O Ditador

O Ditador Sidney Sheldon




Resenhas - O Ditador


56 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Davi.Paiva 21/11/2021

Clichezão, mas diverte
Conheço o trabalho do Sidney Sheldon tanto por convívio com amigos e uma vizinha que lê os trabalhos dele como também por ter crescido nos anos 90, época em que era fácil encontrar obras dele espalhadas em lojas sebo (que era o que eu podia frequentar na época). No entanto, só li dois livros dele contando com este. E da mesma forma que "O Juízo Final", este também me foi indicado.

Lembro de já ter lido em um blog de escrita que Sidney Sheldon era um autor bem clichê. E não tiro razão: mesmo tendo lido apenas duas obras, deu para perceber que ele usa estereótipos tão comuns que devem ser os livros de cabeceira dos roteiristas de filmes dos EUA.

Se em "O Juízo Final" temos um militar agente secreto envolvido em uma trama de caçador e caça (só quem leu vai entender porque coloquei os elementos nesta ordem) ao mesmo tempo que flerta com mulheres sensuais, aqui temos o típico militar latino-americano que comanda um país através de uma ditadura e é mau porque é mau no melhor estilo "Os Mercenários" ou "O Esquadrão Suicida". Clichezão.

E outra fórmula que ele repete é a do sósia: nesta obra, o tal ditador precisa fazer uma cirurgia e para não ser descoberto que ele estará em uma situação vulnerável, coloca um ator norteamericano que é a cara dele. No entanto, como não tiveram muito tempo para combinar as coisas, o tal ator vai descobrindo aos poucos tudo de ruim que o chefe de Estado faz e vai desfazendo porque acha que é o certo ou que é realmente o que o ditador faria.

Por mais que o livro seja infantojuvenil e a Ática (editora que imprimiu o exemplar que eu li) tenha colocado ilustrações internas e impresso com uma fonte grande, serifada e com ótimo espaçamento, considero o livro nem um pouco indicado a tal público. A menção de que o ditador abusa sexualmente de mulheres em seu país, os trechos em que as amantes tentam seduzir o sósia e os planos de tortura com o protagonista tiram toda a possibilidade deste livro poder ser indicado a um público com menos de 16 anos, em minha humilde opinião.

E ao mesmo tempo que o livro soa pesado para os jovens, ele também sofre a possibilidade de soar bobo para o público mais velho: o protagonista descobre o que o ditador faz de ruim e corrige com uma declaração escrita em poucos minutos. E qualquer atentado contra sua vida é resolvido de forma inocente (sem ele ter noção que a sua vida estava em perigo) ou de forma exageradamente milagrosa.

Ainda assim, não achei a leitura ruim. Foi tão curto que li em apenas um dia e me senti apenas apreciando uma história boba, porém divertida, tal qual algum crítico renomado de cinema ao assistir algum filme da franquia "Velozes & Furiosos" na TV aberta em uma tarde de domingo.

A literatura também é um instrumento de entretenimento. E a meu ver, Sidney Sheldon fazia isso muito bem e com uma boa técnica (embora exagerasse nos cliffhangers).

Recomendo!
comentários(0)comente



Vanea 30/10/2021

Dá para dar umas risadas
Mais um livro infanto juvenil do meu autor favorito.

Eddie Davis é um ator secundário que está sem trabalho e com dificuldades para pagar as contas. Já deve o aluguel e sua esposa Mary está grávida do primeiro filho, prestes a ter o bebê.
Ele é escalado para representar um papel em uma peça e viaja em turnê com a equipe para Amador, um pequeno país fictício situado na América do Sul, para se apresentar.
Ao chegar lá ele é visto como "sósia" de um ditador muito carrasco, Coronel Ramón Bolívar. Aí que sua vida muda drasticamente.
Ramón Bolívar precisará passar por uma cirurgia e não quer deixar o país sem governo, para que não haja uma revolta e não sofra um "golpe".
Devido aos atos do Ditador, isso não seria surpresa.
Ramón vê em Eddie a sua salvação, pois Eddie se parece tanto com o ditador que até eles se surpreendem com tal semelhança. Por isso o contrata para representá-lo por algumas semanas, enquanto ele está no hospital.
Mas nem tudo ocorre como o poderoso planeja.
Eddie, se julgando um ótimo ator, sai do papel que deveria desempenhar e a história acaba ficando um pouco cômica.
Dá mesmo para rir das atitudes de Eddie.

Não vou falar mais para não dar spoiler, pois como é um livro curto, posso acabar faltando demais e contar toda a história kkkk
Mas uma coisa o leitor pode saber: Eddie vai virar a vida do Ditador de cabeça para baixo.
comentários(0)comente



Suee 19/10/2021

??????
Gostei da história, bem emocionante e prende o leitor.
Bem diferente dos outros livros do Sidney que costumo ler, curta e direta, gostei dos personagens, infelizmente a tirania é o mal do mundo e isso ainda acontece nos dias de hoje. Esperamos que um dia possamos viver em igualdade e liberdade.
comentários(0)comente



Hellen 13/09/2021

"Traga-me papel e caneta!" ???
O Ditador é um livro de suspense e ação infanto-juvenil, com poucas páginas (cerca de 158), é bem difícil levar mais de umas 4 horinhas para terminar a leitura, pois a história é cativante, nos prende do início ao fim.

O personagem principal Eddie, nos encanta logo de cara. Ele é engraçado, inteligente e bem elaborado.

Eu amei o livro e acredito que todos deveriam ler. Enfim né, pra mim essa leitura é obrigatória para quem é fã de Sidney Sheldon!
comentários(0)comente



Clara 16/07/2021

Li esse livro em um dia...é uma leitura bem leve,mais pra passar o tempo mesmo! Comecei sem nenhuma expectativa,o que talvez tenha me ajudado a gostar da obra de uma maneira geral. Confesso que fiquei bem curiosa para saber o final do Eddie e fiquei envolvida ao decorrer do enredo,por ser um livro curtinho e bem leve a leitura ocorreu bem rápido. Não é um dos meus favoritos da vida,mas é engraçado em alguns momentos e faz leves críticas ao tipo de regime do país fictício "Amador" em outros. Resumindo,gostei do livro como uma forma de passar o tempo,valeu a leitura!
comentários(0)comente



Jack 16/07/2021

Esse livro é super indicado pra jovens começar no mundo da leitura. Foi meu primeiro amor e sempre será eterno
comentários(0)comente



Renato 19/06/2021

Divertido!
Simplesmente divertido como todos livros infanto/juvenil do Sheldon. É uma estória simples onde nos divertimos e nos aventuramos juntos com Eddie, um ator secundário, duro, procurando trabalhar pra pagar as contas e ajudar a esposa que está prestes a ganhar o primeiro filho do casal. Eddie recebe uma proposta pra trabalhar em uma peça e fazer uma turnê em alguns países na América do Sul, mas é na fictícia Amador no continente sul-americano que sua vida muda completamente. Amador é uma cidade onde a ditatura reina absoluta no comando do seu ditador coronel Bolivar, este prestes a fazer uma cirurgia qual precisa de ausentar do povo de Amador. É ai que entra nosso protagonista Eddie que por se parecer na forma física com o Coronel Bolivar é designado substitui-lo. Aí começa nossa aventura recheada de ação e muitas aventuras.

Tenho um carinho enorme pelos livros do Sheldon principalmente O fantasma da meia noite, livro cujo foi o primeiro que li na vida e abriu as portas da literatura pra mim. Vale a pena a leitura, é rapida e recheada de boas aventuras e divertimento. Quem for ler que não espere nada de tão complexo ou detalhado pois esse estilo de escrita do Sheldon é voltado diretamente para o público mais jovem e que na minha opinião excelente pra quem nunca leu e tem vontade de iniciar nesse universo literário. Recomendo!
comentários(0)comente



Jessica 17/05/2021

O ditador
Embora um pouco diferente das histórias que renderam grande sucesso a Sidney Sheldon, ainda assim não deixa de ser envolvente e cativante.
Trata-se de uma leitura leve.
comentários(0)comente



Deda 23/04/2021

Uma obra excelente
É de perfeito modo uma obra que faz você se interessar do começo ao fim, exatamente com tramas diferenciadas e originais.
comentários(0)comente



FabianoRubinho 29/03/2021

Comico
Uma sátira divertida, talvez a Fidel, Maduro dentre tantos outros. Como a cegueira e o poder podem corromper. Me surpreendi por ser Sydney Sheldon num momento comédia. Vale a leitura... bem atual por sinal.
comentários(0)comente



nat_andrade 16/02/2021

É um livro previsível e simples, voltado mais para a comédia. Não se aprofundou em nenhum dos temas abordados ou acontecimentos, servindo apenas como uma leitura rápida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



anna 13/01/2021

Leitura rápida e que prende
Fiquei durante toda a história querendo saber o que aconteceria com o Eddie. Não gostei muito do final, mas a história é boa
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



56 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR