A lista dos meus desejos

A lista dos meus desejos Grégoire Delacourt

Resenhas - A Lista dos Meus Desejos

1 | 2 | 3 | 4

Gveen 15/12/2023

Esse livro é razoável, recomendo pra quem quer uma leitura rápida menos de algumas poucas horas vc consegue terminar ele

Aline164 26/11/2023

18 milhões
O que você faria se ganhasse 18 milhões de euros? Acho que todo mundo que nunca teve acesso a tanto dinheiro tem uma lista de desejos. Uma casa, uma casa na praia, um carro melhor, um sofá mais confortável, uma TV maior...

Jocelyne é uma mulher comum, dona de uma pequena loja de armarinhos, que ganha esse dinheiro jogando uma única vez, por insistência das amigas gêmeas (que sempre apostam, mas nunca ganham). Depois de ganhar, ela decide não revelar nem ao marido nem aos filhos, temendo que o dinheiro possa mudar a relação e o pequeno paraíso que ela criou para ela ao longo dos anos.

Admiro a capacidade de os franceses conseguirem me fazer refletir, mesmo em obras (livros e filmes) sem muitas pretensões.

Leticia.Baldini 19/09/2023

O dinheiro nem sempre traz a felicidade que tanto desejamos, as vezes traz mais tristeza e tragédia.

Michele 19/11/2022

O que você faria se ganhasse na loteria?
Ela tem uma lista, uma lista que volta e meia se acrescenta ou tira algo, a questão é que ela resolve não contar pro marido da fortuna que ela ganhou.. eu ja imaginava o que aconteceria, por que vamos combinar, ter tanto dinheiro escondido assim é burrice.. masss

31/08/2022

A Lista Dos Meus Desejos
O livro me surpreendeu.
Com capa e título simples, esperava uma história leve, um tanto comum, mas na verdade, é uma história incrível, que mistura crueldade e doçura.

A vida da personagem principal é "trivial", modesta... não muito diferente da maioria das pessoas que têm família, trabalham fora, cuidam da casa... Porém, ela não faz ideia de quão importante é na vida das pessoas que leem seu blog sobre costura.
Aos poucos, Jocelyne tem contato com algumas dessas vidas impactadas por suas histórias e a dúvida sobre ter ou não coisas que o dinheiro pode comprar, desaparece de seus pensamentos. que aliás, são bem modestos.

É um livro de poucas páginas, mas tão cheio de sentimentos e reflexões. É impossível não sentir os medos, dúvidas, traumas e dores da protagonista, que com seu coração puro e bom, não deixa de cuidar dos que ama.

Sinceramente, me entristeci um pouco porque me pareceu tudo muito real.
Não sei se o o autor objetivava levar uma reflexão sobre "o que faríamos se estivéssemos no lugar de Jocelyne?", porém acredito que com essa obra, ele realmente atingiu muitos corações.

Recomendo!

Flavia Sena 12/07/2022

A capa e a sinopse me fizeram pensar que seria um livro leve e "bobo", mas fui surpreendida. Há um quê de extraordinário, por causa do prêmio da loteria, porém a narrativa conduz pra um mergulho na mente da protagonista, provocando reflexão.

BeThi.Freire 27/07/2020

A lista dos meus desejos
Jocelyne uma jovem senhora, casada, mãe de dois filhos. Tem uma lojinha de artigos para costuras e um blog tb sobre o mesmo assunto. Um dia incentivada por duas amigas ela joga na loteria e ganha um prêmio de valor considerado, porém não conta ninguém, fica fazendo várias listas sobre as coisas que poderá comprar, mas tem medo de que a vida não seja do mesmo jeito que era antes.
Fiquei triste com o marido dela que indiretamente a roubou, sei que no final ele se arrependeu, mas mesmo assim, não concordei com a atitude dele.

Fabiana 27/06/2020

Achei a história ruim, as coisas demoram muito para acontecer, além da falta de alegria na vida dos personagens, tudo tão monótono que o final so fez ficar pior.

Bruna 07/06/2020

O que fazer com esse grande premio? Como você lidaria, faria igual?

Mara Vanessa Torres 05/05/2020

História de uma mulher sequestrada

Vamos falar agora de uma mulher na casa dos 40 anos que vive modestamente na pacata cidade francesa de Arras. Como em toda cidade provinciana, Arras tem pouco movimento, raras novidades e aquele ar de modéstia e leveza que costuma empolgar as almas agitadas e cansadas da "cosmópolis" por três dias, no máximo, para depois acabar no mesmo lugar onde terminam os bocejos.

Pois bem, sem mais divagações: essa mulher simples, que procura viver a felicidade nas pequenas coisas da vida, dona de um armarinho, escritora de um blog sobre costura, mãe de dois filhos jovens, é também casada com um daqueles homens amargurados e rançosos, mas muito bem disfarçados, aviso logo. Essa alma feminina e sofrida tem a felicidade de ganhar sozinha 18 milhões de euros (grifo nosso, para distanciar do ideal brasileiro baseado no real). Ninguém da pacata cidade sabe quem foi o felizardo e a mulher tampouco quer dividir essa informação ou - pasmem - resgatar o prêmio.

A mulher fictícia - unicamente na parte que concerne a desistir da bufunfa, pois, no resto, ela é beeeem real - chama-se Jocelyne Guerbette, é casada com um tal de Jo - quase o mesmo nome, ô coisa pegajosa! - e precisa decidir se pega ou não essa grana alta. Não estamos falando de uma notícia do tipo 'Mundo Fantástico', mas do livro "A lista dos meus desejos", do francês Grégoire Delacourt. Ganhei o romance das mãos de uma querida amiga e não poderia deixar de ler e, claro, tecer as minhas observações.

O enredo não foge à regra dos dramalhões tradicionais e traz a dor e a submissão de uma pobre mulher que só quer ser feliz com a sua família. Em muitos momentos da história, senti uma pena imensa da coitada da Jocelyne - leiam, vocês saberão o motivo - e não consegui deixar de pensar em quantas mães e esposas são tratadas dessa forma... Vítimas de relacionamentos sórdidos, doentes, falseados. O autor tenta costurar o passado, o presente e a autoestima de Jocelyne, ligando os fatos que podem explicar a sua submissão.

Desculpem aqui os adeptos de "xarope sabor morango", mas não vi nas linhas do livro a história de uma mulher que ama, e sim o drama de uma pessoa sequestrada. Levaram embora sua identidade, sua percepção, seus sonhos, sua autoestima... É revoltante!

Em relação à escrita de Delacourt, não gostei do lapsos e buracos nas cenas. Para não cair na tentação do spoiler, imagine a seguinte situação: você está assistindo a um filme onde o herói galã aparece com o cabelo molhado. O sujeito acabou de sair do banho, olha que maravilha (imagine se esse galão é o Dan Stevens... opa!!!). Enfim, na outra cena, o galã aparece com o cabelo seco e escovado, como se um raio "escovizador" tivesse passado por ele de repente, magicamente. Pois é. Assim é a escrita de Delacourt.

Fora isso, tudo segue conforme o roteiro. O interessante de A lista dos meus desejos é a torcida que acabamos desenvolvendo para que Jocelyne saia do buraco sozinha e perceba que sua simplicidade e amor podem ser encontradas dentro dela mesma e de ninguém mais.

Prof. Angélica Zanin 29/02/2020

Uma mulher, muitos sonhos
Que lindo! Ela vive uma vida comum, tem um casamento sem brilho, dois filhos que já saíram de casa, poucos amigos verdadeiros, é proprietária de um armarinho onde vende e faz artesanatos, possui um site com muitas seguidoras que a acompanham e admiram. A narradora e protagonista tem muito e não tem nada, muitos sonhos comuns que compõem a sua lista de desejos. Para realizá-los, talvez dinheiro seja suficiente, mas até que ponto nossos desejos não se alteram ao longo da jornada? No interior da França, o destino desta mulher está entrelaçado aos seus desejos, e o seu mundo pode mudar drasticamente. Sensível e inesquecível. "Não, não, eu não sou contra o progresso só tenho medo que ele isole ainda mais as pessoas - Jocelyn".

Vanessaf 25/07/2019

Livro gostoso de ler e bonitinho!!!! Valeu a leitura!!

Samy.Ogawa 13/04/2019

Simbiose
Até que ponto somos deixados levar em nome do amor? E até onde este amor pode sobreviver à cobiça?

O autor, nessa história bonita, teve a doçura de nos pegar pela mão, dar um aperto amigável, e nos carregar página por página, palavra por palavra, à uma jornada de amadurecimento, redescoberta, amor e redenção. Jo, com sua simplicidade e sinceridade, abriu cada pedaço do seu coração, cada pensamento, e nos entregou uma vida cheia de segredos e dores.

É um livro para pensar, refletir, e admirar.

"Pois eu gosto muito das palavras. Das frases longas, dos suspiros que se eternizam. Gosto muito quando as palavras às vezes escondem o que dizem; ou dizem de uma maneira nova"

Erika 22/08/2018

Uma faca de dois gumes !
Jocelyn é casada, tem filhos e uma vida pacata. Passa os dias no armarinho em que trabalha e parece satisfeita com a vida que tem. Até que um dia joga na loteria e ganha o prêmio. Ela fica dividida sobre o que fazer. Acha que a bolada de dinheiro pode mudar sua vida em alguns aspectos. ( fiquei pensando porque diabos uma pessoa joga na loto para ficar de mimimi sobre o que fazer com a grana.). Eu, Erika, não iria hesitar em sacar, gastar, investir, viajar, ajudar pessoas que amo, ajudar uma instituição, ter algum projeto social. ? Kkkkk ...enfim.
Voltando ao livro, não achei grandes coisas. Porém , abriu sim reflexões sobre o que o dinheiro ou a falta dele pode impactar em nossas vidas. Se vc não tem dinheiro, passa dificuldades mas tem a simplicidade bonitinha de " as pessoas gostam de mim pelo que sou, não pelo que tenho". Às vezes quem não tem dinheiro tem coisas mais verdadeiras. Amigos, amores, e se sentem ricas de elementos que o dinheiro não é capaz de comprar . Ser feliz para alguns independe de montante. Já existe o ditado: dinheiro não traz felicidade.

Então é isso.

1 | 2 | 3 | 4