Morte em Pemberley

Morte em Pemberley P. D. James
P. D. James

Resenhas - Morte em Pemberley

Fernanda2477 06/07/2023

"Morte em Pemberley" é um romance policial ambientado no universo de "Orgulho e Preconceito". Seis anos após o casamento entre Darcy e Elizabeth, a tranquilidade que rodeia o cotidiano da vida em Pemberley é interrompida quando um assassinato ocorre na floresta da propriedade. Se já não fosse suficiente lidar com o mistério que envolve o crime e os pormenores da investigação, Darcy ainda precisa lidar com Wickham e seu possível envolvimento no acontecido.

Embora seja um livro que utiliza os personagens e as relações de "Orgulho e Preconceito", muitas características do romance original são perdidas, o que é de se esperar, já que "Morte em Pemberley" é de outra autora. Ainda assim, para quem gosta do livro de Jane Austen e já imaginou como a história continuaria após o fim do livro, pode ser divertido ler sobre os personagens em uma situação tão inusitada. Existem diferenças bem notáveis na maneira como os personagens são escritos, mas acredito que apenas Austen conseguiria dizer com exatidão como seus personagens seriam de fato. Darcy aparece bastante, mas Elizabeth fica um pouco apagada e não tem tanto destaque. Mas a maior mudança que eu senti foi em relação ao coronel Fitzwilliam, enquanto me parece que Lydia foi a que mais manteve a semelhança com o livro original. Gostei do mistério e, por mais que tenha chegado perto de imaginar o que tinha acontecido, me surpreendi bastante com o desfecho do caso. Outra coisa que gostei foram as referências aos outros livros de Jane Austen em alguns momentos do livro.

Gostei da história em si e da escrita da autora, pretendo ler outros livros dela. Recomendo para quem gosta de romance policial e também de Jane Austen.

Caroline Vital 27/08/2022

Manteve o espírito de Orgulho e Preconceito
Sensacional revisitar o universo de orgulho e preconceito. E foi escrito como se fosse pela própria Jane Austen! Cheio de floreios do século 18 e sarcasmo afiado. Adorei!

@kindlecomcafe 30/05/2022

Pemberley tá diferente
Como boa apaixonada por Darcy, Lizzie e Agatha Christie fiquei louca para ler esse livro e não me arrependi!
É muito legal ver como ficaram os personagens depois do casamento em Orgulho e preconceito e nele tem uns desfechos legais pra personagens secundários na história original.
O mistério me prendeu bastante, mas os desfechos da Ághata Christie são insuperáveis kkkkk
Vale a pena a leitura.

Loly Camilo 30/04/2022

Apaixonada ?
Meus parabéns a autora, que livro maravilhoso! Já fui pega pela ideia de juntar um mistério com o universo de Orgulho e Preconceito. Morte em Pemberley é muito bem escrito e casa com a narrativa criada por Jane Austen. A autora conseguiu captar a essência de cada personagem e trouxe um tom clássico para história, mesmo sendo um livro escrito no século XXI. Só tenho isso à dizer, é uma obra-prima!!!???

_bbrcam 06/07/2021

Como dizer?
Eu tenho algumas ressalvas nesse livro. Embora eu não esperasse que fosse igual, a autora se perdeu totalmente do espírito da Elizabeth, talvez seja por isso que sua participação seja tão mínima. Darcy foi melhor retratado, mas se tivesse uma atuação mais presente na investigação, talvez eu tivesse gostado mais. No fim, temos uma história bem escrita, uma narrativa que te envolve no mistério para tudo ser solucionado nas últimas páginas sem uma atuação mais presente nos detalhes. Eu criei tantas teorias mirabulantes que acabei me decepcionando no final, mas não é ruim. Um bom livro.

bella.routine 29/04/2021

bom demais!
se vc gosta de suspense com um ponta de romance vc vai AMAR esse livro! é uma continuação de Orgulho e Preconceito, e vc não precisa ter lido ele para entender Morte em Pemberley, mas é importante ter um conhecimento prévio da história e dos personagens (;

??um pequeno spoiler??e o que eu mais amei é que a P. D. James brinca e faz analogias com os outros livros da Jane Austen, incluindo personagens de Persuasão e Emma por exemplo!

enfim, maravilhoso para quem gosta de romance policial ?

Julinho 22/01/2021

Um bom livro
"Morte em Pemberley" é um livro legal, com leitura fluida (capítulos curtos e rápidos), um estilo de escrita que lembra os escritos de Jane Austen, e um enredo interessante - ainda que não seja um livro que você vá "devorar", é um bom passatempo; existe uma atmosfera de tensão narrativo, mas o livro não se desenvolve em torno de um grande mistério e de certa forma é uma leitura "leve", mas sim foca nos pensamentos, dúvidas e angústias de Darcy em torno de uma situação complicada (*regados a muitos white people problems também*).

O livro em alguns momentos tem um gostinho de fanfic, ao tentar explicar alguns pontos meio obscuros de "Orgulho e Preconceito" e em momentos pontuais costura ao seu enredo uma espécie de universo compartilhado da obra Austeana, trazendo elementos de outros livros da autora.

No entanto sinto que não aproveitaram muito bem os personagens do cânone além de Darcy - o Mr. Bennet aparece numa ceninha apenas, ele é um personagem tão querido, queria um pouco mais de fanservice *_*; Lizzie Bennet não ter qualquer papel atuante no enredo e só aparece como mãe e esposa devotada, apesar de ser legal ver a relação do casal anos depois do que aconteceu no livro canônico, foi meio frustante...

O livro também é meio injusto com um punhado de personagens, incluindo Lizzie (*acho que ela nunca pensaria mal de um amigo, e muito menos esse amigo em questão faria o que foi sugerido pelo livro*), e o Coronel Fitzwilliam (*ai já forçaram toda uma situação de herança e título pra justificar uma mudança no perfil da personagem e privilegiar um shipp de um personagem criado pela autora*).

Num geral prefiro que criem personagens totalmente novos à desvirtuarem personagens canônicos. Assisti a Minissérie da BBC e tendo a achar o material ali melhor, os roteiristas conseguiram fazer com que a trama funcionasse melhor como mistério e deram mais espaço para Lizzie deixar de ser apenas mera telespectadora dos acontecimentos.

Ps: acho que todo mundo achava que pelo título o assassinato iria ocorrer na mansão de Pemberley, em não em outro lugar da propriedade...

Sara277 17/10/2020

Muito bom, amo ler essas continuações propostas para o amado clássico da diva Jane Austen, Orgulho e Preconceito. Recomendo a leitura.

Domino 01/10/2020

Super recomendado a todos os fas de Jane austen como os de agatha christie 5 estrelas

Rayanne48 24/01/2020

Uma narrativa vazia
Sabe aquela sensação de quando você está lendo uma fanfic e os personagens simplesmente não parecem eles mesmos? É o que acontece aqui. Trabalhar em cima de qualquer obra pronta e aclamada, seja para fazer uma adaptação ou criar continuações não canônicas, como é o caso, é um desafio e tanto. Se for um clássico então, nem se fala. Por isso admiro a coragem da autora por se enveredar por essa caminho, mas lamento dizer que o resultado final não poderia ser chamado de um sucesso.

O acontecimento de um assassinato, na vida desses queridos personagens no que seria sua vida pós Orgulho e Preconceito era uma boa ideia, mas mau executada. Meu primeiro pensamento era que a história seria algo à lá Agatha Christie, com um envenenamento em um jantar chique em Pemberley pouco tempo depois do casamento de Darcy com Elizabeth. Assim a autora poderia se apropriar completamente dos personagens com suas personalidades já prontas e somente incluí-los numa narrativa diferente. Mas Morte Em Pemberley se passa seis anos depois do casamentos deles. Quem são Elizabeth e Darcy seis anos depois da história original? Eu não sei. E a autora também não! Num universo tão comum, feito por Austen à imagem e à semelhança do nosso no séc. XIX - para poder criticar inteligentemente sua realidade na época - com protagonistas também comuns, sem nenhuma característica que os destaque após as resoluções do livro, esse distanciamento de tempo matou a relação que deveria existir entre o original e essa "continuação". Com a diferença evidente de escrita o universo não parecia o mesmo e, embora as mudanças que seis anos devem trazer aos personagens não tenham sido muito grandes, tampouco foi nos dado o suficiente do original para reconhecê-los.

A parte policial do livro, que é mais a especialidade de James, também foi infrutífera. A narrativa não gerou tensão, suspense ou mesmo curiosidade, ao contrário, foi enfadonha do início ao fim. James não foi capaz de apreender e/ou transmitir a complexidade e profundidade humana das pessoas e suas vidas comuns presente nas obras de Austen. E em várias partes ela usa dos próprios personagens para tecer comentários e justificativas sobre a história de Orgulho e Preconceito que, aparentemente, ela achava que não fazia sentido. O que foi bizarro, como um grande furo narrativo, pois aqueles discursos não soavam como algo que Elizabeth ou Darcy diriam, nem que essas eram suas opiniões. Senti o tempo todo que as palavras eram vazias, não possuíam alma. Os nomes estavam lá. Os personagens não.

Nat 26/08/2018

Elizabeth e Darcy estão casados e com filhos. Apesar de ainda ter gente que se espante com a escolha de esposa feito pelo rico herdeiro, Elizabeth consegue encantar a todos. O baile de Lady Anne está sendo preparado, quando Elizabeth recebe a visita do Coronel Fitzwilliam, que a inquire sobre Georgiana. A jovem irmã de Darcy não é mais aquela menina tímida de antes e não depende da aprovação do irmão para se casar, mas suspeita-se que ele tenha um rival, Henry Alveston, um advogado promissor amigo da família. Bingley e Jane, recém-casados, conseguem comprar uma casa perto dos Darcy, Highmarten, e logo constituem família. Eles também se encaminham para o baile em Pemberley e tudo parece normal. Na véspera, quando todos estão reunidos, testemunham a chegada tempestuosa de Lidya, afirmando que o marido foi assassinado. Darcy e Fitzwilliam se incubem da investigação, e a partir daí começa uma investigação para saber quem matou quem e os reais motivos do crime.

Faz tempo que eu queria ler esse livro. Muito tempo mesmo, mas nunca achei à venda, nem em sebos. Apesar de não ser muito afeita a sequels de Orgulho e preconceito com uma temática além da dinâmica que vemos no livro de Jane Austen (aquelas interações sociais simples de busca de marido, adolescente fujonas e esse tipo de coisa), mesmo já tendo lido algumas, eu achei que esse valia a pena. E valeu. P.D. James consegue manter o mistério, mesmo que no início pareça que está tudo à vista. Cada hora você desconfia de um ou de outro, sem nunca ter certeza. O final foi interessante de ler, no que diz respeito a Wickham e Darcy. Recomendo.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com/2018/06/morte-em-pemberley-pd-james.html

Maria Clara 11/11/2017

A britânica P. D. James, morta em 2014, alcançou o sucesso escrevendo ficção policial. Em 2011, ela partiu de um clássico da literatura mundial para escrever seu último livro: "Morte em Pemberley", que se passa seis anos depois do final de "Orgulho e Preconceito".

Na obra mais conhecida de Jane Austen, acompanhamos o início da interação entre Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy, além das desventuras que marcam o início do relacionamento do casal - personificadas na irmã de Elizabeth, Lydia, e no jovem oficial George Wickham.

"Morte em Pemberley" mostra Elizabeth e Darcy felizes com a vida de casados, cuidando dos negócios, da casa e de dois filhos. O contato da protagonista com sua irmã e confidente Jane é mantido, assim como o de Darcy com seu amigo Bingley. A relação com Lydia e Wickham, porém, é mais delicada, e é responsável pelo ponto central do enredo.

Durante a preparação para o Baile de Lady Anne, comemoração tradicional em Pemberley, Darcy e Elizabeth são surpreendidos pela chegada tempestuosa de Lydia. Com a ideia de participar da festa mesmo sem haver sido convidada, ela seguia para a casa da irmã acompanhada de Wickham e do capitão Denny, amigo de seu marido. Quando chega a Pemberley, porém, ela está sozinha e em pânico, gritando que houve um assassinato na floresta, levando os personagens a uma investigação para provar se Wickham é ou não um assassino.

Apesar de partir de "Orgulho e Preconceito", "Morte em Pemberley" não coloca Elizabeth como protagonista. Na trama policial, é Darcy que fica com a maior parte das cenas, das decisões e dos conflitos, enquanto a esposa se preocupa com questões domésticas e apoia o lorde emocionalmente.

Essa mudança pode incomodar os fãs que desejavam mais ação de sua heroína, mas a maneira como P. D. James conduz a história não dá muita margem a insatisfação por parte dos leitores. O enredo acompanha toda a investigação do crime, dando informações sobre todos que teriam motivo para cometer o assassinato e levando o leitor a tentar descobrir, por si próprio, a identidade do culpado.

Em 2013, o livro foi adaptado para a televisão e transmitido pela emissora inglesa BBC, como parte de sua programação especial de fim de ano. A série trouxe Matthew Rhys como Darcy e Anna Maxwell Martin como Elizabeth. O papel de George Wickham ficou com Matthew Goode, e Jenna Coleman interpretou Lydia.

site: http://resgatedeideias.blogspot.com.br/2015/06/morte-em-pemberley.html

LuizaSH 27/10/2017

"Morte em Pemberley" não é uma releitura, fanfic ou o que quer que seja, de "Orgulho e Preconceito", retratando o romance entre Darcy e Elizabeth, ou mesmo Jane e Bingley. Esta obra é um policial, onde os personagens principais são os nossos já conhecidos do clássico livro de Jane Austen.
Neste livro, a história começa 6 anos depois do fim do clássico, Darcy e Elizabeth já estão casados, e preparam um baile na famosa propriedade de Pemberley, em homenagem à falecida mãe de Darcy, Lady Anne. Só que, na noite anterior, Lydia, a famosa irmã problema, aparece na casa aos prantos, e surge um problema: houve um assassinato nas florestas da propriedade e o principal suspeito é nada mais nada menos que o encrenqueiro mór George Wickham!
Este livro ganhou uma adaptação em uma minissérie de televisão produzida pela rede britânica BBC e agora vou causar polêmica: eu preferi bem mais a série que o livro! A série achei dinâmica, a trama do crime prendia atenção, a atuação de alguns atores é ótima, prende a atenção, e há histórias paralelas como Georgiana Darcy sendo disputada e a decidir com quem ficaria, uma crise no casamento de Darcy e Elizabeth e como eles lidam com tudo o que acontece, eu curti mesmo.
Já o livro não é igual, e não sei se foi questão de tradução ou esse é o estilo da autora e que, portanto, já vi que não me agradei, mas era confuso que, em certos momentos, havia uma narrativa, daqui a pouco era um diálogo, a fala de algum personagem, e eu tinha que, por vezes, voltar na leitura pra entender. Fora pontos como dizer que o personagem estava sentado, aí se levantava, depois em uma cena logo a seguir ele estava sentado de novo, sem se mencionar que havia voltado a sentar! E senti que a autora perdia muito tempo descrevendo coisas ou pessoas que não tinham uma influência direta, grande para a história, e outras passagens eram corridas, como se a escritora tivesse lembrado de algo que deveria mencionar e enfiou ali rápido no meio do texto pra deixar marcado que escreveu.
Mas, no geral, é uma leitura interessante, o final é legal, e achei interessante essa abordagem mais policial, o desfecho do caso, fugiu de só falar do romance, por mais que eu curta, é o meu gênero literário favorito, mas de vez em quando dar uma mudada é bom! Mas ó, indico ver a série viu? Tem muita gente que critica os atores, principalmente a atriz que interpreta Lizzy, mas só sabem falar que a mulher é feia, acho isso tão desnecessário (pra não dizer outra coisa!). Deem uma chance, aos dois, quem sabe?!