Observações Sobre Um Caso de Neurose Obsessiva ["O Homem dos Ratos"], Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci e Outros Textos (1909-1910) Sigmund Freud

Resenhas - Obras completas - Volume 9

Vênus_Alice 10/04/2024

Caso de Neurose e outros
Na psicanálise, nada é concreto, não se pode atribuir um valor universal para algo ou uma situação, nada ou bom ou ruim para todos, talvez não seja só um. Nem as pessoas que prezamos não nutrimos apenas o amor a elas.

Um dos meus fascínios pela teoria e filosofia da psicanálise é como sempre há novas descobertas, observações, novas formas de olhar e rever. É como Guimarães Rosa diz que a vida é um eternos costurar e remendar (algo assim), e estudar psicanálise é análogo.

Muito útil revisitar Freud, aprender, rever, criticar e olhar o que é pertinente e para contribuir da melhor forma a teoria contemporânea, que ainda tem muito a se compor.
Caroline.Factum 10/04/2024minha estante
Sugiro ler também Lacan. Ele mostra um lado diferente da psicanálise

Vênus_Alice 11/04/2024minha estante
Estou estudando ele também e a Butler, fazem ótimas contribuições, obrigada!

aclaracs 02/06/2023

O homem dos ratos
Freud traz um caso de neurose obsessiva exemplificando a origem e os sintomas presentes nessa estrutura clínica. Muito interessante perceber as diferenças entre as neuroses através dos sintomas.
O homem dos ratos tem constantemente pensamentos intrusivos com a morte do pai (o pai já morreu) e da amada? O resto já vira spolier kkk

Leandro190 26/02/2023

Freud é fod@
A Psicanálise é um tema de muito interesse pessoal e poder estudar esses textos é, antes de tudo, um prazer. A construção de uma ciência é um evento diário, constante e progressivo que faz um caminho de idas e vindas, mas segue sempre evoluindo. É muito interessante perceber que, mesmo depois de tanto tempo, a Psicanálise segue contribuindo muito na produção de saúde mental. Que assim permaneça!

marvin 05/11/2020

Nunca superarei Freud tentando chamar o da vinci de yag, explicando seus conflitos com a mãe através de sonho com corvo e aquela parada erótica que o pessoal de psicanálise tá acostumado. O resto do livro é cheio de conferências, e é bem legal pra ter um entendimento maneiro de psicanálise, mas principalmente em relação ao tempo... até pq freud sempre se questionava e colocava dúvida sobre tudo.

Paulo Silas 20/10/2020

Compreendendo a produção escrita de Freud entre os anos de 1909 a 1910, o volume 9 das obras completas, publicada pela editora Companhia das Letras, inclui entre os textos reunidos na obra produções como "O Homem dos Ratos", "Uma Recordação de Infância de Leonardo da Vinci" e "Sobre Psicanálise "Selvagem"". Com todo o esmero próprio das edições propostas, o que se inclui nesse sentido tanto a tradução de Paulo César de Souza - repleta de notas explicativas - como também o acabamento do livro, o volume 9 se trata de mais uma dentre as tantas obras necessárias para o estudo do saber erigido por Freud.

Em "Observações Sobre um Caso de Neurose Obsessiva", texto que inaugura a obra, tem-se um caso clínico de Freud que é tido como uma das mais importantes abordagens acerca da neurose obsessiva - essa que "não é, em si, coisa fácil de compreender". A exposição se dá com relação ao caso de um homem jovem que procura Freud afirmando sofrer desde a infância de algumas ideias obsessivas, sendo o medo de que aconteça algo de ruim a pessoas próximas a quem muito ama (o pai e uma mulher) o principal fator da doença. Além disso, relata o paciente sentir constantes impulsos obsessivos - como o de cortar a garganta com a lâmina de barbear. A partir disso, Freud relata o caso dividindo o texto em duas partes - história clínica e considerações teóricas -, constituindo assim uma ampla abordagem sobre a neurose obsessiva.
Já em "Uma Recordação de Infância de Leonardo da Vinci", Freud faz uma abordagem psicológica sobre Leonardo da Vinci a partir de alguns relatos biográficos, explanando desde logo que "ninguém é tão grande que posa envergonhar-se de estar sujeito às leis que governam com o mesmo rigor a atividade normal e a patológica". Além de toda a análise realizada, Freud pontua também os limites daquilo que a psicanálise deve observar quando o faz a partir de uma biografia.

Como dito, a obra conta ainda com diversos outros textos, destacando-se aqui "Cinco Lições de Psicanálise" - que foram proferidas por ocasião do 20º aniversário de fundação da Clarck University, constituindo uma exposição geral resumida sobre a formação e as ideias bases que embasam a psicanálise -, "Sobre Psicanálise "Selvagem" - um texto em que Freud refuta algumas das desvirtuações e incompreensões feitas sobre a psicanálise - e "O Tabu da Virgindade" - onde Freud aborda a questão como "a continuação lógica do exclusivo direito de posse sobre uma mulher". Leitura necessária, portanto, para o estudo da psicanálise.

Mateus com h 01/10/2013

Me interessei pelo livro principalmente pela descrição da infância de D' Vinci. Freud descreve, ou tenta descrever o cognitivo do gênio que iniciara sua carreira brilhante como pintor, e aos poucos, fora tornando-se engenheiro. E nesse meio tempo também mostra as negativas, tendo a principal como o abandono da maioria de suas obras, causando descontentamento de seus compradores e daqueles que admiravam seu trabalho.