Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

alícia 17/07/2021

incrível.
obrigada mary shelley por ter escrito um livro que me deixou completamente chocada!!
essa curta versão de frankenstein em inglês fluiu tão rapidamente que eu mal senti
eles sofrem muito mesmo. mostram arrependimento pelas ações do passado mas percebem que nao podem mudar nada e isso é enlouquecedor.
eu queria um final feliz, acho que esse livro merecia. mas eu acho que ele combinou perfeitamente com o que acontecia.
não teve tanto vocabulário novo e é bem tranquilo, recomendo pra quem ta começando a ler em inglês agora!!

Suelen 03/07/2021

Solidão
Frankenstein é um livro sobre a importância da companhia na vida as criaturas. Expressa como a falta de amor e de empatia pode nos transformar em monstros que vagam pelo mundo em busca que algo para amar e para ser amado.

Ju Guerra 01/07/2021

Terminei (na força do ódio). É inegável que Frankenstein é um clássico e que tem uma história muito boa e bem contada, a Mary Shelley foi e ainda é revolucionária com esse livro, mas não é para mim. Terminei a leitura muito mais pela fama do livro, já tinha todos os spoilers possíveis e imagináveis, então continuei a leitura arrastada.

ritinha 28/06/2021

"If I cannot inspire love, I will cause fear!"
Diferente da maioria dos clássicos internacionais que eu li, esse não é um romance de época estilo Jane Austen, mas uma ficção científica (estilo Mary Shelley!).
Eu achei a história fantástica e a mensagem de que a ciência também pode ser maléfica foi muito bem dada.
Achei a linguagem bem tranquila, especialmente pra ler em inglês. De modo geral, eu achei muito bom!

Joao.Vitor 10/06/2021

Mary Shelley tava muito triste
denso. complicado. assustador. difícil. melancólico. essas são algumas das características que compõe essa incrível obra. Frankestein é a revelação da natureza humana para própria humanidade, esse livro nos mostra que a monstrualidade não parte só do ser dito como monstro pela sociedade, e sim também da sociedade que o transforma em monstro.
a realidade é que muito do que nos ensinam a odiar é vítima das circunstâncias apresentadas, essa reflexão é tão atual e inteligente.
outra questão bem relevante, que também é reflexo do ponto citado a cima, é a aversão de Frankestein a própria criação, a qual ele tanto almejava sucesso. ele se negou a enxergar com compaixão a maior obra da vida dele, esse foi o motivo de seu fracasso, esse foi o motivo que levou a criação do monstro.
é muito bom realmente, mas achei um pouco chato e cansativo, vai de quem gosta.

Carol 30/05/2021

Graças ao filme sobre a Mary fiquei fascinada em ler e descobrir a história de Frankenstein. Descobri que sempre tive uma visão errada dessa história e amei ler o que de fato acontece entre o criador e a sua criatura. E o que mais me impressionou foi pensar a época que isso foi escrito. Vale muito a pena a leitura!!

Camilly.Belarmino 29/05/2021

Eu li esse livro duas vezes, na primeira vez que eu li, eu me comovi pela história, pelo monstro que era rejeitado. Depois eu resolvi aprender mais sobre a história da autora, lendo biografias e assistindo o filme que conta a história dela. Depois de ter entendido o contexto do livro tudo se encaixou perfeitamente, o montro é a própria autora, os sentimentos dele de solidão, abandono e rejeição eram o que ela estava sentindo na época que escreveu o livro.

?Se nossos impulsos se restringissem a fome, sede e desejo, poderíamos ser quase livres; mas agora somos levados por cada vento que sopra e uma palavra ao acaso ou imagem que a palavra possa transmitir a nós.?
-Mary Shelley

Gabriel 03/05/2021

Brincar de criador pode ser perigoso
Um livro sobre sentimentos de morbidade causados pelas perdas e consequências de suas ações.

Victor e seu monstro alimentam um sentimento de vingança um contra o outro que é explicado durante a narrativa de uma forma totalmente descritiva, deixando a cada leitor entender perfeitamente o sentimento e as motivações de cada um, tornando ambos profundos e complexos, mas deixando a narrativa lenta.

Não é um livro de terror, puxa para algo mais gótico, mas é uma leitura pesada. Temas depressivos e doloridos junto com personagens egoístas. No final fica o questionamento de quem é o verdadeiro monstro.

Júlia 01/05/2021

Esse livro não foi pra mim. A forma como a história foi contada parece um monte de "testemunhos" empilhados, sem falar que ninguém passa tanto tempo contando algo. Se cada personagem tivesse seu próprio capítulo ao invés de um ficar falando da sua vida pro outro durante um inteiro, tudo teria fluído e feito sentido. Eu entendo porque é um clássico, e o quão inovador possa ter sido na época em que foi publicado, mas o estilo da narrativa foi simplesmente algo desgastante para mim. Recorri a audiolivro para não abandonar.
Lulueseuslivrinhos 01/05/2021minha estante
Cada vez que vejo alguém criticando o Frankenstein fico aliviada por não ter sido a unica!! Penso o mesmo, a história é até boa, mas a narrativa do livro é muito desgastante

Júlia 01/05/2021minha estante
@Luiza.Correia sim! A história em si é muito boa, o problema foi como ela foi contada :/

Júlia 01/05/2021

Esse livro não foi pra mim. A forma como a história foi contada parece um monte de "testemunhos" empilhados, sem falar que ninguém passa tanto tempo contando algo. Se cada personagem tivesse seu próprio capítulo ao invés de um ficar falando da sua vida pro outro durante um inteiro, tudo teria fluído e feito sentido. Eu entendo porque é um clássico, e o quão inovador possa ter sido na época em que foi publicado, mas o estilo da narrativa foi simplesmente algo desgastante para mim. Recorri ak

Lulueseuslivrinhos 01/05/2021minha estante

Júlia 01/05/2021minha estante

Kel Cesar 21/04/2021

Russeau, filósofo iluminista e precursor do Romantismo, está presente em cada página escrita por Mary Shelley. O "bom selvagem" e a ideia de que "o homem nasce bom, a sociedade o corrompe" nunca caíram tão bem.

As reflexões que a criatura faz sobre a própria existência... Ele não foi gestado, não nasceu, não se desenvolveu como ser humano e mesmo assim existe. Simplesmente É. E justamente por existir tal qual idealizado por seu criador, por ele mesmo foi descartado. Como coisa, como monstro. Ainda assim foi capaz de demonstrar mais traços de humanidade que a própria sociedade que observava e pela qual inicialmente, intrinsecamente, sentia empatia. Pôde assim constatar na pele a contradição da humanidade, o bem e o mal inerentes a ela. Enfim, corrompeu-se.

Ao fim da leitura, fica o questionamento: quem é o monstro, criador ou criatura?

*Mais no Instagram: @kel.cesar

site: http://www.instagram.com/kel.cesar

Gabriela Alves 18/04/2021

Frankenstein
Nunca tinha lido nada a respeito da história de Frankenstein, e ela é bem mais complexa do que eu imaginava, tem vários fatos importantes por trás da criação dele. A escrita do livro é bem fácil de entender, mesmo sendo uma adaptação de um livro antigo. O livro respeita uma linha cronológica fácil, só no início que é um pouco confuso, pois o livro começa em forma de cartas, e o R. Walton que é quem escreve as cartas some quando começa a história e só volta a falar dele no  final do livro, mas tudo se encaixa depois.
O livro traz muitas características do romantismo que estudamos, o sentimentalismo e a supervalorização das emoções está presente no livro inteiro, tudo é muito intenso, o amor é muito intenso, a tristeza muito intensa e o ódio também. O egocentrismo e o egoísmo também são muito presentes, principalmente por parte do Victor (cientista que criou o monstro Frankenstein), quanto do próprio monstro.
Não sou muito fã de livros assim, com os sentimentos a flor da pele e com muita melosidade, mas a história me encantou demais, e mexeu muito comigo também, a mensagem que esse livro deixa é muito bonita. Victor dedicou maior parte de sua vida na criação de um “humano’’, e se isolou de tudo por anos, e quando finalmente ficou pronto, o sentimento de frustração tomou conta dele, ele achou Frankenstein horrível desde que ele ficara pronto, e sempre se referiu a ele como a criatura do demônio, ou a coisa mais feia que ele já tinha visto, e isso causou em Frankenstein um sentimento de rejeição muito triste, que ele carregou até o final da história, ele e Victor, que sofreu de depressão grande parte da história, cada vez mais ele perdia a magia que tinha em viver.
Me senti dividida enquanto lia o livro, uma hora eu estava do lado de Victor, achava que ele tinha razão em tomar certas decisões e achava Frankenstein um monstro horrível, mas depois já mudava de opinião em ouvir o lado da história de Frankenstein e achava que ele era vítima da refeição de Victor. Acho que no fim das contas o maior erro foi eles terem se tratado como ameaça, e se tornarem inimigos, se eles tentassem se entender iria ter evitado muitas perdas, e com certeza viveriam mais felizes, pois um culpava o outro pela sua infelicidade.
O livro também fala muito sobre a vida de Victor, desde quando ele era novo, e mostra o romance dele com Elizabeth, sua meia irmã. A história de amor deles é muito bonita, eles realmente se amavam muito e foram sempre muito amigos e unidos.
Eu amei o livro, indico muito, só se eu pudesse iria mudar o final, acho que ambos mereciam ser feliz depois de ter passado por muitas situações difíceis, principalmente Victor.
meumundinhodoslivr 18/04/2021minha estante
quero lerr!! só vi a história em once upon a time KKKKKKKK

Gabriela Alves 18/04/2021minha estante
kkkkk, lê que vale a pena

Sarah 12/04/2021

mais drama do que terror
Victor Frankenstein, um jovem suíço decide criar a vida, e o que deveria ter sido algo perfeito, não chega nem perto. É um livro pesado emocionalmente, mas não assustador. É cheio de dramas, questionamentos e muito sentimento - influenciado pela vida sofrida de Mary Shelley. Foi surpreendente, não é nada do que eu esperava ou que tenha visto por filmes, nada mesmo, é muito melhor do que apenas um monstro grande que não fala e é mau - quem leu sabe que não tem nada disso no livro... talvez um pouco rs
Enfim, é bom pra nós nos questionarmos e termos noção do quanto a gente influencia na vida do outro, o impacto que nossas atitudes tem no outro.
Demorei mais para ler devido ao ingles arcaico e seu uso de várias palavras que já foram esquecidas.
Larissa3508 13/04/2021minha estante
arrasou!!! tá saindo mesmo da zona de conforto nesse ano