A Lógica do Consumo

A Lógica do Consumo Martin Lindstrom




Resenhas - A Lógica do Consumo


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Moitta 16/07/2009

Cheire, ouça, compre.
O Neuromarketing entra em cena. O livro é absolutamente atual, inclusive seu conteúdo e a forma como é escrito lembra uma matéria de revista, obviamente mais aprofundada, com apresentação dos resultados de algumas pesquisas pioneiras na avaliação de como o cérebro dos consumidores reagem às propagandas. Usando equipamentos para medir as áreas de atividade cerebral durante a exposição à propagandas e logomarcas o estudo mostra como reagimos à publicidade, o que capta nossa atenção. De fato, um ponto importantissimo é que geralmente o que dizemos (e acreditamos saber) sobre porque fazemos algo (como escolher um produto entre varios) e o que realmente sentimos são coisas diferentes, assim os questionarios normais para testar a aceitação de um produto baseado no que os entrevistados dizem valem pouco ou nada. Realmente a maioria não sabe porque escolhe A em vez de B, ou muitas vezes diz o que acha que é, e esta tremendamente enganado.
O caminho para as emoções passa pela estrada dos sentidos, e o livro mostra que olfato e audição são mais eficientes que imagens; cheiro e/ou som junto com sua respectiva imagem são ainda mais eficientes.
Compramos coisas para definir nosso status na sociedade e assim garantir sucesso (proliferar); compro uma camisa Ralph Lauren para mostrar que sou despojado e tenho dinheiro e bom gosto. Imitamos os outros e mais do que isso, devido aos neurônios-espelho, ver alguem fazendo algo nos dá a sensação de estar fazendo aquilo. O ato de colecionar dá a ideia de controle e segurança, e crianças com dificuldades para se enturmar tendem a colecionar mais. Sexo na propaganda tende a desviar a atenção do que é anunciado para o sexo, e vale mais pela polêmica que cria. Os rituais são cativantes e tendem a manter os clientes leais às empresas e o prazer da compra é semelhante ao "espiritual", de pertencer a uma religião ou seleto grupo de pessoas com um jacarezinho nas camisas.
O livro é o resultado de um estudo de 3 anos, mais a experiência de 20 anos de Lindstrom na publicidade. É bem humorado, simples e cativante. Fica evidente o entusiasmo do autor, que passa boa parte do livro explicando como a pesquisa é inovadora, detalhes de como ocorreram e qual deve ser sua aceitação. Naturalmente, o estado de espirito do autor passa para seu texto, que eu recomento a todos que se interessem em saber por quê compramos.
Júlia 29/10/2022minha estante
Esse livro é bom mesmo?


Thata 18/02/2024minha estante
Adorei esse livro




Angelica75 12/06/2023

O livro é bom, porém sem grandes revelações. Não é novidade que compramos e somos totalmente influenciados pelo nosso inconsciente ao escolher o que compramos. O interessante aqui são os muitos exemplos que ele traz como resultado de pesquisas para entender a fundo o pensamento dos consumidores.
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Pateta 22/07/2020

Má compra
Livro muito citado por outros autores da área do marketing, gerou em mim grande expectativa e grande frustração. Para algo que se propõe a ser uma “verdade científica” sobre as motivações que nos levam a consumir, achei na verdade muito pouco científico: conclusões nem sempre lógicas com base em amostragens pequenas a partir de hipóteses por si só bem discutíveis. Texto com vocabulário pretenciosamente científico para explicar coisas (quando conseguiu explicar) que estudiosos de marketing já haviam descoberto há muito tempo.
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Alex 07/09/2020

Muito aquém do que se propõe a ser
O autor inicia o livro com o tom de quem estava pra revelar pros leitores uma grande descoberta que mudaria os rumos do Marketing/publicidade à partir dali. Mas o que se vê durante as quase 200 páginas é o que todo estudante ou profissional já sabia empiricamente, só que ornamentado com termos neurológicos, que aliás, deixam o livro bem cansativo. Dá pra aprender uma coisinha ou duas, mas é bem superficial pra quem tá a fim de se aprofundar nos conceitos de Neuromarketing.
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Gabriella.Anderson 13/11/2023

O que faz com que a gente sinta vontade de consumir algum produto? O que instiga a nossa curiosidade? O que vende e como é o melhor jeito de apresentar um produto? Através de algumas pesquisas, essas perguntas são respondidas neste livro. Achei interessante.
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Flavia 27/08/2021

Ótima reflexão.
Parar para pensar sobre o tema é enriquecedor. Porém um livro escrito por um "marketeiro" tornou a leitura cansativa. Acho que um artigo resumiria melhor o conteúdo da pesquisa.
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Sabrina Luz 19/03/2020

A LÓGICA DO CONSUMO (Martin Lindstrom)
A publicidade está presente diariamente em nossas vidas. Podemos observar, nas ruas, aqueles outdoors, empenas, abrigo de ônibus com propaganda dos sanduíches mais apetitosos, na TV, rádio e, com o avanço do mundo tecnológico, nas redes sociais principalmente. Mas muitas vezes também somos impactados inconscientemente. E essa comunicação pode ter sido eficaz ou não.

O livro tem duas abordagens. Uma mais centrada para você enquanto consumidor, pois permite à você entender como somos impactados pela publicidade e como, muitas vezes, além de fatores culturais e psicológicos, fatores externos também influenciam diretamente nos nossos hábitos de compras.

A segunda abordagem é mais voltada para os profissionais da publicidade estarem mais atentos à essa nova ciência que vem ganhando notoriedade nos estudos de marketing, que é o neuromarketing. Por meio de pesquisas na área da neurociência tem apresentado estudos da mente humana acerca do comportamento e hábitos de consumo das pessoas e o que, de fato, impulsionam a adquirir determinado produto. Através dos testes, os pesquisadores conseguem obter respostas que, conscientemente ou racionalmente, não seríamos capazes de responder com a mesma veracidade. O que tem resultado em lançamentos de produtos e campanhas mais assertivas, que vão além das pesquisas de mercado praticadas hodiernamente.

Um mundo novo que vale a pena ser explorado!

Livro curtinho, 208 páginas.
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Supremas Literatas 30/07/2021

Enriquecedora
Finalizando a semana com mais uma leitura extraordinária!!?

O Neuromarketing é muito interessante, nesse livro temos a perspectiva do que nos leva a fazer escolhas.

Por que é tão importante conhecer o cliente e seus desejos.

Lindstrom trouxe perspectivas enriquecedoras nesse livro!
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Katarina.Calixto 21/04/2021

Péssimo livro
O autor promete revelar uma verdade sobre o consumo, mas na verdade ele só fala de si e de suas conquistas, e fez algumas analises superficiais e óbvias, no fim o livro é composto por obviedades que ele expressa usando termos científicos.
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Rodrigo 09/07/2010

O tema é interessante
A neurociência é um tema interessante, assim como alguns aspectos deste livro, mas não gostei do autor e seu estilo de auto promoção.
kakamachine 01/11/2010minha estante
Tb não gostei muito da auto promoção do Lindstrom. Mas o conteúdo compensa a leitura.


24/10/2012minha estante
Iniciei a leitura e logo no prefácio tem um depoimento de um cara que não diz o que faz ou quem seja e só faz elogios ao autor.


Leandro Moreira 01/11/2012minha estante
Comecei a ler faz 5 minutos e já na página 23 me irritei muito com o autor. A auto promoção é cansativa demais, mas como o tema é muito interessante vou até o fim!


Mau 09/06/2014minha estante
É a parte chata do livro. E eu pensando que eu estava sendo crítico demais por não gostar dessa auto promoção do Lindstrom. A sorte dele é que o livro é realmente bom. rs




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Simone 01/03/2021

Não recomendo
Eu li o livro todo esperando algum conteúdo, tem muita propaganda e autopromoção, e no final o livro não trata o assunto que se propõe a tratar.
O mais interessante quando você lê um livro com esse título são os cases de mercado e ele colocou 2 ou 3 e nem estão completos.
O autor queria focar no consumidor... não conseguiu.
Queria falar de neuromarketing... não conseguiu.
É um livro incompleto em que o maior conteúdo foi ele falar sobre ele na introdução.
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Tama 09/02/2022

Decepcionante
Não acrescentou nada que eu já não soubesse.
Lugar comum.
Influência da propaganda subliminar, e a preponderância das emoções sobre a razão nas compras por impulso.
Um livro escrito por um americano (na verdade, um dinamarquês, que escreve e se comporta como americano), inserido na cultura (?) americana, para leitores americanos.
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Isadora 23/04/2020

Muito bom
Gostei muito do livro, conteúdo muito bom e interessante. Trás muitos insights e apresenta vários exemplos.
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Bella Corradi 11/04/2020

Livro traz alguns insight interessantes mas achei um pouco já batidos. Nada de muito novo para quem é da área e trabalha com isso diariamente.
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