Dracula

Resenhas - Dracula

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@aprendilendo_ 08/11/2020

Resenha de Drácula
Popular na cultura moderna, o vampiro, ser sobrenatural caracterizado pela macabra sede por sangue, existe há séculos nos contos da humanidade, sendo a mitologia eslava aquela responsável por criar os elementos presentes nos seres descritos em livros e filmes do séc. XXI. No entanto, apesar de seus primórdios serem tão antigos, a verdadeira ascensão do mito teve seu real início com a publicação do grande clássico, Drácula, escrito por Bram Stoker e divulgado em 1897. Nesse contexto, por meio de relatos e cartas dos protagonistas, a história conta como um grupo de pessoas lidará com o rei Nosferatu quando, de forma abrupta, suas vidas passam a ser afetadas diretamente pelo monstro imortal.

Com um início devagar e muito descritivo, a obra começa com um intuito certo, causar sensação de estranheza e incompreensão no leitor. Sinal disso é a criação aqui de um Drácula, diferentemente do que se possa pensar, muito mais macabro do que realmente imponente. Tal característica é aprofundada por dois pontos essenciais, a forma ponderada pela qual os fatos são revelados, e o elemento da narrativa feita por meio das cartas e diários dos personagens, pois com esse fator, nos tornamos presos à ignorância de cada sujeito sobre os acontecimentos estranhos e à temporalidade do ocorrido. Assim, como as epístolas descrevem apenas o passado e ficam restritas aos saberes do indivíduo, o leitor, após cada capítulo, deixa de se perguntar apenas “o que vai acontecer? ”, e passa a igualmente questionar “o que aconteceu? ”. Como consequência, o ambiente excêntrico e as dúvidas sobre alguns ocorridos tornam a obra algo extremamente instigante e contagioso, nos aproximando da sensação de desamparo e incerteza dos personagens em cada cena.

No decorrer do livro, a característica vagarosa perde a vez para um desenvolvimento acelerado, permitindo cada vez mais lacunas para o leitor imaginar por si os ambientes góticos dos capítulos. Aqui, aquela prisão aos conhecimentos temporais de cada personagem é utilizada de forma inteligente quando, por meio de uma intercalação crescente entre os relatos de cada um, o autor começa a dar uma sensação de ação e caçada enquanto, de forma sútil, cria no leitor um sentimento de presságio, como se a todo momento algo estivesse prestes a acontecer. Sobre os personagens, novamente a escolha da narrativa em formato de relatos traz consigo um acerto fundamental para a obra. Por meio das cartas, a relação de empatia com os sujeitos tende a aumentar e torna-se difícil não nos apegarmos a nenhum, afinal, com cerca de nove indivíduos recorrentes, Bram apresenta uma multiplicidade cativante de personalidades para todos os gostos.

Com uma charmosa ambientação gótica e um bom uso do sobrenatural, Drácula impressiona em sua diversidade, seja narrativa, seja de personagens. Afinal, consegue, ao mesmo tempo, entregar um belo romance, um tenso suspense, um macabro terror e uma bela aventura. Ótimo livro, vale a pena a leitura.

Nota: 8,5

Siga-me no Instagram: @aprendilendo_
Leticia.Fonseca 15/11/2020minha estante
essa é uma das melhores versões,constrói o dracula de uma maneira mais abrangente e menos romantizada,eu gostei bastante

@aprendilendo_ 16/11/2020minha estante
Eu também adorei!

Regina 14/12/2020minha estante
Amei sua resenha. Me motivou a continuar, como vc disse; o início é meio lento e isso dá uma preguiça.

@aprendilendo_ 14/12/2020minha estante
Muito obrigado! Realmente, o início e o final tem suas diversas críticas, mas acredito que o meio faz valer a pena

Victoria 24/01/2023

Terminei sem saber se gostei ou não
Por mais que algumas partes da narrativa tenham sido interessantes e o livro ser considerado um clássico, para o meu gosto pessoal achei os personagens bem planos, sem nada de interessante ou alguma complexidade que me fizesse me importar com eles.
Aline Obnesorg 24/01/2023minha estante
É isso! Também achei bemmm mais ou menos kkk

Victoria 24/01/2023minha estante
Aí que alívio, porque fiquei lendo e pensando "será que o problema sou eu?" XD

Aline Obnesorg 25/01/2023minha estante
Sempre penso o mesmo quando leio clássicos lkkk

quias 07/07/2009

drácula
é um livro de terror que as vezes da medo mas é muito legal.
Leandro 01/01/2017minha estante
Livro de terror? Menos meu camarada!!

Vlad 30/01/2019minha estante
Não li terror algum neste livro

@Estantedelivrosdamylla 12/12/2020

Incrível!
A primeira coisa que me vem à cabeça quando falo sobre essa obra é: imersão. Já estamos carecas de saber sobre quem é o Conde Drácula, o que são vampiros, o que eles são capazes de fazer, entre outras coisas. Então, no instante em que comecei a ler essa obra, eu tentei ao máximo abstrair todos os conceitos que eu tinha previamente sobre essas criaturas e mergulhar de vez na visão dos personagens.

Os primeiros capítulos que são compostos pelos diários de Jonathan Harker são extremamente empolgantes e sinistros. A ideia de estar dentro de um castelo com uma criatura obscura, maligna e totalmente desconhecida é muito macabra. E foi com essa sensação que passei os primeiros capítulos.

Outra característica marcante dessa obra foi a maneira como tudo aconteceu. O autor foi extraordinário ao escrever cada detalhe, pois ele nos mostrou um desenvolvimento incrível da história. As coisas não acontecem "do nada", todos os passos dos personagens são explicados, a forma como eles obtiveram certas respostas, a relação entre eles, a personalidade de cada um, tudo isso é bem detalhado, provocando uma forte sensação de "começo, meio e fim".

É uma história e tanto! Recomendo muito, e principalmente que ao iniciar, você se desapegue de todos os seus conceitos e mergulhe na história de maneira a viver cada detalhe de forma intensa.
Andressa 13/12/2020minha estante
Que resenha maravilhosa! Vou com certeza adicionar a minha lista de leitura ;)

@Estantedelivrosdamylla 14/12/2020minha estante
Muito obrigada!! Esse livro vale muito a pena mesmo.

Kamilla.Silva 20/02/2022

Primeiro Vampiro (First Vampire)
Eu estava bem animada em ler Drácula, pois foi o primeiro livro sobre vampiros escrito. Muitas informações sobre vampiros que temos até hoje veio desse livro. A história tem momentos bons e ruins. Me vi devorando o livro em algumas partes e em outras achava tediosa e lia devagar. É um clássico, então não é tão fácil de ler, mas é interessante. Meu personagem favorito foi o doutor Van Helsing, ele é muito inteligente e sabe muitas coisas não só sobre medicina, mas também sobre vampiros. Se você gosta de vampiros, Drácula tem que estar na sua lista de livros para ler.

I was really excited to read this book, as Dracula was the first vampire book written. Most of the information of vampires we have until today, came from this book. The book itself has good and bad parts. I saw myself getting addicted in some parts and very bored and reading slow in others. It?s a classic, so it?s not that easy to read, but it?s definitely interesting. My favourite character was Dr Van Helsing. He is very knowledgeable not just about medicine, but in general subjects, even about vampires. If you like vampires, Dracula must be in your book list to read.
Ri :) 20/02/2022minha estante
Com certeza está na minha lista de favoritos.

Thais 20/02/2022minha estante
Amo Drácula, tbm está na minha lista de favoritos e para mim foi uma leitura super fácil e fluida.

Moa 23/05/2018

Decepção
Drácula é um clássico que eu há muito tempo desejava ler. Então esse ano decidi ler a versão em inglês, mais pra praticar o inglês mesmo.

Tenho algumas opiniões sobre o livro que podem ser um pouco impopulares:

O livro é longo demais. Já li livros com mais de 800 páginas e não vejo realmente nenhum problema nisso, no entanto, tem que haver um bom motivo pra isso. Drácula é um livro com uma narrativa lenta e irritantemente repetitiva, que não tira proveito do seu tamanho para realmente criar uma estória complexa.

Personagens vazios. Os personagens da estória, embora interessantes ao primeiro contato, se tornam chatos com o tempo, pelo simples fato de não possuírem um arco claro. Os personagens da estória são o Conde Drácula, Lucy Westenra e seus três pretendentes (Arthur Holmwood, John Seward e Quincey Morris), Van Helsing, o casal Mina e Jonathan Harker e o insano no manicômio, Renfield. Sem sombra de dúvida o personagem mais inútil da estória é esse último, que não contribui em nada para levar a estória adiante e, mesmo assim, tem quase 1/5 do livro dedicado somente às suas loucuras no manicômio. Outro pronto que já citei é a falta de um arco para os personagens. Todos eles começam a estória de um jeito e acabam do mesmo jeito. Não há nenhuma evolução, nenhum aprendizado, nenhuma sacrifício que faça com que os personagens saiam transformados ao final. Todos começam a estória como terminaram, como ingleses vitorianos entediantes. Sem falar no personagem central, Drácula, que praticamente não aparece na estória, e quando aparece, é uma figura patética (mais sobre isso abaixo).

Forma da narrativa. Um ponto positivo que acaba virando negativo ao longo da estória. A narrativa é feita em forma de cartas, diários, manchetes de jornais e mensagens, o que dá uma veracidade maior a obra mas, depois da metade do livro, ela enjoa e se torna cansativa.

A mitologia. Um dos grandes pontos negativos da estória para mim foi a mitologia cercando os vampiros. O modelo clássico de vampiro é aquele que dorme em um caixão a noite, e durante o dia possui força física sobre-humana, além de ser uma figura mais charmosa e sensual e exercer uma força psicológica sobre as vítimas. No entanto, o vampiro de Bram Stoker é uma criatura nojenta que causa repulsa. Todo local onde ele vai fede a ponto de deixar os personagens enjoados, e ele dorme em uma caixa de terra. Coisa nojenta. Sério! hahahaha O poder psicológico existe, mas as vítimas, todas elas mulheres por algum motivo, não costumam se lembrar de serem atacadas. Além disso o vampiro possui diversos poderes, podendo se transformar em fumaça, controlar os elementos da natureza e os animais e até virar um animal, um lobo ou um morcego, até onde me lembro. Não gostei muito disso, achei um pouco exagerado dar tantos poderes assim ao vilão principal.

Devido a todos esses pontos negativos acabei levando mais de 45 dias para conseguir terminar essa obra. Esse é um tempo absurdo pra mim! Nunca levo mais de 15 dias para ler um livro.

Recomendo para quem quer conhecer a estória, que assista ao filme "Drácula de Bram Stoker" de 1992, dirigido por Francis Ford Coppola. Se você assistir esse filme não haverá a menor necessidade de ler o livro. O filme tem algumas diferenças mas no fim é até melhor do que o livro. Embora também não seja uma grande obra-prima. A única parte que deixa a desejar no filme é o tempo que Jonathan Harker passa no castelo de Drácula na Transilvânia, no começo da estória. Essa parte é mais interessante no livro. Mas o filme tem um Drácula mais convidativo porque é interpretado pelo grande Gary Oldman.
Larissa.Vilela 24/06/2018minha estante
Concordo plenamente.

Marcelo Caniato 08/10/2017

Gostei do livro. Não o considero aterrorizante, pra mim é mais um livro de mistério do que de terror. As revelações não chegam a ser surpreendentes, pois o mito do vampiro que temos hoje vem em grande parte de Stoker, de modo que dá pra sacar rápido o que tá acontecendo. Fico imaginando como deve ter sido para o leitor da época. Menções a "vampiros" só aparecem lá pra metade do livro (tem uma no comecinho, mas é muito rápida e sem muito destaque). Uma certa pessoa no livro é descrita como alguém que vai ficando cada vez mais pálida e fraca. Pra nós a conclusão de que há em curso uma transformação em vampiro é imediata, mas na época da publicação imagino que tivesse uma aura de mistério maior em torno dessas revelações.

Muito legal ver o Van Helsing também, que hoje em dia virou um caçador implacável de vampiros, sendo retratado como um médico respeitado que mantém a mente aberta para explicações além da ciência.
Bruna Araujo 23/10/2017minha estante
Tive exatamente as mesmas impressões!

Luana 21/06/2011

The history is amazing!!
I loved, the thrill is great, you can feel the tension of the characters. The story holds you.

I recommend!

Silvia 29/11/2012

Kind of slow but still a classic

Beatriz2501 27/04/2024

Deu vontade de ler o livro oficial e entender umas partes
Por ser uma adaptação de 56 páginas não podia esperar uma história bem estruturada com uma trama muito bem trabalhada. Entretanto, a história possui buracos e atitudes contraditórias e confusas. Mas a linguagem é muuito tranquila e me ajudou a ter os primeiros contatos com um livro em outro idioma, o que tornou a experiência de ler o livro mais legal do que o livro em si.

Daly 01/08/2015

Amei!
Sem dúvida um dos meus livros favoritos,adoro a linguagem de Bram Stoker, mesmo sendo histórias tão antigas

jonathan.franci 10/09/2015

Apaixonado por Mina Harker
Como descrever em poucas palavras um romance como esse?
Simplesmente incrível e arrebatador. Bram Stoker narra essa história de forma magistral. Sendo um clássico nos dias de hoje!

Como não admirar a coragem de Jonathan Harker?
Como não admirar a inteligencia do Dr. Van Helsing?
Ou não ter medo do próprio Conde! Que é personagem central dessa história!
Como também não admirar Renfield, Dr. Seward. Lucy e Quincey Morris.
Mas como não se apaixonar por Mina Harker! A encantadora esposa de Jonathan.
Mina que fez tudo de coração e alma! Oh Mina, mesmo depois de acabar o livro, Mina Harker não sai da cabeça. Que Todos possam aproveitar este livro incrível. E que todos tenham uma Mina Harker em suas vidas!

Vivi 16/09/2015

Considerado clássico da literatura de terror, Drácula dá "aquele friozinho na barriga" quando Harker fica preso em seu castelo ou quando vão à noite ao cemitério. O conde ficou tão famoso que serviu de inspiração para outros vampiros, até mesmo para histórias infantis como o Zé Vampir, da Turma da Mônica.

site: http://livronamaoesuaimaginacao.blogspot.com/2015/08/dracula.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5