Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Larissa2690 16/01/2022

clássico super interessante
essa obra é incrível e toca em vários assuntos como ética, vingança, o poder da influência, etc? você fica dividido entre os personagens a cada vez que um novo ponto de vista é inserido. ?am I to be thought the only criminal when all human kind sinned against me?? achei muito interessante essa abordagem da ideia que o jeito que você é tratado influencia seu caráter. alguns capítulos eu achei que foram meio arrastados, mas a história em si é super inteligente e é uma boa leitura pra quem quer começar a ler clássicos

Ncohen0111 (Taylor's version) 04/01/2022

Todo mundo já conhece a história (inclusive eu antes de ler) ent não tenho muito o que falar. Tive que ler para a escola, e eu achei super interessante conhecer a história do Victor e porque ele fez o que fez? não acho que eu gostaria tanto se não tivesse feito análise

anacarolina.spalla 29/12/2021

Resenha para o desafio
Li esse livro para a faculdade e apesar da narrativa mais arrastada (característica da época em que foi escrito) o livro é bem interessante, pois podemis perceber o quanto alguns aspectos tão importantes para a cultura popular atualmente, como a figura do Frankenstein (que na verdade é a criatura do Frankenstein), é na verdade, desconhecida por nós.

Quem tiver dificuldade de ler, devido a quantidade de descrição de paisagens, aconselho a ler enquanto ouve audiobook ou apenas escutar o audiobook. É mais fácil dessa maneira e pode ser feito enquanto lava a louça, por exemplo.

Paula Horn 27/12/2021

Um clássico é um clássico!
Sempre tive preguiça de iniciar essa leitura, mas aproveitei o ?hype? do mês de outubro pra ler livros de histórias de terror/horror.

Me surpreendi com um enredo super interessante é uma história bem contada e super cativante. Tudo o que eu pensava saber sobre essa história eram na verdade releituras: desde o nome, até a cor da pele da criatura?

Vale a leitura!

Igor Lima 12/11/2021

Cresceu com a releitura
Li esse livro em português já fazem uns 3 anos, na época lembro de ter achado ele chato, mas não tenho muitas lembranças. Mas com essa releitura em inglês gostei bastante da história. Apesar de ter uns pontos falhos no decorrer da história, muita coisa acontece por acaso.

A história começa com cartas trocadas entre um casal de irmãos, um contando que está indo realizar uma expedição no polo norte. Próximo ao polo norte ele vê uma figura humana enorme em um trenó, e poucas horas depois encontra o Dr. Victor Frankenstein, bastante adoecido, após ser resgatado ele começa a contar sua história e a da criatura.

Bea 04/11/2021

Minha análise sobre Frankestein - julho/2021
De tudo o que li, me veio a seguinte metáfora: o monstro do Frankenstein poderia ser uma analogia a toda a brutalidade e defeitos irreparáveis do nosso caráter, nosso lado obscuro em pensamentos e ação. A partir do momento em que não damos chance para abraçar tal verdade, fica difícil de dominá-la cada vez quando se sobressai em alguma circunstância. A arte de abraçar a própria escuridão traria paz e maior autoconhecimento. Se déssemos mais chances a cada vez que erramos, não importa quantas vezes, conseguiríamos trazer nossos monstros ao nosso lado, e não contra. E assim, sejamos com os dos outros, sem julgar aparências e saber discernir com convicção verdades com base na intuição/no coração. Geralmente o que vemos no mundo externo é um reflexo intrínseco. Refutar os próprios defeitos irá te consumir e cegá-lo da felicidade. É um processo tão simples, mas tão letal. Cada um de nós tem luz e escuridão, eles fazem parte de você como um todo. Se há ódio em você mesmo, está destinando seu próprio futuro uma tortura até seu último sopro.

Também é normal você não ficar totalmente satisfeito com você as vezes, de não gostar de alguma característica sua e querer mudar. Você pode! Mas se respeitando e se aceitando do jeito que é e no seu tempo, sempre!

Gosto de pensar que Victor olha para o monstro como se fosse um espelho, horrorizado em encarar seus próprios pesadelos. Mas se ele tivesse cuidado do monstro, teria uma vida plena ao lado das pessoas que amava, sem ter medo do amanhã. Teria transmutado seus pontos ruins em coisas positivas, aprender e evoluir mais ainda. Compreender a graça de ser ser humano, que erra, peca e segue em frente. Ver beleza na tempestade e não temer o frio nem a calada da noite. Victor poderia ter usado o monstro ao seu favor, usá-lo como sua maior arma e defesa, mas o medo de arriscar falou mais alto e aniquilou todas suas oportunidades de evoluir.

Camila 25/10/2021

O poder dos sentimentos
Quando ouvimos falar em Frankenstein, sempre pensamos no monstro que foi criado, porém, ao realmente ao ler a história e ver o filme Mary Shelley (que está disponível na Netflix), vemos como a questão dos sentimentos e do cuidado já deveria ser tratados com tanto carinho desde muito tempo.
Foi preciso Mary Shelley criar um mostro para que realmente entendessem como ela se sentia e é uma pena, que o sentido de Frankenstein tenha se perdido depois de tanto tempo, pois seria muito válido trazer ele para o nosso contexto e como hoje temos o debate de cuidados mental e sentimental com as pessoas.

Vitor 17/10/2021

Esse livro me impactou de uma forma absurda, a forma como ele mostra o conceito do bem e do mal, e também como ele retrata bem a ideia de Rosseau de que o ser human, o nasce bom e a sociedade o corrompe, além e apresentar as consequências desse valor estético presente na sociedade, e explorar a mente humana no seu estado mais deplorável, o estresse pós-traumático, a paranóia, a ansiedade generalizada, a depressão, e muito mais.
Mas infelizmente, apesar de toda essa história impactante, o livro teve alguns defeitos, como a ausência da ficção científica, presente apenas no início do livro, e um horror e suspense muito curto, sendo pouco explorado, além da autora ficar desviando do ponto principal da história, criando plots desnecessários para a história, além de ficar descrevendo e contando detalhes sem importância para o livro.

Yas 14/09/2021

Diferente do que pensava
Tentando voltar a ter hábito de leitura e usei Frankenstein para começar. História completamente diferente do que vemos nos cinemas, história bem envolvente e emocionante.

Li em inglês, é uma linguagem mais formal, mas interessante e não tão difícil.
Morais 14/09/2021minha estante
Também me surpreendi com o formato da história. Fico feliz que está voltando com o hábito da leitura! Toda a sorte e melhores leituras do mundo ??

isa 12/09/2021

Maravilhoso!
Peguei esse livro as 23 e não consegui largar até agora! Amei o jeito que as histórias se entrelaçam e como podemos ouvir a perspectiva do "monstro"! Muito bem escrito e rápido de ler, recomendo muito!

Bialourenco 03/09/2021

Hatred filled my heart
Pensava que esse livro seria mais puxado para terror ou ficção científica, mas é algo mais filosófico. A leitura me fez pensar a respeito da influência que o preconceito e a marginalização têm no caráter das vítimas e o quanto o ódio é capaz de cegar alguém. A criatura diversas vezes fez o bem e tentou se aproximar dos humanos, mas tudo o que viam era sua aparência e não lhe davam chance alguma de conversar, quão ignorante é o preconceito, e quantas vítimas se tornam agressores por ele...

?Think about this - if you killed me you would not even think of it as murder. If humans were kind to me, I would be gentle with them. I would not want to kill anyone?

fefashelf 23/08/2021

a melhor parte foi a do meio, todo o relato da criatura? de cortar o coração mas também sorrir por ser tão belo e TRISTE. victor é um idiota nossa terminei o livro na base da raiva porque não conseguia mais ler os pensamentos dele sem sentir raiva do mesmo
Luzia103 23/08/2021minha estante
Eu parei essa leitura na página 10 por aí, não consigo explicar o porquê. Preciso voltar

fefashelf 23/08/2021minha estante
o início é meio parado e chatinho mas juro que depois fica muito bom!