A Lógica do Consumo

Resenhas - A Lógica do Consumo

1 | 2 | 3 | 4

Moitta 16/07/2009

Cheire, ouça, compre.
O Neuromarketing entra em cena. O livro é absolutamente atual, inclusive seu conteúdo e a forma como é escrito lembra uma matéria de revista, obviamente mais aprofundada, com apresentação dos resultados de algumas pesquisas pioneiras na avaliação de como o cérebro dos consumidores reagem às propagandas. Usando equipamentos para medir as áreas de atividade cerebral durante a exposição à propagandas e logomarcas o estudo mostra como reagimos à publicidade, o que capta nossa atenção. De fato, um ponto importantissimo é que geralmente o que dizemos (e acreditamos saber) sobre porque fazemos algo (como escolher um produto entre varios) e o que realmente sentimos são coisas diferentes, assim os questionarios normais para testar a aceitação de um produto baseado no que os entrevistados dizem valem pouco ou nada. Realmente a maioria não sabe porque escolhe A em vez de B, ou muitas vezes diz o que acha que é, e esta tremendamente enganado.
O caminho para as emoções passa pela estrada dos sentidos, e o livro mostra que olfato e audição são mais eficientes que imagens; cheiro e/ou som junto com sua respectiva imagem são ainda mais eficientes.
Compramos coisas para definir nosso status na sociedade e assim garantir sucesso (proliferar); compro uma camisa Ralph Lauren para mostrar que sou despojado e tenho dinheiro e bom gosto. Imitamos os outros e mais do que isso, devido aos neurônios-espelho, ver alguem fazendo algo nos dá a sensação de estar fazendo aquilo. O ato de colecionar dá a ideia de controle e segurança, e crianças com dificuldades para se enturmar tendem a colecionar mais. Sexo na propaganda tende a desviar a atenção do que é anunciado para o sexo, e vale mais pela polêmica que cria. Os rituais são cativantes e tendem a manter os clientes leais às empresas e o prazer da compra é semelhante ao "espiritual", de pertencer a uma religião ou seleto grupo de pessoas com um jacarezinho nas camisas.
O livro é o resultado de um estudo de 3 anos, mais a experiência de 20 anos de Lindstrom na publicidade. É bem humorado, simples e cativante. Fica evidente o entusiasmo do autor, que passa boa parte do livro explicando como a pesquisa é inovadora, detalhes de como ocorreram e qual deve ser sua aceitação. Naturalmente, o estado de espirito do autor passa para seu texto, que eu recomento a todos que se interessem em saber por quê compramos.
Júlia 29/10/2022minha estante
Esse livro é bom mesmo?

Thata 18/02/2024minha estante
Adorei esse livro

Angelica75 12/06/2023

O livro é bom, porém sem grandes revelações. Não é novidade que compramos e somos totalmente influenciados pelo nosso inconsciente ao escolher o que compramos. O interessante aqui são os muitos exemplos que ele traz como resultado de pesquisas para entender a fundo o pensamento dos consumidores.

Pateta 22/07/2020

Má compra
Livro muito citado por outros autores da área do marketing, gerou em mim grande expectativa e grande frustração. Para algo que se propõe a ser uma “verdade científica” sobre as motivações que nos levam a consumir, achei na verdade muito pouco científico: conclusões nem sempre lógicas com base em amostragens pequenas a partir de hipóteses por si só bem discutíveis. Texto com vocabulário pretenciosamente científico para explicar coisas (quando conseguiu explicar) que estudiosos de marketing já haviam descoberto há muito tempo.

Alex 07/09/2020

Muito aquém do que se propõe a ser
O autor inicia o livro com o tom de quem estava pra revelar pros leitores uma grande descoberta que mudaria os rumos do Marketing/publicidade à partir dali. Mas o que se vê durante as quase 200 páginas é o que todo estudante ou profissional já sabia empiricamente, só que ornamentado com termos neurológicos, que aliás, deixam o livro bem cansativo. Dá pra aprender uma coisinha ou duas, mas é bem superficial pra quem tá a fim de se aprofundar nos conceitos de Neuromarketing.

Gabriella.Anderson 13/11/2023

O que faz com que a gente sinta vontade de consumir algum produto? O que instiga a nossa curiosidade? O que vende e como é o melhor jeito de apresentar um produto? Através de algumas pesquisas, essas perguntas são respondidas neste livro. Achei interessante.

Flavia 27/08/2021

Ótima reflexão.
Parar para pensar sobre o tema é enriquecedor. Porém um livro escrito por um "marketeiro" tornou a leitura cansativa. Acho que um artigo resumiria melhor o conteúdo da pesquisa.

Sabrina Luz 19/03/2020

A LÓGICA DO CONSUMO (Martin Lindstrom)
A publicidade está presente diariamente em nossas vidas. Podemos observar, nas ruas, aqueles outdoors, empenas, abrigo de ônibus com propaganda dos sanduíches mais apetitosos, na TV, rádio e, com o avanço do mundo tecnológico, nas redes sociais principalmente. Mas muitas vezes também somos impactados inconscientemente. E essa comunicação pode ter sido eficaz ou não.

O livro tem duas abordagens. Uma mais centrada para você enquanto consumidor, pois permite à você entender como somos impactados pela publicidade e como, muitas vezes, além de fatores culturais e psicológicos, fatores externos também influenciam diretamente nos nossos hábitos de compras.

A segunda abordagem é mais voltada para os profissionais da publicidade estarem mais atentos à essa nova ciência que vem ganhando notoriedade nos estudos de marketing, que é o neuromarketing. Por meio de pesquisas na área da neurociência tem apresentado estudos da mente humana acerca do comportamento e hábitos de consumo das pessoas e o que, de fato, impulsionam a adquirir determinado produto. Através dos testes, os pesquisadores conseguem obter respostas que, conscientemente ou racionalmente, não seríamos capazes de responder com a mesma veracidade. O que tem resultado em lançamentos de produtos e campanhas mais assertivas, que vão além das pesquisas de mercado praticadas hodiernamente.

Um mundo novo que vale a pena ser explorado!

Livro curtinho, 208 páginas.

Supremas Literatas 30/07/2021

Enriquecedora
Finalizando a semana com mais uma leitura extraordinária!!?

O Neuromarketing é muito interessante, nesse livro temos a perspectiva do que nos leva a fazer escolhas.

Por que é tão importante conhecer o cliente e seus desejos.

Lindstrom trouxe perspectivas enriquecedoras nesse livro!

Katarina.Calixto 21/04/2021

Péssimo livro
O autor promete revelar uma verdade sobre o consumo, mas na verdade ele só fala de si e de suas conquistas, e fez algumas analises superficiais e óbvias, no fim o livro é composto por obviedades que ele expressa usando termos científicos.

Rodrigo 09/07/2010

O tema é interessante
A neurociência é um tema interessante, assim como alguns aspectos deste livro, mas não gostei do autor e seu estilo de auto promoção.
kakamachine 01/11/2010minha estante
Tb não gostei muito da auto promoção do Lindstrom. Mas o conteúdo compensa a leitura.

24/10/2012minha estante
Iniciei a leitura e logo no prefácio tem um depoimento de um cara que não diz o que faz ou quem seja e só faz elogios ao autor.

Leandro Moreira 01/11/2012minha estante
Comecei a ler faz 5 minutos e já na página 23 me irritei muito com o autor. A auto promoção é cansativa demais, mas como o tema é muito interessante vou até o fim!

Mau 09/06/2014minha estante
É a parte chata do livro. E eu pensando que eu estava sendo crítico demais por não gostar dessa auto promoção do Lindstrom. A sorte dele é que o livro é realmente bom. rs

Simone 01/03/2021

Não recomendo
Eu li o livro todo esperando algum conteúdo, tem muita propaganda e autopromoção, e no final o livro não trata o assunto que se propõe a tratar.
O mais interessante quando você lê um livro com esse título são os cases de mercado e ele colocou 2 ou 3 e nem estão completos.
O autor queria focar no consumidor... não conseguiu.
Queria falar de neuromarketing... não conseguiu.
É um livro incompleto em que o maior conteúdo foi ele falar sobre ele na introdução.

Tama 09/02/2022

Decepcionante
Não acrescentou nada que eu já não soubesse.
Lugar comum.
Influência da propaganda subliminar, e a preponderância das emoções sobre a razão nas compras por impulso.
Um livro escrito por um americano (na verdade, um dinamarquês, que escreve e se comporta como americano), inserido na cultura (?) americana, para leitores americanos.

Isadora 23/04/2020

Gostei muito do livro, conteúdo muito bom e interessante. Trás muitos insights e apresenta vários exemplos.

Bella Corradi 11/04/2020

Livro traz alguns insight interessantes mas achei um pouco já batidos. Nada de muito novo para quem é da área e trabalha com isso diariamente.

1 | 2 | 3 | 4