As Cruzadas - O Legado de Arn

As Cruzadas - O Legado de Arn Jan Guillou

Resenhas - O Legado de Arn

Domino 02/06/2022

Achei essa leitura pesada e desinteresante em alguns momentos me senti surfando na onda da trilogia de origem mas de uma forma preguiçosa e bastante arrastada
eu juro que tentei gostar dessa leitura mas não deu

Lismar 19/11/2017

O Fundador da Suécia
O Legado de Arn, uma continuação independente da trilogia As Cruzadas, narra a trajetória de Birger Jarl em sua jornada para a fundação da Suécia e a promulgação de leis que vigoraram por mais de 600 anos.
O livro é dividido em quatro Tomos:
O Tempo das Viúvas, O Tempo dos Velhos, O Tempo dos Vândalos e O Tempo do Jarl.
Cada um desses é situado em um momento cronológico diferente. O primeiro é focado em uma era onde a paz e a prosperidade nos reinos Folkeano e seus vizinhos, graças à influência de quatro viúvas importantes. O segundo é quando a merda começa a entornar quando os velhos folkeanos saudosos dos velhos tempos, sentem que está na hora de uma nova cruzada. Sabem como é, converter e matar alguns pagãos, estuprar algumas mulheres, essas coisas de sempre. O terceiro, e o mais movimentado, foca na devastação provocada pelos vândalos e intendentes do atual Rei, e, finalmente, o quarto em que o protagonista decide acabar com essa putaria toda e promulgar leis que garantem a proteção à moradia dos camponeses, bem como à segurança da mulher e a separação entre o Estado e Igreja e a liberdade religiosa.
O livro é uma obra com uma estrutura, digamos, atípica, pois é homeopática nos diálogos tradicionais, sem presença de travessão ou aspas em um novo parágrafo. Muitas vezes as conversas dos personagens são descritas no texto. Por isso, aqueles que não gostam de um livro com muitas descrições, terão dificuldades em prestigiá-lo devidamente.
Contudo, sua leitura passa longe de ser enfadonha, até porque seus caracteres são centralizados principalmente nas intrigas políticas dessa época, mostrando Birger batendo de frente contra as leis; o horrível julgamento pelo ferro em brasa, por exemplo; e os costumes; sequestrar e estuprar as noivas, dando início em vendetas entre famílias em um círculo vicioso e sem fim; daquele povoado. Então a obra se esmera em demonstrar todo o esforço e dedicação do Jarl em inserir esses novos preceitos em uma sociedade hesitante em aceitá-las, mas que acabou cedendo após ser exposta a um rastro de cadáveres dos opositores das novas leis.
Portanto, para quem possui curiosidade em saber como se deu o desenvolvimento da Suécia, este livro é um prato cheio.

Leo 26/03/2014

EXCELENTE QUALIDADE parabéns a editora e o autor. Magnifica obra!

Jeh Pena 29/07/2012

Fascinante
Conheci o Trabalho desse autor por acaso e desde então me apaixonei. O Legado de Arn sem dúvida foi um dos melhores livros que já li. O autor descreve a história de forma incrível, conseguindo mergulha-lo profundamente do mundo contido nessas páginas, fazendo com que sinta cada coisa junto dos personagens, muito bom mesmo!

João KlarineTTy 31/03/2012

E em seu mais novo livro lançado em português, O Legado de Arn (Arvet efter Arn, tradução do sueco pro Jaime Bernardes, Bertrand Brasil) continua a saga, narrando a história de Birger jarl Magnusson, fundador de Estocolmo e neto de Arn.
Tal como nos três volumes da série, o autor mostra seu estilo, traçando a narrativa com descrições bem detalhadas dos adornos e ornamentos, costumes, armas e batalhas, mas perdeu um pouco do brilho da trilogia. Mas O Legado de Arn é um trabalho excelente de reconstituição histórica, dosificada em violência, intrincada em mostrar a política matrinomial da época em se exclui o amor. Tudo isso moldado numa ficção para atrair os leitores.

mara sop 07/12/2009

O Legado de Arn
Este livro é o 4º da trilogia "As Cruzadas". Sim, é o 4º, eu não escrevi errado.

A trilogia narra a saga de Arn e termina com sua morte. Este livro conta o que aconteceu depois de sua morte. E diversos personagens da trilogia aparecem nesse livro como as duas Cecilias (Rosa e Branca), os filhos e o neto de Arn.

Estou lendo o E-BOOK, mas como fiquei sem netbook, tive que parar a leitura.

Paccelli 04/02/2009

Não merece...
encerrar o que era uma trilogia muito legal... O fraquinho do conjunto.