As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Senhora Da Magia

Bianchi 11/11/2022

Quando o destino está em suas mãos e você não sabe exatamente o que fazer,e tem duvidas se você é mesmo dona de suas escolhas.
É o que acontece com Igraine na primeira passagem do livro e com Morgana na segunda passagem, as duas precisam fazer suas escolhas e talvez essas escolhas as machuqem e ferem os próximos.
Gostei da história, mas confesso que esperava mais, achei a história um pouco parada por ser fantasia e me decepcionei com a Igraine na segunda passagem do livro, ela era tão forte e determinada na primeira, depois só lamentação.
Não consegui gostar da Viviane e fiquei várias vezes com dó da Morgana, aliás a única personagem que consegui me apegar.
O final me deixou confusa, um pouco enojada e triste com os acontecimentos e não me deu vontade de ler a continuação, ainda mais depois das polêmicas da autora.
Uma história emocionante, mas que não me prendeu tanto como eu esperava, gostei de ler, entretanto sem vontade de continuar.

Manú 06/11/2022

Fiquei um tanto desapontado por mostrar pouco a vida de Uther, mas no geralmente a hipótese é muito boa. A saga de Avalon em grande parte do ponto de vista de Morgana

JP_Felix 05/11/2022

Baita de uma família, hein?
É difícil consumir qual coisa arturiana depois de ler as crônicas de Arthur, mas a direção desta história é distinta o bastante para aproveitar. Aqui basicamente vemos o lado feminino da história, as mulheres da família de Arthur e as tramoias por trás delas.

A magia aqui é bem clara e óbvia, e ainda estou decidindo se isso é bem encaixado em uma trama cristianismo vs paganismo, mas no geral a cadência desse recurso é ok e não é usada como desculpa pra mover a trama por conveniência.

A narrativa é boa e os personagens cativam ou irritam de forma orgânica. Gosto muito da Morgana, obviamente, e o drama dela como ferramenta de alguém que ela ama me faz me sensibilizar. Ingraine, que é um amor de pessoa, simplesmente me dá nos nervos em certos momentos. Morwena, Jesus amado, tem que morrer, e logo, pois sempre que ela abre a boca, lembro dos meus bons tempos pesquisando torturas medievais criativas, mas nenhuma se compara com ficar ouvindo-a. Viviane? Acho que é bem estranho o sentimento que tenho por ela. Sinto pena, mas desgosto também por X e Y motivos.

Arthur, Galahad e os outros personagens masculinos são ferramentas úteis na trama, e é interessante ver como isso é explorado. As mulheres aqui, em especial Viviane, fazer a trama acontecer, manipulam as coisas e vemos as consequências disso para ela e para todos.

Apesar de tudo o que falei, os personagens compõe bem a trama, mesmo os que odeio, pois são bem feitos, distintos e orgânicos, cada um com seu jeito de pensar, agir e ser.

Acho que o ponto fraco é o pouco que a trama anda. A história é boa, mas parando um pouco para pensar, é algo do ponto A ao ponto B, e é isso, o primeiro passo para uma trama de várias letras do alfabeto que deve acontecer nos livros seguintes.

Monaliza20 11/10/2022

Infelizmente, não resistiu a releitura!
Me peguei pensando no quanto curti ler esse livro na adolescência e o quanto, agora, ele já não parecia tão divertido ou mágico.

Juluzsg 06/10/2022

A senhora da magia e suas 4 bonecas
A Igraine no início do livro falava que a Viviane não podia entender o sofrimento que ela estava passando, a Viviane achava que o sofrimento dela era também sem tamanho, mas pelo menos entendia o sofrimento da Igraine e da Morgana. E a Mogana começou a ser usada pela Viviane do mesmo jeito que a Igraine foi. Dá para entender as motivações de todos os personagens e sentir empatia por todas. Me doeu o quanto todas elas tiveram que enfrentar e ver em quem elas se transformaram.

Danielle535 03/10/2022

Interessante
Quando eu era mais nova (13 anos mais ou menos) eu tentei ler esse livro e achei muito chato, então deixei na estante.

Agora mais velha, decidi dar uma chance pra ele, e acabei gostando da narrativa. Ela realmente é um pouco mais complicada porque envolve uma história da idade média, mas eu realmente achei bem legal a história.

Eu nunca tinha lido nem sabia muito sobre a lenda de Arthur fora o filme da Disney, no qual só lembro da espada. Mas é bem interessante, recomendo a leitura porque é diferente mesmo, o ponto de vista vai mudando de forma que grande parte das mulheres do livro são bem desenvolvidas e conseguimos ver como elas se sentem e como se encaixam nas outras.

Dei 4 estrelas porque em alguns pontos a narrativa me pareceu meio amena e em outros me deixaram confusa, provavelmente porque não é o tipo de livro que eu leio.

Mahalia 30/09/2022

Deusa x Deus
Muito boa leitura.

Apensar de ser uma ficção, o que mais gostei da história/da narrativa foi questão da religiosidade. Mas não só ela isoladamente, como também a crítica e conflitos entre práticas religiosas tão antagônicas - como entre druidas e cristãos.

Esse livro fez-me refletir sobre algumas questões, mas destaco aquilo que se tornou a intolerância cristã aos diferentes. Que matou e impediu outras culturas de conviverem. Que tornou o mundo um lugar hostil para aqueles que não acreditavam no Deus único, masculino e impiedoso com as mulheres.

Que pena que o cristianismo conseguiu triunfar!

A história terá continuação nos próximos volumes. Deixarei para comentar das personagens e suas vivências/experiências mais a frente.

Larissa 19/09/2022

Novela de cavalaria com pegadas místicas
Mistura de catolicismo com magia druida. Guerreiros, deusas e deuses, disputas por trono, filhos bastardos, tudo isso faz parte do Livro 1 de Brumas de Avalon. Boa história. Começando o livro 2 já já.

Sidneia.Ruthes 17/09/2022

Avalon
Li faz anos esse livro e agora a pouco tempo fiz a releitura, interessante ver como eram os cultos pagãs e como estava começando o cristianismo, vemos os dois lados nessa história. Igraine começa sendo pagã e depois da morte do segundo marido vira cristã. Não me empolgou muito a história achei que seria melhor.

Liviossa 13/09/2022

Poderia ser melhor?
Uma temática genial, mas que foca demais em romance e na necessidade das personagens em ter um homem, a leitura nessas horas é arrastada e não agrega em nada que foi crucial na história até agora
As cenas de tensão sobre a guerra prestes a estourar e as estratégias para manipular grandes Reis sem eles perceberem são impecáveis, seria perfeito se o livro desse mais foco nisso.
Estou bem menos empolgada para ler os próximos 3 livros depois desse?

Ladis 12/09/2022

Enfim terminei de ler
Depois de dois anos eu pensei que iria abandonar o livro mas persisti e precisei ser forte. Foi uma boa leitura e a história só começou a ficar boa do meio pro final.

Christie.V 12/09/2022

Livro tranquilo e envolvente
Achei o livro com uma energia muito gostosa... é envolvente mas não é aquele envolvente frenético q te faz ficar lendo sem parar. Gostei muito do tipo de magia que descreve nele, é algo mais real e sutil. ??

Particularmente, tenho um carinho especial pelos livros das Brumas de Avalon, pois, além de ser apaixonada por misticismo e lugares mágicos, minha mãe leu os livros quando eu era mais nova e sempre tive interesse em conhecer a história ?.

Allan 06/09/2022

Diferente e bem realizado!
Finalizando o primeiro volume da série de um jeito incrível! Eu adoro as adaptações do Ciclo Arturiano e essa versão com esse viés voltado para o olhar feminino é algo que eu nunca havia lido.

Ter Morgana como a protagonista da nossa saga traz um frescor muito interessante, visto que nas outras experiências que tive com a personagem ela era sempre muito misteriosa e caricata, aqui temos a possibilidade de estar dentro da cabeça dela.

Maravilhoso, vou começar o próximo volume logo em seguida!

Bruna.Toledo 04/09/2022

Adorei! Estava com saudades de ler uma boa fantasia.

Como As Brumas de Avalon é uma tetralogia, ainda não consigo criiticar o enredo. Mas achei a escrita do livro 1 bem fluida, os personagens são interessantes e curti a ideia de ter uma perspectiva feminina sobre a lenda do rei Artur. Ansiosa para começar o próximo!