem detalhes que você não consegue associar de primeira o que aconteceu. Para finalizar a crítica negativa, a batalha dos cinco exércitos teve tão pouco destaque que se tornou desmotivador lê-la, sinto que poderia ter tido um pouco mais de destaque, pelo menos um capítulo a mais. Enfim, no meu ponto de vista é um livro bom para ler, não é um dos melhores, mas também não é um dos piores. É aquela leitura boa para esquecer os problemas da vida durante o dia.
eita como opina

vdd, falou tudo

lenda

concordo ?????? (nunca li

Fosoxi 17/11/2022minha estante
Lacrei muito agr num foi????

lacrou

artsanna 17/11/2022minha estante
que chique, me senti lendo uma redação

artsanna 17/11/2022minha estante
habla mesmo

Fosoxi 17/11/2022minha estante
UMA REDAÇÃOKKKKKKKKKKKK Karol ensinou bem ?

thexanny 02/10/2022

O Hobbit
Como eu me diverti lendo este livro! Fazia tempo que não dava boas risadas lendo. Bilbo é um personagem interessantíssimo e é fácil demais gostar e se identificar com ele. O jeito que ele é levado para essa aventura, as coisas que acontecem lá e como ele reage e lida com elas é tão espontâneo. Quando vemos mergulhamos nessa aventura assim como o Bolseiro.
Apesar de os últimos livros que eu li de fantasia não terem me agradado, esse conseguiu prender minha atenção. Porém, teve alguns momentos que eu achei meios chatinhos. O começo da história foi muito legal, mas depois da página 250 mais ou menos, até quando eles encontrar com Smaug é meio tediante. Após isso volta a ser a aventura interessante e, de certo modo, engraçada, do começo do livro.
Ainda não assisti o filme (surpreendentemente eu não conhecia essa história, apesar de já ter ouvido falar do livro e filme, assim como do autor), estou animada e tenho certas expectativas, mas acho que elas não serão atendidas.
Mr.Sandman 02/10/2022minha estante
Eu amo tanto esse livro. Um dos livros que sempre vou lembrar da sensação de estar em sua companhia, dentro desse mundo vivo e com esse pequeno hobbit que me ensinou e me inspirou tanto. É aquela coisa, contos de fadas não nos ensinam que dragões existem ,mas que podem ser derrotados (frase do Neil gaiman se não me engano)

Mr.Sandman 02/10/2022minha estante
Na verdade eu só de um livro do gaiman, essa frase é de outro cara hehe

Mr.Sandman 02/10/2022minha estante
Você já leu outros livros do Tolkien? Queria saber se essa foi sua primeira experiência no universo dele

thexanny 02/10/2022minha estante
Eu tinha comprado há um ano atrás o Silmarillion, mas n continuei a leitura. Depois me indicaram começar com o hobbit, por ter uma linguagem mais simples

thexanny 02/10/2022minha estante
Quero continuar os outros livros, mas acho q vou reler o hobbit primeiro

Mr.Sandman 03/10/2022minha estante
Entendi. Hobbit é a melhor porta de entrada mesmo. Eu reli o hobbit para ler a trilogia do senhor dos anéis (Estou no segundo livro) e aí depois vou ler Silmarillion e os outros livros

thexanny 03/10/2022minha estante
falaram que senhor dos Anéis é bem mais difícil, to meio assim de ler kkkkkkkkkk

Sophia.Black 05/08/2022

? ??????
Eu sempre fui apaixonada pelos filmes, e agora tô tomando vergonha na cara e lendo os livros.
Bom, eu não me decepcionei nenhum pouco, o que era um medo sincero porque logo no começo eu já tinha percibido que, apesar de o filme ser parecido, há muitas coisas completamente diferentes ou que nem acontecem nesse livro ou na história no geral, mas que estão presentes no filme. Isso não estraga a história em si, descobri que gosto de ambos igualmente e que são pontos de vistas incríveis sobre uma mesma aventura, ambos perfeitos.
A única coisa que me incomodou na leitura foi alguns erros gramaticais que estavam presentes no livro, um constante "anãos" a cada capítulo me dava vontade de gritar, mas, em relação ao conteúdo do livro, é perfeito, zero defeitos.
JustJude 05/08/2022minha estante
Se eu não me engano, anãos é um dos plurais de anão, só que acontece que acaba que usamos mais anões, com isso, anãos, mesmo correto, parece uma palavra errada

Sophia.Black 05/08/2022minha estante
JustJude || eu sei q anãos é um dos plurais de anão, mas eu tinha até comentado isso com meu professor de pt e ele disse q o crt teria sido eles usarem anões, pq é o mais indicado gramaticalmente, mas tipo, n tinha só esse erro gramatical, eram poucos mas tinham, me incomodaram um pouco mas acontece

Mas obg por tentar me ajudar

JustJude 05/08/2022minha estante
Sophia || Isso tbm me irrita mto, eu tbm noto mtos erros gramaticais em Harry Potter (como uma vez que estava escrito hogsmea kkk)

Sophia.Black 06/08/2022minha estante
Just Jude || nss SIIIIIIIIM, teve um dos livros de hp q o nome do capítulo era pra ser "a fuga de Draco", tava escrito fugida... n véi KJSKSJA

JustJude 06/08/2022minha estante
Sophia || a Rocco me faz dar umas risadas kkkk

Thay262 06/08/2022minha estante
Então, a Harper Collins explicou o motivo de escrever "anãos". Basicamente ela fez uma tradução literal do livro em inglês. Em inglês tem dois plurais para a palavra anões: dwarfs e dwarves. Sendo que a primeira é correta e a segunda errada. E Tolkien escreveu da segunda maneira, depois ele admitiu numa carta que aquilo foi um erro dele mesmo e que nenhum revisor viu!! Que mancada!!
Ele ainda disse que para um linguista e filólogo como ele era até bizarro que isso tenha acontecido.
Mas a questão é que a "moda" pegou e tanto na obra dele quanto em alguns RPG ficou sendo "Dwarves" mesmo kkkk

A Harper Collins basicamente manteve o "clássico" erro. Aliás, replicou e "abrasilerou" o erra transformando o correto "anões" no errôneo "anãos" kkkkk
Disso agente só vê aqui, né? Kkkkk

Eu acho graça porque tem um monte de "super fãs de Tolkien" que reclamam um monte dessa tradução sem saber disso. Não sabem que a crítica não é só a tradução e sim a seu "adorado mestre" (não sei oque o povo tem de endeusar pessoas. Esse erro só prova que Tolkien errava como qualquer ser humano mesmo sendo professor de línguas. E mais, ele foi humilde pra admitir o erro). Enquanto esse povo criticou pra caramba essa edição mais "complicada" e com tradução "estranha" sem saber que eles COPIARAM o texto original na risca até no erro.

Teve um povo americano que reclamou quando o filme tava no cinema e foram comprar o livro pra ler pela primeira vez e viram o errado "Dwarves" lá também. Então tá suave!!! Se tá errado é errado!!

Thay262 06/08/2022minha estante
Mas devo acrescentar: oque começou com um erro que não foi percebido por Tolkien e pelos revisores, logo fez o querido autor se apropriar da palavra "Dwarves" como uma forma de referência direta e original aos seus "anãos". Lembre que em O Hobbit e Senhor dos Anéis os "anãos" são uma OUTRA espécie/raça que nada tem haver com os humanos.

Os Anãos de Tolkien não são iguais aos nossos anões da vida real que são da mesma espécie que nós. Então Tolkien creditou o termo "Dwarves" especificamente para essa espécie/raça que ele criou. Logo, não está "errado" se é um nome próprio para uma raça fictícia.
E por isso foi replicado em RPGs também!!
O errado é usar Anãos ou Dwarves FORA do contexto do mundo de Tolkien e RPG, agora para designar a "especie/raça fictícia" não tem problema!!!
Complicado e complexo, mas é isso. Kkk

Não vá colocar "anãos" numa prova, hein!! Mas tá liberado escolher a raça dos "anãos/dwarves" no RPG ou pra se referir aos anãos de Tolkien. Kkkkkk

@aprendilendo_ 21/03/2021

Resenha O Hobbit
Publicado pela primeira vez em 1937 e sendo o grande precursor do clássico épico “Senhor dos Anéis”, “O Hobbit” é o segundo livro do escritor britânico, J.R.R Tolkien. Na trama, acompanhamos a história do hospitaleiro e cordial Bilbo Bolseiro, um hobbit, o qual, após conhecer um mago chamado Gandalf, tem sua vida virada de cabeça para baixo ao adentrar em uma jornada inesperada com mais 13 anões. Nesse contexto, os 15 homens saem em uma extraordinária aventura com destino à montanha solitária, local onde habita o grande dragão vermelho, Smaug, responsável por desolar o reino dos anões e roubar todo o tesouro de seu povo.

Em primeiro plano, repleto de cenários mágicos e criaturas fantásticas, o autor consegue, desde o início, estabelecer todo um ambiente de fantasia à obra. Nesse contexto, por meio de uma narrativa fluída e bem humorada, o leitor tem o prazer de, rapidamente, ser imergido na Terra Média da trama. Como adição, deve-se ainda ponderar sobre a já citada diversidade de seres e povos. Assim, anões, elfos, orcs, águias e aranhas gigantes são apenas alguns dos mais variados espécimes encontrados no decorrer das páginas. Por claro, tais elementos apenas incrementam o aspecto altamente imaginativo do conto enquanto auxiliam a supracitada imersão literária. Dessa forma, temos aqui uma obra contagiante, a qual faz com que o leitor se sinta ao lado dos aventureiros, de maneira a não esquecer facilmente todas problemáticas enfrentadas durante a jornada.

Sobre os personagens, o núcleo é encontrado em Bilbo, os anões e Gandalf. Apesar disso, com Gandalf estando ausente em grande parte da obra e os anões, por serem muitos, não terem o devido espaço para o aprofundamento de caráter, todo o foco é destinado ao pequeno hobbit. Nesse contexto, o autor consegue contornar o fato de tantos personagens não tão contextualizados com um protagonista extremamente carismático. Afinal, a cordialidade charmosa e a coragem amedrontada de Bilbo são grandes responsáveis pelas risadas e pelo apego do leitor durante a história, além de proporcionar um bom desenvolvimento do próprio. Tudo exposto, talvez as únicas grandes problemáticas em relação à trama são, em primeiro lugar, o fato de alguns acontecimentos serem encerrados de forma abrupta e o não aprofundamento dos outros personagens além de Bilbo.

Uma jornada incrível, momentos brilhantes e um mundo extremamente criativo. O Hobbit encanta desde as primeiras páginas, enquanto cria um dos mais fantásticos e divertidos contos épicos já escritos.
Nota: 8,85

Parabéns pela resenha.

@aprendilendo_ 22/03/2021minha estante
Muito obrigado,amigo!!

Paulo Kilzer 23/11/2021minha estante
Esse livro é bom demais , e os outros livros de Tolkien também.

Estevao 15/04/2024minha estante
Minha meta era ler até novembro passado , mas abandonei por estar lendo outros . Nova meta : continuar a leitura no próximo mês e em junho ou julho volto aqui pra contar sobre a minha experiência.

rafa 24/10/2023

Definitivamente não tenho imaginação o suficiente para fantasia. é uma leitura legal, mas achei que tem muita coisa acontecendo. se não consegui me acostumar com o hobbit imagina senhor dos anéis ?
Ezequielrneto 24/10/2023minha estante
Senhor dos Anéis tem muita coisa. Mas tenta, devagar você consegue

Stephanys27 24/10/2023minha estante
Também tive muita dificuldade com Hobbit e pior ainda com o senhor dos anéis. Eu achei arrastado, parece que eles só sabem andar e cantar.

Ezequielrneto 24/10/2023minha estante
Sim. A sociedade do anel é bem isso mesmo. Cantoria e muita caminhada kkkkk

Sofia 24/10/2023minha estante
A primeira vez que eu li não conseguia sair das primeiras páginas e desisti, mas muito tempo depois peguei pra ler de novo e li super rápido, me apaixonei por ele e li toda a saga depois, não sei que foi que aconteceu kkkk

anicca 24/10/2023minha estante
(dei muuuita risada com o bilbo)

Annah12 24/10/2023minha estante
Eu sou apaixonada por esse livroo. O segredo é ler com calma, muuita calma kkk, eu amo ??

Ana 18/05/2021

Mais que uma história de aventuras.
Eu fui em uma aventura e foi ótimo.

Bilbo Bolseiro é um hobbit de bom coração que gosta de receber visitas ocasionais de amigos (desde que o avisem antes de ir), mas odeia aventuras (essas coisas desagradáveis).

Eu me identifico com Bilbo. Também gosto de ficar no meu canto, no conforto da minha bolha. Tudo lá fora parece estranho e perigoso. No entanto, a vida tá lá fora e crescer significa ter coragem de enfrentá-la. Sim, você encontrará muitos perigos, mas também fará amigos pelo caminho. Sim, você vai desejar não ter saído do conforto de sua casa, mas também vai descobrir coisas sobre você, como o quão corajoso você pode ser ou como é bom contar com alguém e que esse alguém conte com você.

Uma aventura, na vida e na literatura, é algo que abala a mesmice da narrativa, algo que a avança e, quem sabe, algo que muda o personagem.

É assustador sair da nossa bolha, mas quando ousamos nos aventurar o mínimo que pode acontecer é voltamos para casa com uma boa história para contar.
Bruna 18/05/2021minha estante
Que lindo ?

Ana 18/05/2021minha estante

Carolina.Gomes 18/05/2021minha estante
Quero muito ler. Já estou no clima.

Eliza.Beth 20/05/2021minha estante
Ainnnn chega peguei meu livro aqui nas mãos para ler kkkkk
Eu adorooooo os filmes e acho que vou gostar muito do livro tbm

Ana 20/05/2021minha estante
Eu também amo os filmes e adorei o livro!

MinnieYuni 08/12/2023

A fantasia mais realista que já li
Em todos esses anos como fã de aventuras fantásticas, sempre me incomodei com a falta de precisão das coisas: Quanto tempo demorou? Como conseguiam se manter? As roupas são eternas? Como voltaram e quando?

Bom, com Tolkien essas perguntas simplesmente não existem!
A riqueza de detalhes desse livro é de cair o queixo, tanto em relação às personagens quanto à ambientação (essa ainda mais reforçada por ilustração belíssimas).

Com toda certeza "O Hobbit" entrou nos meus favoritos da vida e recomendo essa verdadeira obra-prima para leitores de todos os gêneros se apaixonarem também pela narrativa, pelas canções e pelas artes de J. R. R. Tolkien.
Jenny193 08/12/2023minha estante
Queria ler, parece muito bom!!!
É livro único?

MinnieYuni 08/12/2023minha estante
É sim, ele serve como prelúdio de O Senhor dos Anéis, mas se quiser ler sozinho não perde nadinha da história!

Kênia 08/12/2023minha estante
É perfeitooo ?

Oco 08/12/2023minha estante
Esse livro é perfeito!!

Murilo332 08/12/2023minha estante
Realmente, esse livro é marcante. É impressionante os detalhes desse universo criado por Tolkien. Vale muito apena ler.

Sérgio 21/12/2021

Bilbo, o homem invejado pela Dora aventureira
O Hobbit é sem dúvidas uns dos livros mais legais que eu já li.
Um desafio inicial foi me acostumar com escrita do Tolkien. Não é uma escrita difícil. Acho que "diferente" é uma pelavra legal para descrever. Logo o "diferente" pode ser algo bom ou ruim, depende da pessoa.
Uma aventura cercada por lobos, aves gigantes, criaturas lendárias e alguns anões sedentos por riqueza e vingança. Nessa bagunça temos o pequeno Hobbit, Bilbo Bolseiro, que vive uma vida pacata e confortável na vila dos Hobbits e de uma hora pra outra (literalmente de 0 a 100km/h muito rápido) é convocado contra a sua vontade a uma grande e histórica jornada.
Não tem como não gostar das personagens e das suas loucuras no caminho até a montanha solitária. O Hobbit tem um lugarzinho no meu coração.
Rnata 21/12/2021minha estante
Eu sou suspeita pra falar desse livro, eu dava nada por ele, e após pegar emprestado com minha irmã eu figurativamente devorei ele, é incrível, essa história é maravilhosa eu amo aventura, amo quando ele entra nas cavernas escuras eu amo tudo nesse livro.

Sérgio 21/12/2021minha estante
Eu vou ser sincero viu! Eu comprei ele pela capa e não tava muito na vontade de ler mas foi exatamente isso, quando eu comecei a ler foi como um caminhão sem freio descendo uma ladeira. Eu amo a passagem dentro de Trevamata e particularmente a empreitada com os elfos.

Ah MDS eu amo muito

Rnata 21/12/2021minha estante
Deu vontade de ler novamente

Sérgio 21/12/2021minha estante
Vai na fé ksksksk

amandafffdo 29/05/2023

Sigam bem, aonde quer que sigam
Poderia ser pela falta de expectativa e uma leve curiosidade, pela fama e peso que autor carrega, ou ainda, pelo prefácio do filho contando a história do pai e do início de todo o resto, mas vai além. É, principalmente, sobre um livro que traz cheiro de infância, sentimento de escapismo, acolhida e vontade de tomar café com bolo enquanto lemos; saudade de um tempo e pessoas que já foram. Alegria, vontade de se demorar, de ficar, de viver na história...

A soma da mistura de personagens e suas especificidades, mais as descrições claras, confortadoras, e a escrita tímida em sintonia com o leitor, resulta na sensação de ser puxado pra dentro do livro e poder acompanhar todos os passos com a mesma distância que o narrador observa. Não parece que lemos, parece que ouvimos!

Brincar de encontrar em um livro citações e ideias de todos os outros universos de  fantasias que conhecemos hoje, nos explica e encanta... Obrigada, Tolkien!

Leitura altamente recomendada para todos os adultos cansados, estressados e desesperançosos!

"Enquanto há vida há esperança."
Marina 29/05/2023minha estante
Aaaa ?? tô ansiosa pra ler

amandafffdo 29/05/2023minha estante
Ansiosa para que leia ?

Dark.Passenger 29/05/2023minha estante
Como sou um adulto cansado, estressado e desesperançoso. Então estou lendo O Hobbit hahahah

amandafffdo 30/05/2023minha estante
Decisão corretíssima! Bom descanso, sossego e muita esperança! =D

Elcimar.Matos 30/05/2023minha estante
Muito bom!

Márjore 23/06/2020

O Hobbit - J.R.R. Tolkien
Que leitura gostosa! Entrando aos poucos no universo de Tolkien pra finalmente poder comprovar que ele é realmente genial. Que venha O Senhor dos Anéis!
Raul Limma 23/06/2020minha estante
Nao va para o Senhor dos Anéis esperando a mesma experiência. Senhor dos Anéis é um livro estruturalmente diferente. Eu acho O Hobbit maravilhoso, mas Senhor dos Anéis é um livro com muitos problemas. Mesmo sua história sendo mágica, sua leitura é um terror; ele se torna muito melhor quando fechamos suas páginas e o revivemos de memória, suas alusões e mensagens...mas boa sorte. No fim, vai valer a pena.

Márjore 23/06/2020minha estante
Poxa! ? Mas enfim, vale a experiência e conhecimento da leitura, né?

Raul Limma 24/06/2020minha estante
Sim, lê sim. É dificil ler, mas quando você termina e analisa o que leu, é uma historia linda, com varias mensagens incriveis.

Márjore 27/06/2020minha estante
Obrigada pelas dicas!

Camy3 10/11/2021

Partindo para uma nova aventura
Que livro PERFEITOOOOOOOOOOOO!!!

Pra falar a verdade eu nem queria ler, só li por causa da minha amiga kkk, mas quando começei a ler... Meio que me apaixonei kkkkkkk

Mn! Um simples "bom dia" começou com tudo isso, essa grande aventura, particularmente não dava nada pelo Bilbo, mas ele me surpreendeu muitoooooo!!!

O final foi muito triste, muito mesmo.
Eu não estava esperando por aquilo.

Mas o livro em si é maravilhoso, vamos falar da capa!! Mdssssss que capa maravilhosaaaaa, os desenhos entre as páginas!! Que perfeiçãooooo!!

Simplesmente ameiii
Super recomendo.... Agora se me dão licença, tenho outras aventuras para iniciar jkkkkk
Eli 10/11/2021minha estante
Mdssss calma, vou terminar

Eli 10/11/2021minha estante
Ops, a amiga sou eu?

Camy3 10/11/2021minha estante
Sinto mtt, era uma competição kkkk ?

Biah.oliveiraa 17/11/2021minha estante
Eu quero o livro gente